HSette, que diferença faz se a "ameaça" é carnal ou espiritual ?
A diferença é crucial.
Sobre a polícia, e as armas, algemas e grades, eu tenho evidência total. Tudo isso existe, quer eu acredite ou não.
Já sobre ameaça de caráter espiritual.... 
Eu não estou conseguindo me fazer entender. Vou tentar mais uma vez com exemplos práticos. Mas enquanto isso, se alguém conseguiu captar o que estou tentando dizer e conseguir ser mais pedagógico do que eu, agradeceria pela contribuição.
HSette, eu não estou entrando no mérito da religião nem questionando as causas, mas sim os efeitos.
É óbvio que eu e você temos mais medo da polícia, pois é uma ameaça real e palpável. Se alguém colocar minha foto na boca do sapo eu vou rir e ficar com pena do sapo apenas.
Mas o efeito intimidatório para quem acredita em bruxaria ou no inferno é tão ou mais eficiente do que o medo de algo real. O crente pode pensar "da polícia eu posso tentar escapar, mas de Deus é impossível, pois Ele está em todo lugar e sabe de tudo".
Portanto, se o crente não seguir as normas da sua religião, a condenação é certa e inevitável.
Isto é real, HSette !! O efeito, não a causa !!
Se eu contar para uma criança que o Bicho Papão mora debaixo da sua cama, ela terá medo e não irá colocar seus pés para fora. Ela simplesmente acredita na minha estória e pronto. Até o dia que ela resolver questionar e resolver olhar debaixo da cama. Somente assim a ameaça deixaria de ser "real".
O mesmo ocorre com o crente. Enquanto ele não resolver questionar suas crenças, tudo no que ele acredita é REAL...assim como o medo da condenação ou a felicidade e o conforto do perdão que ele supostamente receba.
Por isso eu afirmo que é um fato concreto o sentimento do crente...e não o que ele acredita.
Um crédulo pode sim ser muito feliz acreditando que os deuses incas eram extra terrestres e que um dia voltarão e levarão todos os que acreditam nisto com eles para um mundo melhor. A alegria, a esperança e o otimismo que isto gerará em sua mente é inquestionável, por mais bizarra que seja a crença. E te garanto que eles terão mais medo de serem abandonados pelos ETs do que de tomar uns tapas dos caras da Rota...rs...