Autor Tópico: A Riqueza traz mesmo a Felicidade?  (Lida 11063 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A Riqueza traz mesmo a Felicidade?
« Online: 01 de Dezembro de 2006, 20:50:40 »
Olá amigos,

Num papo sem dogmas e falsos moralismos, vamos falar da riqueza: Ela realmente traz a felicidade? Eu particularmente acho que só a riqueza não traz felicidade, mas saúde, tempo para fazer o que se gosta também são coisas importantes na vida. Dizem que nossa sociedade capitalista mercantilizou o valor das pessoas de acordo com o montante em conta bancária que essa pessoa têm. Desde os tempos primitivos os seres humanos querem se destacar, serem melhores, mais inteligentes, mais bonitos, mais desejados como parceiros sexuais e convenhamos, o dinheiro pode proporcionar quase tudo isso. Talvez a questão não seja o dinheiro em si, ele realmente ajuda e muiiito a trazer felicidade, mas sim uma sociedade competitiva onde o sucesso está cada vez mais dificil. Bem, essas foram minhas impressões sobre o tema. E o que o amigo forista pensa sobre o mesmo?

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Re: A Riqueza traz mesmo a Felicidade?
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2006, 21:03:36 »
Não acho que riqueza traga felicidade.A riqueza só pode trazer o conforto.O problema é que muitas vezes a falta de conforto impede a felicidade, daí as pessoas confundirem as coisas e acharem que dinheiro traz felicidade.Dinheiro não compra o amor verdadeiro, amizade verdadeira, engajamento de vida e significado de vida.Talvez compre o prazer, mas esse não é o principal componente da felicidade.Quem está pensando em ficar rico para se tornar mais feliz, não sabe a decepção que o espera.É comprovado cientificamente que pessoas que ganham na loteria, retornam ao nível de felicidade "normal" depois de um mês do evento que o deixou eufórico.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2006, 21:17:00 »

Como diz um bom amigo: dinheiro não traz felicidade, compra e manda entregar.

Falando sério, se dinheiro trouxesse felicidade não exitiriam ricos infelizes, e eles existem, mas convenhamos... é bem melhor ser triste diante de um belo entardecer em Fernando de Noronha que num ônibus lotado voltando do serviço para casa.  :)

Já do contrário, não tenho dúvidas: a miséria traz a infelicidade. E por miséria, entenda-se apenas "miséria" e não pobreza, pois o que mais existe no mundo é pobre feliz.  :lol:

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 22:05:35 »
Felicidade é algo muito subjetivo, então, nem riqueza proporciona felicidade, nem pobreza.

Acontece que se seu valores estão ligados às necessidades e as necessidades dependem de grana... cada centavao é motivo de felicidade.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 22:35:43 »
AMIGO FORISTA, eu realmente gostei desse tópico!

Riqueza traz conforto e segurança, ok. Mas eu não acho que a felicidade venha de fazer DIFERENÇA - naturalmente rir da desgraça do outro é uma coisa que dá barato, mas é insaciável. Porque depende do outro, não de nós - se o outro não se fode, então acabou a graça. Acabou a alegria. Bah.

Enfim, $ PODE trazer felicidade, desde que a pessoa entenda o que é CONTENTAMENTO. Se a ganância segue, aí não dá pé. Acho que a questão é o contentamento, realmente. Porque felicidade é uma coisa zoada, que a gente tem nas condições mais extremas, como diz a Luz aí em cima: a gente pode ficar contente com muito pouca coisa mesmo.
A riqueza é UM DOS meios, mas de nada adianta se você não tem noção de limite. Aliás, sem noção de limite, lasca-se tudo.

Falta de contentamento é a causa de todos os males do universo-e-além, já diziam antes de nós, com outra formulação e provavelmente em latim. Não é à toa que "contente" e "feliz" são intercambiáveis, na nossa língua.

Enfim. Eu vou criar a Tabelinha da Felicidade (TM). E vou ficar rica, muito rica.:D
Mesmo porque descobri um esquema de rir da desgraça do outro, de uma maneira que satisfaz. Mas não ligue ainda! :D

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2006, 12:35:07 »
Felicidade é algo tão subjetivo. Riqueza pode trazer felicidade sim, se você sente prazer em ganhar dinheiro. Depende muito daquilo onde você vê prazer.

Tanto é que, como dizem, se você sente prazer trabalhando em certa coisa, dinheiro é apenas conseqüência.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2006, 14:26:59 »
O que traz a felicidade é aquilo que te deixa feliz (sim, eu tentei ser bem óbvio e idiota mesmo)... E isso, querendo ou não, é uma coisa subjetiva e pessoal.

Não sei pra que ficar tentando fazer esses "estudos de casos", a relação entre riqueza e felicidade é a mesma que salada de frutas com creme de leite tem com uma tesoura sem ponta. É masturbação mental.

Vai de cada um, se você é feliz podendo comprar o que quer, ótimo. Se é feliz dando cabeçadas na parede, bom, se não é, outra coisa provavelmenet te fará feliz.

Offline Porco

• Nível 08
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2006, 18:44:33 »
"AMIGO FORISTA, eu realmente gostei desse tópico! "

Não era você que não gostava de "bate-papos"?

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2006, 07:23:38 »
"AMIGO FORISTA, eu realmente gostei desse tópico! "

Não era você que não gostava de "bate-papos"?

Xiii pra quê tanta hostilidade? Todo mundo gosta de bate-papos, e eu mais que todos eles juntos. É só que cada coisa tem um lugar.

Esse papo de felicidade É óbvio e idiota mesmo, Oceanos. Mas, bom, é a pergunta principal :)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2006, 09:49:40 »
A atriz Elizabeth Taylor disse uma vez:

-Já fui pobre infeliz e já fui rica infeliz... prefiro ser rica infeliz.

Eu, pessoalmente, me sentiria "muito infeliz" velejando em meu iate pelo Caribe.  :hihi: :hihi: :hihi:

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2006, 13:02:24 »
mas o conceito de felicidade é relativo ou absoluto?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2006, 15:32:26 »
Isto é balela... Felicidade é um conceito abstrato, mental, que independe de condição econômica, social, racial, política, religiosa e física.
Mas sou capaz de apostar meu braço direito que existem mais pobres infelizes do que de ricos infelizes.

Este conceito de "dinheiro não trás felicidade" não é de todo mentira, mas aposto que a intenção por trás da idéia é "conforme-se com que tens e não seja ambicioso... podes tornar-se infeliz quando conquistares o que queres". No fundo é só uma muleta que é muito apreciada pelos religiosos nas pregações.   |(

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2006, 16:30:04 »
Acho que o problema da pergunta original é que a grande maioria das pessoas não está interessada em ter dinheiro, mas sim em gastar dinheiro! :) A relação entre o dinheiro e a felicidade  vem do simples fato de o dinheiro poder satisfazer 3 necessidades que temos: de conforto, de segurança e de liberdade. O caso do conforto é óbvio. No caso da segurança, me refiro a que uma boa reserva financeira nos ajudar a ter tranquilidade no futuro (no caso, por exemplo, de algum problema de saúde que exija gastos com remédios). Liberdade porque (como já disse o Jorge Luiz Borges) uma simples moeda é uma passagem para futuros possíveis. Imaginem um mapa onde se possa acompanhar todos os movimentos de dois indivíduos ao longo de sua vida: um sujeito pobre e outro de classe média alta. Ninguem se surpreenderia se a segunda pessoa seguisse uma trajetória que a levasse a grandes distâncias, enquanto o primeiro indivíduo pode ficar mais limitado a uma região.
Claro, isso não é garantia de felicidade. A pessoa mais rica pode até ser menos feliz que a pessoa pobre, mas certamente tem mais oportunidades de ser feliz.

P.S. (metáfora luliana): O fato de se ter duas pernas não garante que alguem consiga correr uma maratona em 3 horas, mas com uma perna só fica muito mais difícil, né cumpanhêro!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2006, 18:38:04 »
A atriz Elizabeth Taylor disse uma vez:

-Já fui pobre infeliz e já fui rica infeliz… prefiro ser rica infeliz.

Eu, pessoalmente, me sentiria "muito infeliz" velejando em meu iate pelo Caribe.  :hihi: :hihi: :hihi:

Tô com a "Beth" e não abro!! Não sou falsa, já que a infelicidade vem de qualquer jeito...é preferível que seja com (de preferência) muuuito dinheiro!!  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2007, 21:00:59 »
Gostaria de ter dinheiro pra poder estudar mais e melhor, melhores recursos e acesso ao conhecimento. Me sinto impedido, por isso a internet se torna muito útil pra mim, é barato, embora saiba de suas limitações. Dessa maneira afirmo que seria mais feliz com dinheiro. :(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2007, 16:28:19 »
Eu não ligava de ganhar sozinha numa loteria qualquer acumulada e ser muito mais feliz... :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Eriol

• Visitante
« Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:07:05 »
não diretamente, mas sem dúvida derruba muitas barreiras para ter-la...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2007, 20:40:22 »
Eu acredito no deus dinheiro. Compra qualquer coisa.
Não deseje.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #18 Online: 12 de Janeiro de 2007, 09:51:17 »
É bem subjetivo, eu ficaria bem feliz ganhando muito dinheiro, e resolveria várias questões para mim. Ajudaria muito em obter felicidade ao longo da vida. Dinheiro nunca é demais...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Rhyan

• Visitante
« Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2007, 10:23:13 »
Claro que não, quem teve sindrome do pânico como eu sabe muito bem disso, impossível ser feliz na doença, por mais conforto que sua riqueza possa de dar.

Felicidade depende de coisas como amigos verdadeiros, amor verdadeiro, paz, etc.. Várias coisas que o dinheiro não compra.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #20 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:53:07 »
Deque adiante ter "amigos verdadeiros, amor verdadeiro, paz, etc…" e não ter um prato de comida ?
Não deseje.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #21 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:58:18 »
Acho que traz felicidade, mas depende muito pra quem. Algumas pessoas vivem pelo dinheiro e não pelas coisas que ele pode comprar! Gostaria de muita grana pra viver de renda e investir alto nos meus amadorismos em arte e ciências!:D Seria uma rock groupie também, mas não por interesse!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Rhyan

• Visitante
« Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:00:04 »
E?

A pergunta não é "Podemos ser felizes na pobreza?" e sim "A Riqueza traz mesmo a Felicidade?"

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:09:38 »
Olha, Ryan..acho que é mais fácil ser feliz quando se tem condições básicas de vida como alimentação, saúde, educação, e sem dinheiro complica! Mas isso pode variar de uma pessoa a outra. Pra quem tem essas coisas diariamente, a felicidade está um pouquinho acima, mas pra um mendigo, pode ser o prato do dia, depende! O ser humano tende a se adaptar a diferentes situações, e muitos se conformam quando desconhecem os bens alheios!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Rhyan

• Visitante
« Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:13:07 »
Claro, só foi uma resposta para o N3RD.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!