Autor Tópico: Religiosidade e QI  (Lida 6950 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Religiosidade e QI
« Resposta #25 Online: 22 de Dezembro de 2006, 19:30:41 »
teste de QI é pseudociência!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #27 Online: 22 de Dezembro de 2006, 20:29:10 »
Se você traçar um estereótipo do ateu, você vai chegar num metaleiro, fâ de RPG que posta coisas em fóruns como se tivesse QI acima de 160, isso é tremendamente péssimo……

:histeria: rpg é ofensa cara...

Só falta falar que a gente tem pacto com o demônio   :stunned: :olheira:

E não é à toa que o ateísmo é pequeno

Só é preciso ter um pouco de bom senso e parar de acreditar em conto de fadas para ser ateu não precisar ler 20 livros não  :olheira:
Não deseje.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 22 de Dezembro de 2006, 20:49:08 »
O ateísmo é pequeno porque se baseia na lógica. Assim é preciso que a pessoa abra seus olhos.

Jamais será como a religião utilizando de medo e vantagens emocionais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Dezembro de 2006, 00:59:04 »
Na verdade a idéia de que a inexistência de deuses é a conclusão mais lógica pode ter apelo emocional, e a idéia da sustentação de crenças falsas com bases emocionais pode ser amedrontadora.

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 23 de Dezembro de 2006, 03:24:47 »
Olha, isso é um ponto cujo qual o ateísmo me incomoda profundamente.

Se você traçar um estereótipo do ateu, você vai chegar num metaleiro, fâ de RPG que posta coisas em fóruns como se tivesse QI acima de 160, isso é tremendamente péssimo……
Quer dizer, nada contra o metal ou o rpg (ambas coisas que eu passo bem longe), mas a gente ficar aqui parecendo que todo mundo é culturete, existe um nome pra isso: hipocrisia. O movimento indie tem a mesma vertente. Aliás, ateísmo é o "indie" da religião, e os indies querem sempre se firmar mais e mais indies…

Se você chegar num fórum de crentes, seja qual for a religião, você diz "oi gente, eu sou crente que nem vocês!", todos vão te acolher bem, você vai fazer amigos e tomar cerveja junto com eles no fim de semana.
Se você chegar num fórum cético/ateu, primeiro vão te questionar se você sabe oq é ateísmo, se você não está lá meramente por causa da reportagem da revista época ou por causa do último CD do deicide (exs. hipotéticos), se você não vai desencanar de ser ateu depois que a sua fase de má-sorte passar, se você já leu Dawkins, Sagan, Gould, e mais uns 15 a 20 outros autores, quanto mais livros de mais autores você ler, mais pontos você ganha!!  RESUMINDO: Pra ser ateu, acreditar na não-existência dum ser superior não é suficiente, você precisa fazer um monte de outras coisas pra ser aceito no clâ

E não é à toa que o ateísmo é pequeno, muitos dos próprios ateus fazem de tudo pra continuar com esse elitismo… pra mim quanto mais gente se convencer que ateísmo faz sentido, melhor!  Se a Christina Aguilera quiser chamar o RBD pra tocar uma música do Chico Buarque (todos compositores que eu abomino em gênero, número e grau) falando sobre ateísmo, eu vou achar ótimo! A última coisa que o ateísmo precisa é dum modus-operandi de cultura Linuxer… (que eu espero a grande maioria aqui nunca tenha o desprazer de conhecer)

Espero que ninguém aqui fique ofendido, mas está nítido, praticamente escrito na testa de alguns aqui, inclusive outro dia uma usuária nova entrou no fórum já se sentindo acuada por não poder chegar explicando a lei de Coulomb pros outros….

Se vocês concordam que a escolha duma religião é uma questão mais memética do que racional (e eu concordo), porquê alguns fazem de tudo pra perder a batalha contra o vírus da mente? Eu não quero que o ateísmo seja minoria, não faço questão de ser elite……

Cacete. :clap::clap::clap:

Não acho que se "cobre" tanto pra restringir o acesso, na verdade. São coisas diferentes, e a cobrança serve nos dois sentidos.
Senão, vejamos: pra ser ateu precisa de uma coisa só; e uma característica negativa, de NÃO acreditar, vai necessariamente ser atraente para pessoas de vários tipos. Não dá pra criar uma "sub-cultura" assim.

Mas penso que fato de o Ateu ser um excluído faz ele tentar uma revanchezinha. "O bêbado é mais feliz que o sóbrio." Deve ser um comportamento normal para os calouros, mas é uma coisa meio ridícula em quem já é velho e/ou se declara ateu há mais de ano.

Que fique para a discussão a lembrança daquela pesquisa que revela que, quanto maior o grau de instrução da pessoa, mais ela "acredita" no "sobrenatural".

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Dezembro de 2006, 10:48:06 »
Gostaria de fazer mais um complemento sobre QI e religiosidade.

O fato é que sempre se busca passar a imagem que os ateus, em sua grande maioria, são pessoas inteligentes.
Sempre vemos o desenho de um cérebro em um ou outro site ateu (simbolizando inteligência)e muitas piadas onde fazem uma ligação direta entre a inteligencia ou a falta dela para os ateus e teístas, respectivamente.
Obviamente isso não é uma regra, mas gostaria de deixar uma questão interessante:

Será que um "gênio teísta" (QI=160+ - "teórico") conseguiria formar argumentos brilhantes em defesa da existência de Deus na mesma profundidade que um ateu com o mesmo intelecto conseguiria a favor de "S"ua inexistência? 

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2006, 10:50:13 por Mental »
Nem sempre...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2006, 10:53:19 »
Tem um tópico do Fred por aqui que propõe justamente isso…

Mas a sério, gente: acho que a crença arraigada em religiões se deve muito mais a questões culturais e emocionais do que racionais.

Tem pessoas muito inteligentes que são mais pragmáticas, nunca parando para se perguntar qual o sentido da vida, de onde viemos etc. Esse tipo de gente, se tiver família religiosa, vai acreditar em Deus por default.

Tem gente muito inteligente também que compartimentaliza suas filosofias, ou que nunca se deu ao trabalho de ler e entender o raciocínio por trás de coisas como Geologia, Evolução e Cosmologia.

E parafraseando Zé Colméia, achar que ser ateu significa ser mais esperto que a maioria dos ursos é revelar ter problemas de auto-estima :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #33 Online: 23 de Dezembro de 2006, 11:46:51 »
Será que um "gênio teísta" (QI=160+ - "teórico") conseguiria formar argumentos brilhantes em defesa da existência de Deus na mesma profundidade que um ateu com o mesmo intelecto conseguiria a favor de "S"ua inexistência?     

Acho que a verdadeira questão não seria se o argumento é brilhante ou não, mas sim se o argumento é válido. Algumas das mentes mais brilhantes da história tentaram encontrar argumentos para a defesa do teísmo. Gente como Descartes produziram argumentos que, na época, podiam ser bastante convincentes. No final das contas os argumentos em geral se reduzem a uma questão de fé. Como o argumento segundo o qual podemos imaginar um ser perfeito que, devido à sua perfeição, possui o atributo da existência, logo deus existe. Se você olhar bem, o argumento já assume uma definição de perfeição, em seguida parte da suposição de que um ser perfeito é concebível, e no final faz uma identificação desse ser com uma divindade (e daí o crente faz uma outra identificação - com o deus de sua religião). Alguem poderia usar um argumento semelhante para, digamos, afirmar que um universo perfeito é imaginável, e que pela definição de universo seria aquele onde vivemos e que por ser perfeito, teria o atributo da existência eterna e consequentemente não teria sido criado. Ou alguem poderia partir do pressuposto que a perfeição absoluta é impossível, e assim provar a inexistência de deuses. Resumindo, esses argumentos acabam servindo apenas como tentativas de racionalizar uma crença irracional já presente na mente do pensador.

Aliás, se existissem realmente evidências concretas da existência de deuses, argumentos brilhantes não seriam necessários [1], da mesma forma que argumentos brilhantes não são necessários para provar que a Terra é redonda.

[1] Isso atualmente. No passado, a complexidade dos organismos, a origem das doenças e a origem do universo eram inexplicados, daí colavam-se deuses dos gaps no lugar de uma explicação.   
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Dezembro de 2006, 13:45:36 »
Olha, isso é um ponto cujo qual o ateísmo me incomoda profundamente.

Não vejo este estereótipo. No RV, grande parte dos tópicos é sobre política e sistemas econômicos, e esquerdistas e direitistas vivem saindo na porrada. Os gostos musicais são os mais variados, as idades variam entre 15 e 50 e tantos, os níveis de cultura a educação são os mais variados.

Quanto a achar que um crente é burro, não é a reação apropriada mas é uma reação natural quando alguém discorda da gente sobre qualquer assunto. A gente é que tem que se controlar e pensar que talvez o outro lado é que esteja certo ou que talvez esteja errado mas sem ser necessariamente burro.

Claro que a coisa piora quando o outro lado afirma que Papai Noel ou seus equivalentes existem.
Isto dito, tem muita gente burra por aí...

DIG

• Visitante
« Resposta #35 Online: 26 de Dezembro de 2006, 13:11:47 »
Ouvi falar que QI não é 1 teste confiável para medição de inteligência  :umm:

:histeria: rpg é ofensa cara…

Eu jogo rpg  |( ...bem, jogava até mais ou menos 1 ano atrás...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Dezembro de 2006, 21:16:48 »
De repente (chute!) os ateus são em média mais questionadores do que os religiosos, senso comum, afinal se a maioria das pessoas crescem em famílias teístas e são ensinadas a crer em Deus desde a infância, então para abandonar essa crença elas precisam questionar verdades estabelecidas, questionar autoridades familiares e religiosas, exercitar o senso crítico. Não que os religiosos não possam ser questionadores, às vezes eles se preocupam em questionar assuntos mais interesantes para eles do que teologia, como política, costumes, ou até sua própria sexualidade, não sei; às vezes eles questionam Deus, mas mesmo assim acabam chegando à conclusão de que ele existe. Mas ser questionador é diferente de ser inteligente, podemos ter pessoas inteligentes conformadas com suas crenças ou pessoas questionadoras que não passam de rebeldes sem causa.

A propósito, dou os parabéns ao Lint pelo seu post.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #37 Online: 27 de Dezembro de 2006, 03:14:36 »
Talvez o melhor golpe contra a religiosidade seja religiões mais idiotas ainda.
Quem sabe algum crente fanático com um membro da família como adepto fanático ao pastafarianismo (a história do Monstro do Espaguete Voador) não faria-o olhar no espelho e mudar?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #38 Online: 27 de Dezembro de 2006, 22:51:54 »
a história do Monstro do Espaguete Voador

:histeria:
Não deseje.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2006, 23:04:59 »
Para saber mais sobre o Pastafarianismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flying_Spaghetti_Monsterism

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Dezembro de 2006, 19:31:43 »
Da Wikipedia:

Atheism and intelligence

According to a study by Paul Bell, published in the Mensa Magazine in 2002, there seems to be an inverse correlation between intelligence and religious belief. Analyzing 43 studies carried out since 1927, Bell finds that all but four reported such a connection, concluding that "the higher one's intelligence or education level, the less one is likely to be religious or hold 'beliefs' of any kind." A survey published in Nature confirms that belief in a personal god or afterlife is at an all time low among the members of the National Academy of Science, only 7.0% of which believed in a personal god as compared to more than 85% of the US general population.[69]

Eriol

• Visitante
« Resposta #41 Online: 31 de Dezembro de 2006, 10:50:26 »
cultura é questão de nível socio-economico...

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #42 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:30:04 »
pô um monte de gente respondeu e eu evaporei :vergonha:
sorry folks, agora eu tô morando nas filipinas, nesse último mês eu quase não tive tempo de ler fórum e etc, então vou desenterrar o tópico:

Olha, eu acho que as pessoas agem com lógica 99.9% do tempo, então dizer que o ateísmo é pequeno pq se baseia na razão é equivocado, infelizmente no 0.01% do tempo é aonde entra o tema crença.... quem aqui não conhece um crente que acredita em deus e justiça divina, mas quando pega uma bactéria faz oq? toma antibiótico ou reza pra deus?

Quanto a não acreditar, isso é característica do agnosticismo (em parte, depende do ponto de vista), o ateísmo baseia-se em acreditar que deus NÃO exista, são coisas diferentes, mas tanto uma quanto a outra dá pra se manter... eu mesmo acredito em um monte de NÃO coisas como o Lula não ter mais princípios, que a RIAA e a MPAA NÃO estão interessadas em proteger o artista, etc....

Quanto ao RV, sei lá, eu acessava lá antes de conhecer aqui, parei de acessar lá justamente pq ao responder o tópico "oque você está ouvindo", me EXECRARAM por ouvir uma banda de hardcore (leia-se: NoFX, banda defensora do ateísmo, libertinismo e N outros ideais aqui que muitos defendem) enquanto todo o resto escutava metal... cheguei à triste conclusão que não todos, mas uma grande maioria ali é adolescente metaleiro, daí pra parar de levar a sério foi um passo :(
Nesse aspecto eu diria que o CC não condiz com o RV, ainda bem! Mas é fato que um monte de gente qdo descobre que eu sou ateu vem achando que eu curto "rock pauleira" (o pior de tudo é o termo aplicado!!)
Confesso que posso ter pego um pouco pesado com eles, mas é relativamente fácil de desencanar dum fórum enqto você ainda não criou laços com as pessoas, sacam??

Voltando um pouco ao assunto original, eu acho que é difícil defender o lado teísta com argumentos céticos/lógicos pq, cá pra nós, convenhamos, nós não somos ateus (acho) pq nós acreditamos nisso pura e simplesmente sem questionar, nós acreditamos nisso pq a observação e a lógica nos fez concluir, então fica difícil defender o lado menos-lógico, por isso existem os dogmas... A opção religiosa que tiver mais sentido lógico é a que eu vou optar, ponto.

Por último, pra mim, quanto mais ateus, céticos, agnosticos, satanistas, melhor! Não faço a menor questão de ser exclusivo/da elite :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:34:49 »
"Religião é veneno" é veneno :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:53:52 »

Consegue sim.  Há exemplos históricos: Francisco de Assis, Gandhi, Rene Guenon entre outros.

Só que esse pessoal costuma ser lúcido o bastante para perceber que a existência de Deus não é algo que vale a pena defender. 

A tendência é que eles demonstrem os usos práticos e construtivos da crença e evitem a discussão sobre a existência em si. 

Isso fica para mentes menores como Aquino e Agostinho...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 17 de Janeiro de 2007, 15:39:21 »
Quanto ao RV, sei lá, eu acessava lá antes de conhecer aqui, parei de acessar lá justamente pq ao responder o tópico "oque você está ouvindo", me EXECRARAM por ouvir uma banda de hardcore (leia-se: NoFX, banda defensora do ateísmo, libertinismo e N outros ideais aqui que muitos defendem) enquanto todo o resto escutava metal... cheguei à triste conclusão que não todos, mas uma grande maioria ali é adolescente metaleiro, daí pra parar de levar a sério foi um passo :(

Lá tem uma boa dose de metaleiros, e então em discussões musicais você geralmente vai encontrar bastante oposição, mas tem um monte de gente de todos os gostos musicais (arriscaria dizer a maioria, e que é uma minoria que participa do tópico "o jogo", mas mesmo lá tem eventuais posts de coisas fora de heavy metal), e não são execrados apenas por isso.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Janeiro de 2007, 07:53:26 »
podicrê
eu vou tentar acessar lá outra hora
mas eu tô desconfiado que religião é veneno² :lol:

talvez pelo look do site ser mais dark que os outros, acabe coagindo a minha opinião, ou talvez acabe justamente por atrair a molecada do ateísmo poser...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #47 Online: 19 de Janeiro de 2007, 10:38:28 »
Nossa eu acho orrivel o visual do rv.
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Janeiro de 2007, 19:49:33 »
podicrê
eu vou tentar acessar lá outra hora
mas eu tô desconfiado que religião é veneno² :lol:

talvez pelo look do site ser mais dark que os outros, acabe coagindo a minha opinião, ou talvez acabe justamente por atrair a molecada do ateísmo poser...

Não sei. De ateísmo revoltado o pior que já vi tinha sido o fórum do ateus.net, ao menos uns. Mas acho que tem em qualquer lugar.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #49 Online: 20 de Janeiro de 2007, 02:47:25 »
Nossa eu acho orrivel o visual do rv.
É. Layout n00b.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!