Luz, eu estive no monumento em homenagem a ele em Nova Delhi. Não é um mausoléu, pois como todo hindu seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas no Ganges.
É um jardim lindíssimo, bucólico e tranquilo...todo ao ar livre e cheio de flores. Bem no meio do lugar está um monumento de mármore escuro com o nome de Ghandi escrito em hindi e um tocha que nunca se apaga. As pessoas tiram seus sapatos e se dirigem até lá para jogar pétalas de flores em sua homenagem.
Fiquei muito emocionado ao jogar as minhas pétalas. O Mahatma ( grande alma ) é considerado a maior figura histórica da Índia, como se fosse um santo mesmo. E de fato, o que ele fez pela humanidade jamais será esquecido.
O único animal sagrado em toda a Índia é a vaca. Os macacos, os ratos, as serpentes e alguns outros bichos são sagrados em templos específicos. O templo dos ratos é o Karni Mata e fica em Deshnok. Eu estive no Rajastão, mas não fui até esse templo em homenagem à uma das muitas reencarnações da deusa Durga.
São tantos deuses, avatares e reencarnações que é impossível de memorizar todos. Os mais importantes são Brahma ( o criador ), Shiva e Vishnu. Ganesha é o deus com cabeça de elefante, filho de Shiva com Parvati. Krishna é uma das reencarnações do deus Vishnu. E por aí vai. Nem os próprios hindus sabem ao certo quantos deuses existem. Mas são conhecidos centenas de milhares. Tem para todos os gostos...
Espero que um dia você consiga conhecer a Índia, Luz ! É um lugar inesquecível !