Autor Tópico: Religiosidade e QI  (Lida 6952 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Religiosidade e QI
« Resposta #75 Online: 26 de Janeiro de 2007, 18:02:06 »
Ei, Foxes, não precisa reforçar o preconceito contra ateus...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eros

• Nível 09
  • *
« Resposta #76 Online: 28 de Janeiro de 2007, 00:07:06 »
Segundo meu ponto de vista um sujeito com um quociente de inteligência elevado não deveria ser teista. Pessoas com alto QI tendem a questionar qualquer coisa apresentada a elas, sendo assim, seria logico que elas duvidasem e pesquisasem, chegando a conclusão que o ateismo é o único caminho para a evolução do saber.

Mais toda regra tem ecepção, existem gênios teologos, que afirmam fervorosamente a existencia de deus e sabem argumentar favoravelmente ao seu favor.
Existem ignorantes ateus que usam o ateismo só para se destacar, na maioria das vezes.

Mas particulamente acho que tem uma ligação... 

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 06:03:50 »
Einstein e Hawking sempre mencionam “Deus” em seus trabalhos??
Qualquer coisa que eles falarem que poder se interpretado como positivo a existência de Deus é muito divulgado.
Deus existir ou não, é uma questão muito vaga.
Estes cientistas geralmente são agnósticos (mesma coisa de ateu cético) que as vezes comentam algo a respeito de Deus.
Eu não lembro direito, mas têm umas frases ótimas de Einstein contra Deus.
Hawking eu já vi uma vez.
Eu também falo às vezes algo sobre Deus, como se eu não fosse ateu.
Eu tinha que procurar na net melhor para postar aqui o que eles já disseram.

A questão é que ateísmo vende pouco, e o pior é que queima o meio de transmissão.
Já é lei: deve se acreditar em Deus.
Para uma pessoa pública é muito complicado se dizer ateu.
A maioria dos cientistas são ateus, mas vemos na banca e na tv a cabo muita coisa sobre cientistas teistas e às vezes até religiosos. Vê se muito pouco pensadores falando nos meios de comunicação sobre o ateísmo deles.

E Deus é uma questão filosófica e não mais cientifica, todos os cientistas sabem que existem mais coisas a se descobrir.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #78 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 08:51:01 »
Quando postei esse tópico, tinha em mente o "Melão Jn.", que acredito ser o brasileiro de maior QI . Mais de 200 pontos (Um gênio universal tem 180+)
A página dele é essa:

http://www.sigmasociety.com

Olhem tambem a matéria no fantástico:

http://www.sigmasociety.com/sobre_o_fundador/sigma_sobre-o-fundador.asp

Melão Jn é teista.
Na minha opinião a pessoa acreditar na existencia de deus não a torna "burra".
Procurei não enfatizar a crença em Deus nesse tópico, mas sim a crença em determinada religião ou livro sagrado, como meio de se chegar a Deus, o que são duas coisas diferentes.
A pessoa acreditar em Deus é uma coisa, mas dar o seu dinheiro para o pastor em troca de "bençãos" de Deus é outra coisa completamente diferente!
Sendo mais específico, faço a pergunta:

Pode uma pessoa de alto QI cair na lábia de um pastor a ponto de dar sua casa de morar, esperando receber em dobro depois?

Eis a questão…
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 09:00:09 por Mental »
Nem sempre...

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:01:51 »
Acredito que pode. Mas, claro, geralmente não acontece.

Quem vai dizer o que é mais importante: felicidade ou conhecimento?
O que inteligencia e o que é criatividade?
O fato de uma pessoa ser louca faz ela deixar de ser inteligente?
Eu tive uma professora com pos doutorado em não sei lá o que quantico.
O povo admirava ela. Alguns diziam que ela tinha uma inteligencia meio louca.
Eu não acreditava nisto, para mim ela era só uma burra com um grande diploma,
pois nunca falou nada inteligente e tinha muitos erros de raciocínio.
O teste de QI tem suas limitações.
É tudo uma loucura!

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:08:18 »
Na verdade, eu acho que a associação não é diretamente de pessoa com QI alto = ateu

O contexto mais comum em se tornar ateu vem da tendência de querer questionar tudo, mesmo os tabus, algumas pessoas tem isso naturalmente, outras não, certamente uma das coisas que influencia nisso é a capacidade da pessoa conseguir de fato compreender o funcionamento das coisas, se você nunca compreender, pode chegar uma hora que você vai passar a aceitar sem questionar

Logo, pessoas com maior QI tem maior tendência de questionar tudo, e se elas desenvolverem essa tendência, é muito maior a probabilidade delas aderirem ao ateísmo ou coisa parecida, mas não é por isso que pessoas com menor QI não possam ser questionadoras em geral...

O teste de QI testa justamente o raciocínio, não o conhecimento, logo uma pós-doutorada de rodinhas e creme por cima pode não ter um QI alto, na verdade, o teste de QI não pode provar muito -- assim como o sistema de ensino também não é parâmetro pra nada, estou cansado de ver engenheiro se formando sem saber exatamente oquê se faz no mundo real..

É como você dizer que uma pessoa dirige bem pq foi aprovada no exame da auto-escola (a notórios 30km/h max)

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:15:06 »
pessoas muito inteligentes e que não gostam de polêmica dificilmente se dizem ateus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #82 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 10:13:45 »
Sim, mas o que isso indica?  Que é inteligente evitar polêmicas de proveito duvidoso, talvez?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 10:17:20 »
eu  não sei
eu gosto de polemicas e uns dias atras estava pensando que seria mais inteligente não ser tão polêmico
sei lá

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #84 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 11:51:29 »
eu  não sei
eu gosto de polemicas e uns dias atras estava pensando que seria mais inteligente não ser tão polêmico
sei lá
Você está no caminho certo, Priori. Este tipo de polêmica é inútil e apenas gera desgaste desnecessário.

Eu sempre fui polêmico e nunca ganhei nada com isto. Conversando com as pessoas do clube ( principalmente umas dicas que o Dr. Manhattan me deu ), aprendi que discutir este assunto fora daqui é pura perda de tempo. Hoje não brigo mais com ninguém e aprendi a lidar com isto de forma bem humorada.

Primeiro porque ninguém vai mudar de opinião...e segundo porque não há como se afirmar nada com absoluta certeza neste assunto.
Você não precisa violentar sua consciência. Basta apenas segurar sua língua... :P

Abraço
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #85 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 12:33:50 »
Sim, mas o que isso indica?  Que é inteligente evitar polêmicas de proveito duvidoso, talvez?

Cheguei à essa mesma conclusão e concordo com ela. Nem sempre é interessante entrar numa discussão sobre esse tema. Eu mesmo sei de pessoas que ficariam profundamente infelizes se eu me declarasse ateu então digo o que esperam ouvir dando respostas evasivas… como advogados e políticos…  :twisted:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!