Não acho que estereótipos sejam ruins per se, pois eles podem servir como uma primeira aproximação, podem, digamos assim, sintonizar nossas expectativas na ausência de um conhecimento mais aprofundado. Por exemplo, se disserem a nós que um visitante alemão virá conversar conosco, naturalmente vamos esperar alguem branco e que provavelmente sabe quem ganhou a Copa de 90. Pode ser que o visitante tenha traços orientais ou seja filho de turcos, mas é
mais provável que não. Esse estereótipo pode ser baseado em um conhecimento limitado da Alemanha, ou pode ser baseado em informações dadas por outras pessoas. Só que existe uma diferença entre esse tipo de estereótipo, com fundamento, baseado em um conhecimento limitado, e o estereótipo baseado na ignorância completa, como seria o caso de um estrangeiro que chega ao Brasil esperando que as pessoas falem espanhol e moraem todas no meio da floresta [1]. Não tenho nada contra o primeiro tipo de estereótipo (o único incômodo é que as pessoas vivem me chamando para jogar futebol - eu que sou um tremendo perna-de-pau
), mas acho que o outro tipo de estereótipo pode ser realmente irritante.
Outra coisa: um risco desses estereótipos nacionais é que, ao encontrarmos uma pessoa de um dado país viajando, temos que levar em conta que essa pessoa pertence a um subgrupo da população do seu pais: o
subgrupo das pessoas que viajam. Isso parece óbvio, mas pode levar a uma visão um pouco distorcida daquele povo, pois essas pessoas formam um chamado grupo auto-selecionado. Por exemplo: as pessoas podem achar os habitantes de um país X determinados e trabalhadores porque os imigrantes do país X são determinado e trabalhadores. O problema é que esses imigrantes se tornaram imigrantes
por serem determinados e trabalhadores. Ou seja, os estudantes americanos que encontramos no exterior são os americanos que se interessaram em viajar para o exterior.
[1] No caso dos franceses, por exemplo, dizer que os franceses não gostam de tomar banho seria um estereótipo com um certo fundamento (segundo meus amigos que moraram na França).