Autor Tópico: Religiosidade e QI  (Lida 6951 vezes)

Narkus

• Visitante
Re: Religiosidade e QI
« Resposta #50 Online: 20 de Janeiro de 2007, 03:15:49 »
Bom...
Eu não acho que ser religioso seja sinonimo de ser burro, tapado, idiota ou coisa do gênero...
A verdade é que a maioria das pessoas preferem acreditar em Deus. Eh uma ilusão satisfatória que preenche praticamente todas as lacunas do desconhecimento que o homem tem acerca do que existe e pq existe. Achar que sabe o suficiente para viver feliz, e que não tem o dever de buscar conhecimentos profundos a respeito da origem da vida, do universo etc, é algo muito tranquilizador!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 20 de Janeiro de 2007, 03:36:35 »
Novo por aqui, Narkus?  Já conhece o tópico de apresentação?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #52 Online: 20 de Janeiro de 2007, 07:50:14 »
Qual é a relação existente entre QI (Quociente de Inteligência) e religiosidade?

Olá Mental, seja bemvinda!

Temos que definir antes o que é inteligencia ou em sentido vc usou o termo pois existem diversas interpretações a respeito.
Analizando friamente a questão podemos supor que:

Religiosos no sentido de simplicidade podem ser mais inteligentes porque simplificaram o processo mental ou procuram ser mais praticos.

Ateus no sentido de analizar, pensar mais e procurar conhecer podem ser mais inteligentes.

Paises com maior numero de ateus como a Suecia, Japão, Escandinavia e outros, segundo pesquisas, tem mais pessoas com maior QI, não sei se isto tem algo a ver. Mas tem maior numero de pessoas com depressão cronica ou suicidios e na maior parte das vezes o numero de suicidios é maior do que o de homicidios.

Paises com maioria esmagadora de religiosos como o Brasil tem pessoas com menor QI e, no entanto, é considerado o povo mais feliz e alegre do planeta em comparação com outros que tem mais QI e mais ateus e são muito propensos ao pessimismo, desencanto, suicidio, tristeza e taxas altas de depressão. Isto deveria ser conhecido e debatido aqui pois é um sinal de alerta e preocupação para ceticos e ateus. Não sei qual a relação entre as pesquisas mas é sempre bom citar e conhecer a verdade...
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2007, 07:58:48 por Cereal Killer »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 20 de Janeiro de 2007, 08:42:55 »
Temos que definir antes o que é inteligencia ou em sentido vc usou o termo pois existem diversas interpretações a respeito.

Religiosos no sentido de simplicidade podem ser mais inteligentes porque simplificaram o processo mental ou procuram ser mais praticos.

Pode elaborar mais?  Está difícil entender o que exatamente seria simplificar o processo mental, e principalmente como isso se traduz em mais inteligência.  Praticidade, também, o que seria exatamente?

Ateus no sentido de analizar, pensar mais e procurar conhecer podem ser mais inteligentes.

Generalizações raramente são inteligentes...

Paises com maior numero de ateus como a Suecia, Japão, Escandinavia e outros, segundo pesquisas, tem mais pessoas com maior QI, não sei se isto tem algo a ver. Mas tem maior numero de pessoas com depressão cronica ou suicidios e na maior parte das vezes o numero de suicidios é maior do que o de homicidios.

O que é exatamente a mesma coisa que dizer que o número de homicídios é menos do que o de suicídios.  Não entendi o seu ponto aqui, sabe?

Países com maioria esmagadora de religiosos como o Brasil tem pessoas com menor QI e, no entanto, é considerado o povo mais feliz e alegre do planeta em comparação com outros que tem mais QI e mais ateus e são muito propensos ao pessimismo, desencanto, suicidio, tristeza e taxas altas de depressão.

"O povo mais feliz e alegre do planeta"?  Segundo qual fonte?

Quando se deixa de fazer essa comparação com os pobres coitados dos gênios ateus, qual passa a ser o povo mais feliz e alegre do planeta?  A sua fonte por acaso diz?

Isto deveria ser conhecido e debatido aqui pois é um sinal de alerta e preocupação para ceticos e ateus.

Sim, nós conhecemos e debatemos bastante o uso da religião para manter os ignorantes satisfeitos e submissos.  Mas valeu pelo incentivo.

Ou você se referia a outra coisa?

Não sei qual a relação entre as pesquisas mas é sempre bom citar e conhecer a verdade…

Sugestão para o futuro: se vai admitir humildemente ignorância, faça-o. 

Se vai insinuar entender mais de um assunto do que os seus interlocutores, faça-o também. 

Evite tentar fazer as duas coisas na mesma frase.  Não pega bem.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #54 Online: 20 de Janeiro de 2007, 14:06:13 »
O povo mais feliz e alegre do planeta
...
...
??
...
Só se for na câmara dos deputados

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:14:25 »
Há outros fatores envolvidos, como a falta de sol. Dias nublados ou chuvosos deixam as pessoas deprimidas. Os países citados têm longos invernos (às vezes longuíssimos, quando estão próximos do Polo Norte).

Você não está analisando todas as possibilidades.

Outro detalhe é que gente simples, sem grandes objetivos na vida, se contenta com pouco. Eu às vezes vou para casa cansado e estressado, cheio de problemas na cabeça. O pessoal que passou o dia fazendo um trabalho braçal repetitivo e tedioso vai embora feliz e assobiando. Tudo está certo na vida deles: têm emprego, a família está com saúde, cervejinha e futebol no fim de semana. Isto lhes basta. A mim não basta. Só que eu não gostaria de ser como eles. Paga-se um preço por ter mais conhecimentos e ter uma visão melhor do mundo.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2007, 15:20:20 por Fernando Silva »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:19:47 »
Há outros fatores envolvidos, como a falta de sol. Dias nublados ou chuvosos deixam as pessoas deprimidas. Os países citados têm longos invernos (às vezes longuíssimos, quando estão próximos do Polo Norte).

Você não está analisando todas as possibilidades.
Fora os fatores culturais. Nao sei quanto aos outros mas o caso do japao, que tem toda a cultura na honra e sua preservacao incluindo com o suicidio e tal. Fora que a taxa absurdamente baixa de suicidios tambem ajuda ne?
"The patient refused an autopsy."

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #57 Online: 20 de Janeiro de 2007, 16:08:11 »

Pode elaborar mais?  Está difícil entender o que exatamente seria simplificar o processo mental, e principalmente como isso se traduz em mais inteligência.  Praticidade, também, o que seria exatamente?

Generalizações raramente são inteligentes…

O que é exatamente a mesma coisa que dizer que o número de homicídios é menos do que o de suicídios.  Não entendi o seu ponto aqui, sabe?

Países com maioria esmagadora de religiosos como o Brasil tem pessoas com menor QI e, no entanto, é considerado o povo mais feliz e alegre do planeta em comparação com outros que tem mais QI e mais ateus e são muito propensos ao pessimismo, desencanto, suicidio, tristeza e taxas altas de depressão.

"O povo mais feliz e alegre do planeta"?  Segundo qual fonte?

Quando se deixa de fazer essa comparação com os pobres coitados dos gênios ateus, qual passa a ser o povo mais feliz e alegre do planeta?  A sua fonte por acaso diz?

Isto deveria ser conhecido e debatido aqui pois é um sinal de alerta e preocupação para ceticos e ateus.

Sim, nós conhecemos e debatemos bastante o uso da religião para manter os ignorantes satisfeitos e submissos.  Mas valeu pelo incentivo.

Ou você se referia a outra coisa?

Não sei qual a relação entre as pesquisas mas é sempre bom citar e conhecer a verdade…

Sugestão para o futuro: se vai admitir humildemente ignorância, faça-o. 

Se vai insinuar entender mais de um assunto do que os seus interlocutores, faça-o também. 

Evite tentar fazer as duas coisas na mesma frase.  Não pega bem.

Leia o topico novamente e TODO o topico.
Tem lugares que a simplicidade e praticidade são sinonimos de inteligencia e em outros lugares o pensamento complexo é sinal de mais inteligencia, escolha um e decida-se por si mesmo. Eu estou confuso e não posso te ajudar neste ponto...
Pedi para definir antes o que significava inteligencia e em qual sentido estava inserido o proposito da coisa.

O povo mais alegre ?  Não assistiu tv nos ultimos meses ? Está chovendo em Marte ?
Talvez o brasileiro seja povo mais feliz porque se mata mais e os escandinavos são mais tristes porque se suicidam mais... Vai saber...

"uso da religião para manter os ignorantes satisfeitos e submissos."
Realmente, generalizações e insinuações raramente são inteligentes…

"O que é exatamente a mesma coisa que dizer que o número de homicídios é menos do que o de suicídios."
É o mesmo que dizer que o numero de suicidios é maior que o de homicidios... :)

"Quando se deixa de fazer essa comparação com os pobres coitados dos gênios ateus, qual passa a ser o povo mais feliz e alegre do planeta?  A sua fonte por acaso diz?"

Vai saber... Talves os venusianos ou mercurianos pq tem mais calor, luz e sol...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 20 de Janeiro de 2007, 17:21:49 »
Saiu correndo pela tangente.

Narkus

• Visitante
« Resposta #59 Online: 21 de Janeiro de 2007, 00:52:48 »
Novo por aqui, Narkus?  Já conhece o tópico de apresentação?
Não conheco...
Ouvi falar, procurei mas não achei hehehe

Eu cheguei a ler as regras, e confesso que vai demorar um tempo pra eu estar adequado à elas, já que eu tenho o costume de abreviar palavras, driblar acentuações etc.

Onde que fica o topico de apresentacao?

[]s

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #60 Online: 21 de Janeiro de 2007, 04:01:18 »
Clube Cético - > Diversão - > Papo Furado - > Novo por aqui? Apresente-se! (ou coisa parecida)
passaria a url, mas é melhor você entrar lá e ver se não tem outros tópicos que lhe agrade :ok:

Tem regra pra não errar o português aqui??? heiauheaiuheaiuheaiueahieuaheiaheiauheaiheaiueahheiauheaiuh eaiuheaiueahieuaheiaheiauheaihe ai ai

No japão a pressão da família é muito grande, muitos japoneses se matam quando não passam no vestibular por exemplo...
Mas é fato que muitas vezes a gente pode ser mais feliz vivendo na ignorância, é mais ou menos a idéia do Cypher (era esse o nome do cara?) no matrix 1.... E layout é termo de estilista, urgh :hihi:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #61 Online: 21 de Janeiro de 2007, 09:42:01 »
List você e o lordbarata já sairam para tomar sake ?
Não deseje.

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #62 Online: 21 de Janeiro de 2007, 13:20:20 »
Não, eu tô nas Filipinas, aqui o bagulho é terceiro mundo manÔ!

Eu tô é tomando no ** por não ter ido pra Espanha haha, mas no meio do ano eu me mando pra lá, se deus (vulgo meu chefe) quiser!  :hihi::hihi:

Não sei tbem se na Espanha eu vou estar muito melhor.... mas o inadmissível é estar tão perto do japão e não ter um restaurante japonês que se preze por aqui, tudo coisa meja bueca, saudades do temaki de salmão chileno! :'(

Eu finalmente compreendí pq as pessoas fazem tanto escândalo por ir trabalhar em outro país, é um saco passar meses e meses sem a comidinha caseira...... (eu sempre achei que fosse firula)

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #63 Online: 21 de Janeiro de 2007, 17:40:45 »
Saiu correndo pela tangente.

Cara, só porque você é um editorzinho de um forum, isto não te dá o direito de me ofender.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:18:12 »
Onde está a ofensa, Cereal?

Narkus

• Visitante
« Resposta #65 Online: 22 de Janeiro de 2007, 03:05:53 »
Bom...
Um dos maiores prejuízos que vejo na religião para o, digamos, "QI" de uma pessoa é o fato da tendência natural do ser humano em querer que pessoas próximas concordem com suas "convicções".

Todas as pessoas que vieram "tentar" me converter pra algum tipo de crença ou estórias fantasiosas usaram de táticas parecidas. Cheguei a ler alguns artigos no site ateusdobrasil muito interessantes!

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/ceticismo/batalha_pela_sua_mente.php

Neste artigo do link acima há argumentos com base nas técnicas de hipnose para desmascarar o processo de conversão de pessoas.
As técnicas aparentemente são complexas, mas eu diria que por "evolução irracional" é possível uma pessoa adquirir tais habilidades sem ter tanta noção dos princípios de suas metodologias para conversão. Ou seja, um crente inteligente é capaz de enganar a si mesmo e a outros sem ter plena conciencia disso.

Qualquer discussão de casal, de irmãos, ou pessoas comuns etc encontramos falácias, ameaças e diversas maneiras de natureza "argumentativa ilógica" para alguém "vencer uma discussão". É difícil ser imparcial quando o seu ego está em jogo. Para um crente abrir mão de sua crença ou apenas demonstrar dúvidas sobre esta é necessário abrir mão do próprio ego. Ou seja, seriam alguns anos de orações, ações comunitárias, práticas forçadas de altruísmos desenfreados que estaríam em jogo, uma vez que o crente associa todas essas "ações positivas" principalmente à sua crença e não à sua moral e ética própria como no caso dos ateus. E claro... Existe também a vergonha de se convencer que esteve ridiculamente enganado durante tanto tempo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 22 de Janeiro de 2007, 07:29:55 »
E claro… Existe também a vergonha de se convencer que esteve ridiculamente enganado durante tanto tempo.
Lembro-me do dia em que finalmente admiti que tinha virado ateu. Foi o dia em que resolvi não ir mais à igreja.
Fiquei sentado pensando: "Mas é só isso? Acabou? Uma vida inteira de igreja, orações e preocupação com o que Deus iria pensar e fazer, tudo bobagem?"
Foi uma sensação muito estranha.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #67 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:03:09 »
Olá Cereal!

Em um ponto eu concordo com você. Talvez a ignorância possa fazer as pessoas mais felizes em muitos casos.
Se, por exemplo, um homem estiver com câncer e não souber disso, pode viver mais tempo e mais feliz do que se os familiares contassem para ele que tem tal doença.
Se um homem estiver sendo chifrado pela esposa, mas não souber disso, certamente será mais feliz com ela durante toda a vida, do que se algum dia descobrisse a verdade.

Aqui vale o ditado: "O que os olhos não vêem, o coração não sente."

Agora, se aquele homem descobriu que está com câncer ou que está sendo traído… ai meu caro… não tem como voltar atras. O jeito é enfrentar o problema de frente mesmo.
É o preço que se paga por ser uma pessoa informada.
Por outro lado temos outras compensações.
A principal delas, ao meu ver, é ter consciência da realidade.
Entre ignorar e ser feliz e conhecer e ser triste, prefiro o "conhecer", pois junto com o conhecimento vem a sensatez e com isso o controle dos nossos sentimentos.
Acho que nesse ponto, a inteligência pode ajudar sim, e muito.

Nem sempre...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #68 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:55:41 »

Qual ponto em que a inteligência não ajuda ?  :hein:
Não deseje.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 22 de Janeiro de 2007, 12:50:54 »
Cara, só porque você é um editorzinho de um forum, isto não te dá o direito de me ofender.
Se acalme Cereal, o Dantas não te ofendeu. Se você acha que não saiu pela tangente, como ele disse, responda novamente o post e tente ser mais elucidativo. :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:33:29 »
Obrigado, Oceanos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #71 Online: 22 de Janeiro de 2007, 14:26:22 »
Se acalme Cereal, o Dantas não te ofendeu. Se você acha que não saiu pela tangente, como ele disse, responda novamente o post e tente ser mais elucidativo. :)
Exatamente. Até porque eu não consegui entender nada do que o Cereal tentou escrever. :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #72 Online: 22 de Janeiro de 2007, 16:00:27 »
Olá Cereal!

Em um ponto eu concordo com você. Talvez a ignorância possa fazer as pessoas mais felizes em muitos casos.
Se, por exemplo, um homem estiver com câncer e não souber disso, pode viver mais tempo e mais feliz do que se os familiares contassem para ele que tem tal doença.
Se um homem estiver sendo chifrado pela esposa, mas não souber disso, certamente será mais feliz com ela durante toda a vida, do que se algum dia descobrisse a verdade.

Aqui vale o ditado: "O que os olhos não vêem, o coração não sente."

Agora, se aquele homem descobriu que está com câncer ou que está sendo traído… ai meu caro… não tem como voltar atras. O jeito é enfrentar o problema de frente mesmo.
É o preço que se paga por ser uma pessoa informada.
Por outro lado temos outras compensações.
A principal delas, ao meu ver, é ter consciência da realidade.
Entre ignorar e ser feliz e conhecer e ser triste, prefiro o "conhecer", pois junto com o conhecimento vem a sensatez e com isso o controle dos nossos sentimentos.
Hmm... certo, mas se você souber que tem câncer, pode buscar tratamento.
É por aí que vai. Todo mundo fechado em seu mundo com Deus, desligado dos problemas que estão causando por causa de suas religiões e crenças.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #73 Online: 26 de Janeiro de 2007, 17:27:55 »
Só uma grande estatística para responder. Sem ela, ficamos na filosofia e nas especulações. Ou seja: nada de concreto.

A existência de Einstein jogaria por terra qualquer argumento nesse sentido!  Alguém discorda?

Bom, a "religiosidade" de Eisntein é bastante questionada, mas Newton fica de bom tamanho, não?
Poderiam ser simplesmente casos a parte, assim como os deístas inteligente citados pelo APODman. O ateísmo cujo aceite aconteceu através do raciocínio (e não por birra, como citado pela Michele) não necessita apenas da existência de inteligência (no sentido de capacidade de processamento lógico), mas também de que esta inteligência seja aplicada especificamente nas questões religiosas.

Ou seja, o "inteligente" precisa filosofar a respeito para concluir que o deísmo não faz o menor sentido. E parece provável que ao menos boa parte das maiores mentes pensantes que já existiram simplesmente preferiram aplicar seu tempo em estudos, para eles, mais interessantes.

Mas, ainda restaram os teólogos inteligentes (se é que "ecsiste" algum). Novamente a estatística mundial cruzando QI e religiosidade torna-se necessária. Ousaria imaginar que teólogos inteligentes seriam fatores discrepantes. Mas é claro, isso é preconceito e dá cadeia. :D
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #74 Online: 26 de Janeiro de 2007, 17:54:37 »
Mas é claro, isso é preconceito e dá cadeia.
Somente porque a maioria do mundo é de religiosos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!