Acontece que, factualmente, há um único governo para todas essas diferenças regionais. E elas são bem mais sérias do que uma simples diferença de língua seria, pois são diferenças drásticas de nível sócio-econômico, que tornam muito difícil o diálogo político verdadeiro.
Ah, eu discordo que diferênça socio-econômica seja motivo para separação de países, na verdade é o pior deles, é algo como fizeram com a Varig, separa em 2: a parte boa e a parte má. Diferênças culturais, históricas e até geográficas são mais importantes que as socio-econômicas no que tange à determinação de um país (que é na minha opiniào um conceito que deve tornar-se ultrapassado). E é justamente essa idéia de que cada vez mais as regiões estão se unindo em regiões maiores, com maior poder de barganha internacional que contradiz com qualquer idéia de divisão do Brasil, acredito que se nao for por motivo histórico ou cultural (a tal da auto-determinação), divisões são a contra-mão da história.
Não acho que muita gente realmente pensa assim, Pedro. Esses passes de mágica não acontecem tão fácil e repentinamente. Mas um pouco de questionamento para romper com a acomodação da dependência não faria mal... além do que, a autonomia política não impede que continue havendo laços econômicos.
Lógico que não, é obvio que ninguém com um mínimo de raciocínio é tão simplista assim, mas a questão é: Será que mesmo admitindo que a separação seja boa para o Brasil num determinado momento, estaríamos prontos para ela?
Não vejo nenhum grande problema em ter alguns estados como satélites econômicos de outros. Pelo contrário, acho que assim se abre um grau maior de transparência para uma situação que já existe na prática, e se facilita a formação de ajustes e novos arranjos potencialmente benéficos para todas as partes envolvidas.
Mas perde-se poder de barganha internacional, facilidades de acordos e outras coisas do tipo, no fundo seria uma separação que só daria certo se viesse acompanhada por uma reaproximação, meio que tirando o sentido da separação em si. Só seria bom, como ja disse antes em outros tópicos, para São Paulo e ademais, que não "sustentariam" outros estados como muitos acreditam agora.
É meio que o sentido de "foda-se o outro estado, ele que se vire, nois somos ricos e não queremos sustentar vagabundo...". Canso de ver esse discurso por aqui em São Paulo, muitas vezes com altas doses de racismo, desculpem se pareço meio áspero com esse assunto, mas essa é uma das coisas que mais me da vergonha de ouvir, tanto entre meus familiares quanto entre pessoas do meu convívio, tendo muitas vezes que ficar quieto, aí acabo descarregando aqui... mal ae...