Então: para vocês, o que significa(va) "estudar a Bíblia"?
Acho que seria interessante
um crente responder.
Do meu ponto de vista, para estudar a Bíblia é necessário uma
leitura activa, começando do primeiro livro até chegar ao último. Para a compreensão dos textos é necessário fazer estudos paralelos, principalmente na contextualização histórica. Não há nada de extraordinário: como é que fazem para estudar a Ilíada?
Mas para os crentes (pelo menos aqueles que conheço) é diferente. Demonstram falta de conhecimento de passagens bíblicas (revelando leitura deficiente) e de História, cingindo principalmente em pormenores ou em generalidades de conhecimento popular.
Já tive uma experiência com
Testemunhas de Jeová. Aceitei receber revistas gratuitamente,
sem compromissos. A determinada altura, partindo de uma pergunta que fiz (o que achavam ser o Inferno), entraram em casa (o Testemunha com um seu par com idade próxima da minha) para um
estudo (sem me dar conta), e terminou com um "to be continued". Desde o início informei-o de que
era agnóstico, e repeti esse facto várias vezes, mas ele sempre mostrou implicitamente que tinha esperanças de me converter. Disse-me que não fazia mal ser agnóstico (como se fosse uma doença curável), e não teve qualquer problema, logo de seguida, em fazer
crítica a ateus para comparação: são todos orgulhosos, egoístas, consideram-se deuses, blah, blah, blah.
De qualquer modo, para além das revistas, a Testemunha (que não menciono o nome) ofereceu-me livros, uma Bíblia e um CD. Se houver alguma T
estemunha de Jeová que queira entrar num debate comigo, farei com muito gosto. Talvez sintam-se ofendidas com o que digam, e com que eu venha a dizer, no entanto a intenção, pelo menos a minha, não é maltratá-las. Mas acho que será muito difícil alguma ter a coragem de fazer um debate pelas razões que serão mostradas a seguir.
Despertai! 22 Abril 2002, p. 11
Para isso, sugerimos que faça um estudo sistemático da Bíblia, examinando as respostas que ela fornece às perguntas levantadas no início deste artigo. Cerca de seis milhões de Testemunhas de Jeová em 235 fizeram tal estudo. Eles dedicam voluntariamente o seu tempo para divulgar o que aprenderam. O curso bíblico gratuito que oferecem em domicílio tem ajudado milhões a encontrar a fé que transcende modismos e preferências.
Comparem a primeira frase com a última. Quer dizer que o estudo não é apenas uma
análise, é uma
aceitação. Para isso são usados filtros ("alimento", na sua nomenclatura) para dirigir o estudante para as
interpretações desejadas. Como estava a ler a Bíblia
independentemente, a Testemunha de que falei certa vez perguntou-me, sobre um livro para estudo, algo como "
O que é mais prático: fazer a sua 'pizza' ou comprar? Lembre-se: eu disse 'o mais prático'." O que ela não sabia é que eu comia "pizzas" em casa, feitas pela minha mãe.
Eis o que é dito no livro "Raciocínios à base das Escrituras" sobre a Filosofia (p. 175):
Interpretam mal o que aprendem e fazem uso errado dos fatos que colhem. A desconsideração da crença em Deus destrói a chave do conhecimento exato e torna impossível uma linha de pensamento verdadeiramente coerente.
No livro "A Vida -- Qual a sua origem? A evolução ou a criação?" na página 70 há uma citação do livro "Cosmos". Está escrito:
Os fatos básicos básicos dos fósseis apóiam a criação e não a evolução. O astrônomo Carl Sagan reconhece, candidamente, em seu livro Cosmos: "As evidências fósseis podem ser consistentes com a idéia de um Grande Projetista.
Acontece que
eu tenho um livro "Cosmos" de Carl Sagan, e lá está escrito:
As provas dos registos fósseis podiam ser coerentes com a ideia de um Grande Arquitecto; talvez algumas espécies tenham sido destruídas quando desagradaram ao Arquitecto e novas experiências tenham sido tentadas, num aperfeiçoamento dos planos. Mas esta noção é um pouco desconcertante. Todas as plantas e animais são verdadeiras maravilhas; não poderia um arquitecto infinitamente competente tê-los feito assim desde o princípio? O registo fóssil revela tentativa e erro, incapacidade de prever o futuro, tudo características que não dizem com um Grande Arquitecto eficiente (embora possam condizer com um arquitecto de temperamento main inacessível e tortuoso).
Quem são os que fazem "
uso errado dos factos que colhem"? É o meu livro que está errado porque aquilo que está escrito não "reconhece, candidamente," que "os factos básicos básicos dos fósseis apoiam a criação e não a evolução"? O pior é que a WatchTower desincentiva a
verificar os factos na fonte. As Testemunhas de Jeová não podem ler o "Cosmos"! Só podem ter acesso a um filtro, ao "alimento espiritual", para conhecimentos externos.
A Sentinela, 1 de Setembro de 2004, p. 18:Portanto, confrontados por aqueles que expressam idéias apóstatas, queremos fazer o que a Palavra de Deus diz: "Que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis (Romanos 16:17; Tito 3:10)"
na página 17:
Assim, quanto mais estudamos a Bíblia, mais nos familiarizamos com a sua voz de Deus. Esse conhecimento íntimo, por sua vez, nos habilita a descobrir logo a voz de estranhos. -- Gálatas 1:8
no final do parágrafo seguinte:
Obedecer a voz de Jeová significa obedecer à voz de Jesus, porque o próprio Jeová nos mandou fazer isso. (Mateus 17:5) O que Jesus, o Pastor Excelente, diz que devemos fazer? Ele nos ensina a fazer discípulos e a confiar no "escravo fiel e discreto" (Mateus 24:45; 28:18-20) Obedeceremos à voz dele significa que teremos vida eterna. -- Atos 3:23
Se todos optassem por fazer o mesmo às Testemunhas de Jeová, já não haveria crentes novos. Eu só conheço as suas crenças porque aceitei ouvir uma "
voz de estranhos". Raciocinem, examinem sobre o assunto.
Despertai! Abril de 2006, p. 19:
Para ter uma boa amizade com alguém, você precisa ter os mesmos valores e objetivos dele. Isso é completamente impossível se a pessoa não segue as mesmas crenças e os mesmos padrões baseados na Bíblia que você. Pôr-se num jugo desigual com um colega descrente provavelmente levará você a se envolver em práticas erradas ou a estragar seus hábitos úteis.
Com o mesmo propósito do caso anterior:
isolar. Sou ateu: alguma Testemunha de Jeová pode ser minha amiga? Podemos discutir sobre a Bíblia e outros assuntos? Eu não me oponho.
A Sentinela, 15 de Julho de 2005, p. 22:
Não devemos desconsiderar os conselhos daqueles que têm qualificações espirituais, incluindo os anciãos cristãos.
Devemos ser gratos visto que, por meio dessa ajuda, podemos ser reajustados!
na p. 23
Damos evidências de maturidade quando treinamos nossas faculdades perceptivas. Assim como um atleta precisa exercitar os músculos usando-os repetidas vezes antes de alcançar a excelência técnica, o cristão precisa treinar suas faculdades perceptivas por aplicar os princípios bíblicos.
Antes de treinarmos nossas faculdades perceptivas, precisamos adquirir conhecimento. Para isso, é essencial sermos aplicados no estudo pessoal.
Muitas vezes usa-se expressões como "
acatar", "
obedecer", etc. Isso é algum estudo? O que é o
estudo pessoal, se não pode ser
independente? Todo o estudo da Bíblia é
dependente da literatura da WatchTower! E nunca pensaram que
pessoas de outras crenças não falam com Testemunhas de Jeová pelas mesmas razões, ou são autistas?
Despertai! 22 de Abril de 2002, p. 20:
Não sabendo o que dizer, mamãe respondeu: "Meu filho, é pecado ficar questionando essas coisas." Pecado ou não, eu queria respostas às minhas perguntas.
Questionem, questionem! Mas na verdade vos digo:
pensem. Tenham
espírito crítico. Ninguém pode estar salvo de ser posto em causa. Examinem, mas não um arsenal limitado para
guerra teocrática. Eu não estou numa guerra, estou em paz.
Examinem as fontes, libertem-se, tenham vontade!
Estudem de verdade! Não é pecado questionar seja o for!
Mas também tenho consciência daquilo que está escrito n'"A Sentinela" de 15 de Fevereiro de 2005, na página 20 (último parágrafo):
Não importa quanto você esteja determinado, nunca vai conseguir convencer pessoas que não querem se deixar convencer.
Já apresentei argumentos a uma Testemunha de Jeová contrários a doutrinas do "
escravo fiel e discreto", e depois de algumas justificações que mostraram ser inválidas só pôde dizer que não sou espiritual, que sou orgulhoso, que não estou no caminho certo... falando sobre mim, mas não nos argumentos em si. Isto eu chamo mente fechada:
ele nem pode convencer-se daquilo pensa, traindo as ideias do Partido único, o "reino da WatchTower" que faz "treinar suas faculdades perceptivas" -- é o
crimedeter.
Eu estou sinceramente disposto a discutir sobre qualquer assunto com Testemunhas de Jeová, Evangélicos, Mórmons, seja quem forem, mas como podem verificar existe um problemas: elas não podem falar, nem sequer podem realmente estudar a Bíblia. Para eles somos enganadores, estamos sempre a difamá-los, a maltratá-los. A
crítica não é falta de tolerância, não é maltratar.
Critiquem-me, argumentem contra o que eu digo: muitos cépticos e ateus são assim, mesmo uns aos outros e é assim que podemos aprender. A estudar.
Espero que ninguém fique só por ofendido, que não há qualquer motivos para isso. Só estou a testemunhar.