Autor Tópico: Importância da igreja.  (Lida 6206 vezes)

danieli

• Visitante
Re: Importância da igreja.
« Resposta #25 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:52:25 »
Mas e verdade, mussolim. E pelo que ouco as crentes nem sao tao dificeis.

Nao consigo faze-lo que me sentiria mal de fingir que acredito em deus pra pegar mulher.

se vira moda :D

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2006, 18:25:13 »
Talvez deveria ter uma passagem reservada pra mim na Bíblia, dizendo:

"Não pegai minhas filhas seu safado".

Porque ô "eu" pra arranjar crentezinha...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:23:28 »
Que nada. Na verdade se voce chegar na casa do cara querendo espancar e sodomizar um hospede da pessoa, e esse hospede for um anjo, ele pode oferecer as filhas dele pra voce ao invez disso, pra voce fazer o que quiser, e ser considerado uma pessoa boa por isso.
"The patient refused an autopsy."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2006, 16:50:54 »

:biglol: Momento criança feliz

Chegou o resultado do trabalho: tirei 100%

:biglol: :biglol: :biglol:

Conclusão: a igreja tem como função social fazer com que a Lela faça um trabalho sobre ela e ganhe uma boa nota.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2006, 18:29:36 »
Diga o que voce colocou Lela?
"The patient refused an autopsy."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #30 Online: 25 de Novembro de 2006, 18:49:54 »
Com palavras bonitinhas e mais ou menos nessa ordem:

1: Lela escreve que é atéia e que considera a igreja uma instituição corrupta, que se aproveita de algumas "fragilidades" para dominar as pessoas socialmente, economicamente e emocionalmente (sim, faltou o politicamente  :) )

2: Lela escreve que a igreja consegue o impossível: concretizar o que não existe.

3: Lela escreve que a igreja realiza uma ação socializadora.

4: Lela escreve que a igreja tem função moralizadora, por que para isso que foi inventada.

5: Lela escreve que a igreja manipula as massas (de pessoas), controla o mundo e destroi o que não lhe apetece, citando o exemplo da inquisição. (foi minha parte favorita  :biglol: )

6: Lela escreve que a igreja tem poder demais e poder demais leva a destruição e não a criação. Como a história já nos deu provas mais do que suficientes.

7: Lela escreve que não vai mais delongar o trabalho, que o ateísmo, o agnosticismo... está crescendo no mundo, mas que a igreja vai continuar, pois esta fixada na nossa civilização....... e que vai continuar iludindo aqueles que querem ser iludidos.

8: "En otros términos, la escuela (y también otras   instituciones  del  Estado,  como  la Iglesia, y otros aparatos como el Ejército) enseña las “habilidades” bajo formas que aseguran el  sometimiento a la ideología dominante o el dominio de su “práctica”. todos  los  agentes de la producción, la explotación y la represión, sin hablar de los “profesionales  de  la  ideología” (Marx) deben estar “compenetrados” en tal o cual carácter con esta ideología para cumplir “concienzudamente” con sus tareas, sea de explotados  (los  proletarios),  de  explotadores  (los  capitalistas),  de  auxiliares  de  la explotación  (los  cuadros),  de  grandes  sacerdotes  de  la  ideología  dominante  (sus “funcionarios”), etcétera."

Louis Althusser - Ideología y aparatos ideológicos de Estado
 Valeu Eriol  :ok:

FIM  :grito:

Que tal?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 18:51:29 por Lela »

rizk

• Visitante
« Resposta #31 Online: 26 de Novembro de 2006, 00:54:42 »
Eu devo lhes confessar que o mero fato de não precisar nunca mais ler trabalho de aluno é uma coisa que me dá muito alívio.

Só por desencargo de consciência, Lela, você escreveu esse trabalho pra que matéria? Que curso, que "série" e que instituição? :)

Offline Skromov

• Nível 00
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Novembro de 2006, 04:49:48 »
Concordo.

Uma pesquisa comprovou que as pessoas religiosas são mais felizes. A religiosidade deve ser um complexo de instintos que como qualquer outro requer satisfação.

Discordo... como saber se uma pessoa religiosa é mais feliz que eu ?????? :susto:

Religião pra min é muleta emcional... :histeria:

Isso é mesma coisa que afirmar que um bebado é mais feliz que um sobriu!!!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #33 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:51:59 »
A Igreja muitas vezes é a única forma de promover um senso de união e fraternidade em certas comunidades.

Concordo.

Uma pesquisa comprovou que as pessoas religiosas são mais felizes. A religiosidade deve ser um complexo de instintos que como qualquer outro requer satisfação.

Tenho de dar razão ao N3RD neste particular: não confio nessa pesquisa. Como ela pode objetivamente comparar graus de felicidade? Uma pessoa que se apresenta como religiosa se sente na obrigação de dizer que é feliz; isso por si só já torna suspeitos os resultados.

Luiz, já li alguns posts teus onde você questiona a validade das pesquisas que apontam os religiosos como sendo mais felizes do que os não-religiosos. Mas você nunca fundamentou isto de forma consistente, apresentando contra-razões ou citando pesquisas científicas que mostrem o contrário. Tenho a impressão de que você se baseia na teu sentimento de foro íntimo ( e eu respeito 100% tua opinião, quero deixar bem claro ) e o teu questionamento é mais emocional do que racional. Creio que seria como questionar o Ibope porque nosso candidato não está na frente.
Apesar de não ser psicólogo, já li alguns estudos a respeito e posso te assegurar que existem métodos científicos para aferir o grau de felicidade de uma pessoa com bastante precisão. É claro que não é o mesmo que medir a temperatura com um termômetro, pois estamos falando de algo menos tangível que é o sentimento. Mas existem escalas que podem medir o grau de felicidade como a desenvolvida por Sonja Lyubomirsky (PhD, California University ) com perguntas bastante simples.
Já citei este livro antes e recomendo a leitura para quem se interessar pelo assunto. Chama-se "Authentic Happiness", de Martin Seligman ( Phd, Professor da Universidade da Pensilvania e Ex-Presidente da Associação Americana de Psicologia ).
Existe, inclusive, uma equação básica para determinar o nível de felicidade a seguir :
H=S+C+V sendo H ( Happiness, o nível constante de felicidade ), S ( Set Range, os limites pre-estabelecidos de cada um, a herança genética, tendência para depressão, extroversão, etc ), C ( Circusntances, ou seja as circusntâncias da vida, saúde, finanças, relacionamentos, etc. ) e V ( Voluntary, que são as variáveis voluntárias ou atitudes/ regras que podemos adotar conscientemente para aumentar a média de felicidade, tais como relevar, perdoar, otimismo, etc. ).
A parte da religião se enquadra no item C, pois é uma circunstância da vida, geralmente determinada pela nossa formação familiar ao nascer e não depende simplesmente de querer ou não acreditar. Eu não consigo acreditar em algo simplesmente porque quero. Alguém acredita em algo porque assim o sente. Para quem acredita, a crença é uma fato e não uma simples suposição.
Pessoas religiosas são claramente menos predispostas a usar drogas, a se divordiar, a cometer crimes e se suicidar, além de mais saudáveis fisicamente e mais longevos. Vejam bem...eu digo "menos predispostas" e não "imunes", ok ?
Depois de entendermos este conceito, o resto é só uma questão de conpilação de dados. Foram colhidos centenas de milhares de questionários de pessoas no mundo inteiro, de todas as idades, etnias, credos e condicões financeiras e a conclusão inquestionável foi que o maior número de pessoas felizes :
1 - Vivem em democracias do Primeiro Mundo
2 - São casadas
3 - Têm muitos amigos
4 - São otimistas
5 - Têm uma religião
Portanto, não é uma simples suposição, mas sim um fato, que a religião infunde esperança no futuro, dá significado à vida e consequentemente aumenta a sensação de felicidade. O que não significa que alguém que não se enquadra nestes itens também não possa ser feliz. A religião apenas aumenta esta possibilidade, mas não a assegura por si só. É isso aí.
Felicidades a todos !!  :D :D :D
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:17:26 »
A religião apenas aumenta esta possibilidade,

ou diminui.

Até onde sei, crentes vivem apavorados com a possibilidade de serem punidos com o fogo eterno ou coisa que o valha.

Para mim, viver em temor não tem nada a ver com felicidade.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #35 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:48:24 »
Certo, mas nem todos os que seguem alguma religião vivem nesse temor. Aliás, ouso dizer que a maior parte dos seguidores de alguma religião é bastante moderada.

É a minoria barulhenta que dá dor de cabeça para todo mundo. E em tempos de extremismo como os nossos, dá a impressão de não ser assim tão minoritária...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:51:11 »
Certo, mas nem todos os que seguem alguma religião vivem nesse temor.

Se não temem, então não seguem.

Não conheço nenhuma religião que não infunda o temor de eventuais castigos caso seus preceitos não sejam seguidos.
"Por quê?"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #37 Online: 26 de Novembro de 2006, 13:17:34 »
Se por não seguir você quer dizer não seguir completamente - por exemplo, católicos que usam preservativos; crentes que vão ao cinema e escutam rock etc. - sou forçado a concordar.

E esse é todo o ponto: muitos dos quase-seguidores ou não-praticantes são o que o Papa Bento XVI (pelo menos acho que foi ele) chamou de "crença de restaurante a quilo". Deixam os aspectos menos simpáticos de lado e pegam apenas aquelas coisas mais legais da religião para usar como bandeira. Já vi um monte de católicos e mesmo de crentes que não acreditam num inferno.

Claro que os religiosos ortodoxos vêem isso como um grande mal. Por isso andam tão barulhentos. querem reacender nos fiéis o mesmo fervor que arde neles.

Espero que não consigam!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #38 Online: 26 de Novembro de 2006, 13:31:53 »
Eu devo lhes confessar que o mero fato de não precisar nunca mais ler trabalho de aluno é uma coisa que me dá muito alívio.

Só por desencargo de consciência, Lela, você escreveu esse trabalho pra que matéria? Que curso, que "série" e que instituição? Smile

Bom, eu sou uma das mais novas do CC, então não é surpresa eu falar que é um trabalho de ensino médio, para a disciplina de Ciências Sociais (ou sociologia).

:ok:

rizk

• Visitante
« Resposta #39 Online: 26 de Novembro de 2006, 18:19:32 »
Bom, eu sou uma das mais novas do CC, então não é surpresa eu falar que é um trabalho de ensino médio, para a disciplina de Ciências Sociais (ou sociologia).
Meu, eu aqui achava que "ciências sociais" era aquela bagunça de história+geografia que tem no Fundamental. Vivendo e aprendendo.

Mas enfim. Acho que pra EM não se pode cobrar muito além do que você fez... mas, a sério.
Pelo que dá pra ver na sua lista, ficou uma coisa meio primária. Se um dia você quiser, ou precisar, desenvolver o tema, vai ter que mudar a abordagem. Note que eu estou aqui falando como ateísta E professora de história, então posso acabar pegando pesado. Mas é na boa, hm: você sendo tão jovem, e caloura aqui, pode muito bem se servir da crítica pra melhorar a sua argumentação. Você não quer que um fdp apareça e destrua a sua argumentação em meia dúzia de linhas, muito triste quando isso acontece.

Isto posto. Não precisa declarar posição pessoal - não é BOM, inclusive, fazê-lo: a gente não quer que o leitor pense que é em causa própria e fique desconfiado e não acredite na gente. Num tema polêmico, é sempre bom começar com o lado positivo, pra conquistar a atenção - sair chutando faz o leitor deixar o texto. No seu caso, um bom começo seria escrever lá que apesar de a igreja ter influência positiva na vida das pessoas, ensinando-as a serem pessoas melhores, facilitando a integração da comunidade, pertença, etc etc, os mesmos mecanismos que propiciam essas coisas bonitas acabam exercendo uma influência que em linhas gerais é perniciosa. Papapá. Aí você repete isso na conclusão.

Mas aí a gente tem uns problemas no meio. O primeiro deles é: QUAL IGREJA? Eu estou supondo a católica porque você disse da inquisição, mas tem que especificar: qual igreja, em que lugar, em que momento do tempo, e em relação a quem.
Senão você acaba escrevendo o "Deus e seu tempo". :lol: OU NÃO!

A igreja não foi criada pra ser moralizante, a igreja é uma instituição e não uma idéia.

A Inquisição espanhola é uma coisa muito mais complexa que "destruir o que não lhe apetece".

É necessário ter bons exemplos da corrupção da Igreja e uma definição adequada de "corrupção", antes de tudo.

A citação do Althusser não foi adequada, porque ela está mais falando do MUNDO que da igreja: lá está dizendo como e pra quê funcionam os instrumentos de reprodução da superestrutura. Isso conquista professor de História, mas acho que só eles - e eu sou capaz de botar o Visa na mesa que esse 100% saiu em função da citação, apesar de achar que citações do Athusser não são adequadas na maioria dos casos.

"A igreja consegue o impossível: concretizar o que não existe" é uma frase vazia de significado.

Precisa também falar do que é "poder", do que é "verdade", do que é "ilusão", e mostrar exatamente porque você acha que X é bandido e Y é mocinho.

E não bote a História pra provar pra você, que preguiça. Liste casos expressivos e com os quais você tenha familiaridade.
E a História nunca dá provas suficientes, como a própria História prova. :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #40 Online: 26 de Novembro de 2006, 19:25:28 »
Não se preocupe Mimi, esse texto foi escrito em questão de minutos, eu simplesmente digitei ele, e para alguém que mal estava pensando no que estava escrevendo eu até que me saí bem.

Eu não pretendia escrever um texto contra ou a favor da igreja, só que sou meio "radical" e as vezes eu transmito isso nos textos.

E o conteúdo não foi definido por mim, e a igreja se referia a qualquer uma, como instituição, mas devendo abortar mais a católica.

E quanto a preguiça, bom, é que o texto deveria ter uma página apenas mesmo, então não dava para delongar o assunto nem exemplificar muito. Mas não se preocupe, eu fiz descrições de corrupção, poder... e também da parte do concretizar o inconcretizável.

Para falar a verdade, eu só faço realmente os trabalhos que me interessam, e esse, bom não estava no topo da lista...

rizk

• Visitante
« Resposta #41 Online: 26 de Novembro de 2006, 19:32:06 »
Se foi assim, então, tudo bem! Fico contente com a sua nota tbm :)

E não fique abortando a igreja, não, que é pecado. :D

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #42 Online: 26 de Novembro de 2006, 20:15:48 »
Não se preocupa, vou confessar para o padre...

:ok: :ok: :ok:

Garanto que Deus, em sua infinita bondade vai perdoar a minha atitude pouco respeitosa.

:enjoo:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #43 Online: 26 de Novembro de 2006, 20:30:29 »
O ateu é aquele que diz: Se não vejo o muro, logo não deve de existir e por isso posso atravessá-lo.
O crente: Não, não vejo, mas gostaria que existisse uma parede alí, então não tentarei atravessar.
A Igreja: Compre uma porta invisível para um muro invisível!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #44 Online: 26 de Novembro de 2006, 21:50:08 »
O ateu é aquele que diz: Se não vejo o muro, logo não deve de existir e por isso posso atravessá-lo.
O crente: Não, não vejo, mas gostaria que existisse uma parede alí, então não tentarei atravessar.
A Igreja: Compre uma porta invisível para um muro invisível!

Profuuuuuuuuuuuuuuuuuundo.................................. ...

:histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 26 de Novembro de 2006, 22:07:42 »

Não conheço nenhuma religião que não infunda o temor de eventuais castigos caso seus preceitos não sejam seguidos.

Sua amostragem é um tanto degenerada então.  Essas igrejas existem, mas só podem ser chamadas de mal orientadas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Novembro de 2006, 22:18:21 »

Sua amostragem é um tanto degenerada então.  Essas igrejas existem, mas só podem ser chamadas de mal orientadas.

Então cite uma, e apenas uma religião, que não aponte graves penalidades por parte de deus para aqueles seguidores que "saem dos trilhos".
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 26 de Novembro de 2006, 22:53:15 »
Taoísmo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Novembro de 2006, 23:06:34 »
Taoísmo.

Em todos os sites que olhei, o Taoísmo não é visto como uma religião, e sim como uma tradição filosófica, ou algo parecido.

Aqui por exemplo, foi isso que entendi.
Sociedade Taoísta Brasileira
http://www.taoismo.org.br/otaoismo.htm
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 27 de Novembro de 2006, 01:05:21 »
Taoísmo.

Em todos os sites que olhei, o Taoísmo não é visto como uma religião, e sim como uma tradição filosófica, ou algo parecido.

Aqui por exemplo, foi isso que entendi.
Sociedade Taoísta Brasileira
http://www.taoismo.org.br/otaoismo.htm

Aí caímos naquele velho problema de escolher uma definição de religião.  Eu pessoalmente acho que preocupação com imortalidade ou com deuses é algo um tanto fútil para definir tal conceito, e me sinto um tanto desconfortável com afirmações de que tal ou qual doutrina é um filosofia em vez de uma religião.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!