Autor Tópico: Nietzsche  (Lida 12684 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Nietzsche
« Resposta #50 Online: 01 de Junho de 2006, 22:02:18 »
Tenho e li todos os livros dele que foram traduzidos para o português. O único que de fato consegui entender como uma "unidade de pensamentos ordenados" foi O Anticristo. Consigo digerir suas idéias em partes, sem haver, necessariamente, conexão uma com a outra, mesmo que estejam em aparente seqüência. Aliás, é assim mesmo que ele se expressa na maioria das vezes, por seus aforismos, que para mim são espamos mentais transferidos para o papel. Só por O Anticristo já é suficiente para considerá-lo como meu escritor favorito entre todos com os quais já tive contato.

Realmente... a maior dificuldade q estou sentindo ao ler o livro é justamente essa...
Tentar captar a ideia desses espasmos mentais...

Offline Abraão

• Nível 00
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Agosto de 2006, 16:16:42 »
É bom sempre ler com um caderno ao lado e fazer suas anotações.

Não esqueçam de nunca dar razão ao autor. Neguem-lo até que ele o convença o contrário. :ok:

Offline ACSalles

• Nível 10
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:49:49 »
Grande parte da confusão é culpa de traduções toscas e intelectualóides feitas na primeira metade do século XX...
Li o cabra no original e as idéias são expostas muito mais claramente do que em nossas traduções...

Sou tão fã do Nietzsche que destrinchei (na marra) o alemão do século XIX para poder ler no original o "Assim falou Zarathustra", meu predileto.

Acho que até postei uma parte da tradução "by Salles" na STR, alguém lembra ?
Abraços
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 20:53:59 por Acsalles »
Fight your prime enemy
---

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Agosto de 2006, 23:12:44 »
É bom sempre ler com um caderno ao lado e fazer suas anotações.

Não esqueçam de nunca dar razão ao autor. Neguem-lo até que ele o convença o contrário. :ok:

Não fiz anotações no caderno...
mas os 2 livros dele q li, estão completamente ricados, com frases, pensamentos q qualquer outra coisa q achei interessante.

Ahh, e Bem vindo abraão!

Se der de uma passadinha no nosso topico de apresentações de novos membros do clube.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #54 Online: 13 de Agosto de 2006, 23:41:12 »
... e então salles, segundo você, ele é Ateu-niilista ou o quê?

Ps.: O rapaz que me falou sobre a revista de filosofia mentia.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #55 Online: 17 de Agosto de 2006, 16:27:14 »
Nietzsche pôde ter sido niilista da moral, mas jamais da vida.
Who cares?

blue pill

• Visitante
Qual era a do Nietzsche ?
« Resposta #56 Online: 07 de Setembro de 2006, 00:37:22 »
Eu tava lendo um trecho de um livro chamado Crepusculo dos Idolos, a parte da história do autor, e entao fiquei sabendo que o tal Nietzsche era um católico mas ao mesmo tempo cético e ao mesmo tempo agnóstico...
Como pode? quer dizer, nao é muito facil explicar tudo usando o ceticismo e quando convem por um deus no meio ?
E outra, como ele pode ser um católico se nega quase que tudo dessa religião ?

Tarcísio

• Visitante
Re: Qual era a do Nietzsche ?
« Resposta #57 Online: 07 de Setembro de 2006, 00:40:19 »
Ninguém sabe, então falam demais para parecer menos desconhecimento e mais complexidade do Nietzsche.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #58 Online: 09 de Setembro de 2006, 09:48:50 »
Eu tava lendo um trecho de um livro chamado Crepusculo dos Idolos, a parte da história do autor, e entao fiquei sabendo que o tal Nietzsche era um católico mas ao mesmo tempo cético e ao mesmo tempo agnóstico...
Como pode? quer dizer, nao é muito facil explicar tudo usando o ceticismo e quando convem por um deus no meio ?

Leia algum livro do Nietzsche!
Não queria "entender" nietzsche com uma biografia qualquer.

Eu li o "AntiCristo" e "Além do Bem e do Mal", ambos exelentes. Recomendo sem medo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #59 Online: 09 de Setembro de 2006, 13:50:40 »

Leia algum livro do Nietzsche!
Não queria "entender" nietzsche com uma biografia qualquer.

Eu li o "AntiCristo" e "Além do Bem e do Mal", ambos exelentes. Recomendo sem medo.

Cara, se fosse só pra recomendar o livro, eu preferia que voce nem tivesse postado....eu ja vi a lista de livros dele.

O que eu perguntei qual é a do Nietzche, se vc acha que nao posso saber qual é a do Nietzche sem ler os livros dele, então eu acho que voce precisa rever seus conceitos.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Setembro de 2006, 14:21:47 »
O que eu perguntei qual é a do Nietzche, se vc acha que nao posso saber qual é a do Nietzche sem ler os livros dele, então eu acho que voce precisa rever seus conceitos.

Bom... continuo achando q vc deve pelo menos ler (e reler) o livro dele pra entender oq ele fala e porque ele fala certas coisas.

Sair lendo citaçãozinha na intrenet ou uma das dezenas de biografias dele e entender é impossivel.

Mas ja q vc parece não estar inclinado a fazer isso, boa sorte...
O máximo q vc vai conseguir é virar um papagaio sobre nietzsche, sem nunca ter uma idéia ou conclusão própria sobre seus textos.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #61 Online: 10 de Setembro de 2006, 15:53:00 »

Posso estar enganado, mas Nietzsche era religioso na juventude.

Só uma nota: o pessoal fica neste oba-oba de "É isso! Nietzsche! Crítico do cristianismo." mas sem levar em consideração que sua crítica é a extensão de todo um sistema filosófico do qual eles podem discordar. Se alguém viesse para Nietzsche com o discursinho "É isso aí! Abaixo o cristianismo obscurantista e asceta! Viva a busca da felicidade! Viva a ciência!", ele provavelmente riria da cara desta pessoa e diria que ela quer substituir o obscurantismo religioso pelo obscurantismo científico, e a decadência asceta pela decadência hedonista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Setembro de 2006, 10:01:50 »
Nietzsche é overrated.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #63 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:14:27 »

Ele foi cristão durante a infância, mas acabou optando pelo ateísmo na sua fase adulta.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Eriol

• Visitante
« Resposta #64 Online: 28 de Setembro de 2006, 18:02:51 »
Nietzsche era um palhaço.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 06 de Outubro de 2006, 07:14:07 »
  Só li 'Além do Bem e do Mal'.Além do texto difícil, me incomodou o pensamento antidemocrático e misógino do autor.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #66 Online: 06 de Outubro de 2006, 07:57:38 »

Ele era um maluco mas ao mesmo tempo doido e ao mesmo tempo pinel. :hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #67 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:55:14 »
Um fato é que Nietzsche escreveu para pessoas pressupondo já certo conhecimento de filosofia. Seus livros não são exatamente "didáticos". :-)
Who cares?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 06 de Outubro de 2006, 20:22:03 »
  Têm certeza que era católico ? Não era protestante ? O pai dele não era pastor ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #69 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:29:48 »
  Só li 'Além do Bem e do Mal'.Além do texto difícil, me incomodou o pensamento antidemocrático e misógino do autor.

Misógino??
eu hein...
nunca achei isso

Tudo bem q ele nunca casou... mas pelo menos tentou por 2 vezes sem sucesso.

[Têm certeza que era católico ? Não era protestante ? O pai dele não era pastor ?

Segundo a biografia q tenho no livro "Assim Falou Zaratustra" da Martin Claret, tando do lado materno como do paterno, ele tinha uma vasta linhagem protestante.
O seu pai era o responsável pela paróquia do vilarejo de Rocken. Mas o mesmo morreu quando ele tinha apenas 5 anos.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:34:52 »
Um fato é que Nietzsche escreveu para pessoas pressupondo já certo conhecimento de filosofia. Seus livros não são exatamente "didáticos". :-)

Exatamente...
Pelo menos de Schopenhauer e Kant. Que são bem citados e criticados nos seus livros.

Olhem o Prefácio do "AntiCristo":
Este livro pertence aos homens mais raros. Talvez nenhum deles sequer esteja vivo. É possível que se encontrem entre aqueles que compreendem o meu “Zaratustra”: como eu poderia misturar-me àqueles aos quais se presta ouvidos atualmente? – Somente os dias vindouros me pertencem. Alguns homens nascem póstumos.
As condições sob as quais sou compreendido, sob as quais sou necessariamente compreendido – conheço-as muito bem. Para suportar minha seriedade, minha paixão, é necessário possuir uma integridade intelectual levada aos limites extremos. Estar acostumado a viver no cimo das montanhas – e ver a imundície política e o nacionalismo abaixo de si. Ter se tornado indiferente; nunca perguntar se a verdade será útil ou prejudicial... Possuir uma inclinação – nascida da força – para questões que ninguém possui coragem de enfrentar; ousadia para o proibido; predestinação para o labirinto. Uma experiência de sete solidões. Ouvidos novos para música nova. Olhos novos para o mais distante. Uma consciência nova para verdades que até agora permaneceram mudas. E um desejo de economia em grande estilo – acumular sua força, seu entusiasmo... Auto-reverência, amor-próprio, absoluta liberdade para consigo...
Muito bem! Apenas esses são meus leitores, meus verdadeiros leitores, meus leitores predestinados: que importância tem o resto? – O resto é somente a humanidade. – É preciso tornar-se superior à humanidade em poder, em grandeza de alma – em desprezo...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 10 de Outubro de 2006, 07:23:59 »

Misógino??
eu hein...
nunca achei isso
Tudo bem q ele nunca casou... mas pelo menos tentou por 2 vezes sem sucesso.
  Disse misógino pelo fato de ele ser contra os direitos de igualdade das mulheres.Ele criticava fortemente os movimentos feministas e apoiava a submissão das mulheres aos homens.Talvez eu devesse ter usado o termo machista mesmo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #72 Online: 10 de Outubro de 2006, 12:44:41 »
.Talvez eu devesse ter usado o termo machista mesmo.

ahh, agora ta mais coerente :P
hehehe

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #73 Online: 10 de Outubro de 2006, 20:59:16 »
Disse misógino pelo fato de ele ser contra os direitos de igualdade das mulheres.Ele criticava fortemente os movimentos feministas e apoiava a submissão das mulheres aos homens.Talvez eu devesse ter usado o termo machista mesmo.

Mas vou tentar argumentar contra.

Acho que Nietzsche na verdade era contra a masculinização da mulher.
Coisa q o feminismo, acaba pregando, mesmo q inconscientemente.

olhe essa passagem do "Assim falou Zaratustra":
Escasseia o varonil: por isso as
mulheres se masculinizam. Que só o
que for homem bastante emancipará na
mulher...a mulher.

Mas ele é sim, as vezes extremamente duro com as mulheres, exemplo:
És escravo? Então não podes ser
amigo.
És tirano? Então não podes ter amigos.

Há demasiado tempo que se ocultavam
na mulher um escravo e um tirano. Por
isso a mulher ainda não é capaz de
amizade; apenas conhece o amor.

"Na mulher tudo é um enigma e tudo
tem uma só solução: a prenhez. O
homem é para a mulher um meio; o fim
é sempre o filho. Que é, porém, a
mulher para o homem?
O verdadeiro homem quer duas coisas:
o perigo e o divertimento. Por isso quer
a mulher, que é o brinquedo mais
perigoso.
O homem deve ser educado para a
guerra, e a mulher para prazer do
guerreiro. Tudo o mais é loucura. O
guerreiro não gosta de frutos doces
demais. Por isso a mulher lhe agrada: a
mulher mais doce tem sempre o seu
quê de amargo.
A mulher compreende melhor do que o
homem as crianças: mas o homem é
mais infantil que a mulher.
Em todo o verdadeiro homem se oculta
uma criança: uma criança que quer
brincar. Eia; mulheres! descobri no
homem a criança!
Seja a mulher um brinquedo puro e fino
como o diamante, abrilhantado pelas
virtudes de um mundo que ainda não
existe.

Tema o homem a mulher, quando a
mulher odeia: porque, no fundo, o
homem é simplesmente mau: mas a
mulher é perversa.
A que odeia mais a mulher? O ferro
falava assim ao ímã: Odeio−te mais do
que tudo porque atrais sem ser forte
bastante para sujeitar".
A felicidade do homem é: eu quero; a
felicidade da mulher é: ele quer.
"Vamos! Já nada falta no mundo!" −
assim pensa a mulher quando obedece
a todo o coração.
E é preciso que a mulher obedeça e que
encontre uma profundidade para a sua
superfície. A alma da mulher é
superfície: móvel e tumultuosa película
de águas superficiais.
A alma do homem, porém, é profunda, a
sua corrente brame em grutas
subterrâneas; a mulher pressente a sua
força mas não a entende"

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 17 de Outubro de 2006, 19:34:37 »
  Pois é ... se ele pudesse ter imaginado as liberdades que as mulheres teriam 100 anos depois dele, certamente teria arrancado o bigodão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!