Autor Tópico: Filme "Turistas" causa polêmica no Brasil  (Lida 8818 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Filme "Turistas" causa polêmica no Brasil
« Resposta #50 Online: 11 de Dezembro de 2006, 08:37:01 »
  E quem disse que esse filme retrata a realidade do Brasil ?Ele é apenas um amontoado de clichês e estereótipos.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #52 Online: 11 de Dezembro de 2006, 17:58:43 »
Eu acho que os turistas que o Brasil perder com esse filme, merecem não vir para cá. É bom que não venham mesmo.

É... diz isso pra quem vive disso...:|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Luz

• Visitante
« Resposta #53 Online: 11 de Dezembro de 2006, 18:18:33 »
Americanos concordam com imagem do Brasil retratada em “Turistas”.

O jornal Folha de S. Paulo acompanhou a estréia em Nova York e constatou que o espectador norte-americano ficou impressionado com a história do filme.

“Fiquei com medo de visitar o Brasil após o filme. Não acho que seja mentira”, disse um dos entrevistados do jornal, o consultor Bryan Poulis.

“Não é a primeira vez que ouço coisas sobre a violência no Brasil. Sei que tem cidades grandes como Buenos Aires [sic], Rio, que não é só selva. Mas tenho medo de ir e ser assaltada. Acho mais seguro ir às praias do Caribe”, afirmou a designer Anna Keller à Folha.

No Brasil, "Turistas" gera debate entre quem acredita que seu teor prejudica a imagem do País. Qual a sua opinião?

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/cultura/2621001-2621500/2621323/2621323_1.xml

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #54 Online: 11 de Dezembro de 2006, 19:55:47 »
Puxa, que tempestade em copo d'água! Esse filme parece ser bem ruinzinho e logo vai ser esquecido por todos. Vocês não imaginam, mas o Brasil tem uma imagem no exterior melhor do que os brasileiros pensam (eu diria até, melhor do que a realidde  |( ). Além disso, acho até bom que os turistas americanos fiquem espantados mesmo e não venham ao Brasil. Em geral, entre os turistas do mundo, os americanos costumam ser os mais chatos. Muitos são ignorantes e tratam a gente local com arrogância. É melhor que fiquem pelos EUA mesmo...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:05:53 »

Sei que tem cidades grandes como Buenos Aires [sic], Rio,

:histeria: Uma dessas é melhor que fique bem longe do Brasil.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:07:50 »
isso deve ser fake

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:46:09 »
Eu acho que os turistas que o Brasil perder com esse filme, merecem não vir para cá. É bom que não venham mesmo.

É... diz isso pra quem vive disso...:|

O que eu quis sugerir é que apenas uma fração mínima de pessoas não muito brilhantes que se impressionaria com o filme a ponto de deixar de vir, não "dane-se o turismo".

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:18:37 »
otawwa tem nome estranho, muita gente não ligaria nem à américa do norte. mas vancouver, toronto...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:11:38 »
Ops, é com 2 ts, não 2 ws...... sei lá, para mim Ottawa parece com Dakota, Montana, Idaho, Utah... se isso faz algum sentido. Peguei Ottawa porque é logo capital de outro país, como Buenos Aires... se for para ir mais além então, tem Edmonton, ainda no Canadá.... Darwin, Australia.

rizk

• Visitante
« Resposta #61 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:12:34 »
Aí é que está. Vc vai ver a imprensa estrangeira, o Brasil é o top de linha em combustível: é suficiência em petróleo, pesquisa em combustíveis alternativos. Além disso, como as pessoas são simpáticas, as mulheres são gostosas, a música é legal, e todo o cacete a quatro.

Brasileiro é que tem essa mania de "o que é que vão pensar?!?!". Vide como todo mundo achou fantástico quando o FHC foi dar discurso e berrou "vive la France", e morrem de vergonha de o Lula falar errado.

O bando de paga-paus. Vai entender. :/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:34:32 »
Não sei se é tanto achar do que vão pensar...... mas mais do que acham que pensam, sei lá......

é estranho.... não vi um décimo desse rebuliço por exemplo, pelos filmes "Carandiru" ou "Cidade de Deus", que nem pretendem ser ficções... e não depoem lá muito favoravelmente para o turismo.... agora teve aquele outro das prostitutas-mirins... mas como são brasileiros, e indicados ao badalado Oscár, aí isso não entra tanto em questão, o que vão pensar do Brasil...... agora se americanos fazem um "sei o que vocês fizeram nas férias que passaram no Rio", caem em cima, não dá para entender bem.... :/

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #63 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:01:14 »
Até parece que é o primeiro filme que passa esse tipo de imagem do Brasil. :-)

No filme Bem-Vindo à Selva (The Rundown), nos extras do dvd, os atores e equipe falam mal do Brasil (de verdade!), tal como eles foram muito mal-tratados aqui e tal, e que então decidiram sair daqui e filmar no Hawaii para simular a Amazônia. Além disso próprio filme trata a Amazônia como uma terra sem lei e os brasileiros em modelos bastante "estereotípicos" e imbecilizados.
Who cares?

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #64 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:35:57 »

No filme Bem-Vindo à Selva (The Rundown), nos extras do dvd, os atores e equipe falam mal do Brasil (de verdade!), tal como eles foram muito mal-tratados aqui e tal, e que então decidiram sair daqui e filmar no Hawaii para simular a Amazônia. Além disso próprio filme trata a Amazônia como uma terra sem lei e os brasileiros em modelos bastante "estereotípicos" e imbecilizados.

Além de falarem um português "havaiano" e utilizarem uma espécie de folclore inexistente aqui. Será que foi alguém querendo modernizar as histórias que os navegadores europeus criavam sobre os continentes distantes? *irônico* ::)
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:55:03 »
Esses filmes só mostram o nível de ignorância de Geografia dos americanos. Eles realmente acham que o Brasil é uma selva só. Pessoalmente, não ligo para isso. Aliás, é até melhor que eles ignorem o Brasil mesmo. O problema seria se eles estivessem interessados no Brasil! E não é apenas o Brasil que eles desconhecem. É o mundo inteiro.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:22:16 »

Eu assisti essa bomba a poucos dias.É impossivel não rir com o sotaque dos "brasileiros" desse filme. :biglol: Também existe um grupo guerrilheiro liderado por um sujeito chamado 'Manito' e é curioso observar como nunca aparecem policiais brasileiros ou outras autoridades.A amazônia está mesmo abandonada...

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #67 Online: 13 de Dezembro de 2006, 13:16:47 »
É preciso ser muito ingênuo ou desinformado para confundir uma obra de ficção com um documentário.
Se filme de ficção tivesse tanta influência sobre o turismo, ninguém mais visitaria os EUA com medo de ser pisoteado pelo Godzilla...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 13 de Dezembro de 2006, 13:33:28 »
Esses filmes só mostram o nível de ignorância de Geografia dos americanos. Eles realmente acham que o Brasil é uma selva só. Pessoalmente, não ligo para isso. Aliás, é até melhor que eles ignorem o Brasil mesmo. O problema seria se eles estivessem interessados no Brasil! E não é apenas o Brasil que eles desconhecem. É o mundo inteiro.

Eu penso que americanos não são consideravelmente mais ignorantes que a maior parte das outras pessoas de outras nacionalidades, apenas tem sua ignorância mais exposta, por estarem sempre mais em destaque por diversas razões.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 13 de Dezembro de 2006, 13:58:39 »
Citação de: Buckaroo Banzai

Eu penso que americanos não são consideravelmente mais ignorantes que a maior parte das outras pessoas de outras nacionalidades, apenas tem sua ignorância mais exposta, por estarem sempre mais em destaque por diversas razões.

Acredite, eles são ignorantes sim! Para ser mais exato, o que ocorre é que a qualidade do ensino na maioria das Highschools de lá é medíocre. Além disso, várias matérias, como Geografia e História Geral são frequentemente opcionais! Minha experiência de América do Norte se refere ao Canadá, mas a situação de lá é parecida (embora um pouco melhor). Como TA, tive a oportunidade de conhecer muitos estudantes recém-chegados à universidade. Aqueles que tiveram a iniciativa e o interesse de estudar as matérias opcionais tinham um bom conhecimento, mas os outros eram absurdamente ignorantes. Nunca esqueci um estudante que veio me perguntar como fazer um gráfico (a aula era de laboratório de Física e eles tinham que plotar gráficos com os resultados)  e eu expliquei: você pega os dados desta coluna e os daquela outra e faz o gráfico. Mas ele não entendeu. Logo percebi que ele não conhecia o conceito de par ordenado! Ele não sabia que (x,y) representava um ponto no plano. E esse era um calouro de engenharia [1]. É por isso que eu nunca colocaria um filho meu adolescente para estudar lá (sem falar que considero a cultura das higschools de lá disgusting).

[1] Houve também uma turma onde ocorreu o seguinte diálogo:
Eu: Sabendo que a/b = c, podemos então escrever b=a/c e...
Garota: Prof., como você fez essa passagem?
Eu:Han? Que passagem?
Garota: Essa, a/b=c, logo, a/c=b?

Alan Watts

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #70 Online: 13 de Dezembro de 2006, 14:26:55 »
Também temos que dar um desconto. Se for avaliar os EUA por certos filmes deles mesmos, eu acreditaria que lá é uma sociedade muito decadente, uma mistura dos círculos mais baixos do inferno com gangues bárbaras.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #71 Online: 13 de Dezembro de 2006, 14:35:18 »

Além de falarem um português "havaiano" e utilizarem uma espécie de folclore inexistente aqui. Será que foi alguém querendo modernizar as histórias que os navegadores europeus criavam sobre os continentes distantes? *irônico* ::)
Até parece que [...]
Eu assisti essa bomba a poucos dias.É impossivel não rir com o sotaque dos "brasileiros" desse filme. :biglol: Também existe um grupo guerrilheiro liderado por um sujeito chamado 'Manito' e é curioso observar como nunca aparecem policiais brasileiros ou outras autoridades.A amazônia está mesmo abandonada…

Esse filme chega a ser cômico devido a essas características. :lol:

Até mesmo os atores e equipe de apoio falando muito mal do Brasil nos extras do DVD parece "estranho", pois pelo jeito que disseram só faltava terem sido estuprados aqui.
Who cares?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #72 Online: 13 de Dezembro de 2006, 14:42:36 »
Citação de: Buckaroo Banzai

Acredite, eles são ignorantes sim! Para ser mais exato, o que ocorre é que a qualidade do ensino na maioria das Highschools de lá é medíocre. Além disso, várias matérias, como Geografia e História Geral são frequentemente opcionais! Minha experiência de América do Norte se refere ao Canadá, mas a situação de lá é parecida (embora um pouco melhor). Como TA, tive a oportunidade de conhecer muitos estudantes recém-chegados à universidade. Aqueles que tiveram a iniciativa e o interesse de estudar as matérias opcionais tinham um bom conhecimento, mas os outros eram absurdamente ignorantes. Nunca esqueci um estudante que veio me perguntar como fazer um gráfico (a aula era de laboratório de Física e eles tinham que plotar gráficos com os resultados)  e eu expliquei: você pega os dados desta coluna e os daquela outra e faz o gráfico. Mas ele não entendeu. Logo percebi que ele não conhecia o conceito de par ordenado! Ele não sabia que (x,y) representava um ponto no plano. E esse era um calouro de engenharia [1]. É por isso que eu nunca colocaria um filho meu adolescente para estudar lá (sem falar que considero a cultura das higschools de lá disgusting).

[1] Houve também uma turma onde ocorreu o seguinte diálogo:
Eu: Sabendo que a/b = c, podemos então escrever b=a/c e…
Garota: Prof., como você fez essa passagem?
Eu:Han? Que passagem?
Garota: Essa, a/b=c, logo, a/c=b?

Concordo, em parte. De fato, até onde sei, os currículos da maioria das high schools, é muito fraco. Um amigo meu que morou lá durante o colegial, falou que muito do que viu no high-school já tinha estudado aqui, no ginásio. Mas pelo menos lá o currículo é seguido. Aqui no Brasil, em tese o ensino abrange muito mais conteúdo, mas na prática isso não se verifica, principalmente nas escolas públicas.
Me preocupo com o quanto criticamos os americanos por ver-nos de maneira esterotipada (carnaval, mulata, selva, índio...) e ao mesmo tempo os estereotipamos (burros, incapazes de diferenciar línguas estrangeiras, racistas, culpados de tudo de ruim no mundo), acho uma generalização perigosa, e em alguns casos injusta. Nunca fui aos EUA mas durante o ano que passei na Alemanha conheci alguns estudantes dos EUA, Europa e América Latina (intercambistas como eu), e os americanos não me pareceram especialmente mais ignorantes, nem mais inteligentes, do que os europeus ou latinos.
Aliás vejo essa mania de estereotipar com relação a outros povos também: quem nunca ouviu falar que francês fede e é mal-humorado?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 13 de Dezembro de 2006, 15:13:28 »
Interessante mesmo essa estereotipação, sempre ouvi que: todo alemão é mau humorado, todo inglês é distante, todo francês é bom amante, todo italiano é barulhento, todo português é burro, todo russo é alcoolatra e por aí vai, geralmente, de pessoas que nunca conheceram um estrangeiro pessoalmente.  ::)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 13 de Dezembro de 2006, 15:45:33 »
Não acho que estereótipos sejam ruins per se, pois eles podem servir como uma primeira aproximação, podem, digamos assim, sintonizar nossas expectativas na ausência de um conhecimento mais aprofundado. Por exemplo, se disserem a nós que um visitante alemão virá conversar conosco, naturalmente vamos esperar alguem branco e que provavelmente sabe quem ganhou a Copa de 90. Pode ser que o visitante tenha traços orientais ou seja filho de turcos, mas é mais provável que não. Esse estereótipo pode ser baseado em um conhecimento limitado da Alemanha, ou pode ser baseado em informações dadas por outras pessoas. Só que existe  uma diferença entre esse tipo de estereótipo, com fundamento, baseado em um conhecimento limitado, e o estereótipo baseado na ignorância completa, como seria o caso de um estrangeiro que chega ao Brasil esperando que as pessoas falem espanhol e moraem todas no meio da floresta [1]. Não tenho nada contra o primeiro tipo de estereótipo (o único incômodo é que as pessoas vivem me chamando para jogar futebol - eu que sou um tremendo perna-de-pau :) ), mas acho que o outro tipo de estereótipo pode ser realmente irritante.

Outra coisa: um risco desses estereótipos nacionais é que, ao encontrarmos uma pessoa de um dado país viajando, temos que levar em conta que essa pessoa pertence a um subgrupo da população do seu pais: o subgrupo das pessoas que viajam. Isso parece óbvio, mas pode levar a uma visão um pouco distorcida daquele povo, pois essas pessoas formam um chamado grupo auto-selecionado. Por exemplo: as pessoas podem achar os habitantes de um país X determinados e trabalhadores porque os imigrantes do país X são determinado e trabalhadores. O problema é que esses imigrantes se tornaram imigrantes por serem determinados e trabalhadores. Ou seja, os estudantes americanos que encontramos no exterior são os americanos que se interessaram em viajar para o exterior.

[1] No caso dos franceses, por exemplo, dizer que os franceses não gostam de tomar banho seria um estereótipo com um certo fundamento (segundo meus amigos que moraram na França).

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!