Eu penso que americanos não são consideravelmente mais ignorantes que a maior parte das outras pessoas de outras nacionalidades, apenas tem sua ignorância mais exposta, por estarem sempre mais em destaque por diversas razões.
Acredite, eles são ignorantes sim! Para ser mais exato, o que ocorre é que a qualidade do ensino na maioria das Highschools de lá é medíocre. Além disso, várias matérias, como Geografia e História Geral são frequentemente opcionais! Minha experiência de América do Norte se refere ao Canadá, mas a situação de lá é parecida (embora um pouco melhor). Como TA, tive a oportunidade de conhecer muitos estudantes recém-chegados à universidade. Aqueles que tiveram a iniciativa e o interesse de estudar as matérias opcionais tinham um bom conhecimento, mas os outros eram absurdamente ignorantes. Nunca esqueci um estudante que veio me perguntar como fazer um gráfico (a aula era de laboratório de Física e eles tinham que plotar gráficos com os resultados) e eu expliquei: você pega os dados desta coluna e os daquela outra e faz o gráfico. Mas ele não entendeu. Logo percebi que ele não conhecia o conceito de par ordenado! Ele não sabia que (x,y) representava um ponto no plano. E esse era um calouro de engenharia [1]. É por isso que eu nunca colocaria um filho meu adolescente para estudar lá (sem falar que considero a cultura das higschools de lá disgusting).
Eu não digo que não existam ignorantes lá, só não sei se são proporcionalmente muito mais ignorantes do que qualquer outro lugar. Imagino que a maior parte da produção científica ainda seja de lá, por exemplo, mas isso também não os faz excepcionalmente geniais de um modo geral.
Aqui as matérias podem ser obrigatórias, mas isso não significa que seja vantajoso se não houverem professores competentes. E o currículo de modo geral, vejo (felizmente, de certa forma) ser bastante criticado por ter foco em se ficar decorando coisas em vez de compreender. Não que lá também não tenha disso, ouvi recentemente que um cara desistiu de alguma faculdade porque não conseguia reconhecer tipos de conchas depois de olhar por algum tempo para elas.
[1] Houve também uma turma onde ocorreu o seguinte diálogo:
Eu: Sabendo que a/b = c, podemos então escrever b=a/c e...
Garota: Prof., como você fez essa passagem?
Eu:Han? Que passagem?
Garota: Essa, a/b=c, logo, a/c=b?
Tem coisa pior naquelas famosas "pérolas dos vestibulares"; mesmo supondo que aquelas provas todas sejam de pessoas que não entraram na faculdade... sei lá...
Só que existe uma diferença entre esse tipo de estereótipo, com fundamento, baseado em um conhecimento limitado, e o estereótipo baseado na ignorância completa, como seria o caso de um estrangeiro que chega ao Brasil esperando que as pessoas falem espanhol e moraem todas no meio da floresta
Bem, eu me pergunto quantas pessoas ao redor do mundo, fora suiços e belgas, por exemplo, saberiam quais idiomas se fala nesses países. Acho que a maioria das pessoas chutaria francês para os dois, o que é parcialmente correto, mas ainda incompleto. Acho que pensar que aqui se fala espanhol é uma generalização similar, e não ignorância estupenda.
É espantoso para nós que achem que falemos espanhol ("espanhol", que já poderia ser dito como algo meio ignorante porque na verdade seria mais propriamente castelhano, já que na Espanha se fala ainda outros idiomas, hehe
), já que somos daqui e carecas de saber disso, mas não podemos esperar que todas as pessoas de todos lugares do mundo tenham tido algum interesse mais profundo sobre o Brasil para ir pesquisar a respeito. Aposto que, apesar da maioria das pessoas falantes de português provavelmente ser brasileira (suponho), de modo geral, não só os americanos achariam que você é de portugal se falasse num chat que sua primeira língua é a portuguesa. Poucos achariam que é brasileiro ou de algum lugar da África colonizado por portugueses.
Enfim, sem provas de conhecimentos gerais aplicadas em diversos países com resultados estatisicamente significativos, prefiro a hipótese nula, uma ignorância mais ou menos igual para todo lado, do que prejulgar qualquer conclusão com base em poucos dados... eu não vejo muito cinema Holandês e não faço idéia do que "eles" sabem do Brasil (não que o cinema de um país seja uma amostra representativa de qualquer coisa (além do próprio cinema) para começar)