Autor Tópico: tentando entender criacionismo...  (Lida 4791 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: tentando entender criacionismo...
« Resposta #25 Online: 27 de Novembro de 2006, 11:00:43 »
Oh, sim! Quanto mais não seja, para ver se a Oposição se mexe e arranja uns argumentos novos também, porque não tem mais graça rebater a mesma toada de sempre!! :hihi:

Ah, agora fiquei curioso para ouvir seus outros "causos" de evangélicos em suas aulas. Posso sugerir criar um tópico sobre isso?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #26 Online: 27 de Novembro de 2006, 12:33:31 »
Oh, sim! Quanto mais não seja, para ver se a Oposição se mexe e arranja uns argumentos novos também, porque não tem mais graça rebater a mesma toada de sempre!! :hihi:

Ah, agora fiquei curioso para ouvir seus outros "causos" de evangélicos em suas aulas. Posso sugerir criar um tópico sobre isso?

Claro :wink:

Acho que todo mundo aqui deve conhecer estórias bem hilárias com os nossos queridos criancionistas...

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Dezembro de 2006, 01:46:47 »
Você vai dizer que nunca tinha visto criacionistas na vida antes da internet??!?!?!?

Eu também nunca tinha visto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Dezembro de 2006, 03:51:22 »

há um tempo atrás meu alter ego criacionista inventou mais um argumento, acho que inédito: durante o dilúvio universal, peixes hoje adaptados à diferentes salinidades sobreviveram em "bolhas" de salinidade adequada. Mas antes da queda de Adão e até meados do dilúvio, é bem provável que a maioria dos peixes fosse tolerante a uma variação maior de salinidade, tendo apenas se degenerado às condições de salinidade mais tarde.

Mas ainda prefiro a minha teoria criacionista sobre as falsas adaptações "carnívoras" (na verdade exaptações) quando todos animais e plantas eram herbívoros bonzinhos.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:11:48 »
Eu perguntei pra um deles porque um Leão teria presas e enzimas digestivas de carnívoro pra comer plantas, e ele me disse que sim, eles tinham, mas serviam a sei lá que propósito, e que após a queda do homem (sim, Adão comeu da maçã) eles passaram a utilizar pra matar, devido às "manipulações perversas de Satanás".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:51:20 »
O Sodré tem a teoria do I. I., Inimigo Inteligente, mas eu acharia muito melhor inventar algo para se encaixar na teoria D. I. A. B. O. ou D. E. V. I. L.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #31 Online: 01 de Dezembro de 2006, 14:32:29 »
(Medo da resposta)

O que são as teorias D. I. A. B. O. ou D. E. V. I. L. ?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Dezembro de 2006, 14:53:40 »
ele disse que tem que inventar, então lá vai:

DEsigner Imitológico que Atenta os Bons Otários!

E

DEstruidor Existencial Vil I Leviano

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 01 de Dezembro de 2006, 15:26:58 »
importando de um tópico fracassado:

I.D., o conhecido "Deusign Inteligente", não é a única das siglas criacionistas. Não é nem a única vertente do ID, mas descreve apenas uma idéia geral. Teorias mais específicas são:

G.O.D. theory: "Good Old Designer". É o tipo mais comum de I.D., geralmente mono-ID-ista.

D. E. U. S. : lei do "Disáiner Entelijênte, Um-Só". Tradução da sigla para português, explicitando mono-ID-ismo.

D. E. V. I. L. theory: "Designer's Enemy, Violent Inventor Laughing". Teoria do inimigo do outro designer, um inventor da violência que fica rindo, regozijando-se de tudo isso.

D. I. A. B. O.: teoria do "Designer Inteligente Anti-Benevolente Ordinário" ou "Designer Inimigo Anti-Benevolente Ordinário", como explicação de alterações nas invenções do outro designer (caracterizando o poli-ID-ismo). Equivalente a teoria do D. E. V. I. L.

(não gostei da DEVIL)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Dezembro de 2006, 15:37:53 »
outra para DEVIL: Designer of Evil, Violent Inventions for Leisure

SATAN theory: Sadistic Abrchitect of Total Annihilation, Nonhuman.

Luz

• Visitante
« Resposta #35 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:33:27 »

Deixa eu tentar entender uma coisa: o que é criacionismo exatamente?

Quando dizemos "criacionistas" estamos falando de todas as pessoas que acreditam na existência de um criador do Universo ou apenas dos adéptos dessa "teoria" que pretende conforntar-se com o darwinismo?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:35:09 »
acho que tem os dois significados.

Luz

• Visitante
« Resposta #37 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:45:08 »
acho que tem os dois significados.

Claro, mas digo.. quando evolucionistas falam de criacionistas, referem-se a ambos?

Porque afinal, existem diversos teístas, religiosos ou não, que não vêem nenhum conflito entre o darwinismo e suas crenças. São, na verdade, evolucionistas, embora tenham um "princípio" criacionista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:52:31 »
Criacionista é aquele que crê num Deus criador do Universo. Pode ser mais extremo (Flat Earthers, criacionista da Terra Jovem etc.), ou mais moderado, desses que acreditam que o Evolucionismo é um bom modelo para explicar a origem da vida.

Não tenho nada contra os moderados. Aliás, tampouco tenho contra os extremistas, desde que se mantenham longe de quem decide o currículo escolar :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:56:54 »
Eu sempre uso "criacionistas" como sinônimo de "fundamentalistas" (em diversos graus, ou no mínimo, meio "alternativos"), não incluindo simplesmente teístas ou deístas, que acreditem em deuses criadores, mas que aceitem que o método de criação poderia ter sido a história descrita pela ciência. Acho que esse é o significado mais comum do termo.

Acho que colocar os que aceitam a evolução e etc. como criacionistas, apenas por serem teístas, não é melhor do que colocar ateus evolucionistas como criacionistas por aceitarem as coisas existentes como criações da natureza.

Criacionistas por outro lado, não raramente usam o termo meio como sinônimo de teístas ou cristãos, e tentam colocar ateísmo como algo implícito na evolução.

Luz

• Visitante
« Resposta #40 Online: 01 de Dezembro de 2006, 19:06:07 »
Eu sempre uso criacionistas meio como sinônimo de fundamentalistas, não de simplesmente teístas ou deístas, que acreditem em deuses criadores, mas cujo método de criação teria sido a história descrita pela ciência. Acho que esse é o significado mais comum do termo.

Criacionistas por outro lado, não raramente usam o termo meio como sinônimo de teístas ou cristãos, e tentam colocar ateísmo como algo implícito na evolução.

É basicamente isso o que eu queria saber, porque até bem pouco tempo ignorava completamente a existência dessa "teoria da Terra Jovem". Acrteditava que as pessoas ou eram evolucionistas ou não conheciam o trabalho de Darwin e se guiavam em sua ignorância e ingenuidade pelo Gênesis (ou eram guiadas).
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2006, 19:08:04 por Luz »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Dezembro de 2006, 19:16:17 »
também só vim a conhecer mais detalhadamente isso através da internet, apesar de já ter visto um ou outro livro criacionista nas bibliotecas municipais.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Dezembro de 2006, 20:28:49 »
eu tinha lido aos 12 anos um livro caprichado dos TJ de Jeová sobre criacionismo, e eles iam dando aquela chuva de falácias de forma até convincente e me deixou admirada. Não com as falácias, mas com a apresentação.

Tipo, eles falavam nas lacunas, que não existem por exemplo, seres intermediários entre as espécies, e embora a idéia seja tosca estava bem explicada, com ilustrações e tudo.

Mas aí chegou num ponto que largaram o papo argumentativo de lado e entrou o teológico, tinha aquelas figurinhas deles de leão com uvinhas, daí eu tomei nojo e larguei o livro pra lá.

E não vi isso por ser evangélica, foi em sala de aula, algum colega levou... POr isso não entendo como vocês nunca viram disso...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Dezembro de 2006, 20:58:49 »
Tipo, eles falavam nas lacunas, que não existem por exemplo, seres intermediários entre as espécies, e embora a idéia seja tosca estava bem explicada, com ilustrações e tudo.

???

????

?????

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Dezembro de 2006, 21:13:54 »
Você entendeu mal a ideái, BB. Pera que vou procurar...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Dezembro de 2006, 21:19:23 »
ah, não estou achando, mas o lance é: criticavam que não haviam seres intermediários horizontalmente, não verticalmente no tempo como voce sugeriu

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Dezembro de 2006, 21:21:14 »
A piada visual não pretendia representar fielmente a minha compreensão de qual seria exatamente o teor do conteúdo passado nos livros supracitados, apenas pretendia mal-representar a idéia descrita para fins meramente cômicos.

Luz

• Visitante
« Resposta #47 Online: 02 de Dezembro de 2006, 11:51:35 »
Mas é interessante como as coisas se tornam evidentes depois que as descobrimos ou prestamos atenção nelas... agora, nesse momento, enquanto acessava esse tópico... com a TV ligada na Globo, passando "Simpsons"... lá estão Bart e Lisa, na sala de aula e a professora, com um quadro de Adão e Eva na lousa anuncia: agora vou apresentar a vocês uma nova teoria: o criacionismo. Entreguem seus livros. Passa um homem recolhendo-os numa sacola, enquanto a professora toca um tambor lá na frente.  :lol:

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 02 de Dezembro de 2006, 12:03:31 »

Puxa! Não prestei ateção no início, mas o capítulo era sobre a aprovação da lei do ensino do criacionismo nas escolas. Lisa foi a julgamento por ensinar o evolucionismo para seus amigos... quem já viu esse episódio?  :lol:  Muito bom.  X-D

Moral da história, nas palavras de Lisa: eu só acho que religião não deveria ser ensinada na escola, assim como cientistas não devem dar aulas em Igrejas.  :)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Dezembro de 2006, 12:06:02 »
Acabei de ver. Episódio mais fraquinho, mas com boas piadas. o Flanders tem um troço ao ver o museu da evolução, e um troço maior ainda quando vê um "banheiro unisex"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!