Autor Tópico: Ayrton SENNA da Silva  (Lida 6145 vezes)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Ayrton SENNA da Silva
« Online: 01 de Maio de 2005, 15:03:47 »
Onze anos depois de sua morte, Ayrton Senna ainda mantém um recorde absoluto, o de poles. O brasileiro conseguiu 65, contra 62 de Michael Schumacher. Confira abaixo um resumo da carreira do tricampeão nas 11 temporadas em que esteve na F-1.

Estréia: Brasil, 1984

Equipes: Toleman (84), Lotus (85-87), McLaren (88-93) e Williams (94)

GPs disputados: 161 (15º)

Títulos: 3 (1988, 1990 e 1991)

Vitórias: 41 (3º)

Primeira vitória: Portugal, 1985

Poles: 65 (1º)

Primeira pole: Portugal, 1985

Voltas mais rápidas: 19 (10º)

Primeira volta mais rápida: Mônaco, 1984

Pódios: 80 (3º)

Primeiro pódio: Mônaco, 1984

Pontos: 614 (3º)

Voltas percorridas: 8.219 (11º)

Voltas na liderança: 2.986 (2º)

Ayrton Senna hizo su debut en el Grand Prix en 1984 y, con su Toleman-Hart, logró el segundo lugar en Mónaco.

En 1985 Senna pasó a competir con Lotus y ganó seis carreras en tres años.

En 1988 comenzó a correr con McLaren y obtuvo su primer título mundial, con ocho victorias en 16 carreras.

Su ambición de ganar lo llevó a extremos nunca antes vistos en Fórmula 1.

Senna obtuvo el primer lugar 41 veces, incluidas cinco victorias en el Grand Prix belga.

Senna y el francés Alain Prost fueron los más grandes rivales que haya conocido F1, pero se tenían un gran respeto.

Senna permitió que su lucha con Prost lo ofuscara, lo que provocó varios incidentes notorios.

La cúspide de la carrera de Senna fue en Mónaco, donde su récord de seis victorias sigue en pie.

Se esperaba que Senna dominara en 1994, pero su Williams tuvo problemas técnicos al principio de la temporada.

En las dos primeras carreras del 94, Senna dos veces no pudo terminar, quedando 20 puntos detrás de Michael Schumacher.

Ayrton Senna, Michael Schumacher, Gerhard Berger y Damon Hill, al principio del Grand Prix de San Marino en 1994.

El Williams destruido de Senna en Imola el 1 de mayo de 1994, luego de que perdiera el control en la curva de Tamburello.

Seguidores de Ayrton Senna visitan su tumba en el cementerio de Morumbi en Sao Paulo, Brasil.

Viviane Senna, hermana de Ayrton, continúa su trabajo de beneficencia, ayudando a niños necesitados en Brasil.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: Ayrton SENNA da Silva
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2005, 21:19:32 »
e ele morreu por causa de uma suspensão ativa misturada com temperatura baixa dos pneus e uma ondulação numa curva sem pneu de proteção no muro... :(
faz falta, dava show de direção que só
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re.: Ayrton SENNA da Silva
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2005, 21:33:47 »
Sim, faz muita falta!

Eu sou da geração que viu três grandes campeões mundiais brasileiros dando show nas pistas: o Emerson, o Piquet e o Senna.

Imagina a frustração de não ver um brasileiro dando show há pelo menos onze anos!...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Ayrton SENNA da Silva
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2007, 21:01:53 »
e ele morreu por causa de uma suspensão ativa misturada com temperatura baixa dos pneus e uma ondulação numa curva sem pneu de proteção no muro... :(
faz falta, dava show de direção que só

Que besteira... não havia nenhuma suspensão ativa na Williams FW-16 de 1994... nem suspensão ativa e nem controle de tração.
E um piloto do naipe que chega a F-1, seja ele quem for, jamais cometeria a besteira de contornar uma curva com velocidade superior a capacidade de aderência de pneus frios... nem pilotinho de kart, minimamente experiente, faria isto.

Ayrton Senna da Silva saiu da pista pela quebra da barra de direção mal soldada...

Afff!

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2007, 23:43:43 »
Aquela corrida de estréia dele em Mônaco, em que ele chegou em 2º...
Só não ganhou porque a corrida foi interrompida na volta em que ele ultrapassou o Prost, valendo a posição da volta anterior.
Ah, claro, a corrida parou devido à chuva, grande amiga do Ayrton.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2007, 00:09:20 »
O que me indiguina é que não haviam pneus de proteção onde o Senna bateu. Aqui no Brasil a FIA não libera a Interlagos se tiver faltando um que seja. Por que não usaram o mesmo critério lá?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2007, 01:44:13 »
os tempos eram outros, né?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2007, 11:20:40 »
O que isso tem a ver com os deuses astronautas de civilizações perdidas com tecnologias inexplicáveis?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2007, 11:52:00 »
O que me indiguina é que não haviam pneus de proteção onde o Senna bateu. Aqui no Brasil a FIA não libera a Interlagos se tiver faltando um que seja. Por que não usaram o mesmo critério lá?

É preciso entender que depois da morte de Senna as medidas de segurança foram implementadas não só aqui no Brasil, mas no mundo todo.
Tenho vídeos da F-1 da década de 70, na Europa, onde coisas absurdas aconteciam... pode ter certeza disto, a FIA enche o saco de todos os autódromos do mundo (e com razão), não é só aqui no Brasil não.   :wink:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2007, 12:23:13 »

É preciso entender que depois da morte de Senna as medidas de segurança foram implementadas não só aqui no Brasil, mas no mundo todo.
Tenho vídeos da F-1 da década de 70, na Europa, onde coisas absurdas aconteciam... pode ter certeza disto, a FIA enche o saco de todos os autódromos do mundo (e com razão), não é só aqui no Brasil não.   :wink:

Vocês não entenderam. Eles pegavam no pé desde antes. A pista no Brasil precisava ser absolutamente perfeita.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2007, 13:04:11 »

Sempre houve dois pesos e duas medidas para tudo que envolve dinheiro.

Certa vez, se não me engano isso foi dito pelo Nelson Piquet :"Se levassem ao pé da letra todas as medidas de segurança que exigem aqui no Brasil, Mônaco teria saido da Fórmula 1 há muito tempo, os pilotos chamam Mônaco de cartódromo.."

Lembro muito bem que na véspera da corrida que causou sua morte, outro piloto havia morrido lá na mesma pista que em o Senna faleceu. Senna criticou a falta de segurança, ninguém lhe deu ouvidos e aconteceu o que aconteceu.

Foi a última corrida  que assisti  até hoje.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2007, 13:06:12 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2007, 13:18:07 »

Sempre houve dois pesos e duas medidas para tudo que envolve dinheiro.

Certa vez, se não me engano isso foi dito pelo Nelson Piquet :"Se levassem ao pé da letra todas as medidas de segurança que exigem aqui no Brasil, Mônaco teria saido da Fórmula 1 há muito tempo, os pilotos chamam Mônaco de cartódromo.."

Lembro muito bem que na véspera da corrida que causou sua morte, outro piloto havia morrido lá na mesma pista que em o Senna faleceu. Senna criticou a falta de segurança, ninguém lhe deu ouvidos e aconteceu o que aconteceu.

Foi a última corrida  que assisti  até hoje.

Roland Ratzenberger, piloto da Sintek Ford.

E eu detesto o GP de Mônaco... é corrida em estacionamento de shopping center.

Senna disse uma vez que viu Jesus na saída do túnel...

Jesus chamou...  :hihi:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Ayrton SENNA da Silva
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2011, 02:36:24 »
feature=player_embedded#!

belíssimo tributo do canal inglês
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2011, 02:45:55 »
Não gosto de F1, como de resto de nenhum tipo de corrida de equipamentos motorizados, mas eu acho que vis-à-vis com seus demais concorrentes, Michael Schumacher foi o melhor piloto desta categoria em todos os tempos.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2011, 03:37:52 »
Hamilton pilotando carro do Senna

feature=related
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2011, 03:39:55 »
Não gosto de F1, como de resto de nenhum tipo de corrida de equipamentos motorizados, mas eu acho que vis-à-vis com seus demais concorrentes, Michael Schumacher foi o melhor piloto desta categoria em todos os tempos.

O próprio diz que Senna foi melhor

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Novembro de 2011, 03:43:10 »
ah.. já aviso que não consigo ser isento em se tratando do Senna. Tive adoração por ele, foi meu único ídolo. Então, só consigo ver evidências de que ele foi melhor.  Quando eu tinha 15 anos meio que ficava pensando que se o Senna é tão esforçado eu poderia ser também, ao menos me foi uma referência positiva.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2011, 04:20:05 »

Pode ser questão de gentileza com o finado.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2011, 04:22:43 »
ah.. já aviso que não consigo ser isento em se tratando do Senna. Tive adoração por ele, foi meu único ídolo. Então, só consigo ver evidências de que ele foi melhor.  Quando eu tinha 15 anos meio que ficava pensando que se o Senna é tão esforçado eu poderia ser também, ao menos me foi uma referência positiva.

Então não há como estabelecer uma análise crítica racional, pois segundo a própria perspectiva do caro forista Agnóstico, estamos diante de um caso de idolatria. :)
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2011, 08:06:57 »

Depois de uma corrida na Inglaterra em que o Senna venceu com um carro inferior, andando com pneu para pista seca para não perder tempo trocando,  sob uma chuva de ferrar, enquanto os outros que estavam com pneus para chuva saiam da pista, não tenho dúvidas que o alemão só chegou onde chegou porque não tinha mais concorrência.

Nunca mais assisti a F1.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2011, 08:26:58 »
Ou do carro com câmbio quebrado com que ele terminou e venceu o GP do Brasil.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2011, 09:45:13 »
Sim, lembro dessa.

Para quem, por motivo de idade, não teve o prazer de assistir ao vivo na época:

Mônaco em 1984, começo de carreira do Senna na F1,  em segundo lugar sob chuva forte e na frente de figurões como Mansell e Niki Lauda que tinham carros bem melhores.

<a href="http://www.youtube.com/v/OGw99L-rG4U" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/OGw99L-rG4U</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:31:57 »

Depois de uma corrida na Inglaterra em que o Senna venceu com um carro inferior, andando com pneu para pista seca para não perder tempo trocando,  sob uma chuva de ferrar, enquanto os outros que estavam com pneus para chuva saiam da pista, não tenho dúvidas que o alemão só chegou onde chegou porque não tinha mais concorrência.

Sabe Arcanjo, eu acho que é uma espécie de saudosismo esta estória de que o Schumacher não teve outros concorrentes à altura e que os "grandes pilotos" só existiram até o fim do primeiro meado dos anos 90.

Para mim é análogo ao que se ouve no futebol, com jogadores como Garrincha, Pelé e Di Stefano.

Nunca mais assisti a F1.

Fez bem.

Eu assisti duas corridas ao vivo (1978 e 1981) e foram dois dos momentos mais chatos de minha vida. Após a segunda, eu nunca mais assisti a uma só corrida integralmente.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:33:19 »
Ou do carro com câmbio quebrado com que ele terminou e venceu o GP do Brasil.

Aquela em que a Globo afirmou que ele só possuía duas marchas operacionais e que o Piquet disse que era mentira?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:48:07 »

Então não há como estabelecer uma análise crítica racional, pois segundo a própria perspectiva do caro forista Agnóstico, estamos diante de um caso de idolatria. :)

concordo. Demorei para perceber por exemplo que ele era super babaca com aquelas declarações místicas etc.. querendo dar uma de "inspirado por deus" enquanto dirigia. Mas ainda acho ele melhor que os outros.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!