Autor Tópico: voto nulo; a questão acaba aqui  (Lida 4803 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Francielly Pierri

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 375
  • Sexo: Feminino
  • This is the way the world ends!
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #50 Online: 04 de Abril de 2006, 16:04:00 »
...... bem, muito disso é impossível na votação eletrônica, mas digitar números de ninguém não seria uma versão eletrônica da anulação?

Sim sim ...

O atual prefeito perdeu a eleição anterior pq o pessoal não sabia votar e anulou os votos ...  sério ... tava tudo pra ele ganhar ... a diferença de votos foi mínima ... acho que uns 1000 votos ... aqui na minha cidade!

Rhyan

  • Visitante
Re: Caçando mitos: Votar nulo não anula eleição
« Resposta #51 Online: 04 de Abril de 2006, 16:16:33 »
Gostei do avatar, Cezar!

Pelo pouco que vi, esse cara (Gus Hansen) joga muito!

[]'s

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #52 Online: 21 de Junho de 2006, 22:17:01 »
do msm

A serviço do inimigo
por Percival Puggina em 21 de junho de 2006


Você se considera um cidadão esclarecido, capaz de discernir bem nesse emaranhado de mistificações? Revolta-se com a desfaçatez de tantos homens públicos? Não entende como Lula surfa nessa maré de lama e dispara nas intenções de voto? Percebe que ele, ou sabe de tudo e é igual aos outros, ou não sabe de coisa alguma e é o mais nocivo de todos? É contra mensalão e mensaleiros? Discorda do financiamento público de vândalos, invasores e saqueadores? Surpreende-se com o súbito enriquecimento do filho do presidente? Avalie, então, à luz disso tudo, a mensagem que não pára de ser enviada para meu correio eletrônico: “Anule o voto!”.

Uma idéia dessas só pode ter nascido na cabeça do Gushiken para ser acolhida de braços abertos pelos ingênuos. Na prática, significa que um sujeito como você, para o bem dos safados, deve ficar tão longe quanto possível das decisões que ocorrerão no próximo mês de outubro. Ou ainda, em outras palavras, eles pretendem que você deixe essa coisa de eleição para os demagogos e suas vítimas, os populistas e sua clientela, os corruptos e seus corruptores. Faz todo sentido. Sua presença no processo eleitoral e o candidato no qual, como cidadão esclarecido, poderia votar, são tipos indesejáveis, perniciosos, que somente complicam e retardam a tomada do país pelos assaltantes do poder. Então, eles querem que você caia fora, que se mande para a praia. Seus projetos o dispensam por inteiro.

Já pensou nas conseqüências que advirão se todos os eleitores com seu perfil atenderem o que lhes está sendo solicitado? Em outubro vindouro teremos realizado os dois sonhos de Lula: a reeleição e a possibilidade de, a partir de janeiro, compor sua base de apoio com um Congresso totalmente passado a sujo.

Sim, o resultado será exatamente esse. Em 2002, é bom lembrar, 95 milhões de brasileiros compareceram às urnas e 2,7 milhões anularam o voto para deputado federal. Você imagina possível conseguir que, de repente, algo como 50 milhões resolva fazer isso em 2006, para, depois, tentar arrancar do Supremo um controverso e problemático segundo pleito? “Me engana que eu gosto!”, diz o refrão popular. Mas, nesse caso, a frase toma outro feitio: “Engane-se, se gosta!”. Os dois únicos resultados previsíveis dessa desmiolada campanha são: 1º) assegurar a Lula uma vitória ainda mais fácil no primeiro turno; e 2º) garantir a eleição de todos os safados que disputarem o pleito, pela simples razão de que eleitor comprado, corrupto, ou dependente dos muitos favores oficiais estará na fila de votação à primeira hora da manhã do dia 1º de outubro.

Cabe lembrar o suicídio oposicionista venezuelano. Nas eleições de agosto do ano passado, os partidos se retiraram da disputa e o governo Chávez tem, hoje, 100% dos votos da Assembléia Nacional...

Cidadãos bem intencionados e ingênuos podem ser tão perigosos quanto os espertos mal intencionados.










. . .

não discordo totalmente. votar nulo não ajuda em nada. o problema do voto compulsório é que:
a. você não faz diferença alguma, mesmo que vote certinho e conscientemente
b. apesar disso, tem de perder seu domingo

votando nulo você passa por cima do problema a. mas pela pior parte você ainda tem de passar, que é sair de casa domingo e pegar fila.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #53 Online: 23 de Junho de 2006, 02:04:33 »
se mais da metade das pessoas votar nulo, o problema B se repete, com os gastos adicionais decorrentes de uma nova eleição com os mesmos candidatos.

Offline Floko

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 663
  • Sexo: Masculino
  • I'll be back!
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #54 Online: 23 de Junho de 2006, 02:17:43 »
O que aconteceria se na segunda eleição(depois da primeira ser considerada inválida) também ocorrer de 51% dos votos serem nulos? Vai se repetir a eleição eternamente?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #55 Online: 23 de Junho de 2006, 02:55:34 »
as instituições iriam à falência, hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Floko

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 663
  • Sexo: Masculino
  • I'll be back!
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #56 Online: 23 de Junho de 2006, 02:58:55 »
as instituições iriam à falência, hehe

Haha :lol:

Mas, falando sério, se acontecer 2 vezes seguidas os partidos mudariam os candidatos? Ou será que eles ficariam insistindo nos mesmos sempre?


Offline Huxley

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 519
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #58 Online: 24 de Junho de 2006, 00:18:58 »
Não gosto de votar nulo.Prefiro um voto que demonstre minha insatisfação com o nível dos candidatos.Esse vou votar para governador num candidato que prometeu em 2004 (na eleição para prefeito) construir uma ponte ligando Natal a Fernando Noronha (uma paródia com uma inacabada construção ponte que ligava as duas partes da cidade).Por incrível que pareça, esse cara quase chegou ao segundo turno por causa dessa zoação(teve quase 20% dos votos válidos). 
« Última modificação: 24 de Junho de 2006, 00:20:31 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline L. Duran

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.077
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Autismo
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #59 Online: 06 de Setembro de 2006, 10:10:54 »
UP!

Em nenhum momento é comentado sobre votos nulos. E a gente fica que nem idiota sem saber qual é a regra.

Afinal, porque o TSE não se pronuncia oficialmente sobre isso?

E o TSE se pronunciou na figura de seu presidente:

50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE

Acabou um dos mitos mais recorrentes na internet durante o atual processo eleitoral: o de que 50% ou mais dos votos nulos dados pelos eleitores anulariam o pleito sendo necessária a convocação de nova votação. É quase impossível encontrar alguém que não tenha recebido o spam da campanha que divulga essa lenda. Pois o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, diz que essa determinação não existe na lei, não está na Constituição e há até uma decisão recente da Corte (de agosto último) falando exatamente o oposto.

A explicação de Marco Aurélio Mello é cristalina e vem em boa hora. Nada contra o voto nulo, uma manifestação legítima do eleitor (basta digitar “00” na urna e clicar em “confirma”). O ruim era que pessoas estavam acreditando ter o poder de cancelar o pleito. Não têm. O voto nulo basicamente vai ajudar a eleger mais dos mesmos. Quantos menos forem os votos válidos, menos votos vai precisar um político tradicional para ficar no cargo que já ocupa.

O equívoco existia porque, de fato, a lei fala sobre novo pleito quando “a nulidade atingir a mais da metade dos votos no país”. Ocorre que essa “nulidade” se refere aos votos anulados por fraude, entre outras razões, e não aos votos nulos dados pelo eleitor –algo bem diferente.


http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#2006_09-06_06_44_09-9961110-0
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Tarcísio

  • Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #60 Online: 06 de Setembro de 2006, 12:33:08 »
AHEhAEHaHEhaHEhAEa DURAN! OLHA ESSA!


Achei aqui a resposta que tive quando questionei o TSE sobre a capacidade do voto nulo para anular a eleição.

Citação de: TSE
O voto nulo pressupõe algum vício ou erro no processo eleitoral. Veja trechos do Código Eleitoral e decisões do TSE que podem auxiliar no esclarecimento da questão...

E segue o maior e-mail que já recebi...

Tirando isso tem uma coisa muito básica. Anulado é aquilo que tornou-se nulo, então foda-se o que eles disserem, a lei permite essa interpretação AHEhaEHa

Ps.:Não quis ser agressivo no uso do foda-se, só desbocado mesmo.
Ps2.:Querendo, eu colo o mail todo.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2006, 12:41:10 por [FORA LULA]Tarcísio »

Offline L. Duran

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.077
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Autismo
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #61 Online: 06 de Setembro de 2006, 12:46:38 »
AHEhAEHaHEhaHEhAEa DURAN! OLHA ESSA!


Ou seja, nem eles sabem o que fazer!
É uma país de merda mesmo...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Tarcísio

  • Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #62 Online: 06 de Setembro de 2006, 12:52:26 »
Eu profetizo um forte descrédito das instituições democráticas, seguida de revoltas populares que facilitarão uma centralização do poder não vista há muito tempo.

Tarcísio da luz de oliveira!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2006, 13:11:14 por [FORA LULA]Tarcísio »

Marcell

  • Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #63 Online: 06 de Setembro de 2006, 13:27:42 »
Eu vou votar em branco porque não importam leis eleitorais, vai pra quem ou não vai.... importa a minha consciência.
Ganhe quem ganhar, o poder continuará sendo exercido atrás dos panos.

Tarcísio

  • Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #64 Online: 06 de Setembro de 2006, 13:33:48 »
Eu vou votar em branco porque não importam leis eleitorais, vai pra quem ou não vai.... importa a minha consciência.
Ganhe quem ganhar, o poder continuará sendo exercido atrás dos panos.

Pelo branco pelo nulo, vote nulo Marcell ;)

ukrainian

  • Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #65 Online: 06 de Setembro de 2006, 20:14:52 »
Mudaram o texto no FAQ do TSE... Esse país é tão bagunçado, que nem aqueles que são os responsáveis por reger e operar as eleições sabem direito o que estão fazendo. Agora, pergunto: Qual a legitimidade de uma democracia onde não está prevista a escolha de nenhuma das possibilidades oferecidas?

ukrainian

  • Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #66 Online: 06 de Setembro de 2006, 21:11:09 »
Uma pergunta meio off-topic: O Sarney é ainda senador ou não? Como ele consegue ficar tanto tempo no cargo, sendo que nunca vi uma propaganda eleitoral dessa múmia?

Offline Partiti

  • Conselheiros
  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.502
  • Sexo: Masculino
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #67 Online: 06 de Setembro de 2006, 21:18:23 »
Ele é senador pelo Amapá, se não me engano, portanto a não ser que você more lá, não vai ver nada.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #68 Online: 11 de Setembro de 2006, 01:28:33 »
é pelo amapá sim...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline L. Duran

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.077
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Autismo
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #69 Online: 11 de Setembro de 2006, 11:36:55 »
E lembrando que um senador tem mandato de 8 anos.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE
« Resposta #70 Online: 09 de Outubro de 2006, 00:24:34 »
50% dos votos nulos não anulam a
eleição, diz Marco Aurélio, do TSE



Acabou um dos mitos mais recorrentes na internet durante o atual processo eleitoral: o de que 50% ou mais dos votos nulos dados pelos eleitores anulariam o pleito sendo necessária a convocação de nova votação. É quase impossível encontrar alguém que não tenha recebido o spam da campanha que divulga essa lenda. Pois o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, diz que essa determinação não existe na lei, não está na Constituição e há até uma decisão recente da Corte (de agosto último) falando exatamente o oposto.

A explicação de Marco Aurélio Mello é cristalina e vem em boa hora. Nada contra o voto nulo, uma manifestação legítima do eleitor (basta digitar “00” na urna e clicar em “confirma”). O ruim era que pessoas estavam acreditando ter o poder de cancelar o pleito. Não têm. O voto nulo basicamente vai ajudar a eleger mais dos mesmos. Quantos menos forem os votos válidos, menos votos vai precisar um político tradicional para ficar no cargo que já ocupa.

O equívoco existia porque, de fato, a lei fala sobre novo pleito quando “a nulidade atingir a mais da metade dos votos no país”. Ocorre que essa “nulidade” se refere aos votos anulados por fraude, entre outras razões, e não aos votos nulos dados pelo eleitor –algo bem diferente.

A seguir, um resumo das explicações dadas pelo ministro Marco Aurélio Mello:

1) Constituição:
A menção a voto nulo aparece na descrição de como se dá a eleição para presidente da República, no artigo 77, parágrafo 2º: “Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos”.

Interpretação do ministro Marco Aurélio Mello: “O texto não diz ser necessário que mais da metade do votos sejam válidos, isto é, os dados aos candidatos. Determina apenas que será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos. Assim, se 60% [do total] dos votos forem brancos ou nulos, uma hipótese remota, será eleito o candidato que obtiver pelo menos 20% mais um dos votos válidos (que, neste exemplo, foram 40%)”.

2) Código Eleitoral (lei lei 4.737, de 1965):
A controvérsia sobre anulação da eleição existe por causa do artigo 224 do Código Eleitoral:

“Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.
(...)
“Parágrafo  2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados”.

Interpretação do ministro Marco Aurélio Mello: “Como se observa, o parágrafo 2º desse artigo fala em ‘punição aos culpados’. Ora, quem vota nulo por vontade ou por erro não é culpado de nada nem pode ser punido, até porque o voto é dado de maneira secreta. Além disso, os artigos anteriores ao 224 no Código Eleitoral explicitam que quando se tratou ‘nulidade’ o legislador se referia a votos anulados em decorrência de atos ilícitos, como fruade em documentos, por exemplo. Não quis se tratar do voto nulo dado pelo próprio eleitor”.

3) Jurisprudência mais recente.
O Tribunal Superior Eleitoral deliberou a respeito do tema em 17 de agosto último, ao julgar um caso em que se requeria a anulação de uma eleição municipal de 2004, em Ipecaetá, na Bahia, para a realização de novo pleito.

No Recurso Especial Eleitoral 25.937, o Tribunal deliberou: “Não se somam (...), para fins de novas eleições, os votos nulos decorrentes de manifestação apolítica do eleitor, no momento do escrutínio, seja ela deliberada ou decorrente de erro”.

Ou seja, para calcular se houve mais de 50% de votos nulos (por fraude) em uma eleição não devem ser considerados os votos nulos dado pelo próprio eleitor.

post scriptum: o internauta "lazaro", de São Vicente (SP), postou a seguinte pergunta:"Se por ventura, nenhum dos candidatos apresentar propostas que nos satisfaça (falando em totalidade dos eleitores brasileiros), por motivos "a" ou "b", quer dizer que não vamos ter opção de escolha, pois a eleição não poderá "ser ganha" por votos nulos e não será convocado novo pleito. Quer dizer que, supostamente falando, se "Roberto Jefferson, Fernandinho Beira-Mar, ou Marcos Camacho "O Marcola" e somente eles forem os canditados, mesmo que se a população eleitoral votasse nulo, e um deles recebesse 10 votos, esse seria o novo presidente do Brasil?".
Resposta: sim, um deles seria o presidente do Brasil com apenas 10 votos. Duas conclusões: 1) a lei é ruim ao não prever cenário tão esdrúxulo; 2) diante dessa realidade, é péssimo negócio votar nulo.

Fonte: UOL

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
Re: 50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE
« Resposta #71 Online: 09 de Outubro de 2006, 00:25:17 »
Gostaria de saber se antigamente essa lei (de anular a eleição) existia.

Aproveito e pergunto se há alguma diferença entre votar nulo e em branco? Se há, quais são? Existei alguma lei que dizia que os votos em branco vão para o que está em vantagem?

Tanto os votos nulos quantos os em branco servem pra diminuir o total de votos válidos?

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: 50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE
« Resposta #72 Online: 09 de Outubro de 2006, 01:01:38 »
há pouco tempo atrás, uma amiga minha mandou email para alguém do TSE mesmo, e haviam respondido que anulava sim a eleição. Mais recentemente, um pronunciamento mais oficial deu outra interpretação da lei. É algo meio ambíguo e dá para ser interpretado de formas diferentes.


Sobre nulos e brancos: ambos não contam como votos válidos, acho, e que eu saiba eles "vão para o que está em vantagem" no sentido de que sendo menor o número de votos válidos, também é menor o número absoluto de votos necessário para se atingir mais de 50% dos votos; se metade dos eleitores anulasse, o mais votado só precisaria de mais de "25%" dos votos de todos os eleitores, porque isso seria equivalente a mais de 50% dos votos válidos.

Tarcísio

  • Visitante
Re: 50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE
« Resposta #73 Online: 09 de Outubro de 2006, 01:22:32 »
Nem li nada(caindo de para-quedas), mas como fui ativista do voto nulo e troquei vários e-mails com a sessão do TSE responsável pelas explicações acho que deveria falar isso:

Qualquer lei deve respeitar a constituição. A constituição diz que o presidente é eleito com a maioria absoluta dos votos, independente dos votos brancos e nulos, logo por mais nulos que existam o candidato mais votado toma posse normalmente, segundo a lei.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: 50% dos votos nulos não anulam a eleição, diz Marco Aurélio, do TSE
« Resposta #74 Online: 09 de Outubro de 2006, 01:43:52 »
mas se brancos ou nulos que obtivessem maioria absoluta, isso não se aplicaria.... porque nenhum candidato teria maioria absoluta... se é que sei o que "absoluta" significa :hein:  .... nesse caso, realizaria-se uma nova eleição com os mesmos candidatos, segundo algumas interpretações das leis, segundo outras, simplesmente não entendo bem quando isso se daria, acho que apenas em casos de "nulidade involuntária" por alguma irregularidade acidental ou por corrupção, anulando todos votos de uma seção ou coisa assim... apenas se a maioria dos votos dessa forma atingissem a maioria que a votação seria considerada nula... não tendo qualquer valor de opinião o voto nulo, sendo efetivamente um modo de não votar no qual você tem que "votar".

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!