Autor Tópico: 0,999999999... = 1?  (Lida 7754 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: 0,999999999... = 1?
« Resposta #25 Online: 04 de Outubro de 2008, 15:38:15 »
Um sblebous pode existir? No exemplo ele existe porque as dezenas são representadas por 10 e se fosse por 9 não existiria?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 04 de Outubro de 2008, 15:56:39 »
Toda a idéia do sblebous é que na prática ele não existe :)

E não, o raciocínio de limites numéricos não tem qualquer dependência da base decimal.  O que acontece, apenas, é que a notação de dízima é necessária para a representação de 1/3 ou 1/9 na base decimal.  Em base nove não seriam dízimas, mas (por exemplo) 1/2 seria.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline KBoltz

• Nível 02
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:48:29 »
Foxes, e outros peoples,  :D

10/3 = 3.33333....
0.9999999....

não quer dizer que temos números "quebrados" ou que na verdade "se aproximam", não sendo aquele nunca, embora próximo. Isso é um erro.
Acontece que os números, da forma que nós humanos os utilizamos, possuem certas características a respeito de suas representações. :o

Você se lembra de haver estudado que número é diferente de numeral que é diferente de algarismo ?
Número é uma idéia de quantidade, não esses desenhinhos que fazemos para nos lembrar do que estamos falando (que são os algarismos constituintes de um numeral que é como representamos o tal do número). :olheira: :stunned:

Ora, 10/3 é um número (quantidade) exato ! 0,99999.... é um número (quantidade) exato ! :susto:
provo-lhe, divida-os em base três:

10 na base 3 == 101
3 na base 3  == 10

(101 / 10)3 = 10.1

que se lê (um zero um dividido por um zero na base 3 é iqual a um zero ponto um)

portanto 10.1 na base 3 é exatamente igual à dízima periódica 3.333333.... só que representada de forma diferente.   :susto: :susto:

o número 0.9999.... é igual a 1 porque não se consegue obter um número (quantidade) entre o 0.99999.... e 1.  8-)
e o motivo Heisenberg estabelece: é que o 'a-dagger' sobe mas é o 'a' que desce !

Offline KBoltz

• Nível 02
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:51:43 »
extensões desse conceito são claras:

1.499999....   == 1.5

1.299999....   == 1.3

9.999999....   == 10

:o     8-)
e o motivo Heisenberg estabelece: é que o 'a-dagger' sobe mas é o 'a' que desce !

Offline KBoltz

• Nível 02
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:53:19 »
Luis Dantas,

transmimento de pensação ! :o :biglol:

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #30 Online: 06 de Outubro de 2008, 07:49:38 »
Foxes, e outros peoples,  :D

10/3 = 3.33333....
0.9999999....

não quer dizer que temos números "quebrados" ou que na verdade "se aproximam", não sendo aquele nunca, embora próximo. Isso é um erro.
Acontece que os números, da forma que nós humanos os utilizamos, possuem certas características a respeito de suas representações. :o

Você se lembra de haver estudado que número é diferente de numeral que é diferente de algarismo ?
Número é uma idéia de quantidade, não esses desenhinhos que fazemos para nos lembrar do que estamos falando (que são os algarismos constituintes de um numeral que é como representamos o tal do número). :olheira: :stunned:

Ora, 10/3 é um número (quantidade) exato ! 0,99999.... é um número (quantidade) exato ! :susto:
provo-lhe, divida-os em base três:

10 na base 3 == 101
3 na base 3  == 10

(101 / 10)3 = 10.1

que se lê (um zero um dividido por um zero na base 3 é iqual a um zero ponto um)

portanto 10.1 na base 3 é exatamente igual à dízima periódica 3.333333.... só que representada de forma diferente.   :susto: :susto:

o número 0.9999.... é igual a 1 porque não se consegue obter um número (quantidade) entre o 0.99999.... e 1.  8-)

Não sei nao... ainda tenho duvidas quanto ao .999... ser igual a 1.

Sim, se variarmos a base numerica, um numero exato pode virar uma dízima.

Por exemplo, decimais exatos podem virar dízimas ao serem convertidos para binario.
Isto, creio, provoca alguma perda de precisao ao se manipularem, num computador, numeros representados em binário.

Porem...

Por favor, recorde a forma como convertemos numeros de uma base para a outra: não precisamos fazer sucessivas divisoes de um numero numa base pela base desejada ate sobrar um resto menor que a base? (se base dois, resto 1; se base 16, resto < 16...)
Ora, pois nao é justamente a divisão a causa do nosso problema: (1/3)*3 = ou <> 1 ???

...não quer dizer que temos números "quebrados" ou que na verdade "se aproximam", não sendo aquele nunca, embora próximo. Isso é um erro.

O Calculo nao considera isto um erro, kboltz.
A nocao de limite e precisamente esta: numeros que podem se aproximar de outros tanto quanto se queira, que a imaginacao e a notação permitirem, no entanto permanecendo distintos daquele número de que se aproximam.

Voce tambem disse que entre .9999... e 1 nao tem nada.
Nao estou certo, pois pela continuidade da reta real, devem haver infinitos numeros entre um numero A e outro B assumindo A <> B.
Logo, para dizer que nao ha nenhum numero entre .9999... e 1 voce tem que provar antes que .9999 = 1 e nao inverter a coisa usando desta suposicao (nao ha nada entre .9999... e 1) para dizer que ambos sao iguais.

Cara, eu posso querer imaginar uma coisa assim:
0.00000 .... mais uma quantidade de zeros igual ao Numero de Graham ... mais alguns zeros ..... 000001 entre .99999 e 1,
um numero tao ridiculamente pequeno que nao de para representar em nenhuma notacao e que tenha que ser inventada alguma notacao para poder mostra-lo e tornar possivel operacoes com ele

Lembre-se de que algumas propriedades matematicas que parecem contrariar o bom-senso.
Basta pensar em Georg Cantor e as coisas que ele descobriu

Em toda a minha ignorancia matematica, chuto ou imagino se o 1 - .9999.... nao da um dos numeros
nao-standard do Abraham Robinson.
Ver em Non-standard analysis

Talvez isto ajude a entender o que tenho em mente.
Por favor, leiam a secao History of the infinitesimal, reparem na definicao da derivada primeira de uma funcao,
na critica de Berkeley (há uma contradição na definição clássica da derivada!!!).
Vejam aqui tambem na secao Definition of derivative

Por exemplo, ao pensar sobre os limites laterais esquerdos e direitos de 1/x, nao posso eu imaginar o x como sendo .999999.....?
E como consequencia o resultado 1/x como sendo um numero estupidamente grande, como o numero de Graham ou mesmo coisa maior, em lugar do que, nos quando aprendemos calculo designamos por aquele simbolo do oito deitado, infinito, que nao representa um numero definido, mas sim uma tendencia a assumir valores (positivos ou negativos) arbitrariamente grandes,
porem sem se preocupar com o quao grandes são ou se teriam certas propriedades interessantes que teriam se fossem suficientemente grandes ou pequenos?

Sei lá, viajando mais ainda, (e provavelmente estando ridiculamente errado, notaria um matematico) pode ser que no relevo dos graficos das funcoes considerados certos numeros esquisitos como o de graham ou os nao-standard apareca alguma coisa fractal, quantizada ou sei-la-eu o que.

Finalmente, notem que este problema do .9999 = ou <> de 1 vai aparecer em Todas as dízimas periódicas:

(34/90990)*90990 = 34 ou 33.9999999.... ? e 34 = ou <> 33.9999999....
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 09:12:54 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 06 de Outubro de 2008, 08:44:29 »

Por exemplo, decimais exatos podem virar dízimas ao serem convertidos para binario.
Isto, creio, provoca alguma perda de precisao ao se manipularem, num computador, numeros representados em binário.

Sim, computadores e calculadoras tem precisão limitada em suas representações numéricas.  Há um tópico por aí que comenta o embaraço de um professor universitário que não levou esse ponto em consideração.

Porem...

Por favor, recorde a forma como convertemos numeros de uma base para a outra: não precisamos fazer sucessivas divisoes de um numero numa base pela base desejada ate sobrar um resto menor que a base? (se base dois, resto 1; se base 16, resto < 16...)
Ora, pois nao é justamente a divisão a causa do nosso problema: (1/3)*3 = ou <> 1 ???

Não.  A divisão é perfeita e exata.  A representação é que é imperfeita ou inexata.

A nocao de limite e precisamente esta: numeros que podem se aproximar de outros tanto quanto se queira, que a imaginacao e a notação permitirem, no entanto permanecendo distintos daquele número de que se aproximam.

Só que em cálculo infinitesimal o "tanto quanto se queira" literalmente significa "infinitamente próximo".

(...)
Por exemplo, ao pensar sobre os limites laterais esquerdos e direitos de 1/x, nao posso eu imaginar o x como sendo .999999.....?
E como consequencia o resultado 1/x como sendo um numero estupidamente grande, como o numero de Graham ou mesmo coisa maior,

Não com o limite de 1%2Fx.  Será que você quer dizer %5Clim+%5Cfrac+%7B1%7D+%7B1-x%7D para x próximo de 1?

em lugar do que, nos quando aprendemos calculo designamos por aquele simbolo do oito deitado, infinito, que nao representa um numero definido, mas sim uma tendencia a assumir valores (positivos ou negativos) arbitrariamente grandes,

Mais do que uma tendência.  Uma certeza.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #32 Online: 06 de Outubro de 2008, 08:56:29 »

(...)
E como consequencia o resultado 1/x como sendo um numero estupidamente grande, como o numero de Graham ou mesmo coisa maior,

Não com o limite de 1%2Fx.  Será que você quer dizer %5Clim+%5Cfrac+%7B1%7D+%7B1-x%7D para x próximo de 1?

em lugar do que, nos quando aprendemos calculo designamos por aquele simbolo do oito deitado, infinito, que nao representa um numero definido, mas sim uma tendencia a assumir valores (positivos ou negativos) arbitrariamente grandes,

Mais do que uma tendência.  Uma certeza.

Não, quis dizer

%5Clim_%7Bx+%5Crightarrow+0%2B%7D+%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D

e

%5Clim_%7Bx+%5Crightarrow+0-%7D+%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D

Por isto falei em limites laterais

Ja o %5Clim_%7Bx+%5Crightarrow+0%7D+%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D nao existe mesmo!

Sobre o resto...
Que certezas são estas, Dantas?

Será que as divisões como as que mostrou são mesmo exatas?

Quer um exemplo de coisas que contrariam o bom senso?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 09:02:23 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:00:02 »
Eu fiz alguns semestres de cálculo na faculdade.  Pelo que entendo, não há realmente essa dúvida.

Ainda acho que houve algum engano. Antes você perguntou sobre o valor de 1/x com x=0.999..., não?

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:01:39 »
Eita...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #35 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:03:43 »
Eu fiz alguns semestres de cálculo na faculdade.  Pelo que entendo, não há realmente essa dúvida.

Ainda acho que houve algum engano. Antes você perguntou sobre o valor de 1/x com x=0.999..., não?

Oooops! Falha minha

Corrigindo.... O que eu tinha em mente era

%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D

com

x+%5Crightarrow+1+-+0.99999...+

e 1 - 0.99999... deve dar uma coisa ridiculamente pequena, portanto pensar em

%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D

com

Nao é muito diferente de pensar em

Não é?

« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 09:08:02 por Fenrir »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:05:50 »
Isso não é simplesmente o limite para 1/x com x tendendo a zero por valores positivos?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #37 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:13:20 »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #38 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:16:09 »
Isso não é simplesmente o limite para 1/x com x tendendo a zero por valores positivos?

Sim.

-----

Naively speaking, non-standard analysis postulates the existence of positive numbers ε which are infinitely small, meaning that ε is smaller than any standard positive real, yet greater than zero. Every real number is surrounded by an infinitesimal "cloud" of hyperreal numbers infinitely close to it. To define the derivative of f in this approach, one no longer needs an infinite limiting process as with the standard calculus. Instead, one sets
<figura>
where st is the standard part function, yielding the standard real number infinitely close to the hyperreal argument of st. The addition of st to the formula resolves the centuries-old paradox already severely criticized by Bishop Berkeley, and provides a
rigorous basis to the approaches of both Isaac Newton and Gottfried Leibniz to infinitesimal calculus

Dantas, derive 1/x usando a expressao classica, com o h e o f(x + h) (lembra?)
Este incremento h, que descartamos depois é que é a parte não-standard dos numeros, o ε das linhas acima...

f%26%2339%3B%28x%29+%3D+%5Clim_%7Bh+%5Crightarrow+0%7D+%5Cfrac+%7Bf%28x+%2B+h%29+-+f%28x%29%7D+%7Bh%7D

E o h parece a mim ser como o ε, como o 1 - 0.999999...
e o 1 - 0.999999... como o 0+ em:

Vem daí minha comparação!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 09:22:12 por Fenrir »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:32:38 »
Vou esperar alguém mais se manifestar.  Não acho que entendi sua dúvida.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2008, 17:35:52 »
Eita porra... sou muito idiota nisso...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:06:59 »
O que eu não entendi é porque vocês ficam brigando por tão pouca coisa... ::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2008, 21:03:12 »

Só o que muda é a representação, mas ainda é o mesmo número. Em base 3 o número 3 é escrito (10)3, logo 1/3 = (1/10)3 e 0,3333... = (0,1)3. Ainda é o mesmo número, só que um pouco mais elegante.

Isso só acontece porque há uma quantidade finita de memória disponível, não pela natureza do sistema binário de numeração. Seu computador usa 64 bits para representar números em dupla precisão, 1 bit é para o sinal, 11 são para o expoente e 52 para a mantissa. Se ele tivesse infinitos bits poderia armazenar dízimas e números irracionais exatamente.

São coisas diferentes, você está confundindo a representação de um número com seu valor. Fazemos divisões sucessivas apenas para escrever um número de uma base em outra, por exemplo, 14 em base 3 seria: 14/32 = 1, resta 5; 5/31 = 1, resta 2; 2/30 = 2, resta 0. encontramos a representação: 14 = (112)3. Para frações as divisões continuam, mas com expoentes negativos nas bases, por exemplo, 2,625 em base 2 é 2,625/21 = 1, resta 0,625; 0,625/20 = 0, resta 0,625; 0,625/2-1=1, resta 0,125; 0,125/2-2 = 0, resta 0,125; 0,125/2-3 = 1, resta 0. Logo 2,625 = (10,101)2, zeramos o resto e com isso conseguimos uma representação exata. Se não conseguimos zerar o expoente, chegamos a uma dízima periódica.

Talvez em base 2 seja mais fácil demonstrar que 0,9999... = 1; ou melhor, que (0,1111...)2 = 1; veja só:
1/2 em base 2 é 0,1
1/4 em base 2 é 0,01
1/8 em base 2 é 0,001
... e assim por diante, ad infinitum
Vamos somar:
1/2 + 1/4 + 1/8 + ... é uma soma infinita cuja solução é %5Cfrac%7B%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D%7D%7B1-%5Cfrac%7B1%7D%7B2%7D%7D%3D1
Em binários a soma acima seria escrita como 0,1+0,01+0,001+... = 0,111... = 1.

O Calculo nao considera isto um erro, kboltz.

Voce tambem disse que entre .9999... e 1 nao tem nada.
Nao estou certo, pois pela continuidade da reta real, devem haver infinitos numeros entre um numero A e outro B assumindo A <> B.
Logo, para dizer que nao ha nenhum numero entre .9999... e 1 voce tem que provar antes que .9999 = 1 e nao inverter a coisa usando desta suposicao (nao ha nada entre .9999... e 1) para dizer que ambos sao iguais.

Você consegue imaginar um número finito que somado a 0,999... resulte em um número menor do que 1? Vejamos: imagine um número 0,000...001 onde no lugar dos três pontinhos há uma quantidade finita, mas arbitrariamente grande de zeros. A seguinte soma
0,000...001
0,999...9999...999...
1,000...0009...999...
tem resultado maior do que 1, não importa quantos zeros você coloque entre os três pontos. Mas se você disser que há infinitos zeros entre os três pontinhos...

Cara, eu posso querer imaginar uma coisa assim:
0.00000 .... mais uma quantidade de zeros igual ao Numero de Graham ... mais alguns zeros ..... 000001 entre .99999 e 1,

Então você precisa repensar o seu conceito de infinito, afinal, como é que você quer colocar um fim em uma sequência que supostamente é infinita? Não importa se seu número é "0.00000 .... mais uma quantidade de zeros igual ao Numero de Graham ... mais alguns zeros ..... 000001", se ela acaba em algum lugar, no caso nesse solitário 1 aí, então esse número é finito. Infinito não tem fim. Não existe um último número da seqüência, nem mesmo nas dízimas periódicas. Eu posso pegar esse número que você falou e conceber um menor do que ele simplesmente dividindo-o por dez. E se posso fazer isso, então certamente eu posso acrescentar mais infinitos noves depois desse 1 e somando seu número à dízima 0,999... ainda teremos um número maior que 1, exatamente como no caso explicado acima.

[/quote]um numero tao ridiculamente pequeno que nao de para representar em nenhuma notacao e que tenha que ser inventada alguma notacao para poder mostra-lo e tornar possivel operacoes com ele[/quote]

O problema é encontrar uma definição que faça sentido.

Lembre-se de que algumas propriedades matematicas que parecem contrariar o bom-senso.
Basta pensar em Georg Cantor e as coisas que ele descobriu

Agora você está parecendo aqueles quacks que dizem "Mas eles riram de Galileu!" Não existe polêmica nenhuma quanto a 0,999... ser igual a 1. Isso é fato. Tudo bem você não compreender e procurar se informar, ninguém sabe de tudo e é perguntando que se aprende. Mas tenha mais calma antes de tentar encontrar uma revolução conceitual onde não há.

Em toda a minha ignorancia matematica, chuto ou imagino se o 1 - .9999.... nao da um dos numeros
nao-standard do Abraham Robinson.
Ver em Non-standard analysis

Só se fosse possível encontrar um número 0,000...001 cuja soma fosse menor do que 1.

Talvez isto ajude a entender o que tenho em mente.
Por favor, leiam a secao History of the infinitesimal, reparem na definicao da derivada primeira de uma funcao,
na critica de Berkeley (há uma contradição na definição clássica da derivada!!!).
Vejam aqui tambem na secao Definition of derivative

Vou ler, já dou uma resposta.

Sei lá, viajando mais ainda, (e provavelmente estando ridiculamente errado, notaria um matematico) pode ser que no relevo dos graficos das funcoes considerados certos numeros esquisitos como o de graham ou os nao-standard apareca alguma coisa fractal, quantizada ou sei-la-eu o que.

Cara, você entende o que você mesmo está falando? Porque eu não entendi nada.

Finalmente, notem que este problema do .9999 = ou <> de 1 vai aparecer em Todas as dízimas periódicas:

(34/90990)*90990 = 34 ou 33.9999999.... ? e 34 = ou <> 33.9999999....

Sim, é isso mesmo! E repare que também podemos escrever 34 como uma dízima de zeros, 34 = 34,0000000000000000....

Oooops! Falha minha

Corrigindo.... O que eu tinha em mente era

%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D

com

e 1 - 0.99999... deve dar uma coisa ridiculamente pequena, portanto pensar em

%5Cfrac+%7B1%7D+%7Bx%7D

com

Nao é muito diferente de pensar em

Não é?

Sim.

-----

Naively speaking, non-standard analysis postulates the existence of positive numbers ε which are infinitely small, meaning that ε is smaller than any standard positive real, yet greater than zero. Every real number is surrounded by an infinitesimal "cloud" of hyperreal numbers infinitely close to it. To define the derivative of f in this approach, one no longer needs an infinite limiting process as with the standard calculus. Instead, one sets
<figura>
where st is the standard part function, yielding the standard real number infinitely close to the hyperreal argument of st. The addition of st to the formula resolves the centuries-old paradox already severely criticized by Bishop Berkeley, and provides a
rigorous basis to the approaches of both Isaac Newton and Gottfried Leibniz to infinitesimal calculus

Dantas, derive 1/x usando a expressao classica, com o h e o f(x + h) (lembra?)
Este incremento h, que descartamos depois é que é a parte não-standard dos numeros, o ε das linhas acima...

f%26%2339%3B%28x%29+%3D+%5Clim_%7Bh+%5Crightarrow+0%7D+%5Cfrac+%7Bf%28x+%2B+h%29+-+f%28x%29%7D+%7Bh%7D

E o h parece a mim ser como o ε, como o 1 - 0.999999...
e o 1 - 0.999999... como o 0+ em:

Vem daí minha comparação!

O ε é um número finito, porém arbitrariamente pequeno. Ele não é um número em si, é somente uma abstração. Na definição da derivada, por exemplo, note que a razão %5Cfrac+%7Bf%28x+%2B+h%29+-+f%28x%29%7D+%7Bh%7D por si só não é a derivada, é uma diferença finita (que até é usada para aproximar derivadas em algoritmos de computador), é preciso tomar o limite com h tendendo a zero para encontrarmos a derivada.

Agora veja, o resultado de lim_%7Bx+%5Crightarrow+0%7D%281-x%29%3D1, a igualdade é exata, nesse caso a função f(x)=1-x está definida em x=0 e o resultado do limite pode ser encontrado por mera substituição (quando isso é possível dizemos que a função é contínua), não é preciso invocar nenhum número esotérico quântico de Graham e sei lá mais das quantas.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 21:08:24 por uiliníli »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Outubro de 2008, 21:08:51 »

:lol: Eu diria que estamos brigando por nada.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #44 Online: 06 de Outubro de 2008, 22:06:45 »

:lol: Eu diria que estamos brigando por nada.
1 = 0,999...
1-0,999... = 0.
0 = nada.
1-0,999... = nada.

Concordo matematicamente com você. XD

Gente, falando sério, aquele esquema de procurar um número entre dois números basta.
O Dantas já disse: o problema está na representação.

vejam que %5Csum_%7Bn%3D1%7D%5E%7Bn%3D%5Cinfty%7D+%5Cfrac%7Bx-1%7D%7Bx%5En%7D quando n vai de um a infinito, dará SEMPRE UM. Isso é a generalização do forféu aqui, para toda e qualquer base, e toda e qualquer fração.

Olhem só:
0%2C999...+%3D+0%2C9+%2B+0%2C09+%2B+0%2C009...

0%2C999...+%3D+%5Cfrac%7B9%7D%7B10%5E1%7D+%2B+%5Cfrac%7B9%7D%7B10%5E2%7D+%2B+%5Cfrac%7B9%7D%7B10%5E3%7D+%2B+...

0%2C999...+%3D+%5Cfrac%7B10-1%7D%7B10%5E1%7D+%2B+%5Cfrac%7B10-1%7D%7B10%5E2%7D+%2B+%5Cfrac%7B10-1%7D%7B10%5E3%7D+%2B+...

0%2C999...+%3D+1 cqd

Ufa, aprendi TeX. Mas ainda não achei como faz "infinito". Troquei por oo , mesmo.

EDIT: Valeu Uili, valeu Dantas! Agora siiiim!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 22:27:46 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 06 de Outubro de 2008, 22:08:02 »
Faltou o [/tex]...

EDIT: Para escrever infinito:
[tex]\infty[/tex] = %5Cinfty
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 22:10:36 por uiliníli »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #46 Online: 06 de Outubro de 2008, 22:09:39 »
Faltou o [/tex]...
Corrigi antes!!!! huahauahuahau
Latebra optima insania est.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 06 de Outubro de 2008, 22:11:44 »
Infinito é \infty

%5Cinfty

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Outubro de 2008, 22:54:19 »

Pensei que ocultismo, kaballah e esoterismo new age eram formas de proselitismo :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 06 de Outubro de 2008, 23:31:46 »
É mesmo, já temos até facções e seitas...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!