Autor Tópico: The God Delusion: Livro de Dawkins sobre religiao  (Lida 6695 vezes)

diaZ

• Visitante
The God Delusion: Livro de Dawkins sobre religiao
« Online: 01 de Outubro de 2006, 12:35:14 »
Confesso que sou hostil ás ideias de Dawkins sobre a religiao, mas espero para ler. Esse link abaivo oferece um capitulo do novo livro de Dawkins.
http://news.bbc.co.uk/1/hi/programmes/newsnight/5372458.stm

E no video abaixo está um resumo das suas ideias. Nao espero que o livro fuja muito do que ele diz aí:
http://video.google.com/videoplay?docid=1838882698431843195&q=Dawkins

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: The God Delusion: Livro de Dawkins sobre religiao
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2006, 15:03:15 »
O capítulo 7 é bastante interessante. O 8 já tem pontos discutíveis, mas também tem seu valor.
E o estilo é agradável de se ler.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2006, 23:06:40 »
Dawkins é radical demais para meu gosto quando fala de religião.

Mas para biologia e divulgação científica é um excelente autor.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2006, 07:49:39 »

Também acho. Mas o problema é que não há nenhum autor do gabarito dele falando em religião como método de coação de massa , sendo que nem toda ação de qualquer religião seja neste sentido.

Aproveitando para perguntar: chegou a ler a série 'Buda' (mangá) do Osamu Tezuka ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2006, 12:30:27 »
Não, só dei uma batida de olhos beeem por alto.  Mas conheço a reputação do Tezuka, é muito boa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2006, 17:30:12 »
Dawkins é radical demais para meu gosto quando fala de religião.

Mas para biologia e divulgação científica é um excelente autor.

Suas idéias precedem uma filosofia ateísta onde ele DEVE negar a existência de Deus de qualquer maneira, então pouco importa para ele se seus argumentos sobre religião são radicais ou não , se são convincentes ou não , tão logo não espero nada desde livro , aliás , como nunca esperei nada sobre religião de Dawkins.

Acho que um intelectual como ele deveria assumir uma posição mais neutra ao argumentar.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2006, 17:52:19 »
Eis uma breve prova da hostilidade e uso de emoção de Dawkins em suas argumentações:
"É absolutamente seguro dizer que, se você encontrar alguém que afirma não acreditar na evolução, essa pessoa é ignorante, estúpida ou doente(ou maldosa, mas prefiro não considerar isso)"
fonte: The New York Times,1989, disponível em http://members.tripod.com/doggo/doggdawkins.html

Muito claro que é um argumento falso, existem pessoas brilhantes, com Ph.D, que acreditam no projeto inteligente e afins, além do mais, esse tipo de argumento mostra claramente uma postura inadequada de um cientista deste nível, é claro que existe mais coisa em jogo nas argumentações de Dawkins..

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:20:01 »
Eu discordo muito fortemente dos proponentes do Projeto Inteligente, mas também acho que o Dawkins assume uma postura anti-religiosa muito extremada. Ele tem lá suas razões (fortalecidas depois dos atentados de 11 de Setembro), mas mesmo assim não creio que sejam adequadas para o engrandecimento da discussão.

Acreditar ou não em Deus deveria ser uma posição pessoal, assumida depois de reflexão cuidadosa e (conforme for), debate desapaixonado.

Uma postura aguerrida como a de Dawkins costuma gerar reações aguerridas, e não vejo como a causa do ceticismo (ou do Ateísmo) pode ganhar com isso.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:47:37 »
Eu discordo muito fortemente dos proponentes do Projeto Inteligente, mas também acho que o Dawkins assume uma postura anti-religiosa muito extremada. Ele tem lá suas razões (fortalecidas depois dos atentados de 11 de Setembro), mas mesmo assim não creio que sejam adequadas para o engrandecimento da discussão.

Não sabia que existia um cidadão que com certeza já conhecia eventos como primeira e segunda guerra mundial , holocausto e o inferno a 4 , se completar o anti-cristo por causa de um atentado, me resta uma dúvida, quem é o ignorante?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:50:37 »
Não se engane - ele já era muito anti-religioso antes dos atentados. Mas foi somente depois daquilo (que ele testemunhou ao vivo e a cores, diferente do resto) que ele resolveu entrar de sola.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:52:59 »
Por isso que ele é um imbecil
"o que os olhos nao vêem, o coração não sente" ?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:55:13 »
De novo, não se engane.

Ele já criticava tudo ferozmente, mas considerava dar uma espécie de "folga" para quem era religioso e pacífico. Depois dos atentatos, ele tirou as luvas e renegou a folga.

E como eu disse, não concordo com a postura dele, não me bata :-)

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:56:31 »
Ahaha, eu já entendi , parceiro..

Mas na minha opinião não faz diferença, só porque ele presenciou o atentado, de intensidade muito menor que muitas outras ocorrências, ele querer virar o marilyn manson da nação.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:58:04 »
Bom, your mileage may vary, como dizem os foristas gringos.

A milhagem do Dawkins certamente é diferente :-)

Eu tinha um link onde ele explicita essa mudança de postura, só que ficou no outro computador... se eu achar, deixo aqui.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2006, 23:56:55 »
Eis uma breve prova da hostilidade e uso de emoção de Dawkins em suas argumentações:
"É absolutamente seguro dizer que, se você encontrar alguém que afirma não acreditar na evolução, essa pessoa é ignorante, estúpida ou doente(ou maldosa, mas prefiro não considerar isso)"
fonte: The New York Times,1989, disponível em http://members.tripod.com/doggo/doggdawkins.html

Muito claro que é um argumento falso, existem pessoas brilhantes, com Ph.D, que acreditam no projeto inteligente e afins, além do mais, esse tipo de argumento mostra claramente uma postura inadequada de um cientista deste nível, é claro que existe mais coisa em jogo nas argumentações de Dawkins..

Dawkins está certo. Se uma pessoa tem phD e não entende de evolução, provavelmente é phD de qualquer coisa que não esteja relacionada à biologia, paleontologia, etc.

Só quem não entende os processos biológicos para negar a evolução.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2006, 23:58:47 »
Não sabia que existia um cidadão que com certeza já conhecia eventos como primeira e segunda guerra mundial , holocausto e o inferno a 4 , se completar o anti-cristo por causa de um atentado, me resta uma dúvida, quem é o ignorante?

Que que o cú tem a ver com as calças? Por que acha que ele é o anti-cristo? Só porque ele é ateu ferrenho?

E ignorante ele não é. Ele pega pesado, o que é diferente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2006, 00:00:43 »

Nâo, seu tonto. Os atentados tiveram motivação religiosa. Foram os "doidos por Alá" que seqüestraram o avião para atacar os "infiéis" e sacrificaram suas vidas pelo que acreditavam.

Talvez ao ver isso, ele percebeu que já era hora de fazer alguma coisa.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2006, 00:04:46 »
Ahaha, eu já entendi , parceiro..

Mas na minha opinião não faz diferença, só porque ele presenciou o atentado, de intensidade muito menor que muitas outras ocorrências, ele querer virar o marilyn manson da nação.

Entendeu porra nenhuma. Só porque o cara é inteligente e ataca as religiões ferozmente, você cria inúmeros motivos para chamá-lo de idiota e de compará-lo a anti-cristo e Marlyn Manson, como se isso fizesse as idéias dele serem inválidas. Isso é Ad Hominem, e é uma falácia bem estúpida.

Se você não gosta do que o Dawkins está dizendo, o problema é seu. Mas respeite a inteligência nossa aqui e argumente feito gente. Ao invés de chamar Dawkins de idiota, mostre que suas idéias estão erradas. Ou será que não consegue?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #18 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:34:14 »

Nâo, seu tonto. Os atentados tiveram motivação religiosa. Foram os "doidos por Alá" que seqüestraram o avião para atacar os "infiéis" e sacrificaram suas vidas pelo que acreditavam.

Talvez ao ver isso, ele percebeu que já era hora de fazer alguma coisa.

como você é burro e alienado
me choca..

vai ler eduardo galeano

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:40:25 »
Marlyn Manson

ESCREVEU CERTINHO EM AMIGÂO?

amd

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:41:48 »
Olha Dantas
se eu for banido
não me leve a mal
você é o unico que conversei bem aqui,
sei que você é MUITO conceituado e MUITO inteligente

mas , não deu ;/

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:44:54 »
Seria possivel os dois pararem com as trocas de gentileza ?Isso é um fórum de discussão e não o boteco da esquina.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:52:52 »
Ele é troxa

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:53:27 »
E voce vai ser banido rapidinho....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2006, 03:54:23 »
não dou a mínima
mesmo porque.. ele também me ofendeu

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!