Autor Tópico: "Estudando a Bíblia"  (Lida 12652 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: "Estudando a Bíblia"
« Resposta #25 Online: 05 de Março de 2007, 11:22:58 »
Eu acho uma ótima fonte de renda: inesgotável, isenta de carga tributária…
A bíblia diz tudo, não?
Cuidado com os falsos profetas.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 05 de Março de 2007, 11:28:26 »
Exemplo: Quando perguntamos o que tem para refeiçao e a pessoa responde: Ovo.
Quando a refeição chega na mesa vem com arroz, feijão, farinha e ovo.
O costume primitivo deste povo só considera a alimentação os alimentos que são adicionados ao arroz e feijão.

(Só para pegar o gancho, deixe-me dizer que aqui na cidade em que eu vivo não é particularmente comum comer farinha).

Você não acaba de ilustrar o motivo por que não se deve procurar a essência do Cristianismo na Bíblia e sim fora dela?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 05 de Março de 2007, 11:29:18 »
A bíblia diz tudo, não?

"Tudo" isso não é, já que os falsos profetas também a usam.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 05 de Março de 2007, 11:33:05 »
Eu acho uma ótima fonte de renda: inesgotável, isenta de carga tributária…
A bíblia diz tudo, não?
Pois é, mas quem decide quais são os verdadeiros? Eu? Você? O Edir Macedo? Se todas as conclusões que se pode tirar da Bíblia ou de qualquer outro livro dito sagrado se baseiam na "inspiração" ou "revelação" pessoal e dependem de interpretação, então podemos concluir também que a Bíblia em sí é desnecessária. Pois ela diz tudo e nada ao mesmo tempo. Se os deuses quisessem e tivessem realmente algo a dizer, teriam feito (ou inspirado) textos claros e inequívocos, e não o monte de analogias e tolices que somos obrigados a ouvir dos crentes. O Gênesis diria: o Universo tem 13 bilhões de anos e está se expandindo desde sua origem, a maioria das doenças são causadas por animais minúsculos que se reproduzem em nosso corpo [1]. Essa caráter vago dos textos sagrados não é apneas um detalhe que possa ser ignorado, pois milhões já morreram por causa dele.

[1] E não me venha com essa de "a Bíblia foi escrita para pessoas simples". Se fosse tão difícil assim ser claro, como podemos ensinar ciência para crianças?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Março de 2007, 12:05:22 »
A bíblia diz tudo, não?

Enquanto os verdadeiros profetas não aparecem, o para, o edir macedo, o casal estelionatário da renascer etc. continuam transbordando em riquezas, enquanto a população continua pobre, sem instrução, à mercê do suposto desejo divino interpretado pelos 'falsos profetas'. Só serão saciados, terão felicidade e serão justiçados no 'céu', como diz a bíblia.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #30 Online: 05 de Março de 2007, 14:10:25 »

Esta escrito:Gênesis 6:7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
Outra mensagem que precisa ser codificada. Deus se arrepende? Claro que não.
Interpreto como se Deus estivesse profundamente magoado com as atitudes humanas o que levou a sentir uma profunda tristeza pela falta amor ao próximo. Notem na lingua inglesa uma mesma palavra produz vários sentidos.
Mas Deus não já sabia disto? Sim sabia, mas o tempo do primeiro mundo havia terminado. Foram 2000 anos sem a presença de Deus. Não tinham as leis e cada um fez o que deu na telha. Veja o que aconteceu com os anti-diluvianos?

... o que apenas demonstra o que estávamos falando aqui sobre dificuldade de interpretação. Você acha isso. Mas a igreja evangélica lá da minha esquina acha que não. O Vaticano pensa diferente, assim como a Igreja Ortodoxa -- e isso só para ficar entre os Cristãos. Junte a visão de mundo dos não-cristãos, especialmente se forem não-abrâmicos também, e teremos uma bela confusão teológica.

Quem tem razão? Como determinar quem está certo?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Março de 2007, 08:42:50 »
As questões dogmáticas foram deixadas para debates. Elas aproximam o homem de Deus e também aperfeiçoa bastante. O importante é a prática da solidariedade social entre os povos.
A religião em si só tráz sabedoria teológica para alguns, mas o mais importante não fazem. Veja o mundo como está?
Enquanto os verdadeiros profetas não aparecem, o para, o edir macedo, o casal estelionatário da renascer etc. continuam transbordando em riquezas, enquanto a população continua pobre, sem instrução, à mercê do suposto desejo divino interpretado pelos 'falsos profetas'. Só serão saciados, terão felicidade e serão justiçados no 'céu', como diz a bíblia.
Até Jesus sofreu na pele a riqueza pecaminosa que o homem possui.
E não me venha com essa de "a Bíblia foi escrita para pessoas simples". Se fosse tão difícil assim ser claro, como podemos ensinar ciência para crianças?
Deixa eu te fazer entender uma verdade que poucos sabem:
O velho testamento foi escrito sómente para os Hebreus. Ela não tem importância espiritual para outros povos em sua totalidade, pois a lei foram dadas para eles. O restante das nações tem suas leis gravadas em suas consciência, pois sabem diferenciar o certo do errado e colocá-las em prática. A lei dos hebreus é uma forma exemplar de Deus de como ele queria o mundo.
Agora o novo testamento é bastante simples e foram escritas para os gentios. Jesus cumpriu toda a lei e reduziu em duas palavras. Veja que é algo bastante simples.
A escrita(novo testamento) foi manifestada para um tempo que seria difícil e ele veio para os mais incrédulos, pois quem vive pela fé não precisa ler a bíblia ou melhor nunca ter exisitido.
Observe que o novo testamento veio nos anos 70 e que Jesus(messias) se completou depois de muitos anos da promessa.
Porque não veio antes?
Nem os mais inteligêntes precisam das palavras de Jesus, porque sabem que são consciente para fazer o bem. Jesus para mim veio somente para dar uma força aos que tem fé e também para se colocar como julgador da humanidade.

Citação de Dantas:
Você não acaba de ilustrar o motivo por que não se deve procurar a essência do Cristianismo na Bíblia e sim fora dela?
Se queimassem todas as bíblias de onde iríamos revelar sabedoria?
Então as palavras um dia morrem, mas o amor ao próximo jamais terminará.
Tudo" isso não é, já que os falsos profetas também a usam.
Os diabos também se tranformam em anjos de luz e enganam até os próprios escolhidos.

Abraços para todos.
Erivelton

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #32 Online: 06 de Março de 2007, 09:10:31 »
As questões dogmáticas foram deixadas para debates. Elas aproximam o homem de Deus e também aperfeiçoa bastante. O importante é a prática da solidariedade social entre os povos.
A religião em si só tráz sabedoria teológica para alguns, mas o mais importante não fazem. Veja o mundo como está?

Não tenho problema algum com debates. Tenho problema com a suposta "revelação divina" escrita em linguagem tão obscura que depois de milênios de debate entre pessoas muito cultas e eruditas não produziu consenso algum.

Se queimassem todas as bíblias de onde iríamos revelar sabedoria?
Então as palavras um dia morrem, mas o amor ao próximo jamais terminará.

Mas esse é todo o ponto, homem de Deus :-)

A Bíblia tem sim passagens interessantes e bons conselhos, mas são coisas que independem de "revelação divina". São coisas que também poderíamos alcançar sem ela.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 06 de Março de 2007, 09:29:26 »
Como disse o Dbohr; esse é todo o ponto - a Bíblia não é insubstituível, ou mesmo necessária.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Março de 2007, 10:03:35 »
Pensando melhor, acho que na verdade existem dois tipos de "estudo" religioso. Os, digamos, "estudos de alto nível" e o "estudo de baixo nível". O de alto nível seria a reinterpretação do texto sagrado para se adequar às mudanças no mundo (o teólogo se pergunta: "o que a Bíblia pode dizer sobre a clonagem?" etc.) e geralmente é feito por religiosos que conhecem bem os textos sagrados. Eles apenas martelam, amassam e entortam o texto sagrado até ele casar com os preconceitos deles (ou simplesmente aceitam o texto tal como ele é, como os pastores dos estados confederados do Sul dos EUA que usavam a Bíblia pra defender a escravidão). Isso é mais fácil de ver entre os judeus, onde os rabinos passam a vida inteira a interpretar o Talmud e a Torá.

O estudo de baixo nível seria simplesmente uma indoutrinação: os teólogos decidem qual a intepretação canônica, agora é só uma questão de escolher os textos, martelar na cabeça dos crentes e sufocar qualquer idéia que cheire a desvio do dogma.

Faz sentido. É bem possível que a coisa seja exatamente dessa forma.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Março de 2007, 08:01:36 »
A Bíblia tem sim passagens interessantes e bons conselhos, mas são coisas que independem de "revelação divina". São coisas que também poderíamos alcançar sem ela.
Boas palavras que voce disse.
O ser humano precisa já de pessoas igual a voce. Fazer o bem sem precisar de revelação divina.
Desacreditar em Deus até é tolarável aceitar, mas praticar a maldade não justifica.
Já pensou se o mundo todo aceitasse a lei de moisés? Lhe garanto que haveria mais respeito pelo próximo.
Então como muitos não querem saber destas coisas as leis de cada país apanha a sociedade.
Se não existisse segrêdo de revelação precisaria existir fé?
Abraços.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Março de 2007, 08:20:39 »
Faz sentido. É bem possível que a coisa seja exatamente dessa forma.
Não importa a que crença a pessoa pertença.(espírita, bruxo, católico, batista, maçom etc...)
Religião não salva ninguém e estou cansado de afirmar isto aqui. Segundo o que está nos escritos não existe uma religião específica que será salva. Cada um frequenta a religião que quiser, mas o que será levado em consideração é o comportamento individual de cada um.
Eu acredito numa verdade: Aqueles que estão dispostos a entregar suas vidas em função da humanidade sabem de onde tirar bons tesouros.
O que voce acha?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 07 de Março de 2007, 09:44:02 »
O ser humano precisa já de pessoas igual a voce. Fazer o bem sem precisar de revelação divina.
Desacreditar em Deus até é tolarável aceitar, mas praticar a maldade não justifica.

Agradeço as palavras. Agora pense comigo: se estivermos todos fazendo a "obra divina", por assim dizer, então qual a necessidade da revelação? Não é possível que as pessoas cheguem à mesma conclusão (que é melhor tratar bem os outros, etc.) sem precisar de inspiração divina?

Já pensou se o mundo todo aceitasse a lei de moisés? Lhe garanto que haveria mais respeito pelo próximo.

Qual lei? Aquela que diz para espancar ou matar crianças desobedientes, ou a que prevê execução de homossexuais?

Então como muitos não querem saber destas coisas as leis de cada país apanha a sociedade.
Se não existisse segrêdo de revelação precisaria existir fé?
Abraços.

Não sei se entendi a primeira frase.

Quanto ao segredo de revelação, diga-me lá: qual o valor da fé, afinal de contas? Acreditar cegamente num monte de afirmações contraditórias? Se dobrar de costas para encaixar as descobertas da ciência moderna em textos de milhares de anos? Acreditar por acreditar, porque Deus pediu isso como prova de confiança?

Cada um frequenta a religião que quiser, mas o que será levado em consideração é o comportamento individual de cada um.

Eu concordo, é claro, e concordava mais ainda quando era religioso. Mas o que você pensa a respeito da Salvação pela Graça Plena, isto é, a doutrina segundo a qual a salvação vem apenas pela graça de Deus através do sacrifício de Jesus e não pelas boas obras? É o que muitas igrejas pregam.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Março de 2007, 09:07:20 »
Não é possível que as pessoas cheguem à mesma conclusão (que é melhor tratar bem os outros, etc.) sem precisar de inspiração divina?
Para efeito de salvação acredito que não porque Jesus Cristo só veio depois de 5000 anos depois que tudo começou. Abraão teve alguma revelação para acreditar num Deus monoteísta?
Qual lei? Aquela que diz para espancar ou matar crianças desobedientes, ou a que prevê execução de homossexuais?
É preciso codificar a língua hebraica. Já falamos sôbre isto.
Não sei se entendi a primeira frase.
Cada país tem suas leis e devem ser obedecidas mesmo que a ignoremos.
Quanto ao segredo de revelação, diga-me lá: qual o valor da fé, afinal de contas? Acreditar cegamente num monte de afirmações contraditórias? Se dobrar de costas para encaixar as descobertas da ciência moderna em textos de milhares de anos? Acreditar por acreditar, porque Deus pediu isso como prova de confiança?
Até os anjos são imperfeitos. Quem é fiel no pouco com certeza será fiel no muito.
Voce acredita que mesmo no céu jamais pecaremos?
Será este o homem programado só para fazer o bem?
Tem muita gente se enganando.
Eu concordo, é claro, e concordava mais ainda quando era religioso. Mas o que você pensa a respeito da Salvação pela Graça Plena, isto é, a doutrina segundo a qual a salvação vem apenas pela graça de Deus através do sacrifício de Jesus e não pelas boas obras? É o que muitas igrejas pregam.
Salvação tem sinônimo de julgamento.
Evangelhos pregam: Se não aceitar Jesus vai para o inferno.
Eu pergunto: E os que viveram antes de Jesus?
Então meu irmão Dbohr, aceitar Jesus quer somente dizer que concordamos ser ele o juiz de toda humanidade. Só isto.
Eu nunca ouvir dizer que Jesus tenha apontado o dedo para quem quer que seja e disse: Se não me aceitar vai para o inferno. Já leu alguma coisa?
A única expressão que ele usou que eu me lembro foi advertir para que tenhamos cuidado com o fermento dos fariseus.
Abraços. Erivelton

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #39 Online: 08 de Março de 2007, 09:47:26 »
Não é possível que as pessoas cheguem à mesma conclusão (que é melhor tratar bem os outros, etc.) sem precisar de inspiração divina?
Para efeito de salvação acredito que não porque Jesus Cristo só veio depois de 5000 anos depois que tudo começou. Abraão teve alguma revelação para acreditar num Deus monoteísta?

Salvação tem sinônimo de julgamento.
Evangelhos pregam: Se não aceitar Jesus vai para o inferno.
Eu pergunto: E os que viveram antes de Jesus?

Espere. Não há uma contradição aqui? Afinal, o sacrifício de Jesus importa ou não? Se não importava antes, porque deveria importar depois? Se sempre importou, o que dizer de todos os que vieram antes dele?

Costuma-se dizer que todos serão julgados de acordo com seu conhecimento da Verdade -- aqueles que não puderam ouvir sobre Deus e/ou sobre Cristo teriam mais "folga" no julgamento. Mas aí está um grande rolo teológico: se alguém que nunca ouviu falar de Cristo pode ao menos em teoria se comportar e merecer um lugar no céu, por que um ateu convicto não poderia ser tão moral quanto o pagão teórico a ponto de merecer o céu?

Então, para resumir: de que serviu o sacrifício de Cristo? A Salvação vem pelas boas obras ou pela Graça Plena?

É preciso codificar a língua hebraica. Já falamos sôbre isto.

Que codificação? O texto é bem claro para mim. E dado o tratamento dispensado aos homossexuais por praticantes das religiões abrâmicas nos últimos séculos, creio que era bem claro para os antigos também.

Até os anjos são imperfeitos. Quem é fiel no pouco com certeza será fiel no muito.
Voce acredita que mesmo no céu jamais pecaremos?

Sua teologia é bem interessante. Importa-se de citar a base bíblica para essa afirmação que haverá pecado no céu?

E se ser fiel é fechar os olhos ao que a Natureza nos mostra -- Natureza que teria sido criada pelo próprio Deus -- então estamos nos enganando, ou pior: acreditando num deus mentiroso.

Tem muita gente se enganando.

Infelizmente é verdade :-|
« Última modificação: 08 de Março de 2007, 09:49:27 por Dbohr »

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Março de 2007, 10:21:04 »
Eu nunca ouvir dizer que Jesus tenha apontado o dedo para quem quer que seja e disse: Se não me aceitar vai para o inferno. Já leu alguma coisa?

Sem comentários...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

DIG

• Visitante
« Resposta #41 Online: 08 de Março de 2007, 16:14:42 »

Sem comentários…

:o

Everilton, leia a bíblia, cara…

Matheus 10:33
Marcos 16:16
João 15:6
João 8:24

etcetc
« Última modificação: 08 de Março de 2007, 16:19:07 por DIG »

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #42 Online: 08 de Março de 2007, 17:44:15 »
Ele lê, mas só vale as passagens que lhe são convenientes. Se for contra as convicções dele, ele as ignora sem cerimônia, e vomita algo do tipo:Até os anjos são imperfeitos. Quem é fiel no pouco com certeza será fiel no muito.

FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #43 Online: 10 de Março de 2007, 08:05:38 »
Erivelton deu um belo exemplo do que tinha referido.  :biglol:
Esta escrito:Gênesis 6:7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
Portanto, a Bíblia diz que Deus arrependeu-se. Aliás, foi a justificação dada pelo dilúvio: "porque me arrependo de os haver feito.".

Outra mensagem que precisa ser codificada. Deus se arrepende? Claro que não.
Apesar disso, o crente é superior ao que está escrito no livro sagrado, e diz que é claro que o que está escrito é impossível. A Bíblia diz que Deus arrependeu-se, mas é claro que Ele não se arrepende. Pelos vistos, a Bíblia precisa de ser interpretada da maneira como se quer, pelos seus dogmas teológicos: isso é  o "estudo" da Bíblia.

Interpreto como se Deus estivesse profundamente magoado com as atitudes humanas o que levou a sentir uma profunda tristeza pela falta amor ao próximo. Notem na lingua inglesa uma mesma palavra produz vários sentidos.
Ora aí está: "interpreto", mesmo que seja contraditório. E eu interpreto que Deus estava com diarreia, e infelizmente teve de se aliviar, dando origem ao Dilúvio.

Mas Deus não já sabia disto? Sim sabia, mas o tempo do primeiro mundo havia terminado. Foram 2000 anos sem a presença de Deus. Não tinham as leis e cada um fez o que deu na telha. Veja o que aconteceu com os anti-diluvianos?
Vejam: Deus ainda não se deu a conhecer, não tinha ainda definido as Leis, e ninguém obedecia às Leis que ainda não existiam e ao Deus que não conhecia, por isso foram castigados! Arrependem-se já, e prevejam as Leis futuras antes de sofrerem castigos divinos.

Isso não confirma o "post" irónico que tinha escrito na semana passada?
« Última modificação: 10 de Março de 2007, 09:55:08 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Março de 2007, 13:12:11 »
Apesar disso, o crente é superior ao que está escrito no livro sagrado, e diz que é claro que o que está escrito é impossível. A Bíblia diz que Deus arrependeu-se, mas é claro que Ele não se arrepende. Pelos vistos, a Bíblia precisa de ser interpretada da maneira como se quer, pelos seus dogmas teológicos: isso é  o "estudo" da Bíblia.
Exatamente isto. Estudo da língua semítica. Conheces?
Ele lê, mas só vale as passagens que lhe são convenientes. Se for contra as convicções dele, ele as ignora sem cerimônia, e vomita algo do tipo:Até os anjos são imperfeitos. Quem é fiel no pouco com certeza será fiel no muito.
Sou um cristão fundamentalista. Me prove que os anjos são robôs?
Everilton, leia a bíblia, cara…
Matheus 10:33
Marcos 16:16
João 15:6
João 8:24
Onde apontou o dedo para acusar sómente uma pessoa?
Citação Dbohr:
Então, para resumir: de que serviu o sacrifício de Cristo? A Salvação vem pelas boas obras ou pela Graça Plena?
O sacrifício num sentido geral serviu para mostrar que ele julgará a humanidade.
Em relação a cometer pecado no céu, será quase que impossível, pois não teremos chance para maus pensamentos.
Mas quem ousar a criar problemas, com certeza será pura burrice.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Março de 2007, 13:35:59 »
Exatamente isto.

Você leu mesmo a mensagem...?  :?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Março de 2007, 13:48:18 »
Exatamente isto.

Você leu mesmo a mensagem…?  :?
O povo escolhido tens suas leis que espiritualmente não tem muita importância para o mundo atual.
O novo pacto não tráz dificuldades e são fáceis de interpretá-las.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Março de 2007, 14:05:50 »
Traduz aí, por favor.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #48 Online: 10 de Março de 2007, 14:43:00 »
Exatamente isto. Estudo da língua semítica. Conheces?
  Existem diversas línguas semíticas; neste caso particular, o relevante é o hebraico. Não sei falar semítico, mas conheço algumas palavras do hebreu, conheci um colega com origens de Israel e Africanas com quem falava sobre o assunto e tenho acesso a traduções da Bíblia com concordância com Hebreu e Grego (podem ser facilmente encontradas na Web, com dicionários de vocabulário hebreu e grego).

Mas não é sobre isso que me referia: eu disse que o "estudo" (que está entre aspas) refere-se a doutrinas e não à Bíblia, por isso mesmo que aquilo que está escrito no livro (por exemplo, que Deus arrependeu-se) não é admitido como tal. Os povos semíticos tinham deuses antropomóficos, e Baal é outro exemplo, tal como Jeová era. Aliás, eles combatiam entre pelo título de Deus verdadeiro, e lutavam contra serpentes e outros monstros (ver o Livro de Jó).

A palavra do hebreu para "arrependimento" em Génesis 6:7 é "nacham" (translineado") que a "Blue Letter Bible" diz significar:
1) to be sorry, console oneself, repent, regret, comfort, be comforted
  a) (Niphal)
    1) to be sorry, be moved to pity, have compassion
    2) to be sorry, rue, suffer grief, repent
    3) to comfort oneself, be comforted
    4) to comfort oneself, ease oneself
  b) (Piel) to comfort, console
  c) (Pual) to be comforted, be consoled
  d) (Hithpael)
    1) to be sorry, have compassion
    2) to rue, repent of
    3) to comfort oneself, be comforted
    4) to ease oneself

Resumindo: arrepender-se, ter pena e ser consolado.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #49 Online: 10 de Março de 2007, 14:48:01 »
O povo escolhido tens suas leis que espiritualmente não tem muita importância para o mundo atual.
Isso chama-se reforma religiosa. É como os Protestantes dizerem que as leis Católicas não são importantes.

O novo pacto não tráz dificuldades e são fáceis de interpretá-las.
Então os que morreram antes desse novo pacto estavam em desvantagem.
Esse é o pacto 2.0 Beta? Esse está pior que o Windows Vista (que já crashou duas vezes no mesmo dia, no meu local trabalho, e os meus colegas que o usavam voltaram para o XP, pensando comprarem um Mac).
Pedro Amaral Couto

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!