Autor Tópico: "Estudando a Bíblia"  (Lida 12651 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
"Estudando a Bíblia"
« Online: 11 de Outubro de 2006, 13:40:23 »
Para os crentes e ex-crentes de plantão: muitas vezes ouço falar de alguma pessoa religiosa que diz estar "estudando a Bíblia". Vejo também grupos de "Estudos Bíblicos". Essas pessoas parecem levar sua religião a sério e parecem também ser sinceras quando dizem estar estudando. O motivo de tantas aspas é que, pelo menos no meu caso, foi o próprio fato de eu ter resolvido ler a Bíblia (em vez de simplesmente ouvir o que padres & freiras diziam) que me colocou no caminho que enventualmente levou ao ateísmo. Hoje em dia não consigo imaginar alguem que resolva ler seriamente aqueles livros e que não acabe se convencendo da tolice desse credo (claro, existem frases bonitas e boas recomendações na Bíblia, mas isso pode ser dito de quase todo livro).
Então: para vocês, o que significa(va) "estudar a Bíblia"?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Marcell

• Visitante
Re: "Estudando a Bíblia"
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2006, 14:05:36 »
A leitura de muitas partes da bíblia me levou a abandonar o catolicismo. Mas como já disse alguém, ela é um livro como outro qualquer, do qual se pode interpretar contra ou a favor a qualquer coisa.
Pelo menos pode-se extrair alguns dados históricos e também costumes de epoca.
Na essencia, eu a comparo às profecias de Nostradamus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2006, 14:25:08 »
A minha impressão é que não há muito consenso de interpretação da Bíblia; tenho notícia de grupos que chegam inclusive a dizer que ela prova que os brancos são uma raça inferior.  Na prática os grupos de estudo da Bíblia são uma oportunidade de se sentir parte de um grupo e de interpretar como se prefira.

Até porque não há tanta unidade de mensagem no livro mesmo.  Nem seria de se esperar que tivesse, dada a sua história.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2006, 15:54:57 »
Entendo. Só que o que eu queria saber é de que forma se dá esse estudo. Minha suspeita é que durante essas reuniões o que ocorre é um "duelo de racionalisações", onde o que está escrito é apenas uma semente para a criação de fantasias coletivas. As racionalizações que discordem dos preconceitos dos membros do grupo são descartadas, enquanto aquelas que os reforçem são aceitas (Hmm... parece seleção natural  :hihi:). Isso, tudo parece envolver uma distorção do que seria um estudo crítico verdadeiro, onde as idéias do texto fossem colocadas no seu contexto histórico e cultural.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2006, 18:55:47 »
E pelo que sei é assim mesmo.  Seria interessante ver um grupo que preferisse selecionar conscientemente o que é ou não válido no texto bíblico.

Mas por falar em racionalizações, o mesmo fenômeno que você descreve ocorre, de forma ainda mais intensa, no "estudo" da Doutrina Espírita.  Com a diferença de que a intensidade é tamanha e o texto original tão pobre que os grupos tendem a ser fechados para não se "contaminar" com questionamento alheio.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2006, 18:13:18 »
Acho que seria interessante um crente responder.
Do meu ponto de vista, para estudar a Bíblia é necessário uma leitura activa, começando do primeiro livro até chegar ao último. Para a compreensão dos textos é necessário fazer estudos paralelos, principalmente na contextualização histórica. Não há nada de extraordinário: como é que fazem para estudar a Ilíada?
Mas para os crentes (pelo menos aqueles que conheço) é diferente. Demonstram falta de conhecimento de passagens bíblicas (revelando leitura deficiente) e de História, cingindo principalmente em pormenores ou em generalidades de conhecimento popular.

Já tive uma experiência com Testemunhas de Jeová. Aceitei receber revistas gratuitamente, sem compromissos. A determinada altura, partindo de uma pergunta que fiz (o que achavam ser o Inferno), entraram em casa (o Testemunha com um seu par com idade próxima da minha) para um estudo (sem me dar conta), e terminou com um "to be continued". Desde o início informei-o de que era agnóstico, e repeti esse facto várias vezes, mas ele sempre mostrou implicitamente que tinha esperanças de me converter. Disse-me que não fazia mal ser agnóstico (como se fosse uma doença curável), e não teve qualquer problema, logo de seguida, em fazer crítica a ateus para comparação: são todos orgulhosos, egoístas, consideram-se deuses, blah, blah, blah.
De qualquer modo, para além das revistas, a Testemunha (que não menciono o nome) ofereceu-me livros, uma Bíblia e um CD. Se houver alguma Testemunha de Jeová que queira entrar num debate comigo, farei com muito gosto. Talvez sintam-se ofendidas com o que digam, e com que eu venha a dizer, no entanto a intenção, pelo menos a minha, não é maltratá-las. Mas acho que será muito difícil alguma ter a coragem de fazer um debate pelas razões que serão mostradas a seguir.

Despertai! 22 Abril 2002, p. 11
Para isso, sugerimos que faça um estudo sistemático da Bíblia, examinando as respostas que ela fornece às perguntas levantadas no início deste artigo. Cerca de seis milhões de Testemunhas de Jeová em 235 fizeram tal estudo. Eles dedicam voluntariamente o seu tempo para divulgar o que aprenderam. O curso bíblico gratuito que oferecem em domicílio tem ajudado milhões a encontrar a fé que transcende modismos e preferências.

Comparem a primeira frase com a última. Quer dizer que o estudo não é apenas uma análise, é uma aceitação. Para isso são usados filtros ("alimento", na sua nomenclatura) para dirigir o estudante para as interpretações desejadas. Como estava a ler a Bíblia independentemente, a Testemunha de que falei certa vez perguntou-me, sobre um livro para estudo, algo como "O que é mais prático: fazer a sua 'pizza' ou comprar? Lembre-se: eu disse 'o mais prático'." O que ela não sabia é que eu comia "pizzas" em casa, feitas pela minha mãe.
Eis o que é dito no livro "Raciocínios à base das Escrituras" sobre a Filosofia (p. 175):
Interpretam mal o que aprendem e fazem uso errado dos fatos que colhem. A desconsideração da crença em Deus destrói a chave do conhecimento exato e torna impossível uma linha de pensamento verdadeiramente coerente.

No livro "A Vida -- Qual a sua origem? A evolução ou a criação?" na página 70 há uma citação do livro "Cosmos". Está escrito:
Os fatos básicos básicos dos fósseis apóiam a criação e não a evolução. O astrônomo Carl Sagan reconhece, candidamente, em seu livro Cosmos: "As evidências fósseis podem ser consistentes com a idéia de um Grande Projetista.
Acontece que eu tenho um livro "Cosmos" de Carl Sagan, e lá está escrito:
As provas dos registos fósseis podiam ser coerentes com a ideia de um Grande Arquitecto; talvez algumas espécies tenham sido destruídas quando desagradaram ao Arquitecto e novas experiências tenham sido tentadas, num aperfeiçoamento dos planos.  Mas esta noção é um pouco desconcertante. Todas as plantas e animais são verdadeiras maravilhas; não poderia um arquitecto infinitamente competente tê-los feito assim desde o princípio? O registo fóssil revela tentativa e erro, incapacidade de prever o futuro, tudo características que não dizem com um Grande Arquitecto eficiente (embora possam condizer com um arquitecto de temperamento main inacessível e tortuoso).
Quem são os que fazem "uso errado dos factos que colhem"? É o meu livro que está errado porque aquilo que está escrito não "reconhece, candidamente," que "os factos básicos básicos dos fósseis apoiam a criação e não a evolução"? O pior é que a WatchTower desincentiva a verificar os factos na fonte. As Testemunhas de Jeová não podem ler o "Cosmos"! Só podem ter acesso a um filtro, ao "alimento espiritual", para conhecimentos externos.

A Sentinela, 1 de Setembro de 2004, p. 18:
Portanto, confrontados por aqueles que expressam idéias apóstatas, queremos fazer o que a Palavra de Deus diz: "Que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis (Romanos 16:17; Tito 3:10)"
na página 17:
Assim, quanto mais estudamos a Bíblia, mais nos familiarizamos com a sua voz de Deus. Esse conhecimento íntimo, por sua vez, nos habilita a descobrir logo a voz de estranhos. -- Gálatas 1:8
no final do parágrafo seguinte:
Obedecer a voz de Jeová significa obedecer à voz de Jesus, porque o próprio Jeová nos mandou fazer isso. (Mateus 17:5) O que Jesus, o Pastor Excelente, diz que devemos fazer? Ele nos ensina a fazer discípulos e a confiar no "escravo fiel e discreto" (Mateus 24:45; 28:18-20) Obedeceremos à voz dele significa que teremos vida eterna. -- Atos 3:23
Se todos optassem por fazer o mesmo às Testemunhas de Jeová, já não haveria crentes novos. Eu só conheço as suas crenças porque aceitei ouvir uma "voz de estranhos". Raciocinem, examinem sobre o assunto.

Despertai! Abril de 2006, p. 19:
Para ter uma boa amizade com alguém, você precisa ter os mesmos valores e objetivos dele. Isso é completamente impossível se a pessoa não segue as mesmas crenças e os mesmos padrões baseados na Bíblia que você. Pôr-se num jugo desigual com um colega descrente provavelmente levará você a se envolver em práticas erradas ou a estragar seus hábitos úteis.
Com o mesmo propósito do caso anterior: isolar. Sou ateu: alguma Testemunha de Jeová pode ser minha amiga? Podemos discutir sobre a Bíblia e outros assuntos? Eu não me oponho.

A Sentinela, 15 de Julho de 2005, p. 22:
Não devemos desconsiderar os conselhos daqueles que têm qualificações espirituais, incluindo os anciãos cristãos.
Devemos ser gratos visto que, por meio dessa ajuda, podemos ser reajustados!
na p. 23
Damos evidências de maturidade quando treinamos nossas faculdades perceptivas. Assim como um atleta precisa exercitar os músculos usando-os repetidas vezes antes de alcançar a excelência técnica, o cristão precisa treinar suas faculdades perceptivas por aplicar os princípios bíblicos.
Antes de treinarmos nossas faculdades perceptivas, precisamos adquirir conhecimento. Para isso, é essencial sermos aplicados no estudo pessoal.

Muitas vezes usa-se expressões como "acatar", "obedecer", etc. Isso é algum estudo? O que é o estudo pessoal, se não pode ser independente? Todo o estudo da Bíblia é dependente da literatura da WatchTower! E nunca pensaram que pessoas de outras crenças não falam com Testemunhas de Jeová pelas mesmas razões, ou são autistas?

Despertai! 22 de Abril de 2002, p. 20:
Não sabendo o que dizer, mamãe respondeu: "Meu filho, é pecado ficar questionando essas coisas." Pecado ou não, eu queria respostas às minhas perguntas.
Questionem, questionem! Mas na verdade vos digo: pensem. Tenham espírito crítico. Ninguém pode estar salvo de ser posto em causa. Examinem, mas não um arsenal limitado para guerra teocrática. Eu não estou numa guerra, estou em paz. Examinem as fontes, libertem-se, tenham vontade! Estudem de verdade! Não é pecado questionar seja o for!

Mas também tenho consciência daquilo que está escrito n'"A Sentinela" de 15 de Fevereiro de 2005, na página 20 (último parágrafo):
Não importa quanto você esteja determinado, nunca vai conseguir convencer pessoas que não querem se deixar convencer.
Já apresentei argumentos a uma Testemunha de Jeová contrários a doutrinas do "escravo fiel e discreto", e depois de algumas justificações que mostraram ser inválidas só pôde dizer que não sou espiritual, que sou orgulhoso, que não estou no caminho certo... falando sobre mim, mas não nos argumentos em si. Isto eu chamo mente fechada: ele nem pode convencer-se daquilo pensa, traindo as ideias do Partido único, o "reino da WatchTower" que faz "treinar suas faculdades perceptivas" -- é o crimedeter.

Eu estou sinceramente disposto a discutir sobre qualquer assunto com Testemunhas de Jeová, Evangélicos, Mórmons, seja quem forem, mas como podem verificar existe um problemas: elas não podem falar, nem sequer podem realmente estudar a Bíblia. Para eles somos enganadores, estamos sempre a difamá-los, a maltratá-los. A crítica não é falta de tolerância, não é maltratar. Critiquem-me, argumentem contra o que eu digo: muitos cépticos e ateus são assim, mesmo uns aos outros e é assim que podemos aprender. A estudar.

Espero que ninguém fique só por ofendido, que não há qualquer motivos para isso. Só estou a testemunhar.

Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2006, 08:56:32 »
Eu freqüentava a Escola Dominical da Igreja Luterana e depois a Escola Sabatina da Adventista quanto rapaz. Havia divergências doutrinárias, como vocês sabem, mas o que me chamou a atenção é que ninguém ali - nem instrutores, nem pastores, nem alunos - estavam interessados em real discussão. Éramos todos guiados a aceitar tal e qual interpretação e qualquer "questionamento" era visto como um desvio da fé.

Em última instância acredito que esse costume, já presente nos grupos de estudo judaicos, tenha sido muito reforçado pelas Epístolas de Paulo, nas quais ele não desperdiça oportunidade de rechaçar o ceticismo e encorajar a fé cega.

Me afastei das igrejas por um longo tempo, mas mantinha a velha simpatia pela Igreja como que por inércia. Não foi senão mais tarde, quando comecei a questionar seriamente a diatribe cristã da salvação pela Graça ou pelas obras que rompi em definitivo com todos os aspectos do Protestantismo.

Nesse ponto eu posso dizer que participar de estudos bíblicos me ajudou. Pude conhecer a maneira como os crentes raciocinam e de onde eles partem. Também fizeram de mim um cético eficiente (embora com um head start mais atrasado!)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2006, 09:55:24 »
O motivo de tantas aspas é que, pelo menos no meu caso, foi o próprio fato de eu ter resolvido ler a Bíblia (em vez de simplesmente ouvir o que padres & freiras diziam) que me colocou no caminho que enventualmente levou ao ateísmo.
Isso me lembrou:

"Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos"

Hoje em dia não consigo imaginar alguem que resolva ler seriamente aqueles livros e que não acabe se convencendo da tolice desse credo
Isso é fácil de explicar... !MEDO!

Não é o próprio Deus desse livre que diz “temam-me”.  :susto:

Já pensou se Satanás não existisse... aí cabô... :o

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2006, 09:59:07 »
Nesse ponto eu posso dizer que participar de estudos bíblicos me ajudou. Pude conhecer a maneira como os crentes raciocinam e de onde eles partem. Também fizeram de mim um cético eficiente (embora com um head start mais atrasado!)
  Acho que é óptimo ter experiências com diferentes crentes e crenças, desde que não seja "arrastado". Estudos bíblicos, reuniões, literatura e convívio fizeram-me ter uma visão diferente sobre as religiões, as pessoas e a vida.
 Mas como nunca fui um crente (pelo menos fervoroso, sem um toque céptico) por isso não entendo os mecanismos para a mentalidade de certos crentes. Gostava de discutir o assunto com um crente, para podermos compreender-nos melhor.

E é como eu digo: é difícil realmente estudar a Bíblia num mundo fechado, independentemente de ser ateu ou teísta.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2006, 10:17:45 »
Mas como nunca fui um crente (pelo menos fervoroso, sem um toque céptico) por isso não entendo os mecanismos para a mentalidade de certos crentes. Gostava de discutir o assunto com um crente, para podermos compreender-nos melhor.

Suspeito que tenha a ver com as exortações de Paulo. Veja a primeira epístola aos Coríntios, capítulo 2, por exemplo:

4 - A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,

5 - para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

6 - Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;

7 - mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;

8 - a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Os crentes, portanto, não devem dar ouvidos à sabedoria do mundo, que os desvia; mas buscar Deus através da Fé.

Em outro tópico questionei o porque dos criacionistas se esforçarem em buscar argumentos no mundo natural para apoiar suas idéias apesar das evidências numerosas em contrário. Parece-me que não escutaram as palavras de Paulo...

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2006, 14:03:19 »
Em outro tópico questionei o porque dos criacionistas se esforçarem em buscar argumentos no mundo natural para apoiar suas idéias apesar das evidências numerosas em contrário. Parece-me que não escutaram as palavras de Paulo...

Olá Dbohr.
"O livro de Mórmon" mostra alguns textos bastantes sugestivos.
Alma 32:20, 23
Fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que não se vêem e que são verdadeiras.
---
(...) muitas vêzes se comunicam palavras às crianças, que confundem o sábio e o instruído.

2 Néfi 30:10
Portanto, porque tendes uma Bíblia, não deveis supor que ela contém tôdas as minhas palavras; nem deveis supor que eu não fiz com que se escrevesse mais.
Então fico confuso para saber quem são os falsos profetas, como distinguir o verdadeiro do falso. É seguindo as palavras de uma pessoa que me dirige dizendo que tem a Verdade. Já vi muitos de crenças diferentes a fazê-lo e a criticarem os outros, como estando enganados.

O problema não é tão simples, e isso é um motivo de fascínio. Existem muitos conselhos sensatos feitos pela literatura religiosa. Mostro-vos alguns das Testemunhas de Jeová:
"Raciocínios à base das Escrituras", 1983 p. 7 (2º par.):
Mas, será que são pessoas razoáveis, dispostos a ouvir outro ponto de vista?

"Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra", 1989 par. 20 (p. 32):
Qual deve ser sua reação caso se lhe apresente prova daquilo em que crê é errado?

"A Vida -- Qual a sua origem? A evolução ou a criação?", 1985 par. 9 (p. 9):
Ao ponderar as questões relacionadas com a origem da vida, muitos se deixam levar pela opinião popular, ou pela emoção. De modo a evitar isto, e chegar a conclusões acertadas, precisamos considerar a evidência com mente aberta.

"Despertai !", 8 de Novembro de 2003, p. 27:
Na maioria das vezes, no entanto, os cristãos não enfrentam uma oposição ferrenha das pessoas a quem amam. Seus parentes apenas não compartilham o mesmo entendimento dos ensinos bíblicos.
Devemos nos lembrar de que muitas pessoas antes indiferentes e que até se opunham às verdades blicas mudaram de idéias.

"A Sentinela", 15 de Julho de 2005, p. 19:
Deve ouvir cabalmente e reunir os fatos de todos os lados para que seus conselhos não sejam infundados ou unilaterais. -- Provérbios 18:13; 29:20

"Despertai!", 22 de Julho de 2005, p. 17:
Por meio de pesquisa, observação e matemática, Copérnico derrubou conceitos religiosos e científicos errados que estavam entrincheirados. Na mente dos homens, ele também "parou o Sol e moveu a Terra".

"Despertai!", 22 de Abril de 2002, p. 8:
Para responder a essas perguntas, convém primeiro analisar se esse tipo de religião passa pelo escrutínio da "faculdade de raciocínio" -- um dos maiores dons de que fomos dotados. -- Romanos 12:1
A lógica faz com que rejeitemos o que é contraditório.
Além disso, a faculdade de raciocínio faz com que rejeitemos conceitos vagos e nebulosos, que não têm base.

No entanto não seguem os seus próprios conselhos. Ou pensam que servem apenas para os outros. É uma maneira de pensar e agir estranha para mim. Talvez esteja relacionado com qualquer área do encéfalo que nos impede de ver o outro ponto de vista (e talvez aconteça a mim, sem saber, mas penso que não seja desse modo).
Já fiz menção a Provérbios 18:13 a uma Testemunha de Jeová, que achou um excelente conselho. Mas quando eu expus os meus argumentos, tive de lembrar o tal versículo, pois parecia que só servia para mim. Acho que compreendeu o meu lado dos argumentos e talvez tenha ele próprio achado válidos e melhores que os dele (ou dos líderes). Ele ficava pálido, pávido a olhar para mim, antes de recompor e dizer (estou a parafrasear): "não és espiritual", "tens de ter cuidado com o orgulho", "deves ir às reuniões", "houve, eu tive um derrame cerebral num acidente e não me posso esforçar muito". Chegou uma altura em que ele simplesmente desistiu de mim, e nunca mais o vi.

"Revelação -- Seu Grandioso Clímax Está Próximo!",  p. 105 (na caixa):
Foi em 606 AC que terminou o reino de Deus, que se removeu o diadema e toda a terra foi entregue aos gentios, 2.520 anos contados desde 606 terminarão em AD 1914." *
nota:
* Providencialmente, esses Estudantes da Bíblia não se haviam dado conta de que não existe ano zero entre "AC" e "EC" (ou "AD"). Mais tarde, quando uma pesquisa feita tornou necessário ajustar 606 AC para 607 AEC, eliminou-se também o ano zero, de modo que ainda valia a predição de "AD 1914".

"Despertai!", 22 de Julho de 2005, p. 14:
O teólogo alemão Martinho Lutero lamentou: "Esse louco quer inverter toda a ciência da astronomia".
(nota: mas não continuam: "Mas a Sagrada Escritura diz-nos que Josué ordenou que fosse o Sol a não ter movimento e não a Terra". Podem conferir no "Wikiquote", e em vários livros com História de Astronomia e Matemática, como o "Cosmos")

"A Sentinela", 15 de Julho de 2003, p. 19:
Se a expressão "o homem de raciocínios" se refere a um maquinador maldoso, não é difícil entender por que é odiado. Mas não é verdade também que uma pessoa de discernimento pode ser odiada por aqueles que não têm essa qualidade? Por exemplo, aqueles que usam suas faculdades mentais e decidem 'não fazer parte do mundo' são odiados pelo mundo. (João 15:19) Jovens cristãos que, usando seu raciocínio, resistem à nociva pressão de colegas para evitar o mau comportamento, são ridicularizados. Na verdade, o mundo, que jaz no poder de Satanás, o Diabo, odeia os adoradores verdadeiros. -- 1 João 5:19.

Mas muitas vezes apelam pelas entidades do 'mundo' para resolver os seus problemas. Eis um exemplo quando houve o desastre com o furacão Katrina:
Despertai!, Junho 2006, p. 16:
Pediram à Cruz Vermelha que desse o seguinte anúncio pelos alto-falantes do estádio: "Todas as Testemunhas de Jeová batizadas dirijam-se à rampa de acesso do lado leste no andar férreo."

Os livros citados foram escolhidos sabendo que tinham a informação desejada, e encontro-a com uma certa facilidade porque sublinho expressões (como faço nos 'posts' com 'negrito'), ponho símbolos ao lado de frases que acho importantes e faço anotações nas margens (são uns truques dos informáticos). As revistas foram escolhidas ao acaso e procurei por informação relevante.

Desculpem-me por escrever textos extensos e colocar imensas citações num mesmo 'post'. Gosto que compreendem o melhor possível os meus argumentos e, do mesmo modo que gosto de aprender, também gosto de dar informação para que possam aprender, ou estudar. Para a próxima semana começo a trabalhar no meu primeiro emprego (programador informático) e não vou ter a mesma disponibilidade para escrever tanto. Se calhar para alguns, que me acharem o chato, seja o melhor.  :)

Abraços a todos.
Pedro Amaral Couto

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2006, 17:15:03 »
Não incomoda não :-)

Enfim, o que adicionar ao seu argumento? Apenas um lamento, talvez: que os crentes são orientados pelos pastores a praticar uma espécia de "duplipensar", como descreveria George Orwell.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:12:18 »
Em poucas palavras: na minha época de crente, 'estudar a bíblia' é fazer a leitura sistemática de acordo com os ensinamentos e interpretações da denominação religiosa a que se pertence. O resultado imediato disso, na maioria das pessoas é a crença mais aprofundada na fé que já se tem.

Hoje, vejo isso como 'um aprofundamento da lavagem cerebral' promovida pelas religiões cristãs.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2006, 05:19:16 »
Engraçado... pelo que vejo, não fui só eu que fiquei com nojo do que li na Bíblia e por isso resolvi largar o cristianismo. Gostaria de saber como os crentes "estudam" passagens, se eles confrontam 2Reis 2:24 com a idéia do deus bonzinho deles (contexto: 42 crianças sendo mortas por chamarem um careca de careca), ou se comparam as genealogias de Lucas 3 e Mateus 1.

Hoje, vejo isso como 'um aprofundamento da lavagem cerebral' promovida pelas religiões cristãs.
.
Pode até ser, mas o papel que acho mais importante, pra manutenção da crença, é se armar de falácias antes que cheguem as perguntas. No final das contas, acho que "estudo" bíblico é só uma forma dos crentes se prevenirem e arrumarem meia dúzia de respostas esfarrapadas.
Latebra optima insania est.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2006, 09:11:55 »
Que nada. A maioria (dos fiéis) não está preocupada em 'dar respostas' e acho que nem sabem o que é uma 'falácia'. Todas as histórias bíblicas são REAIS para eles. Essa passagem do 2º livro dos Reis, é vista como a 'manifestação do poder de deus' e da 'autoridade de seus profetas'. Como dizem: "Ai daqueles que se levantam contra a obra do senhor"... Não lêem a bíblia com senso crítico. A lêem com paixão, reverência e fé, já que duvidar dela é 'pecado'.

Assim, simplesmente ignoram os absurdos bíblicos e assim só vêem o que querem (daí o famoso 'deus é amor'). Os massacres promovidos pelos hebreus são vistos como 'justos', pois os cananeus, na figura dos heteus, amorreus, jebuseus e cia. era povos 'idólatras' e como tal, não se fazia mal em exterminá-los.

Argumento são inúteis, pois antes de pensar, eles acreditam na coisa toda...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2006, 15:34:20 »
Não é por não saber que a coisa se chama falácia que eles não se entupam delas... rsrsrs. Mas falo mais de pastores e dos "pastores TJ", como os que vieram no portão da minha casa e ficaram enrolando, enrolando e não responderam porcaria nenhuma. Daí tentavam me mostrar alguma passagem bonitinha e ficavam bravos quando eu lembrava das nojentas. Sem contar: falácia depois de falácia, como "a ciência ainda não provou que deus não existe".
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2006, 16:03:41 »
TJs... TJs...

Quando tinha uns 16 anos veio uma TJ na minha casa. Começamos a conversar, então fiz as seguintes perguntas:

-Deus sabe tudo?
-Claro que sim.
-Então por que testou Adão e Eva?

Aí ela se calou, mas disse que iria trazer uma pessoa mais esclarecida para me responder. (Olha aí! Para uma criança de 16 anos.... "pessoa mais esclarecida"...)

No outro dia ela veio com um cara bem aparentado e esse disse que Deus não sabe o que acontece individualmente com cada ser humano e sim o que acontece a toda uma humanidade e não somente um.

Não agüentei e a conversa cessou aí.

Mas bem que eu poderia ter dito:

-E quem era a total humanidade naquela época?

He,he...

Claro que hoje eu uso da História e da lógica para debater, mas só com aqueles que me levam a sério, é claro. Quando vejo que é só papo-furado, então eu fuléro mêrmo!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2006, 16:18:54 »
Pensando melhor, acho que na verdade existem dois tipos de "estudo" religioso. Os, digamos, "estudos de alto nível" e o "estudo de baixo nível". O de alto nível seria a reinterpretação do texto sagrado para se adequar às mudanças no mundo (o teólogo se pergunta: "o que a Bíblia pode dizer sobre a clonagem?" etc.) e geralmente é feito por religiosos que conhecem bem os textos sagrados. Eles apenas martelam, amassam e entortam o texto sagrado até ele casar com os preconceitos deles (ou simplesmente aceitam o texto tal como ele é, como os pastores dos estados confederados do Sul dos EUA que usavam a Bíblia pra defender a escravidão). Isso é mais fácil de ver entre os judeus, onde os rabinos passam a vida inteira a interpretar o Talmud e a Torá.

O estudo de baixo nível seria simplesmente uma indoutrinação: os teólogos decidem qual a intepretação canônica, agora é só uma questão de escolher os textos, martelar na cabeça dos crentes e sufocar qualquer idéia que cheire a desvio do dogma.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2006, 16:43:14 »
E assim as palavras sagradas "imutáveis" se modificam de acordo com a época...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Março de 2007, 11:59:02 »
Para os crentes e ex-crentes de plantão: muitas vezes ouço falar de alguma pessoa religiosa que diz estar "estudando a Bíblia". Vejo também grupos de "Estudos Bíblicos". Essas pessoas parecem levar sua religião a sério e parecem também ser sinceras quando dizem estar estudando. O motivo de tantas aspas é que, pelo menos no meu caso, foi o próprio fato de eu ter resolvido ler a Bíblia (em vez de simplesmente ouvir o que padres & freiras diziam) que me colocou no caminho que enventualmente levou ao ateísmo. Hoje em dia não consigo imaginar alguem que resolva ler seriamente aqueles livros e que não acabe se convencendo da tolice desse credo (claro, existem frases bonitas e boas recomendações na Bíblia, mas isso pode ser dito de quase todo livro).
Eu reconheço que o ser humano em virtude de sua natureza material, muitos não estão preparado para estudar a bíblia. As pessoas que se julgam mais inteligêntes e querem ser líderes espirituais, muitas das vezes acabam no ateísmo devido não entender os escritos sagrados. Trazer uma interpretação da escrita primitiva e compara-lo aos nossos dias atuais é nos enganar a nós mesmos.
Por exemplo: Deus não se cansa, mas está escrito que Deus descansou quando terminou sua obra da criação do mundo.
Outros bastantes textos são escritos de uma forma que as vezes traduzimos ser infantis, mas a cultura da escrita na época nunca vai se comparar a nossa atual. É preciso fazer uma codificação das palavras no sentido sempre de acreditar, pois se a bíblia é a palavra de Deus eu nunca poderia afirmar que Deus se cansou. Codificando esta mensagem eu poderia afirmar que Deus parou para refletir toda a abra de sua criação. Assim é toda escritura sagrada escrita no hebraico.
A verdade é que aqueles que acreditam sem querer examinar as escrituras podem estar certos de que se Deus existe para eles nunca serão enganados, pois a fé exercida pelos fiéis neutraliza qualquer escritura. O importante para os cristãos não é entender os escritos e sim acreditar no poder de Deus pela fé.
Os céticos possem milhões de perguntas que o levaram ao ateísmo e eu também poderia ser um deles.
Confesso que resolvi fechar minha inteligência material e abraçar uma fé que é ignorada por muitos céticos.
Sou feliz assim, acho bonito quem pratica o bem, não sirvo a Deus por mêdo e tenho uma forte razão para tudo isto:
Para que Deus me criou?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 04 de Março de 2007, 12:06:01 »
Ou seja, a Bíblia está escrita em linguagem poética a não ser quando está sendo literal, certo? Então o problema se reduz a descobrir qual passagem é literal e qual é poética.

Boa sorte...
« Última modificação: 04 de Março de 2007, 12:08:05 por Dbohr »

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #21 Online: 04 de Março de 2007, 13:24:50 »
 A minha modéstia diz que se não forem espirituais como eu, nunca conseguirão entender a Bíblia. A interpretação certa não pode ser analisada e identificada de modo objectivo, porque ela está dentro de mim, e eu SEI o que Deus quis dizer, independentemente dos escritores primitivos e da interpretração dos povos conterrâneos. As ideias dos Babilónios, Egípcios, etc. podem parecer muito semelhantes à da Bíblia, mas temos de interpretá-la à luz dos tempos modernos.

Por exemplo, a Bíblia diz diversas vezes que Deus arrependeu-se, como no momento que decidiu provocar o dilúvio, mas não é para entendermos como tal. Deus nunca se arrepende, e na Bíblia diz que sim para os crentes tornarem-se mais fortes no estudo, e confundir os materialistas ateu maus, que não entendem os segredos de Deus. Nós sabemos que Deus não se arrepende, por isso quando há algo que APARENTEMENTE indique o contrário, sabemos que é apenas uma ilustração, uma simples metáfora para os simples de espírito, que por mais inteligentes noutras áreas e grandes feitos, não entendem os MISTÉRIOS divinos.

Os outros livros ditos sagrados são falsos, há imensos falsos profetas e muitos demónios à espreita para enganar.  Como saber qual a Verdade? Simples, visitem a minha Igreja e vamos ensinar-vos com um estudo da Bíblia, e estarão treinados para terem perspicácia.

Amén (assim seja … não porque eu assim queira, mas porque Deus quer… eu sou apenas um simples mensageiro deste magnífico post inspirado… se não acreditam, são incrédulos e precisam de se salvar com o meu estudo bíblico)!

:stunned:
« Última modificação: 04 de Março de 2007, 18:53:23 por pedroac »
Pedro Amaral Couto

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Março de 2007, 18:31:10 »

Eu acho uma ótima fonte de renda: inesgotável, isenta de carga tributária...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Março de 2007, 11:15:27 »

Por exemplo, a Bíblia diz diversas vezes que Deus arrependeu-se, como no momento que decidiu provocar o dilúvio, mas não é para entendermos como tal. Deus nunca se arrepende, e na Bíblia diz que sim para os crentes tornarem-se mais fortes no estudo, e confundir os materialistas ateu maus, que não entendem os segredos de Deus. Nós sabemos que Deus não se arrepende, por isso quando há algo que APARENTEMENTE indique o contrário, sabemos que é apenas uma ilustração, uma simples metáfora para os simples de espírito, que por mais inteligentes noutras áreas e grandes feitos, não entendem os MISTÉRIOS divinos.
Esta escrito:Gênesis 6:7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
Outra mensagem que precisa ser codificada. Deus se arrepende? Claro que não.
Interpreto como se Deus estivesse profundamente magoado com as atitudes humanas o que levou a sentir uma profunda tristeza pela falta amor ao próximo. Notem na lingua inglesa uma mesma palavra produz vários sentidos.
Mas Deus não já sabia disto? Sim sabia, mas o tempo do primeiro mundo havia terminado. Foram 2000 anos sem a presença de Deus. Não tinham as leis e cada um fez o que deu na telha. Veja o que aconteceu com os anti-diluvianos?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Março de 2007, 11:21:03 »
Ou seja, a Bíblia está escrita em linguagem poética a não ser quando está sendo literal, certo? Então o problema se reduz a descobrir qual passagem é literal e qual é poética.
É a cultura do hebraico.
Até hoje existes pessoas na cidade que tem costumes das suas origens.
Exemplo: Quando perguntamos o que tem para refeiçao e a pessoa responde: Ovo.
Quando a refeição chega na mesa vem com arroz, feijão, farinha e ovo.
O costume primitivo deste povo só considera a alimentação os alimentos que são adicionados ao arroz e feijão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!