Autor Tópico: Criacionismo sendo ensinado a vestibulandos  (Lida 21348 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Criacionismo sendo ensinado a vestibulandos
« Resposta #25 Online: 29 de Junho de 2008, 02:12:04 »
Falando em refutar textos, eu achei esse aqui na internet -> http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=3492797&postcount=4027:

Dei uma procurada por cima, mas não achei mta coisa sobre isso, mas se eu não me engano, Behe já havia sido refutado, não? Ele e sua CI.

Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2008, 07:47:51 »
Eles são tão mal-informados quanto mal-intencionados :hmph:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Junho de 2008, 13:37:45 »
Dei uma procurada por cima, mas não achei mta coisa sobre isso, mas se eu não me engano, Behe já havia sido refutado, não? Ele e sua CI.

O argumento de Behe é essencialmente a mesma coisa do relógio de Paley, só que com bioquímica, num nível mais microscópico. Não tem realmente nada mais a ser "refutado"; a explicação mais parcimoniosa é a mesma que existe para os níveis "macro" de organização biológica, a seleção natural de Darwin e Wallace. A seleção natural não só oferece um mecanismo tangível para a mesma coisa, como também pode ser testada, diferentemente de hipóteses que tenham mágica ou algo muito próximo a isso como "mecanismo".

Diga-se de passagem, a seleção natural de certa forma reproduz os passos envolvidos na criação por uma mente inteligente, só que em vez de haverem estágios meramente imaginados, testes na prancheta, indo então à testes em protótipos e finalmente, talvez à produção em massa do novo modelo, a biologia permite que a "nova idéia", uma mutação, seja implementada já como um "protótipo" que vai virar "produção em massa" de acordo com sua eficiência, testada já "na prática", em vez de em mentes ou pranchetas. Assim, se o argumento é que a adaptação precisa de uma "mente" para ser "inventada", a natureza de certa forma age de maneira suficientemente análoga, sem a necessidade de se postular algo totalmente desconhecido e mais literal. E de qualquer forma, é ainda razoavelmente distinguível de uma hipotética mente mais literal por suas invenções serem mais caóticas e "compulsivas", já que a única intenção da "mente" da seleção natural é maximizar a reprodução.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #28 Online: 29 de Junho de 2008, 14:51:10 »
Falando em refutar textos, eu achei esse aqui na internet -> http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=3492797&postcount=4027:

Muito bom e esclarecedor o video, obrigado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2008, 09:45:03 »
Bom, o que eu entendi:

O Flagelo Bacteriano é o "mascote" do Behe para a complexidade irredutível.

O que é o Flagelo Bacteriano?

É uma organela celular da forma de um chicote usada para a propulsão que opera como uma motor de barco. As proteínas que formam um flagelo são estranhamente arranjadas em componentes nervo-motores, uma junta universal outras estruturas como aquelas que a engenharia humana poderia especificar.

Pois bem, o argumento de Behe é de que o Flagelo Bacteriano não poderia ter evoluido de acordo com a Teoria da Evolução (ou seja, de pequenas em pequenas modificações, onde o que é útil é passado adiante e o que não é útil não) pois se separados, os componentes que compõem o Flagelo Bacteriano são inúteis, e portanto, não teriam sido passados de uma geração a outra e portanto não poderiam ter vindo a se combinar no futuro para ter formado o Flagelo.

Portanto, de acordo com Behe, o Flagelo Bacteriano é compleximente irredútivel (se tirarmos qualquer parte dele, o que ficou é inútil e o que foi tirado também).

O que Miller mostra nesse vídeo? Especificamente aos 3:50 ele pega um Flagelo Bacteriano e retira 40 "partes" (genes e proteinas, pelo que eu entendi) dele, deixando-o com apenas 10. O que sobrou seria inútil, de acordo com a CI.

É o que acontece? NÃO! As dez partes que ficaram são um Sistema Secretor Tipo III, totalmente funcional.

Então, esta provado (científicamente...) que o Flagelo Bacteriano não é um sistema irrutivelmente complexo. E lá se vai o "mascote" do DI.

Ah, e sabe o que é engraçado nisso tudo? É que se o flagelo bacteriano for olhado com cuidado, ele evidência a evolução, já que partes individuais dele tem funções próprias. Isso que é irônia, não? :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #30 Online: 30 de Junho de 2008, 16:09:57 »
Esqueci de comentar:

A polêmica pode não existir no meio acadêmico, mas existe no meio não acadêmico. E por isto acho importante apresentar os contra-argumentos aos argumentos criacionistas.

Geralmente eu concordaria. Mas dar atenção a esses caras dignando-os com uma refutação ponto a ponto tem o estranho efeito de gerar neles um sentimento de validade. Como se as asneiras deles tivessem algum valor.

No mais das vezes é melhor ignorá-los.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Julho de 2008, 00:53:34 »
Eu fico meio entre essa opinião e a oposta com base no fato de que muita gente nem sabe bem o que é ciência e etc, e ao ver criacionistas postando suas criacionistices por aí, que podem parecer suficientemente convincentes para muita gente... e isso pode eventualmente ter resultados bastante prejudiciais... não duvido que leis do tipo que tentam implementar de vez em quando nos EUA pudessem ter bastante aceitação por aqui, talvez tanto mais quanto mais ignorá-los para não dar validação... :/

Acho que quem está em posição de ignorá-los de forma que faz mais sentido são publicações especializadas como Nature, Science, etc, como de fato devem fazer na maior parte do tempo; esse "reconhecimento" talvez fosse bem desastroso; criacionistas até usariam isso em algum "argumento", como que a "nomenklatura está cada vez mais preocupada com a ameaça que o paradigma designista representa para o establishment da evolução", e etc. Mas de modo geral, não sei se deveria haver essa preocupação de não dar validação. Na verdade, talvez seja de certa forma uma oportunidade, o criacionismo é um ótimo exemplo do que não é ciência, e através de um destrinchamento talvez possa ser usado para esclarecer mais para as pessoas o que realmente é a ciência, de modo geral. Acho que para a maior parte das pessoas, ciência é simplesmente "o que os cientistas fazem", sendo cientista praticamente qualquer um que se auto-conclamar dessa maneira, a menos que quase que auto-parodicamente charlatão.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Julho de 2008, 09:07:20 »
Esqueci de comentar:

A polêmica pode não existir no meio acadêmico, mas existe no meio não acadêmico. E por isto acho importante apresentar os contra-argumentos aos argumentos criacionistas.

Geralmente eu concordaria. Mas dar atenção a esses caras dignando-os com uma refutação ponto a ponto tem o estranho efeito de gerar neles um sentimento de validade. Como se as asneiras deles tivessem algum valor.

No mais das vezes é melhor ignorá-los.

Entre as pessoas que conheço , deixar de dar uma boa resposta significa validar o criacionismo, significa que a teoria da evolução se estrepou.  :no:

Os biólogos podem  ignorar os argumentos criacionistas mas um montão de gente de diversas outras formações não os ignoram. Pelo contrário, ficam bastante satisfeitos quando não se tem uma boa resposta!

E como diz o ditado "Quem cala , consente".  :(

.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 01 de Julho de 2008, 09:23:34 »
Em sala de aula, em casa, na roda de amigos é uma coisa -- cada linha de refutação vale.

Agora eu sinceramente acho que ir a palestras criacionistas, por exemplo, é perda de tempo.

EDIT:

E deixa eu explicar porque penso assim: porque criacionistas jogam sujo; eles não estão interessados num debate sadio com exposição de pontos de vista diferentes. Eles usam cada falácia do livro para maior efeito, além de jogar para a galera enquanto fogem dos fóruns acadêmicos para os espaços públicos - onde a chance de aceitação é muito maior.

E eu falo isso não me referindo aos crentes, que todo mundo tem direito de acreditar no que quiser; mas aos autores de livros, pastores, "cientistas" e um monte de outros impostores intelectuais que praticam estelionato com a crença alheia.

Salas de aula e mídia escrita são o nosso campo. Palestras e "debates" são show business, que é o campo deles.
« Última modificação: 01 de Julho de 2008, 09:35:57 por Dbohr »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Julho de 2008, 09:42:45 »
Eu fico meio entre essa opinião e a oposta com base no fato de que muita gente nem sabe bem o que é ciência e etc, e ao ver criacionistas postando suas criacionistices por aí, que podem parecer suficientemente convincentes para muita gente... e isso pode eventualmente ter resultados bastante prejudiciais... não duvido que leis do tipo que tentam implementar de vez em quando nos EUA pudessem ter bastante aceitação por aqui, talvez tanto mais quanto mais ignorá-los para não dar validação... :/

E realmente é convincente para muita gente, e não é só pessoas com pouco estudo. Conheço gente com mestrado em física, e que considera bem fortes os argumentos de Behe. Pessoas com formação na área de humanas, como advogados, então ...nem se fala! 

Para muitas pessoas, se uma pessoa não consegue responder a um argumento criacionista/DI de modo convincente e lógico. Então o criacionismo/DI  torna-se  convincente.  |(

Por isso acho necessário ter boas respostas e usá-las .  :ok:

.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 01 de Julho de 2008, 09:52:37 »
Para muitas pessoas, se uma pessoa não consegue responder a um argumento criacionista/DI de modo convincente e lógico. Então o criacionismo/DI  torna-se  convincente. |(

Para algumas pessoas a descrença vem muito fácil, enquanto para outras é um processo longo e por vezes traumático. Elas se apegam a qualquer coisa que justifique sua fé no Divino e isso independe de seu grau de instrução.

E para um outro grupo de pessoas - suspeito que sejam os mais numerosos - questões como essa estão muito além das suas preocupações cotidianas. Eu sou estudante de física e conheço vários outros estudantes e físicos formados que não passam a vida a pensar em Deus, o Universo e as grandes perguntas filosóficas. Eles se contentam com seu trabalho imediato e simplesmente não têm uma opinião formada sobre a metafísica. Imagino que estes tenderão a acreditar em Deus se suas famílias forem religiosas, ou não caso contrário.

Os argumentos de Behe só pesam, portanto, para quem já está predisposto a crer.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Julho de 2008, 09:53:31 »
Em sala de aula, em casa, na roda de amigos é uma coisa -- cada linha de refutação vale.

Agora eu sinceramente acho que ir a palestras criacionistas, por exemplo, é perda de tempo.

Concordo. Eu estava me referindo a esse tipo de situação mesmo. :ok:

EDIT:

E deixa eu explicar porque penso assim: porque criacionistas jogam sujo; eles não estão interessados num debate sadio com exposição de pontos de vista diferentes. Eles usam cada falácia do livro para maior efeito, além de jogar para a galera enquanto fogem dos fóruns acadêmicos para os espaços públicos - onde a chance de aceitação é muito maior.

Realmente, eles usam falácias aos montes. E geralmente a maioria da platéia cai nessas falácias, pois não sabem reconhecê-las.

E eu falo isso não me referindo aos crentes, que todo mundo tem direito de acreditar no que quiser; mas aos autores de livros, pastores, "cientistas" e um monte de outros impostores intelectuais que praticam estelionato com a crença alheia.

Salas de aula e mídia escrita são o nosso campo. Palestras e "debates" são show business, que é o campo deles.

Concordo!  :ok:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 01 de Julho de 2008, 10:18:27 »

E para um outro grupo de pessoas - suspeito que sejam os mais numerosos - questões como essa estão muito além das suas preocupações cotidianas. Eu sou estudante de física e conheço vários outros estudantes e físicos formados que não passam a vida a pensar em Deus, o Universo e as grandes perguntas filosóficas. Eles se contentam com seu trabalho imediato e simplesmente não têm uma opinião formada sobre a metafísica. Imagino que estes tenderão a acreditar em Deus se suas famílias forem religiosas, ou não caso contrário.

E esses que não se interessam pela questão e escolhem acreditar em argumentos de cientistas, mas sem saberem praticamente nada do assunto (evolução) e sem terem capacidade de contra-argumentar com os criacionistas/DI , considero-os  como meros crentes científicos em contraposição aos crentes religiosos. 

São apenas outro tipo de  crentes!  :hihi:

E de qualquer forma, não acho os argumentos de Behe desprezíveis . Pelo contrário  ainda são um bom problema para os reducionistas.

O problema da origem do primeiro ser vivo ainda é um problema não solucionado pelos bioquímicos.  8-)

.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 01 de Julho de 2008, 10:34:33 »
O problema da origem da vida é interessante e válido de ser debatido - e totalmente inconseqüente para a teoria da Evolução. É isso que os criacionistas não aceitam :-)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Julho de 2008, 10:34:51 »

E isso inclui muuuuuuuuuuuuuuuuuuita  gente !  :susto:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 01 de Julho de 2008, 10:38:41 »
Aí é que está -- só para quem está predisposto a crer que Deus literalmente veio aqui e criou os seres vivos, com suas complexidades irredutíveis e tudo mais.

Meu irmão é católico fervoroso, desses que lamentaram a decisão do STF das células-tronco e nem ele acredita nessa asneira :-)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Julho de 2008, 10:49:14 »
O problema da origem da vida é interessante e válido de ser debatido - e totalmente inconseqüente para a teoria da Evolução. É isso que os criacionistas não aceitam :-)

É verdade, Darwin não tentou aplicar a idéia de evolução ao  primeiro ser vivo. E quanto a Behe, já li que ele acredita na teoria da Evolução. Então uma coisa não implica  necessariamente  na outra.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2008, 10:59:24 »
Aí é que está -- só para quem está predisposto a crer que Deus literalmente veio aqui e criou os seres vivos, com suas complexidades irredutíveis e tudo mais.

Meu irmão é católico fervoroso, desses que lamentaram a decisão do STF das células-tronco e nem ele acredita nessa asneira :-)

Católicos, pelo que me parece, não ligam muito para essa questão evolução/criacionismo . Pelo que vejo são evangélicos , Testemunhas de Jeová e Adventistas que se preocupam com isso.

Por falar nisso, o Vaticano não mudou sua posição favorável  à teoria da evolução, ou mudou ?

.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2008, 11:11:34 »

E quanto a Behe, já li que ele acredita na teoria da Evolução. Então uma coisa não implica  necessariamente  na outra.

Acredita? Só se for numa versão do Mundo Bizarro da TE :-)

Behe propõe várias coisas estapafúrdias como a complexidade irredutível, que são totalmente incompatíveis com a Evolução. E aparentemente ele não entende muito de Estatística ou Química, porque solta uns números muito esquisitos sobre a probabilidade de certas reações ocorrerem.

Por falar nisso, o Vaticano não mudou sua posição favorável  à teoria da evolução, ou mudou ?

Não sei dizer... acho que o Vaticano acredita que a vontade de Deus causou o primeiro ser vivo a aparecer e depois foi sutilmente guiando a Evolução, ou alguma variante dessa idéia. Onde Adão e Eva se encaixam eu não sei.

EDIT:

Outra coisa, Helder: evite postar duas, três mensagens em seqüência :ok:
« Última modificação: 01 de Julho de 2008, 11:14:33 por Dbohr »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Julho de 2008, 11:42:41 »
EDIT:

Outra coisa, Helder: evite postar duas, três mensagens em seqüência :ok:

Ok.  :ok:

Isso é o que vocês chamam de Flood ?  :?:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #45 Online: 01 de Julho de 2008, 11:46:38 »
Em internetiqueta, Flood é quando um mesmo usuário posta várias mensagens em seguida. Isso é especialmente ruim quando cada mensagem é um tijolão de texto (não é o caso aqui).

Se você perceber que tem mais alguma coisa a dizer, edite o seu último texto, ou espere alguém postar mais alguma coisa, ou espere alguns dias. Torna o fórum mais organizado :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Julho de 2008, 16:54:54 »

EDIT:

Sim, nisso eu até que concordo bastante. Não acho que seria necessariamente inútil, mas seria difícil, exaustivo, conseguir algo útil indo num debate criacionista (ou qualquer coisa do tipo, como aqueles esotéricos neuroquânticos de consciência magneto-fluidificada). Teria que ter um longo "treino", quase que como atleta; assistindo a outros debates, analisando as falhas; participando de debates simulados com algum pareceiro se fingindo de criacionista bem apelão (esse também tem que conhecer), etc. Além de conhecer o material, porque, diferentemente deles, não interessa apenas "refutar" a posição do adversário, para imediatamente levar à conclusão desejada, mas temos que explicar a ciência real por trás da coisa.

Palestras de divulgação cientifica "pura" mas que tivessem como tema ou entonação a exposição do porque seleção natural é uma resposta muito melhor do que desenho inteligente (ou talvez, porque o universo é antigo e não tem só 6000 anos), por outro lado, acho que podem ser bem interessantes.

Tem uma palestra mais ou menos nesse sentido, "the human body as an evolutionary patchwork" *, por exemplo. Ainda não assisti, mas deve mencionar coisas como o por que dos homens sofrerem mais de hérnia que as mulheres: as gônodas migram para mais longe desde sua origem embrionária até a posição final, e deixam espaço vazio que pode acabar resultando em hérnia. Com o "detalhe" de que a posição original embriológica "coincidentemente" é a mesma que em animais tão distantes filogeneticamente e fenotípicamente como tubarões.

(BEM mais interessante e útil esse tipo de coisa do que aquelas refutações de que a bíblia apresenta duas criações cronologicamente distintas para os animais e o homem, ou que chama morcegos e insetos voadores de aves)

* procure por control + F no link:

http://www.princeton.edu/WebMedia/lectures/

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #47 Online: 02 de Julho de 2008, 08:43:57 »
Uma coisa é você elaborar críticas à evolução das espécies. Em especial, o modelo síntese evolutiva vigente. Não só acho isso completamente científico, como acho saudável.

Outra coisa é você tentar empurrar uma hipótese cientificamente ridícula (como o fixismo, ou mesmo o DI) e, para isso, ficar fazendo espantalho da evolução.

Ah, tática de debate contra quem usa as ratoeiras bioquímicas Behe: uma coisa bastante eficiente é extender a analogia da ratoeira.
1)A ratoeira foi resultado do trabalho de diversas pessoas. Logo, não há um, mas diversos deuses que nos construíram.
2)Os inventores da ratoeira estão mortos, mas continuam havendo ratoeiras. Logo, os deuses estão mortos neste momento, ou morrendo (é, Nietzsche estava certo).
3)Molas não servem só para fazer ratoeiras. Molas surgiram com outra função que não... fazer ratoeiras, oras.
4)Nunca vi ratoeiras cruzando com ratoeiros e tendo ratoeirinhos. Ao contrário de ratos.

Tudo se resume a uma coisa: popularizar a lógica, a ciência e o ceticismo. Falácia, para mim, deveria ser um termo bastante entendido pela população em geral, e com noção do que está falando.
(E não, como os criacionistas fazem, que usam "falácia" e "eu discordo" como sinônimos).

"Sorte" que o cursinho em questão é feito para adolescentes, e não crianças. Se fosse dirigido a crianças, seria imperdoável.
Latebra optima insania est.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #48 Online: 02 de Julho de 2008, 09:18:58 »
Em tempo: os caras do Vestibular1 postaram aqui e depois o quê? Não tiraram o texto do ar e aquela bobageira continua! Estão esperando que a gente vá lá corrigir?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #49 Online: 02 de Julho de 2008, 09:54:08 »
Em tempo: os caras do Vestibular1 postaram aqui e depois o quê? Não tiraram o texto do ar e aquela bobageira continua! Estão esperando que a gente vá lá corrigir?

Eu que me deu a entender é que a galera de lá não manja nada do assunto e esta pedindo uma ajuda sincera para que o artigo seja refutado, ja que eles também não devem retirar qualquer texto sem uma evidencia do erro.... Imaginem se fossemos criacionistas criticando um texto evolucionista.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!