Autor Tópico: Importância da igreja.  (Lida 6205 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Importância da igreja.
« Online: 11 de Novembro de 2006, 15:40:31 »
Qual a importância social da igreja?

Eriol

• Visitante
Re: Importância da igreja.
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2006, 16:02:45 »
"En otros términos, la escuela (y también otras   instituciones  del  Estado,  como  la Iglesia, y otros aparatos como el Ejército) enseña las “habilidades” bajo formas que aseguran el  sometimiento a la ideología dominante o el dominio de su “práctica”. todos  los  agentes de la producción, la explotación y la represión, sin hablar de los “profesionales  de  la  ideología” (Marx) deben estar “compenetrados” en tal o cual carácter con esta ideología para cumplir “concienzudamente” con sus tareas, sea de explotados  (los  proletarios),  de  explotadores  (los  capitalistas),  de  auxiliares  de  la explotación  (los  cuadros),  de  grandes  sacerdotes  de  la  ideología  dominante  (sus “funcionarios”), etcétera."

Louis Althusser - Ideología y aparatos ideológicos de Estado

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2006, 18:33:22 »
Social ? roubar 10% do salario do povo.
Não deseje.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2006, 01:05:10 »
Questao de uma valvula de escape, um grupo de pessoas que ficam la, e tambem bom para controlar as massas.
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2006, 02:31:17 »
A Igreja muitas vezes é a única forma de promover um senso de união e fraternidade em certas comunidades.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

danieli

• Visitante
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2006, 02:46:38 »
A igreja tem por vezes como disse o Dantas promover a união e fraternidade, acredito que seja um instrumento socializador também.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2006, 04:07:59 »
A Igreja muitas vezes é a única forma de promover um senso de união e fraternidade em certas comunidades.

Concordo.

Uma pesquisa comprovou que as pessoas religiosas são mais felizes. A religiosidade deve ser um complexo de instintos que como qualquer outro requer satisfação.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2006, 05:36:30 »
Concordo.

Uma pesquisa comprovou que as pessoas religiosas são mais felizes. A religiosidade deve ser um complexo de instintos que como qualquer outro requer satisfação.

Discordo... como saber se uma pessoa religiosa é mais feliz que eu ??????  :susto:

Religião pra min é muleta emcional...  :histeria:
Não deseje.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2006, 09:10:11 »
Discordo... como saber se uma pessoa religiosa é mais feliz que eu ?????? :susto:

Religião pra min é muleta emcional... :histeria:

Pessoas religiosas têm a certeza de que a vida após a morte existe e que diversos mistérios do universo serão devidamente explicados... e que o espírito é eterno...

Eu por exemplo, entro em crise existencial cada vez que entro em um tópico daqueles da área de Ciências que trata de algum assunto atro-físico. Na mesma hora lembro que estou em um planeta mínusculo dentro de um universo (aparentemente) infinito e que morrerei sem saber tudo que gostaria...

E lá vem a crise de novo... :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2006, 09:45:09 »

Concordo.

Tenho de dar razão ao N3RD neste particular: não confio nessa pesquisa.  Como ela pode objetivamente comparar graus de felicidade?  Uma pessoa que se apresenta como religiosa se sente na obrigação de dizer que é feliz; isso por si só já torna suspeitos os resultados.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2006, 10:01:37 »
Tenho de dar razão ao N3RD neste particular: não confio nessa pesquisa. Como ela pode objetivamente comparar graus de felicidade? Uma pessoa que se apresenta como religiosa se sente na obrigação de dizer que é feliz; isso por si só já torna suspeitos os resultados.

Uma pessoa religiosa que tem plena crença de que "vai pro céu" ou que viverá eternamente fica livre de dúvidas, preocupações ou medos. Ela "sabe" que seu destino já está traçado por uma entidade sobrenatural que é só amor (independente das claras disposições em contrário)... óbvio que ela será mais feliz... como já disseram "Um bêbado é óbviamente mais feliz do que um sóbrio"...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2006, 16:30:10 »
Eu estou fazendo um trabalho sobre "função social da igreja :enjoo:" e olhem quantas opiniões diferentes já há aqui. :biglol:

E para não dizerem que eu desapareço dos tópicos que crio, leiam este trechinho que encontrei enquanto estava pesquisando o assunto:

Lúcido, Gustavo Incizzo conclui:

"É tolice pensar que as igrejas devem ajudar a controlar a criminalidade. Elas não têm nada a ver com isso. Não é função delas. (...) Quanto mais caos mais igrejas, quanto mais crime mais igrejas. Se eu pudesse escolher outra cidade para morar, iria para algum lugar que tivesse clima bom, boa infra-estrutura e, sobretudo, pouquíssimas igrejas. Seria garantia de mais paz e tranqüilidade. Talvez lá eu não precisasse colocar grades nas janelas."

Se isso não for uma propaganda pelo ateísmo ao menos defende (em parte) a inutilidade do catolicismo.  :ok:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2006, 16:33:31 »
E antes que eu me esqueça, a fonte foi o site http://www.pedromundim.net/FuncSocReligiao.htm

E só para convencer vocês ao menos a darem uma olhadinha:

"Fernandinho Beira-Mar declarou-se convertido ao Evangelho, mas continua espalhando corrupção pela Terra. Na certa, a conversão de Beira-Mar servirá apenas para dar um toque religioso às suas atividades ilegais. Sua facção criminosa, o Comando Vermelho, deverá distribuir folhetos evangélicos junto com drogas. Seus advogados consultarão leis do Antigo Testamento para elaborar acordos espúrios. 'Arquivos Vivos' ouvirão algum Salmo de Davi antes do tiro na nuca. (...) Segundo a lenda, Jack, o estripador, repousava em uma catedral após destrinchar mulheres. Zeca Diabo, personagem de Dias Gomes, ia chorar na igreja e pedir perdão ao 'Santo Padinho Cícero' sempre depois de matar alguém"

"Igreja e Crime sempre tiveram um elo muito forte e até já trocaram de lado. Quando esteve do lado de lá, a Igreja mostrou que também sabe fazer terror e protagonizou uma das maiores matanças da história, não poupando o uso de guilhotinas e fogueiras para eliminar seus desafetos. Toda vez que a Igreja resolveu assumir papel de polícia, deixando de lado os assuntos espirituais, o resultado foi desastroso (...) Igreja e Crime precisam continuar cultivando sua profícua relação de complementaridade. Onde um condena, o outro absolve e vice-versa"

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2006, 19:14:45 »
Eu gosto da igreja.

A galera vai lá, dá uma rezadinha, sente-se parte de um grupo, anula influências ruins, tem contato com pessoas com um código de honra grandioso... depois, pela fé, ajudam os carentes a diminuir os sofrimento deles(todos os sentidos da frase são válidos) e inspira boas ações, se não, bons sentimentos.

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2006, 19:27:28 »
Miga, se você está fazendo uma pesquisa, precisa de fontes melhores que essas. Juro.
NOTA ZERO.

Igreja qual? Importância pra que? Qual o recorte? Sem isso não dá pra dizer nada.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 12 de Novembro de 2006, 21:48:29 »
Miga, se você está fazendo uma pesquisa, precisa de fontes melhores que essas. Juro.
NOTA ZERO.

Igreja qual? Importância pra que? Qual o recorte? Sem isso não dá pra dizer nada.

Não se preocupe, não é trabalho de pesquisa, é dissertação, e concordo que esse texto não tem muito conteúdo, mas realmente gostei do que ele disse. É tão bonitinho ver um assassino dizer que reza e crê em Deus...  :bandido:

E quanto ao trabalho, bom, nos primeiros parágrafos eu me declaro ateia, chamo a igreja de instituição corrupta e a religião de, bem você pode imaginar, (obviamente com palavras BEM diferentes). Será que ganho zero também? :chorao:
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 21:50:17 por Lela »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2006, 21:51:58 »
Ps: Avatar  :ok:.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2006, 09:07:43 »
Eu acho q a principal função social da igreja e da religião em si é manter tudo estável. Não que seja tão eficiente assim, visto q num dos países mais religiosos do mundo como o Brasil temos indices de roubo e violência muito altos, mas ela promove de fato um controle pelo medo.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:38:22 »
Uma sugestão: talvez seja simplista demais falar de uma importância social da Igreja. Isso porque
pode ser que essa importância seja diferente dependendo do lugar e das circunstâncias. Por exemplo: uma
igreja (no sentido de templo) em uma vila pequena do interior onde todos se conhecem pode ter uma imprtância social diferente de uma grande catedral em uma capital. A ação de um padre deve ter um impacto bem
diferente do da CNBB, por exemplo. Para não ficarmos só no catolicismo: pode ser que as pessoas visitem centros
espíritas por razões bem diferentes dos fiéis que visitam um templo evangélico. 
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2006, 10:49:36 »
Tenho de dar razão ao N3RD neste particular: não confio nessa pesquisa. Como ela pode objetivamente comparar graus de felicidade? Uma pessoa que se apresenta como religiosa se sente na obrigação de dizer que é feliz; isso por si só já torna suspeitos os resultados.

Uma pessoa religiosa que tem plena crença de que "vai pro céu" ou que viverá eternamente fica livre de dúvidas, preocupações ou medos. Ela "sabe" que seu destino já está traçado por uma entidade sobrenatural que é só amor (independente das claras disposições em contrário)... óbvio que ela será mais feliz... como já disseram "Um bêbado é óbviamente mais feliz do que um sóbrio"...
É por isso que eu bebo... e acompanhando o silogismo... hehe. :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2006, 11:25:36 »
Eu gosto da igreja.

A galera vai lá, dá uma rezadinha, sente-se parte de um grupo, anula influências ruins, tem contato com pessoas com um código de honra grandioso... depois, pela fé, ajudam os carentes a diminuir os sofrimento deles(todos os sentidos da frase são válidos) e inspira boas ações, se não, bons sentimentos.
E em qual mundo vc mora mesmo...?

Cara... cara... cara... já participei de grupos voluntários e vi que isso, na prática, quase não existe...

Reuníamos os alimentos e... os coordenadores e a galera escolhiam a melhor parte e levavam para casa. E eu só pensando:

"PQP, o que é o ser humano mesmo, hein...?"

Já em uma Igreja evangélica o negócio é mais pesado. Dessas “honrosas” Igrejas eu já vi:

"Os ossos dos dinossauros foram obra de Satanás para desvirtuar o homem de Deus".

“Um gato que trouxe alimento para uma mulher que recentemente tinha saído da macumba e se entregado a Jesus. Ela estava com fome e disse:
"Ah se eu tivesse algo para comer" (Isso depois de ter se entregado a Jesus). E o Jesus, ou sei lá quem, entrou no gato e trouxe a comida para ela". (Não riam. Isso foi um relato na Igreja, viu!)

"Manifestações de demônios". (Aliás faz tempo que eu quero um de estimação e não consigo)

"Submissão à mulher".

Falando nisso, eu conheci um TJ que incinerou o ursinho de pelúcia da mulher, pois ele disse que aquilo era idolatria. Fez isso só porque a mulher dele dormia com o ursinho e beijava-o (Essas coisas de mulher)...

E várias outras mrdas.

danieli

• Visitante
« Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:56:27 »
Cara... é verdade Bucetê

Tenho que admitir, que esse lado podre da Igreja me deixa mal de pensar que um dia eu frequentei e acreditei no que se dizia la dentro, em termos de bondade, perdão, e blablabla...

Mas hoje em dia, quero é distância daquilo, não acho que a Igreja faz bem não, mas tenho certeza que a maioria das pessoas que a procuram precisam dela como muleta emocional, isso quando não são iludidas porque estão abaladas emocional e psicologicamente.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2006, 13:00:20 »
Ah, lembrei de uma função social da Igreja!
No interior, os adolescentes costumam ir à igreja no domingo para "orar", "conversar com deus" e...
ah, a quem estou querendo enganar? Eles vão para paquerar mesmo!  :D
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2006, 14:51:57 »
Taí! Dois exemplos para a serventia de uma Igreja.

Danieli=> "Muleta psicológica".

Dr. Manhattan=> "Pra pegar muié"! (Aliás... até que essa não é má idéia...)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:37:53 »
Mas e verdade, mussolim. E pelo que ouco as crentes nem sao tao dificeis.

Nao consigo faze-lo que me sentiria mal de fingir que acredito em deus pra pegar mulher.
"The patient refused an autopsy."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!