Olha, isso é um ponto cujo qual o ateísmo me incomoda profundamente.
Se você traçar um estereótipo do ateu, você vai chegar num metaleiro, fâ de RPG que posta coisas em fóruns como se tivesse QI acima de 160, isso é tremendamente péssimo..........
Quer dizer, nada contra o metal ou o rpg (ambas coisas que eu passo bem longe), mas a gente ficar aqui parecendo que todo mundo é culturete, existe um nome pra isso: hipocrisia. O movimento indie tem a mesma vertente. Aliás, ateísmo é o "indie" da religião, e os indies querem sempre se firmar mais e mais indies..
Se você chegar num fórum de crentes, seja qual for a religião, você diz "oi gente, eu sou crente que nem vocês!", todos vão te acolher bem, você vai fazer amigos e tomar cerveja junto com eles no fim de semana.
Se você chegar num fórum cético/ateu, primeiro vão te questionar se você sabe oq é ateísmo, se você não está lá meramente por causa da reportagem da revista época ou por causa do último CD do deicide (exs. hipotéticos), se você não vai desencanar de ser ateu depois que a sua fase de má-sorte passar, se você já leu Dawkins, Sagan, Gould, e mais uns 15 a 20 outros autores, quanto mais livros de mais autores você ler, mais pontos você ganha!! RESUMINDO: Pra ser ateu, acreditar na não-existência dum ser superior não é suficiente, você precisa fazer um monte de outras coisas pra ser aceito no clâ
E não é à toa que o ateísmo é pequeno, muitos dos próprios ateus fazem de tudo pra continuar com esse elitismo.... pra mim quanto mais gente se convencer que ateísmo faz sentido, melhor! Se a Christina Aguilera quiser chamar o RBD pra tocar uma música do Chico Buarque (todos compositores que eu abomino em gênero, número e grau) falando sobre ateísmo, eu vou achar ótimo! A última coisa que o ateísmo precisa é dum modus-operandi de cultura Linuxer..... (que eu espero a grande maioria aqui nunca tenha o desprazer de conhecer)
Espero que ninguém aqui fique ofendido, mas está nítido, praticamente escrito na testa de alguns aqui, inclusive outro dia uma usuária nova entrou no fórum já se sentindo acuada por não poder chegar explicando a lei de Coulomb pros outros......
Se vocês concordam que a escolha duma religião é uma questão mais memética do que racional (e eu concordo), porquê alguns fazem de tudo pra perder a batalha contra o vírus da mente? Eu não quero que o ateísmo seja minoria, não faço questão de ser elite........
Por último, sorry se eu sumir, fim de ano vocês sabem como é....