Na verdade, eu acho que a associação não é diretamente de pessoa com QI alto = ateu
O contexto mais comum em se tornar ateu vem da tendência de querer questionar tudo, mesmo os tabus, algumas pessoas tem isso naturalmente, outras não, certamente uma das coisas que influencia nisso é a capacidade da pessoa conseguir de fato compreender o funcionamento das coisas, se você nunca compreender, pode chegar uma hora que você vai passar a aceitar sem questionar
Logo, pessoas com maior QI tem maior tendência de questionar tudo, e se elas desenvolverem essa tendência, é muito maior a probabilidade delas aderirem ao ateísmo ou coisa parecida, mas não é por isso que pessoas com menor QI não possam ser questionadoras em geral...
O teste de QI testa justamente o raciocínio, não o conhecimento, logo uma pós-doutorada de rodinhas e creme por cima pode não ter um QI alto, na verdade, o teste de QI não pode provar muito -- assim como o sistema de ensino também não é parâmetro pra nada, estou cansado de ver engenheiro se formando sem saber exatamente oquê se faz no mundo real..
É como você dizer que uma pessoa dirige bem pq foi aprovada no exame da auto-escola (a notórios 30km/h max)