Autor Tópico: voto nulo; a questão acaba aqui  (Lida 4804 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: voto nulo; a questão acaba aqui
« Resposta #75 Online: 09 de Outubro de 2006, 10:54:56 »
Citação de: Art. 77-2
Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver maioria absoluta dos votos, não computados os em branco e ou nulos.

Maioria absoluta é "50% +1" dos votos válidos. Esse parágrafo invalida qualquer inferência que possam encontrar do Art. 222 e 224 do código eleitoral, pois não deixa "brecha" na lei.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 10 de Outubro de 2006, 02:00:22 »
Qual é a diferença entre votar em braco ou nulo?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 10 de Outubro de 2006, 02:02:29 »
Nenhuma.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #78 Online: 10 de Outubro de 2006, 03:15:49 »
Nenhuma.

Há alguma explicação do porquê de existirem esses dois tipos de votos?

Alguém saberia me informar se em alguma época os votos em brancos iriam pra quem estivesse vencendo?

Essa informação de que tantos votos anulam a eleição, existiram ou não?

PS: Eu sei, mais ou menos, sobre a questão do voto nulo (de chegar a anular uma eleição, caso haja fraude), mas, disseram-me que antigamente isso existia, e por isso, estou tirando todas as dúvidas. Também sobre os votos em branco irem pra que está vencendo. Disseram-me, também, que antigamente iriam pra quem estava vencendo. Pelo que eu sei, tantos os votos em brancos como os nulos, acaba favorecendo o primeiro colocado porque diminui a o total de votos válidos. 
« Última modificação: 10 de Outubro de 2006, 03:18:06 por Moisés »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 10 de Outubro de 2006, 03:39:45 »
Há alguma explicação do porquê de existirem esses dois tipos de votos?
Porque eram formas possíveis desde o tempo em que se votava em cédulas de papel. Você podia deixar a cédula em branco ou escrever qualquer nome inválido nela.
Alguém saberia me informar se em alguma época os votos em brancos iriam pra quem estivesse vencendo?

Essa informação de que tantos votos anulam a eleição, existiram ou não?

PS: Eu sei, mais ou menos, sobre a questão do voto nulo (de chegar a anular uma eleição, caso haja fraude), mas, disseram-me que antigamente isso existia, e por isso, estou tirando todas as dúvidas. Também sobre os votos em branco irem pra que está vencendo. Disseram-me, também, que antigamente iriam pra quem estava vencendo. Pelo que eu sei, tantos os votos em brancos como os nulos, acaba favorecendo o primeiro colocado porque diminui a o total de votos válidos. 
Até 97 a lei eleitoral dizia que o voto em branco (ao contrário do nulo) entrava no cálculo do quociente eleitoral. Apenas isto, não existe esta história de ir para quem estava vencendo (a não ser na imaginação popular).
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #80 Online: 10 de Outubro de 2006, 03:51:09 »
Até 97 a lei eleitoral dizia que o voto em branco (ao contrário do nulo) entrava no cálculo do quociente eleitoral. Apenas isto, não existe esta história de ir para quem estava vencendo (a não ser na imaginação popular).

Valia como voto válido...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!