Autor Tópico: Sobre animais e seres humanos  (Lida 10741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Sobre animais e seres humanos
« Online: 30 de Outubro de 2006, 23:56:09 »
Oi, pessoal.

Para não misturar o tema animais com o tópico sobre a caridade, resolvi abrir esse.

Como me equivoquei sobre o que pensa a DE, no referido tópico, resolvi consultar o Livro dos Espiritos novamente.

A temática é tratada nas seguintes questões:

Citar
Os animais e o homem
[/b]

592 Se compararmos o homem e os animais sob o ponto de vista da inteligência, a linha de demarcação parece difícil de se estabelecer, porque alguns animais têm, sob esse aspecto, uma superioridade notória sobre alguns homens. Essa linha pode ser estabelecida de uma maneira precisa?

– Sobre esse ponto vossos filósofos não estão de acordo em quase nada: uns querem que o homem seja um animal e outros que o animal seja um homem; todos estão errados. O homem é um ser à parte que desce muito baixo algumas vezes, ou que pode se elevar bem alto. Fisicamente o homem é como os animais, e até menos dotado que muitos deles; a natureza deu aos animais tudo o que o homem é obrigado a inventar com sua inteligência para satisfazer suas necessidades e sua conservação. É verdade que seu corpo se destrói como o dos animais, mas seu Espírito tem uma destinação que somente ele pode compreender, porque apenas o homem é completamente livre. Pobres homens que vos rebaixais além da brutalidade! Não sabeis vos distinguir? Reconhecei o homem pelo sentimento que ele tem da existência de Deus.

593 Pode-se dizer que os animais agem apenas por instinto?

– Ainda assim é um sistema. É bem verdade que o instinto domina na maioria dos animais, mas não vedes que muitos agem com uma vontade determinada? É inteligência, porém limitada.

☼ Além do instinto, não há como negar a alguns animais atos combinados que expressam uma vontade de agir num sentido determinado e de acordo com as circunstâncias. Há neles uma espécie de inteligência, cujo exercício é mais exclusivamente concentrado sobre os meios de satisfazerem suas necessidades físicas e proverem à sua conservação. Entre eles, não há nenhuma criação, nenhum melhoramento; qualquer que seja a arte com que executem seus trabalhos, fazem hoje o que faziam antigamente, nem melhor, nem pior, conforme formas e proporções constantes e invariáveis. O filhote, isolado da sua espécie, não deixa de construir seu ninho com o mesmo modelo sem ter recebido o ensinamento. Se alguns são suscetíveis6 de uma certa educação, seu desenvolvimento intelectual, sempre restrito a limites estreitos, é motivado pela ação do homem sobre uma natureza flexível, uma vez que não fazem nenhum progresso próprio. Mesmo o que alcançam pela ação do homem é um progresso efêmero e puramente individual, já que o animal, entregue a si mesmo, não tarda a retornar aos limites que a Natureza lhe traçou.

594 Os animais têm uma linguagem?

– Uma linguagem formada de palavras e de sílabas, não; mas de um meio de se comunicarem entre eles, sim. Dizem muito mais coisas do que acreditais; mas sua linguagem é limitada às suas necessidades, como suas idéias.

594 (a) Há animais que não têm voz; ao que parece esses não têm linguagem?

– Eles se compreendem por outros meios. Vós, homens, tendes apenas as palavras para se comunicarem? E os mudos, que dizeis deles? Os animais, sendo dotados da vida de relação, têm meios de se informar e de exprimir as suas sensações. Acreditais que os peixes não se entendem entre si? O homem não tem o privilégio exclusivo da linguagem; embora a dos animais seja instintiva e limitada ao círculo de suas necessidades e idéias, enquanto a do homem é passível de ser aperfeiçoada e se presta a todas as concepções de sua inteligência.

☼ Os peixes, de fato, que emigram em massa, e as andorinhas, que obedecem ao guia que as conduz, devem ter meios de se informarem, se entenderem e se combinarem. Talvez por terem uma visão mais penetrante que lhes permita distinguir os sinais que fazem; talvez também a água seja um veículo que lhes transmita certas vibrações. O que quer que seja, é incontestável que têm um meio de se entenderem, ocorrendo o mesmo com todos os animais privados da voz e que fazem trabalhos em comum. Que estranheza pode causar, depois disso, que os Espíritos possam se comunicar entre si sem a ajuda da palavra articulada? (Veja a questão 282.)

595 Os animais têm o livre-arbítrio de seus atos?

– Eles não são simples máquinas, como se pode supor; mas sua liberdade de ação é limitada às suas necessidades e não se pode comparar à do homem. Sendo muito inferiores ao homem, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material.

596 De onde vem a aptidão de alguns animais em imitar a linguagem do homem e por que essa aptidão se encontra mais nos pássaros do que no macaco, por exemplo, cuja conformação tem mais semelhança com o homem?

– É pela conformação particular dos órgãos da voz, favorecida pelo instinto de imitação; o macaco imita os gestos, alguns pássaros imitam a voz.

597 Se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria?

– Sim, e que sobrevive ao corpo.

597 (a) Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?

– É também uma alma, se quiserdes, depende do sentido que se dá a essa palavra; mas é inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto há entre a alma do homem e Deus.

598 A alma dos animais conserva, após a morte, sua individualidade e a consciência de si mesma?

– Sua individualidade, sim, mas não a consciência de seu eu. A vida inteligente continua no estado latente7.

599 A alma dos animais tem a escolha de encarnar em um animal em vez de outro?

– Não; ela não tem o livre-arbítrio.

600 A alma do animal, sobrevivendo ao corpo, estará, depois da morte, na erraticidade, como a do homem?

– É uma espécie de erraticidade, uma vez que não está mais unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age de acordo com sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. A consciência de si mesmo é o que constitui o atributo principal do Espírito. O espírito do animal é classificado após sua morte pelos Espíritos a quem compete essa tarefa e quase imediatamente utilizado; não há tempo de se colocar em relação com outras criaturas.

601 Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?

– Sim, por isso, nos mundos superiores, onde os homens são mais avançados, os animais também o são, tendo meios de comunicação mais desenvolvidos; mas são sempre inferiores e submissos ao homem, são para ele servidores inteligentes.

☼ Não há nada de extraordinário nisso. Imaginemos nossos animais, os mais inteligentes, o cão, o elefante, o cavalo, com uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. Que não poderiam fazer sob a direção do homem?

602 Os animais progridem, como o homem, pela ação de sua vontade ou pela força das coisas?

– Pela força das coisas; é por isso que para eles não há expiação.

603 Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?

– Não; para eles o homem é um deus, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.

604 Os animais, mesmo os aperfeiçoados nos mundos superiores, são sempre inferiores ao homem. Isso significa que Deus teria criado seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, o que parece estar em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se distingue em todas as suas obras.

– Tudo se encaixa na natureza pelos laços que não podeis ainda compreender, e as coisas mais desiguais na aparência têm pontos de contato que o homem nunca chegará a compreender na sua condição atual. Ele pode entrevê-los pelo esforço de sua inteligência, mas somente quando essa inteligência tiver adquirido todo desenvolvimento e estiver livre dos preconceitos do orgulho e da ignorância é que poderá ver claramente na obra de Deus. Enquanto isso não acontece, suas idéias limitadas lhe fazem ver as coisas sob um ponto de vista mesquinho e restrito. Sabei bem que Deus não pode se contradizer e que tudo, na natureza, se harmoniza pelas leis gerais que nunca se afastam da sublime sabedoria do Criador.

604 (a) A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de contato entre a alma dos animais e a do homem?

– Sim, mas os animais têm apenas a inteligência da vida material; para o homem, a inteligência produz a manifestação da vida moral.

605 Se considerássemos todos os pontos de contato entre o homem e os animais, não poderíamos deduzir que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma espírita e que, se não tivesse essa última, poderia viver como o animal? De outro modo, pode-se considerar que o animal é um ser semelhante ao homem, tendo menos alma espírita? Isso não significaria que os bons e os maus instintos do homem seriam o efeito da predominância de uma dessas duas almas?

– Não. O homem não tem duas almas; mas os corpos têm instintos que são o resultado da sensação dos órgãos. Há nele apenas uma dupla natureza: a natureza animal e a natureza espiritual. Pelo seu corpo, participa da natureza dos animais e seus instintos; pela sua alma, participa da natureza dos Espíritos.

605 (a) Assim, além de suas próprias imperfeições, das quais o Espírito deve se despojar, o homem tem ainda que lutar contra a influência da matéria?

– Sim, quanto mais é inferior mais os laços entre o Espírito e a matéria são unidos; não o vedes? O homem não tem duas almas;a alma é sempre única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, de modo que a alma de um não pode animar o corpo criado para a outra. Mas, ainda que o homem não tenha alma animal que, por suas paixões, o nivele aos animais, tem o corpo que muitas vezes o rebaixa a eles, porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade, que tem instintos, porém ininteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.

☼ O Espírito, ao encarnar no corpo do homem, traz o princípio intelectual e moral que o torna superior aos animais. As duas naturezas que existem no homem dão às suas paixões duas origens diferentes: uma vem dos instintos da natureza animal, outra das impurezas do Espírito encarnado e que simpatiza mais ou menos com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria. Submisso a essa influência, se aproxima da brutalidade; despojado dela, se eleva à sua verdadeira destinação.

606 De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma, da qual são dotados?

– Do elemento inteligente universal.

606 (a) A inteligência do homem e a dos animais vêm de um princípio único?

– Sem dúvida. Mas no homem ela recebeu uma elaboração que o eleva acima do animal.

607 Foi dito que a alma do homem, em sua origem, está no estado semelhante ao da infância da vida corporal, que sua inteligência apenas desabrocha e ela ensaia para a vida. (Veja a questão 190.) Onde o Espírito cumpre essa primeira fase?

– Em uma série de existências anteriores ao período que chamais humanidade.

607 (a) Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da Criação?

– Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida, como já dissemos. É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e torna-se Espírito. É então que começa o período da humanização e com ela a consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade de seus atos. Assim como depois da infância vem a adolescência, depois a juventude e, enfim, a idade adulta. Não há, além disso, nessa origem nada que deva humilhar o homem. Será que os grandes gênios se sentirão humilhados por terem sido fetos em formação no seio de sua mãe? Se alguma coisa deve humilhá-lo é sua inferioridade perante Deus e sua impotência para sondar a profundidade dos seus desígnios e a sabedoria das leis que regem a harmonia do universo. Reconhecei a grandeza de Deus nessa harmonia admirável que faz com que tudo seja solidário na natureza. Acreditar que Deus pudesse fazer alguma coisa sem objetivo e ter criado seres inteligentes sem futuro seria blasfemar contra sua bondade, que se estende sobre todas as suas criaturas.

607 (b) Esse período de humanização começa na nossa Terra?

– A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana; o período de humanização começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores; entretanto, essa não é uma regra geral, e poderia acontecer que um Espírito, desde o começo de sua humanização, estivesse apto a viver na Terra. Esse caso não é freqüente; é, antes, uma exceção.

608 O Espírito do homem, após a morte, tem consciência das existências anteriores ao seu período de humanidade?

– Não, porque não é nesse período que se inicia para ele sua vida de Espírito e é até mesmo difícil se lembrar de suas primeiras existências como homem, assim como o homem não se lembra mais dos primeiros tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio de sua mãe. É por isso que os Espíritos dizem que não sabem como começaram. (Veja a questão 78.)

609 O Espírito, entrando no período de humanidade, conserva traços do que foi antes, do período que se poderia chamar pré-humano?

– Depende da distância que separa os dois períodos e o progresso realizado. Durante algumas gerações, pode ter sinais mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porque nada na natureza se faz por transição brusca, sempre há anéis que ligam as extremidades das cadeias dos seres e acontecimentos; mas esses traços se apagam com o desenvolvimento do livre-arbítrio. Os primeiros progressos se realizam muito lentamente, porque ainda não estão alicerçados, determinados pela vontade; mas eles seguem uma progressão mais rápida à medida que o Espírito adquire uma consciência mais perfeita de si mesmo.

610 Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na ordem da Criação estão enganados?

– Não; mas a questão não foi explicada e, aliás, há coisas que só a seu tempo podem ser esclarecidas. O homem é, de fato, um ser à parte, uma vez que tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem outra destinação. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que podem conhecê-lo.

Se alguém quiser comentar, esteja à vontade.

Abraços,

Douglas


GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2006, 10:26:01 »
Hoje saiu uma nota na Newscientist que pode ter alguma relevância para esse tópico (desculpem o inglês):

http://www.newscientist.com/article/dn10402-elephants-see-themselves-in-the-mirror.html

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Elephants see themselves in the mirror
22:00 30 October 2006
NewScientist.com news service
Peter Aldhous

Apes do it, we do it… and so, it seems, do elephants. They can recognise themselves in a mirror, passing a test of self-awareness that is failed even by the majority of our primate relatives.

Until recently, this ability was thought to be the exclusive preserve of humans and great apes. Then, in 2001, Diana Reiss at Columbia University in New York, US, showed that dolphins tended to position themselves to view a mark on their bodies that would not otherwise be visible, showing that they too could recognise their own reflections.

Like humans and apes, dolphins are highly social animals with large brains, and seem to show empathy towards one another. So Reiss turned her attention to another large-brained and apparently empathetic species – the Asian elephant.

Teaming up with Frans de Waal and Joshua Plotnik of Emory University in Atlanta, Georgia, US, Reiss presented three elephants at the Bronx Zoo in New York City with a mirror. They began inspecting themselves with their trunks while staring at their reflections. One elephant, called Happy, also repeatedly touched a mark painted onto its head, as this video demonstrates, where the camera is behind one of the mirrors (2.6MB, mov format).

A previous attempt to investigate self-recognition failed, apparently because the mirrors used were too small. “Elephants don’t have the best eyesight,” de Waal says. “It’s important that the mirror is the size of an elephant and is accessible.”

Journal reference: Proceedings of the National Academy of Sciences (DOI: 10.1073/pnas.0608062103)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seguindo o link você pode encontrar um vídeo que mostra claramente o elefante tocando um ponto do corpo que vê no espelho.

Acerca de certos pontos do seu texto:

"Entre eles, não há nenhuma criação, nenhum melhoramento; qualquer que seja a arte com que executem seus trabalhos, fazem hoje o que faziam antigamente, nem melhor, nem pior, conforme formas e proporções constantes e invariáveis. O filhote, isolado da sua espécie, não deixa de construir seu ninho com o mesmo modelo sem ter recebido o ensinamento. "

Isso simplesmente não é verdade. Estudos têm demonstrado a existência de uma cultura entre os outros primatas.
Por exemplo:

http://news.nationalgeographic.com/news/2004/10/1006_041006_chimps.html

Outro ponto:

"604 (a) A inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de contato entre a alma dos animais e a do homem?

– Sim, mas os animais têm apenas a inteligência da vida material; para o homem, a inteligência produz a manifestação da vida moral."

Como já foi comentado em outros tópicos, existem estudos que demonstram a existência do altruismo e do conceito de justiça e de punição entre macacos e primatas.

Francamente, acho meio ridícula essa idéia de dar ao homem um status essencialmente superior aos outros animais (note a palavra: essencialmente. Se usarmos a inteligência como uma medida de "superioridade" então seríamos "superiores" na prática, mas não por causa de um elemento essencial).

Antes de terminar, destaco uma pérola de raciocínio circular:

"606 De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma, da qual são dotados?

– Do elemento inteligente universal."

Uau... Sem comentários  :lol:



You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2006, 12:12:36 »
Citar
603 Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?

– Não; para eles o homem é um deus, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.

Bizarro isso.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2006, 13:02:32 »
Põe bizarro nisso...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

danieli

  • Visitante
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2006, 13:05:23 »
coisa estranha :hein:

e que elemento é esse??

Citar
606 De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma, da qual são dotados?

– Do elemento inteligente universal.

Offline Ernane

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 325
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2006, 18:12:36 »
Citar
603 Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?

– Não; para eles o homem é um deus, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.

Ou seja, os animais continuarão vivos em forma de espírito como o homem, em um suposto mundo espiritual.

Será que vou encontrar os cachorros que eu tanto amava quando era criança? O Pingo, o Pim-Pim, a Dara?  :ok:

Citar
601 Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?

– Sim, por isso, nos mundos superiores, onde os homens são mais avançados, os animais também o são, tendo meios de comunicação mais desenvolvidos; mas são sempre inferiores e submissos ao homem, são para ele servidores inteligentes.

Os espíritos dos animais evoluem, mas nunca serão iguais os dos homens, mesmo evoluindo?
Estranho..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2006, 10:14:54 »
607 (b) Esse período de humanização começa na nossa Terra?

– A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana; o período de humanização começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores; entretanto, essa não é uma regra geral, e poderia acontecer que um Espírito, desde o começo de sua humanização, estivesse apto a viver na Terra. Esse caso não é freqüente; é, antes, uma exceção.


Para mim isto é ainda mais bizarro.

Na verdade se percebe uma hierarquia espiritual de animais, para homens, neste planeta. Quem sabe como em outros 'mundos inferiores'.

O espiritismo todo é permeado por esta hierarquização do mundo espiritual, como uma pirâmide. O budismo comparte esta noção, pelo menos já a ouvi de budistas. Animais são vistos como espíritos que não podem evoluir muito pelas limitações físicas; mesmo assim, o espírito que estava no cachorro, pode encarnar num homem.

Esta hierarquia aparece primeiro no hinduísmo. É bom ler o Bhagavad Gita
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2006, 10:17:54 »
Citar
603 Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?

– Não; para eles o homem é um deus, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.

O que acho contraditório aqui é que supostamente o 'envoltório material' de um cachorro é temporário. Então como pode ter um destino dependendo de onde encarnou ?

O importante no espírito seria seu caminho, suas milhões de encarnações, onde 'progride' vagarosamente, atravessando milhares de anos envolto nos mesmos problemas (Maya para os hinduístas).

O espiritismo fez um simulacro de hinduísmo que realmente não dá para entender...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ernane

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 325
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2006, 17:10:48 »
O Espiritismo retomou várias crenças antigíssimas, a maioria de filosofias orientais. É o caso da Reencarnação. A diferença é que Kardec afirmou que foram espíritos superiores os responsáveis, será mesmo?  :hihi:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2006, 18:07:42 »
Citar
601 Os animais seguem uma lei progressiva, como os homens?

– Sim, por isso, nos mundos superiores, onde os homens são mais avançados, os animais também o são, tendo meios de comunicação mais desenvolvidos; mas são sempre inferiores e submissos ao homem, são para ele servidores inteligentes.

Os espíritos dos animais evoluem, mas nunca serão iguais os dos homens, mesmo evoluindo?
Estranho..
Sempre pensei que o espiritismo defendesse aquela idéia de "evolução progressiva" dos espíritos. O espírito passaria por várias "etapas" de evolução, mineral(?), vegetal e animal. Este depois de várias encarnações em animais "inferiores", progrediria o suficiente para ocupar um corpo humano.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2006, 19:52:08 »
O Espiritismo retomou várias crenças antigíssimas, a maioria de filosofias orientais. É o caso da Reencarnação. A diferença é que Kardec afirmou que foram espíritos superiores os responsáveis, será mesmo?  :hihi:

Pior do que isso.  Ele misturou idéias primitivas sobre retorno e interdependência com conceitos modernos sobre identidade e individualidade, sem critério ou responsabilidade alguma, E ao mesmo tempo eliminou praticamente todos os mecanismos de correção de rumo interno que as religiões tradicionais tinham (basicamente, a concorrência entre várias escolas, interpretações e gurus).

Por isso, e só por isso, se fala em reencarnação em pleno século XXI de uma forma que nunca correspondeu aos conceitos das verdadeiras religiões.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 325
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2006, 20:26:47 »
Então Luis Dantas, seria o Espiritismo uma pseudo-religião?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2006, 20:48:50 »
O Espiritismo em si, realmente é uma pseudo-religião, porque é dogmática demais e não assume para si a responsabilidade de cuidar dos valores de seus adeptos.

O que não impede que muitos espíritas sejam genuínos religiosos, no sentido mais positivo da palavra, apesar da ojeriza que a Doutrina Espírita tem pela palavra "religião"; a DE não incentiva o discernimento, mas mesmo assim há quem o tenha e sem considere espírita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2006, 21:18:43 »

Sempre pensei que o espiritismo defendesse aquela idéia de "evolução progressiva" dos espíritos. O espírito passaria por várias "etapas" de evolução, mineral(?), vegetal e animal. Este depois de várias encarnações em animais "inferiores", progrediria o suficiente para ocupar um corpo humano.

Angelo,

O Espirito não. Os animais tem um principio espiritual diferente.

A partir de certo ponto, este principio sofre uma alteração por parte da Espiritualidade e se torna um Espirito.

Os questionamentos do LE, deixam isto no ar. André Luiz e Yehoshua complementam em Evolução em Dois Mundos e Colonia Capella, esta teoria.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2006, 04:03:28 »
Segundo o que vejo dos espíritas, muitos acreditam que a alma do animal é coletiva, enquanto a humana é individual, e que daqui a algum tempo, a alma coletiva, digamos, dos chimpanzés, irá criar almas individuais. Douglas, você que pelo visto é espírita, confirma isso?

Um detalhe sobre as religiões: há mais religiosos do que ateus apenas porque a religião seduz mais. [momento sentimental] O Ernane falou dos cachorros dele... o jcatino falou em Maya... bateu uma saudade desgraçada da Maya, minha gatinha morta há três semanas... [/momento sentimental] quem não fica abalado com seduções do tipo "os mortos não estão mortos, mas viajaram pra muito longe"? Que o conceito é bonitinho, sem dúvida, mas isso não interfere na veracidade/falsidade dele.

Quanto ao assunto do tópico, não vejo diferenças suficientes para enquadras o ser humano à parte dos outros mamíferos. Uma reportagem muito boa quanto a isso é de capa da Sapiens (nº 4, se não me engano), que mostra experimentos quanto a identidade, altruísmo, empatia. Vale a pena.
Latebra optima insania est.

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2006, 04:57:15 »
Oi, Eremita.

Não posso confirmar. Mas acho que não. Todas as questões sobre animais na codificação estão no inicio do tópico. Nenhuma delas afirma isso.
Os complementos também não. Isto está me parecendo lenda...

Quanto a morte de animais...perdemos o nosso cachorrinho atropelado há alguns meses. Faziam 13 anos que ele estava conosco.
Eu nunca tinha chorado nem por morte de parente e nem sentido falta. Agora dele...abri o bocão com gosto. Estou chateado até hoje...

Agora, eu penso existir uma diferença enorme entre nós e os animais. Ninguém mais percebe isso?

Abração,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Eremita

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.833
  • Sexo: Masculino
  • Ecce.
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2006, 05:39:13 »
Eu nunca tinha chorado nem por morte de parente e nem sentido falta. Agora dele...abri o bocão com gosto. Estou chateado até hoje...

Pois é... chorei mais na morte da Maya que no enterro do meu pai, pra você ter idéia.

Abraços!
Latebra optima insania est.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2006, 08:23:47 »
Douglas, percebo sim uma diferença enorme entre nós e _quase_ todos os animais; é a linguagem abstrata e sua consequência, a formação de culturas.

Suspeito porém que alguns animais estão no limiar de construir sua própria linguagem abstrata.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Cyrix

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 44
    • Falhas do Espiritismo
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2006, 08:32:53 »
Mesmo assim, o uso pleno de simbolismos parece ser recente no gênero homo. Nossa espécie tem cerca de 150 mil anos, mas manifestações artísticas (indício claro de simbolismo) só a partir de 70.000. Neanderthais nunca o possuíram. Olha que na evolução eles são nossos primos mais próximos ou até grupo-irmão.

Onde há dúvida, há liberdade
Falhas do Espiritismo

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2006, 08:04:03 »
Citar
[momento sentimental] O Ernane falou dos cachorros dele... o jcatino falou em Maya... bateu uma saudade desgraçada da Maya, minha gatinha morta há três semanas... [/momento sentimental]

 :(
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2006, 08:06:53 »
Citar
Neanderthais nunca o possuíram.(simboilismos)

Mas já li na Scientific American que há:

- sítios onde aparentemente havia híbridos de homo habilis/sapiens e neandertais (um sítio descoberto recentemente em portugal, dados ainda não conclusivos)

- sítios neandertais com utensilios e... flautas ! E são mais recentes, 25mil anos.

Tá bom, vou ter que procurar onde o achei... grr...  :/
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2006, 08:17:44 »
Citar
602 Os animais progridem, como o homem, pela ação de sua vontade ou pela força das coisas?

– Pela força das coisas; é por isso que para eles não há expiação.

Aqui ficou implícita uma pergunta que não foi feita: a alma de um animal, após progredir 'pela ação das coisas' pode talvez um dia reencarnar num ser humano ?

O que os espíritas do grupo acham ?

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Douglas

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 309
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2006, 12:32:42 »
Oi, jcatino.

O principio espiritual vem sendo modificado por Espiritos Superiores para poder encarnar nos mais diversos reinos por eras e eras. Neste periodo, vai apredendo e vivenciando todos os processos automáticos que os seres primitivos passaram. Em um determinado momento, este principio espiritual sofre uma mudança e torna-se Espirito. Ai começa o ciclo de encarnações nas primeiras forams humanóides.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Cyrix

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 44
    • Falhas do Espiritismo
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2006, 13:38:18 »
Citar
Neanderthais nunca o possuíram.(simboilismos)

Mas já li na Scientific American que há:

- sítios onde aparentemente havia híbridos de homo habilis/sapiens e neandertais (um sítio descoberto recentemente em portugal, dados ainda não conclusivos)

- sítios neandertais com utensilios e... flautas ! E são mais recentes, 25mil anos.

Tá bom, vou ter que procurar onde o achei... grr...  :/

Citar
Entre os mais perfeitos executores da tecnologia do "cerne trabalhado" estavam os neandertais de cérebro volumos, rosto grande e cabaeça reduzida, que ocupram a Europa e o oeste da Ásia até cerca de 30 mil anos atrás. Como eles deixaram um excelente registro de si mesmos e foram abruptamentes substituídos pelos humanos modernos, que fizeram o mesmo, os neandertais nos oferecem um padrão de comparação particularmente instrutivo, por meio do qual podemos julgar nossa própria singularidade. A habilidade dos neandertais para trabalhar pedras é impressionante, ainda que um pouco estereotipada, mas eles raramente fabricaram, se é que fabricaram, ferramentas a partir de outras matérias-primas preserváveis. E muitos arqueólogos questionam a sofisticação de suas habilidades como caçadores.
Mais ainda, apesar de relatos iniciais equivocados darem conta de bizarros "cultos" neandertais, jamais foi encontrado nenhum indício substancial de comportamentos simbólicos - certamente não antes de fazerem contato com os atuais humanos. Mesmo a prática ocasional de enterrar os mortos pode ter sido um meio de desencorajar hienas a fazer incursões nos espaços por eles ocupados, ou talvez tenha outra explicação mundana semelhante. Os enterros neandertais não possuem os "bens de sepultura" que atestariam o ritual e a crença em uma vida futura. Em outras palavras, embora admiráveis sob muitos aspectos e por causa do longo tempo que conseguiram sobreviver nas difíceis circunstâncias das últimas idades do gelo, faltava aos neandertais a centelha de criativadade que afinal distingue o H. sapiens.


"Não estávamos sozinhos" Ian Tattersall
Scientific American - Brasil, edição especial n º 2: Novo Olhar sobre a Evolução Humana

Na mesma revista, em outro artigo, dão uma pincelada na criança híbrida neandertal-sapiens.

No documentário da BBC "Walking with the Cavemen" - que a Globo exibiu de forma editada no Fantástico com o nome "No Tempo das Cavernas"- se ressalta essa diferença crítica entre nós e os neandertais. O DVD do documentário vendido no Brasil de Editora Abril traz, ao final, uma entrevista com um especialista brasileiro, que toca sobre esse mesmo aspecto: manifestações simbólicas só ocorreram a partir de 70.000 para cá. Infelizmente não lembro o nome dele no momento, pois minha irmã ainda não me devolveu o DVD  |(
« Última modificação: 06 de Novembro de 2006, 13:51:47 por Cyrix »
Onde há dúvida, há liberdade
Falhas do Espiritismo

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Sobre animais e seres humanos
« Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2006, 21:14:13 »
Cyrix, se mal não lembro eu devo ter lido uma edição diferente, mas os seus dados são mais consistentes que a minha memória.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!