Autor Tópico: Ayrton SENNA da Silva  (Lida 6146 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Ayrton SENNA da Silva
« Resposta #25 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:52:08 »
agora, se vocês virem o documentário que coloquei vão ficar impressionados. Essa volta de donigton park em que ele passa 5 pilotos (entre eles schumaker e prost) em uma volta com um carro reconhecidamente inferior é impressionante. Ou que ganha do Mansell com esse mesmo carro contra a Willians no auge..

Lembrando que os carros de então tinham 1200HP, entorno de 450 a mais do que hoje. Marcha manual.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:55:25 »
Não gosto de F1, como de resto de nenhum tipo de corrida de equipamentos motorizados, mas eu acho que vis-à-vis com seus demais concorrentes, Michael Schumacher foi o melhor piloto desta categoria em todos os tempos.

O próprio diz que Senna foi melhor

Depois de uma corrida na Inglaterra em que o Senna venceu com um carro inferior, andando com pneu para pista seca para não perder tempo trocando,  sob uma chuva de ferrar, enquanto os outros que estavam com pneus para chuva saiam da pista, não tenho dúvidas que o alemão só chegou onde chegou porque não tinha mais concorrência.

Sabe Arcanjo, eu acho que é uma espécie de saudosismo esta estória de que o Schumacher não teve outros concorrentes à altura e que os "grandes pilotos" só existiram até o fim do primeiro meado dos anos 90.

Para mim é análogo ao que se ouve no futebol, com jogadores como Garrincha, Pelé e Di Stefano.

Nunca mais assisti a F1.

Fez bem.

Eu assisti duas corridas ao vivo (1978 e 1981) e foram dois dos momentos mais chatos de minha vida. Após a segunda, eu nunca mais assisti a uma só corrida integralmente.

Não sei se é isso.

O Senna arrumou um monte de quebra paus com gente grande porque não aceitava ficar em segundo plano, lembro que o Barrichelo tb ganhou muita grana ( E é claro que ele tem a razão dele, afinal são milhões de dólares ganhos em uma única temporada)  mas com uma corrida já ganha pisou no freio a uns metros da linha de chegada para o alemão passar.

Não consigo imaginar o Senna fazendo isso, acho que era a diferença entre ele e os demais.

O Piquet e o Mansel a certa época corriam praticamente sozinhos com carros que tinham 10 cilindros e turbo contra alguns oito cilindros aspirados, o Senna começou na F1 com um pau-velho que só servia para pintarem a propaganda do patrocinador e ainda conseguia levar algumas.

O caso é que acho que nenhum outro piloto brasileiro foi tão lembrado quanto ele, principalmente lá no exterior.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2011, 10:57:46 »
ah.. já aviso que não consigo ser isento em se tratando do Senna. Tive adoração por ele, foi meu único ídolo. Então, só consigo ver evidências de que ele foi melhor.  Quando eu tinha 15 anos meio que ficava pensando que se o Senna é tão esforçado eu poderia ser também, ao menos me foi uma referência positiva.

Então não há como estabelecer uma análise crítica racional, pois segundo a própria perspectiva do caro forista Agnóstico, estamos diante de um caso de idolatria. :)

concordo. Demorei para perceber por exemplo que ele era super babaca com aquelas declarações místicas etc.. querendo dar uma de "inspirado por deus" enquanto dirigia. Mas ainda acho ele melhor que os outros.

Acho que era um comportamento esperado, se não me engano toda a família dele é evangélica.

E tb acho que a fama tb tinha a ver com a pessoa que ele era, eu conhecia uma mulher que o encontrou com a família dele em um restaurante, foi lá e pediu um autógrafo no que foi atentida com toda a educação. A irmã dele falou em uma entrevista que ele estava em um hotel no Japão quando uma multidão se juntou na porta pedindo autógrafos, então ele mandou organizar a fila que dava a volta no quarteirão e atendeu todo mundo.

Não sei de outro que fez a mesma coisa.

« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 11:04:19 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Novembro de 2011, 11:37:23 »
Sabe Arcanjo, eu acho que é uma espécie de saudosismo esta estória de que o Schumacher não teve outros concorrentes à altura e que os "grandes pilotos" só existiram até o fim do primeiro meado dos anos 90.

Para mim é análogo ao que se ouve no futebol, com jogadores como Garrincha, Pelé e Di Stefano.

Nao é que os grandes pilotos só existiram até meados dos anos 90. O que ocorreu foi uma entressafra.

Não sei se você acompanhava a fórmula 1 na época da morte de Senna, mas uma coisa é fato. Naquela época havia apenas 2 pilotos disputando a fórmula 1, Senna e Schumacher. Os dois estavam em outro nível em relação aos demais e isso ficava óbvio para qualquer um que assistisse as corridas. Depois da morte de Senna, só sobrou o Schumacher como piloto de 1ª linha por um longo tempo e ele fez a festa nos recordes.

Se Senna não tivesse morrido, os dois teriam ficado anos disputando pau a pau as corridas e com certeza Schumacher não teria quebrado tantos recordes assim de forma tão fácil.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Novembro de 2011, 11:58:05 »

Nao é que os grandes pilotos só existiram até meados dos anos 90. O que ocorreu foi uma entressafra.

Não sei se você acompanhava a fórmula 1 na época da morte de Senna, mas uma coisa é fato. Naquela época havia apenas 2 pilotos disputando a fórmula 1, Senna e Schumacher. Os dois estavam em outro nível em relação aos demais e isso ficava óbvio para qualquer um que assistisse as corridas. Depois da morte de Senna, só sobrou o Schumacher como piloto de 1ª linha por um longo tempo e ele fez a festa nos recordes.

Se Senna não tivesse morrido, os dois teriam ficado anos disputando pau a pau as corridas e com certeza Schumacher não teria quebrado tantos recordes assim de forma tão fácil.

É o que eu comentava, o alemão passou um bom tempo correndo praticamente sozinho.

SE não tivesse acontecido o acidente, ele teria tido muito mais trabalho para conseguir seus resultados.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #30 Online: 06 de Novembro de 2011, 12:11:07 »
Apesar de não ser grande fã da F-1, recomendo o documentário "Senna".
Ele é bem feito e mostra o surgimento do fenômeno, as intrigas com os rivais e com a FIA, e as alterações dos critérios de segurança da F-1 depois da sua morte.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Janeiro de 2012, 22:31:30 »
Da série "no meu tempo era bem melhor"

Faltou o Lauda.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Janeiro de 2012, 22:46:00 »
Se a foto fosse dos egos, eles não caberiam na mesma foto, com a possível exceção do terceiro indivíduo.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 08:27:18 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Janeiro de 2012, 22:49:52 »
O que me indiguina é que não haviam pneus de proteção onde o Senna bateu. Aqui no Brasil a FIA não libera a Interlagos se tiver faltando um que seja. Por que não usaram o mesmo critério lá?
É preciso entender que depois da morte de Senna as medidas de segurança foram implementadas não só aqui no Brasil, mas no mundo todo.
Tenho vídeos da F-1 da década de 70, na Europa, onde coisas absurdas aconteciam... pode ter certeza disto, a FIA enche o saco de todos os autódromos do mundo (e com razão), não é só aqui no Brasil não.   :wink:

Não foi apenas por causa da morte dele não. Em muitos acidentes anteriores, as regras ficaram mais rígidas, como no caso do Lauda em meados dos anos 70, quando eles mudaram a configuração do tanque de combustível.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Janeiro de 2012, 02:01:29 »
Se a foto fosse do ego, elas não caberiam na mesma foto, com a possível exceção do terceiro indivíduo.

Precisaria de uma foto e meia só para o cara de branco.

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
Ayrton Senna da Silva
« Resposta #35 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 11:32:08 »
Não sou muito fã do automobilismo e confesso, que sempre achei o cara meio "porra-loca". Todos esses anos de elogios me fizeram pensar que talvez eu estivesse sido e sendo injusto com ele. Ontem vendo um documentario no SPORTV, uma cara indagou na época ao próprio Senna, porque ele se envolvia em  número maior de acidentes do que todos os outros participantes juntos?
 O Alan Proust evitava encontra-lo para não partir para uma briga física, dando a entender que ele jogava, digo "Corria" meio sujo...
Enfim, continuo com a idéia que o cara era mesmo um   porraloca"
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2012, 12:28:30 por Tonto »
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Ayrton Senna da Silva
« Resposta #36 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 11:48:04 »
Acho que vi esse documentário também - se for o que eu estou pensando, é muito bacana.

Lembro de uma cena do Proust dizendo que os pilotos tinham que ter medo do Senna, já que ele não tinha medo na hora de correr, porque se sentia confiante por estar com Deus, ou coisa do gênero.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #37 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 15:31:33 »
Tópicos unidos.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Ayrton Senna da Silva
« Resposta #38 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 15:41:56 »
Acho que vi esse documentário também - se for o que eu estou pensando, é muito bacana.

Lembro de uma cena do Proust dizendo (...)
O Marcel Proust? :P
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 15:54:42 »
Tópicos unidos.
Falha nossa! Thanks Unknown
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Fevereiro de 2012, 01:30:47 »

Lembro de uma cena do Proust dizendo (...)
O Marcel Proust? :P

Ixi, nem sabia que o Prost da F1 era sem u... :P

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Maio de 2019, 11:04:58 »
25 anos sem Ayrton Senna da Silva...

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 01 de Maio de 2019, 11:18:12 »
O destino é irônico, Ayrton Senna foi imolado no Circuito de Ímola.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Maio de 2019, 11:41:59 »
25 anos sem Ayrton Senna da Silva...

E?
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Maio de 2019, 11:44:45 »
O destino é irônico, Ayrton Senna foi imolado no Circuito de Ímola.

E justamente no Dia do Trabalho, curioso...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Maio de 2019, 11:49:07 »
E?

"E?"?

Provavelmente vai levar mais alguns séculos para surgir um novo Senna, pois pessoas como ele são mais raras que moscas brancas.

Eu diria que Ayrton Senna era uma alma japonesa num corpo latino. Sua dedicação e amor ao trabalho eram características do povo japonês, muito mais do que do brasileiro...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Maio de 2019, 13:35:52 »
Absolutamente irrelevante.

Como todos os demais esportistas, atletas ou não.
Foto USGS

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Maio de 2019, 14:49:25 »
De forma nenhuma um grande esportista de um esporte popular é irrelevante. Assistir esporte é lazer e nós não vivemos para o essencial, mas sim para o supérfluo (o essencial é somente um meio para alcançarmos o supérfluo). E de forma nenhuma é irrelevante ser um ótimo exemplo de excepcionalidade em nível mundial em um campo profissional.
« Última modificação: 01 de Maio de 2019, 14:51:57 por -Huxley- »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Maio de 2019, 15:13:41 »
O adeus...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Maio de 2019, 15:16:27 »
De forma nenhuma um grande esportista de um esporte popular é irrelevante. Assistir esporte é lazer e nós não vivemos para o essencial, mas sim para o supérfluo (o essencial é somente um meio para alcançarmos o supérfluo). E de forma nenhuma é irrelevante ser um ótimo exemplo de excepcionalidade em nível mundial em um campo profissional.

Lindas palavras, Huxley! Obrigado...

Senna não era só um desportista excepcional (para mim e para muitos, o melhor de sua categoria - dentro e fora das pistas), ele era um irmão, um filho, um pai, um líder, o melhor amigo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!