A primeira razão pelo qual o racismo existe:
Existe alvoroço na sociedade. A sociedade trata como um crime.
Só que o crime não existe, pois você diferencia por raças, quando raças não existem.
A primeira influência pelo qual existe o racismo, é porque a sociedade ao ser contra o ato, declara que ele é algo real, quando não é, pois não existem raças.
Em resumo: A condenação por racismo é racista, pois nela acaba diferenciando as pessoas pelas raças. Ela em si é racista.
Filho, acalma e respira.
Não é porque HOJE sabemos com certeza (depois do sequenciamento etc etc) que não existem "raças", sentido estrito, que as pessoas não continuam a se discriminar. Já se supunha que os humanos eram uma raça só na época do Darwin, poxa, e ainda não desistiram de apelar pra isso. É uma imbecilidade, mesmo, que não tem base científica nenhuma. Mas, até aí, as pessoas crêem em ressureição, crêem que crianças não têm sexualidade, crêem em água imantada e diversas bobagens do gênero.
Se for pelo seu raciocínio, a gente, sei lá, não poderia processar um médico que me tratou para curar meu câncer, porque todo mundo deveria saber que a cura do câncer não existe. Então, se a cura do câncer não existe, ninguém devia estar prometendo, e ninguém pode ser punido. Assumir que o médico é um charlatão significa dizer que existe cura pro câncer.
É uma analogia burra, mas vai servir por enquanto.
Você vê que o erro está em "se não existe, não deveriam acreditar que existe". Não deviam, NUM MUNDO IDEAL e tal.
Não é porque alguns, que somos sabidos e lemos jornal, sabemos que "raça" não existe, que as pessoas deixam de achar que preto/índio/chinês é inferior à gente. A questão é de discriminação, não de "raça": raça pode não ser "real", mas o preconceito é. A tal ponto que existe discriminação por idade, gênero, doença, e todas as coisas que se lê na plaquinha do elevador.
Faz sentido discriminar? Não faz, lógico que não. Mas as pessoas continuam fazendo coisas feias, e se a lei não admitir que eslas são feitas e passar a reprimi-las, vai continuar acontecendo. As pessoas podem ser "burras" a ponto de não saber que não existe raça, mas a lei tem que ser adequada a elas. Ué!
A lei está é admitindo que as pessoas são bestas a ponto de discriminar os outros em função de coisas bestas, e que isso tudo é TÃO BESTA que não deve mais acontecer. O que é verdade, né?