Para mim tudo o que falarem de mal do Brasil é pouco. Mesmo que seja mentira. Eu não apenas acho que os turistas estrangeiros não deveriam se arriscar a fazer um safári no Brasil como também acho que os próprios turistas brasileiros deveriam tirar suas férias em lugares mais seguros, como o Iraque, o Sudão ou a Faixa de Gaza.
Nossa sorte é que o Pan-americano de 2007 vai ser um fracasso de público, nenhum estrangeiro vai se dar ao trabalho de vir aqui para ver os atletas de terceira linha deles darem uma surra nos nossos de primeira. O problema é se a FIFA não enxergar o fato óbvio de que a Colômbia é um país dez vezes mais preparado do que o nosso para sediar a Copa de 2014 e o maior evento do planeta vir parar aqui. Seria uma tragédia…
Alguns fatos cotidianos que aconteceram recentemente comigo ou conhecidos:
No reveillon deixei meu carro de fora do estacionamento do clube (não havia mais vagas) e de meia em meia hora ia lá verificar se estava tudo bem, se ninguém estava tentando arrombar o carro, riscá-lo etc, pois já tive esse tipo de experiência na porta da minha casa.
Agora (sim, agora dia 02/01/07 às 15:30), minha sogra esqueceu o celular em um banco. Um espertinho pegou ele e queria algo em troca pelo "favor" que fez, ao invés de tê-lo entregue à gerência como um cidadão honesto e inteligente deveria fazer.
Por outro lado, recentemente vi um andarilho caído na calçada, um cara dentro de um carro importado último tipo desce e vai socorrê-lo. No ano passado turistas estrangeiros europeus vieram à minha cidade e alguns amigos meus fizeram amizade com eles, se divertindo, apresentando os lugares e tal. Disseram que nunca foram tão bem recebidos num país como foram no Brasil. Um amigo meu volta dos EUA após um tour de um mês e disse que pelo menos nos lugares em que passou os brasileiros são vistos como bons trabalhadores e ele e sua turma foram muito bem tratados, mesmo com as pessoas sabendo que eram latinos e brasileiros. Uma amiga e um amigo meus atolam o carro a caminho de um sítio. Lugar mais próximo para ajuda: um bar na estrada cheio de bêbados. Vão 3 caras ajudá-los e não acontece "nada demais".
Poderia citar muito mais exemplos.
Por isso tudo acho que temos que ser justos. É óbvio que o Brasil tem problemas sérios com violência e desigualdade social, mas (pelo menos onde eu moro e pelo menos para mim) não é o inferno e nem todos os brasileiros têm o estereótipo de "espertalhão".