Autor Tópico: Nietzschie e o ateísmo  (Lida 9255 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline EuAteu

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 73
Nietzschie e o ateísmo
« Online: 26 de Setembro de 2006, 19:46:35 »
Friedrich Nietzsche foi o maior filósofo antiteísta do século XIX, influenciando poderosamente tanto Hitler como Mussolini. Segundo ele, a vida teria que ser redefinida e reconstruída com um novo fundamento sem Deus, logo, sem os seus supostos ensinamentos divinos. Ele dizia que o cristianismo paralizava o potencial dos seres humanos e que a mensagem cristã era o ponto mais baixo do progresso humano. Ele mesmo avisou que os vínculo imediatos de uma vida sem Deus seriam catastróficos, mas que esse impacto negativo inicial seria temporário. Veremos se isso realmente aconteceu.

Vamos partir de uma das perguntas mais acusatórias contra os teístas: que dizer dos milhares que foram mortos em nome da religião? Qualquer resposta a essa questão leva em consideração que toda justificativa para matar em nome de Cristo é desaprovada por Ele mesmo. Em contrapartida, os milhares de mortos resultantes das ações daqueles que viviam sem Deus, como Hitler, Stalin, Mussolini, Mao Tse-tung, etc, são conseqüência lógica da filosofia que nega a Deus. Os que mataram em nome de Deus eram interesseiros politizadores da religião, totalmente contra a mensagem verdadeira do Evangelho de Jesus Cristo.

O antiteísmo dá uma base lógica para uma vontade autônoma e dominadora, expulsando a moralidade, já que ela veio de Deus. Darwin previu o aumento da violência caso a teoria evolucionista fosse transferida para uma filosofia de vida: se só o mais forte sobrevive, vou matar o maior número de pessoas ao meu redor para que ninguém me mate... Já perceberam como o pessoal dos 'direitos humanos' só se preocupam com o assassino confesso preso e nunca com a família vítima dele? A punição deixa de existir, afinal de contas, o assassino era apenas mais forte do que aquele 'fraco' que ele atingiu, 'fazer o quê, né? É a vida! É a teoria da evolução...'

Nos campos nazistas de Auschwitz e Berkenau há um quadro com uma mensagem de Hitler para a juventude da época, mostrando a lógica final de viver sem Deus: "Eu livrei a Alemanha dos estúpidos e degradantes enganos da consciência e moralidade... Treinaremos jovens diante dos quais o mundo tremerá. Quero jovens capazes de violência - imperiosos, implacáveis e cruéis." Abaixo das placas estão milhares de quilos de cabeleiras femininas e arrumadas, postas à venda pelos exterminadores nazistas. Dentro dos campos há fotos de crianças violentadas e castradas, dentre outras tão deprimentes como essas.

E pensar que tal desgraça surgiu na nação de mais alto nível educacional da época. Essa é a vida sem Deus.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2006, 20:18:09 »
Quem é Nietzschie??

Friedrich Nietzsche foi o maior filósofo antiteísta do século XIX, influenciando poderosamente tanto Hitler como Mussolini.

Além de Freud, Jung, Satre, Foucault...

Os que mataram em nome de Deus eram interesseiros politizadores da religião, totalmente contra a mensagem verdadeira do Evangelho de Jesus Cristo.

Me cite alguem q matou em nome de Nietzsche...

O antiteísmo dá uma base lógica para uma vontade autônoma e dominadora, expulsando a moralidade, já que ela veio de Deus.

pssss....

Citar
Mas os ateus não são menos morais que pessoas religiosas?

Isso depende. Se a “moralidade” é medida pela obediência a Deus, claro que ateus são menos morais, pois não obedecem a deus algum. Normalmente, quando alguém fala de moralidade, se refere ao que é “aceitável” ou “inaceitável” em relação a comportamentos em sociedade.

Humanos são animais sociais, e para utilizarem seus potenciais plenamente devem cooperar uns com os outros. Esse é um motivo bom o suficiente para que um ateu não se torne “anti-social” ou “imoral”.

Muitos ateus são “morais” ou “compassivos” simplesmente porque esta é uma tendência natural neles. O porquê dos ateus se importarem com os outros eles não sabem explicar; simplesmente são assim naturalmente.

Obviamente, há os que se comportam imoralmente e tentam usar o ateísmo como justificativa. Entretanto, há igual número de pessoas que se comportam de modo idêntico e tentam usar como justificativa suas crenças religiosas. Por exemplo:

“Este é um dito confiável que merece aceitação total: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores... por esse motivo, foi-me demonstrada misericórdia, para que em mim... Jesus pudesse manifestar sua paciência ilimitada como uma prova de que todos os que nele crêem terão a vida eterna. Para o rei eterno, imortal, invisível e único, sejam, a honra e a glória, eternas.”

A citação acima foi feita numa corte no dia 17 de fevereiro de 1992 por Jeffrey Dahmer, um notório Serial-killer canibal de Milwaukee, Wisconsin. Parece que para cada assassinato em nome do ateísmo, há outro em nome da religião.

Mas e a moralidade do dia-a-dia?

Uma pesquisa conduzida pela Organização Roper concluiu que o comportamento moral se deteriora após o “renascer” para a religião. Enquanto antes da “conversão” 4% dos indivíduos pesquisados disseram já ter dirigido bêbados, após a conversão 12% confessaram tê-lo feito. Similarmente, 5% deles haviam usado drogas ilegais antes de comparecer à pesquisa, e 9% depois. 2% haviam admitido ter feito sexo ilícito antes da “salvação”; 5% depois. ("Freethought Today", Septembro 1991, pág. 12)

Parece que a religião, na melhor das hipóteses, não possui o monopólio do comportamento moral.

É claro, uma grande parte das pessoas é convertida ao (e do) Cristianismo durante a adolescência e o começo dos 20, a exata época em que começam a beber e se tornar sexualmente ativas. Talvez a estatística apenas demonstre que o Cristianismo não tem qualquer influência no comportamento moral, ou pelo menos um efeito insuficiente para resultar numa queda significante do comportamento imoral.

Há uma moral ateística?

Se você quer dizer “para os ateus existe moral?”, a resposta é sim, como explicado acima. Muitos ateus têm princípios morais que são no mínimo tão fortes quanto os embasados em princípios religiosos.

Se você quer dizer “o ateísmo tem um código moral característico?”, então a resposta é não. O ateísmo em si mesmo não diz muita coisa sobre como a pessoa vai comportar-se. A maioria dos ateus segue muitas das regras morais originalmente teístas, mas por motivos diferentes dos deles. Ateus vêem a moralidade como algo criado pelos homens, sendo que essas regras de comportamento não passam de uma aplicação das noções que eles possuem de como o mundo “deveria” funcionar.

http://www.ateusbrasil.hpg.ig.com.br/folhas/textos/introducao.htm




Nos campos nazistas de Auschwitz e Berkenau há um quadro com uma mensagem de Hitler para a juventude da época, mostrando a lógica final de viver sem Deus: "Eu livrei a Alemanha dos estúpidos e degradantes enganos da consciência e moralidade... Treinaremos jovens diante dos quais o mundo tremerá. Quero jovens capazes de violência - imperiosos, implacáveis e cruéis."

Onde q está falando do ateismo nessa suposta frase do Hitler???
« Última modificação: 26 de Setembro de 2006, 20:20:46 por Diego »

Offline Marcus VBP

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 20:19:05 »
Friedrich Nietzsche foi o maior filósofo antiteísta do século XIX, influenciando poderosamente tanto Hitler(...)

Hitler era um religioso fervoroso. procure se informar antes enviar qualquer informação

Vamos partir de uma das perguntas mais acusatórias contra os teístas: que dizer dos milhares que foram mortos em nome da religião? Qualquer resposta a essa questão leva em consideração que toda justificativa para matar em nome de Cristo é desaprovada por Ele mesmo.

desaprovada pela filosofia de cristo, pode ate ser, mas nada foi feito contra a matança em seu nome. na verdade ignorar que as religiões em geral são uma das maiores (e não me surprienderia se fosse a maior) causadoras de guerras e de violência é de uma igenuidade sem tamanho.

Em contrapartida, os milhares de mortos resultantes das ações daqueles que viviam sem Deus, como Hitler, Stalin, Mussolini, Mao Tse-tung, etc, são conseqüência lógica da filosofia que nega a Deus. Os que mataram em nome de Deus eram interesseiros politizadores da religião, totalmente contra a mensagem verdadeira do Evangelho de Jesus Cristo.

Mais uma vez, hitler era um cristão dedicado que acreditava piamente que estava seguindo a vontade de deus. sugiro que leia sua auto-biografia (axo q o nome dela é mein keinf - minha obra, ou algo proximo disso).

O antiteísmo dá uma base lógica para uma vontade autônoma e dominadora, expulsando a moralidade, já que ela veio de Deus. Darwin previu o aumento da violência caso a teoria evolucionista fosse transferida para uma filosofia de vida: se só o mais forte sobrevive, vou matar o maior número de pessoas ao meu redor para que ninguém me mate

pode citar uma fonte sobre esta previsão de Darwin? pq ela tem um conceito totalmente errado de evolução. Não existe sobreviviência do mais forte. o que existe é a sobrevivência do mais apto.

Já perceberam como o pessoal dos 'direitos humanos' só se preocupam com o assassino confesso preso e nunca com a família vítima dele? A punição deixa de existir, afinal de contas, o assassino era apenas mais forte do que aquele 'fraco' que ele atingiu, 'fazer o quê, né? É a vida! É a teoria da evolução...'

absurdo. não faz o menor sentido.

Nos campos nazistas de Auschwitz e Berkenau há um quadro com uma mensagem de Hitler para a juventude da época, mostrando a lógica final de viver sem Deus: "Eu livrei a Alemanha dos estúpidos e degradantes enganos da consciência e moralidade... Treinaremos jovens diante dos quais o mundo tremerá. Quero jovens capazes de violência - imperiosos, implacáveis e cruéis." Abaixo das placas estão milhares de quilos de cabeleiras femininas e arrumadas, postas à venda pelos exterminadores nazistas. Dentro dos campos há fotos de crianças violentadas e castradas, dentre outras tão deprimentes como essas.

E pensar que tal desgraça surgiu na nação de mais alto nível educacional da época. Essa é a vida sem Deus.

fontes? fotos? evidências?

de qualquer forma, na frase que destaquei não encontrei qualquer evidência de que a incitação da violência seja antiteísta. ou vc axa que religiosos não são capazes de ser violentos?

que viagem da porra!
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 20:47:16 »
Vamos partir de uma das perguntas mais acusatórias contra os teístas: que dizer dos milhares que foram mortos em nome da religião? Qualquer resposta a essa questão leva em consideração que toda justificativa para matar em nome de Cristo é desaprovada por Ele mesmo.
  Então porque Cristo não fez nada pra impedir a matança ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 22:17:30 »
Esse espantalho tem o tamanho do Cristo Redentor.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Led Zeppelin

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2006, 00:02:51 »
Acho que nunca li tanta merda, mas enfim... se quer comparar OK. Vamos comparar.

Nazismo e Igreja Católica (só a título de exemplificação já que houve e ainda há muitas religiões que MATAM).

O Nazismo matou milhões de pessoas nos anos 40. Uns foram punidos, outros se mataram... mas enfim, tiveram seu fim e tudo acabou, restou meia dúzia de gatos pingados que segue esse ideal bitolado no mundo.

A Igreja Católica matou (não existem números oficias; provavelmente estão trancados à sete chaves nos cofres do Vaticano) um número grande de pessoas. Acredito eu, usando a lógica dos meios que eles tinham para tirar vidas e do número de pessoas que vivia na época, que foi menos que seis milhões como no nazismo. Mas mesmo assim foi muita gente e a Igreja não foi punida e nenhum padre precisou se matar. Alguns séculos depois a Igreja Católica vai a público pede desculpas e fica por isso mesmo.

Agora me diga, se um nazista ir a público e pedir desculpas pelos mortos no Holocausto você aceitaria essas desculpas?

“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2006, 00:49:58 »
Só estou querendo saber onde ele tirou essas idéias e onde estão referências.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2006, 11:43:29 »
Vamos ao real...

Ele apenas quer mostrar que os ateus são comedores de criancinhas e os teístas são “os pobres coitados e ingênuos da coisa”... Mas...

http://acoruja.haaan.com/libertas_pagina

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/paginanegra.htm

Essa cara não tem a mínima vontade de informar ou esclarecer nada aqui... apenas quer de algum jeito, pois do modo religioso tradicional sabe que não consegue, mostrar que o ateísmo é uma filosofia pobre e que ser teísta é muiiiiiito melhor....

Luz

  • Visitante
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:04:51 »

EuAteu,

Como é que você pode desrespeitar tanto assim o cristianismo?

Será que os ensinamentos daquele em quem você diz acreditar não são bons o suficiente para sair do papel?

Em vez de tentar ensinar o que Jesus Cristo fez, por que não tenta fazer o que Jesus Cristo ensinou?

Vamos falar a verdade - você não pode, porque não acredita em nada do que professa - são somente palavras sem sentido prático na sua vida vida, não é mesmo?


Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:46:26 »

EuAteu,

Como é que você pode desrespeitar tanto assim o cristianismo?

Será que os ensinamentos daquele em quem você diz acreditar não são bons o suficiente para sair do papel?

Em vez de tentar ensinar o que Jesus Cristo fez, por que não tenta fazer o que Jesus Cristo ensinou?

Vamos falar a verdade - você não pode, porque não acredita em nada do que professa - são somente palavras sem sentido prático na sua vida vida, não é mesmo?



Nada, Luz. Isso tudo é medo da gente estar certo e ele errado. É por isso que ele cria um espantalho bem mal caricato de tudo o que a gente acredita e ataca: para poder sentir que está certo e que a gente está errado, sendo que no máximo só consegue provar que está mais certo que seu espantalho.

Pra começar, a teoria da evolução não tem nada a ver com tendências assassinas. Ela não diz para a gente fazer nada. Ela explica o que acontece na natureza, dizendo o porquê dos animais serem do jeito que são. Explica como a natureza seleciona os seres aptos.

Essa de pessoas matarem os fracos não só não tem nada de evolução, como não tem o básico, que é a seleção natural. Fazer a seleção com as próprias mãos é eugenia, e isso parece que Hitler fez.

E olha que curioso: Hitler era cristão. Não só era cristão como alega ter feito tudo o que fez em nome de Deus e o Vaticano concordou com tudo o que ele fez. Até hoje ele não foi excomungado, e nem nunca será pelo que conheço da igreja. Isso está no livro dele Mein Kampf, que está à disposição como um e-book no site da Ateus.net pra quem quiser ver.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

  • Visitante
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2006, 16:04:37 »
E olha que curioso: Hitler era cristão. Não só era cristão como alega ter feito tudo o que fez em nome de Deus e o Vaticano concordou com tudo o que ele fez. Até hoje ele não foi excomungado, e nem nunca será pelo que conheço da igreja. Isso está no livro dele Mein Kampf, que está à disposição como um e-book no site da Ateus.net pra quem quiser ver.

Além da doação de grande parte do território do Vaticano à Igreja.... por quem? Adivinha... Será que isso também é mito?

O que também não significa que todo cristão seja um EuAteu... ah! Neeem! Não quero entrar no joguinho dele!
« Última modificação: 27 de Setembro de 2006, 16:19:10 por Luz »

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872

Offline ReVo

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 563
  • "!"
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2006, 19:53:11 »
Quanta coisa sem nexo esse "Euateu" escreveu, piores são as respostas dele, parece que não consegue compreender um texto.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Gil

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 279
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2006, 22:20:12 »
Diga não ao Trollismo!
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2006, 09:16:37 »
E outra vez coloca um tópico sem nem ao menos participar...

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:12:05 »
O Euateu é o típico "posta e foge". Não obstante ele posta textos falaciosos e sem nenhum enbasamento.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #16 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:31:34 »
Se pelo menos fizesse que nem o Ego: “Essa porra é verdade e pronto. E daí?! Vai encarar?!”. Mas nem isso...

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2006, 19:34:26 »
O Euateu é o típico "posta e foge". Não obstante ele posta textos falaciosos e sem nenhum enbasamento.

então algum moderador ja devia mandar o cara pro espaço, evitando assim futuros post desse mesmo nivel

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #18 Online: 29 de Setembro de 2006, 09:04:13 »
O antiteísmo dá uma base lógica para uma vontade autônoma e dominadora, expulsando a moralidade, já que ela veio de Deus.

Essa frase foi o suficiente para eu ter náusea e parar de ler o texto...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Agnostic

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.049
  • Sexo: Masculino
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re: Nietzschie e o ateísmo
« Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2006, 16:47:27 »
Para começar a considerar uma crítica válida, espero que no mínimo o crítico saiba soletrar o nome do criticado.
Who cares?

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
NIETZSCHE
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2006, 01:41:14 »
NIETZSCHE: “Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens.”   :o

Friedrich Nietzsche (1844-1900); considerado o pai da escola da morte de Deus. Disse que, uma vez que Deus não existe, o homem deve idealizar o seu próprio modo de vida. Apesar de ser o criador do pensamento da morte de Deus, essa idéia não promove o ateísmo porque não foi isso que Nietzshe quisera dizer com tal pensamento, porém muitos depois dele interpretaram o pensamento da morte de Deus como sendo uma idéia ateísta

 :stunned:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: NIETZSCHE
« Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2006, 04:46:32 »
E daí? Ele pode pensar o que quiser. Nunca li nada dele mesmo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: NIETZSCHE
« Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2006, 07:42:37 »
Há dois outros tópicos sobre Nietzsche.  Acho que cabe juntá-los entre si e com este.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: NIETZSCHE
« Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:09:44 »
E daí? Ele pode pensar o que quiser. Nunca li nada dele mesmo.

Seria interessante viu...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: NIETZSCHE
« Resposta #24 Online: 03 de Outubro de 2006, 10:15:58 »
Diabos de tanto NIETZSCHE!

Deixa essa comida em paz! :histeria:

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!