Autor Tópico: A Riqueza traz mesmo a Felicidade?  (Lida 11065 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: A Riqueza traz mesmo a Felicidade?
« Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:08:29 »
Mas é possível ser feliz sendo pobre também, pois a dificuldade de conquistar as coisas pode dar mais prazer às nossas vitórias.

É. Concordo. Mas preferia ter mais dinheiro....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Fabi

• Visitante
« Resposta #51 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:11:57 »
E eu com um monte de coisas novas! heheheh
Eu também  :lol: mas o carro vem primeiro.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #52 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:45:46 »
 :brasil: É agora estou quase dentro... fui chamado para proxima fase, é 90% de chanse de entrar  :smartass:.

Ganhar 200 reais mais vale trasnporte e se matar nos exercicios fisicos. E nada de computador... é disso que eu precisava.

:halt:
Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:29:35 »
:brasil: É agora estou quase dentro… fui chamado para proxima fase, é 90% de chanse de entrar  :smartass:.

Ganhar 200 reais mais vale trasnporte e se matar nos exercicios fisicos. E nada de computador… é disso que eu precisava.

:halt:

Vai ser bom. Um pouco de disciplina não faz mal há ninguém.  :P

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #54 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:30:31 »
E nada de computador… é disso que eu precisava.

É disso que NÓS precisávamos !! :hihi:
Brincadeira, N3RD...tuas intervenções fariam muita falta por aqui. Elas quebram um pouco a sisudez e a circunspecção de alguns tópicos mais árduos.
E lá no exército você não vai precisar abrir mão de computador...
Computador no corpo de tanto exercício...
Computador de barriga por causa do rango...
 :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #55 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:36:48 »
Depende.
Do que a pessoa almeja na vida ( pode ser riqueza, pode ser reconhecimento, pode ser sossego, pode ser elevação espiritual, etc...)
Para um monge budista o dinheiro nada vale.
Para quem precisa de riqueza como fim, ele terá a felicidade de maneira passageira. É impossível alcançar a felicidade plena somente almejando coisas materiais, pois a cada conquista sempre existirá um novo objeto de desejo.
Eu tenho mais do que preciso, felizmente. Graças ao meu trabalho e planejamento. Tenho o suficiente para minha segurança, conforto e uma sobra para pequenos luxos.
A felicidade advinda do dinheiro está associada com a stisfação das necessidades básicas de cada um. A partir do momento que este patamar é atingido, o dinheiro faz muito pouca diferença.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:54:00 »
A Riqueza traz mesmo a Felicidade?

Sim.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:20:40 »

Sim.

:biglol: Mais nada!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:56:28 »

Sim.

Não é você que vive reclamando da vida?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #59 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:12:02 »
Fred, concordo! Depende muito da cultura de cada um, mas claro todos precisam do básico! Mas fiquei me perguntando, se $ traz felicidade, porque pessoas ricas não alcançam a felicidade completa?! Provavelmente por causa da constante insatisfação do mundo ocidental (os japoneses estão chegando lá). Quem tem muito sempre quer mais, uma luta contínua! Realmente não quero isso pra mim, sentir felicidade só quando ter um salário X, depois Y, Z...embora importante, prefiro embasar minha felicidade em conquistas pessoais, e não exclusivamente financeiras!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:22:44 »
Felicidade não é um fim, não é uma coisa para ser alcançada. É um meio. Você vive feliz ou não. É uma escolha. Você escolhe encarar a vida positivamente ou não. A tristeza é um mal auto-inflingido, pois é você mesmo quem se joga para baixo, é a atitude de quem escolhe não ser feliz.

(Putz, eu devia escrever um livro de auto ajuda! E sim, eu sei que fui um pouquinho simplesta, mas há alguma verdade no parágrafo acima.)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #61 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:00:50 »
O conceito de felicidade é totalmente subjetivo, pois depende muito menos de fatores externos ( como a riqueza ) e muito mais da maneria como encaramos a vida.

Isto já foi comprovado cientificamente pelo Prof. Martin Seligman ,entre outros pesquisadores renomados. Dinheiro não tem absolutamente nenhuma relação com felicidade, assim como raça, idade e saúde.

Foi feito um estudo entre pessoas que ganharam boas somas de dinheiro de uma vez ( loteria, heranças, prêmios, etc..). A sensação de felicidade aumenta significativamente na hora, mas depois de seis meses, volta exatamente ao que era antes. Tanto para quem era mais feliz quanto para aquele mais pessimista. Ou seja, a riqueza não muda nada a médio prazo, por seu efemeridade.

Quem é mais propenso a ser feliz é aquele que tem uma visão otimista da vida, possui muitos amigos e tem fé em alguma coisa. E obviamente tem as suas necessidades básicas satisfeitas ( não o dinheiro em si... mas a casa, o estudo, o lazer, a educação ). Não podemos confundir necessidades básicas com riqueza. O que é básico para um faxineiro é muito menos do que para um advogado em termos nominais, mas ambos têm a mesma necessidade ( por exemplo...o faxineiro fica tão feliz ao comprar seu Fusca quanto o advogado ao comprar seu Vectra )

Procurar a felicidade na riqueza, além de pequeno e limtado, é inóquo. Simplesmente porque a pessoa jamais estará realizada. Sempre haverá um barco maior, um carro mais exclusivo ou um relógio com mais brilhantes para adquirir. O consumismo é a vontade de acumular bens dos quais não precisamos.

Resumindo...é fundamental aprender a ser feliz com o que se têm ! :D :D

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #62 Online: 19 de Janeiro de 2007, 14:06:45 »
É Fred, essa visão embora pra muitos conformista é a mais sensata! A busca de mais e mais pode causar mais frustrações que alegria!

E Gabriel, os livros de auto-ajuda se baseam no tal pensamento positivo, se conseguir juntar ambos, o otimismo e realismo na medida certa, ficará rico!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Janeiro de 2007, 15:29:44 »
E Gabriel, os livros de auto-ajuda se baseam no tal pensamento positivo, se conseguir juntar ambos, o otimismo e realismo na medida certa, ficará rico!:D

Otimismo? Vixi, então pode esquecer, eu sou pessimista convicto e militante (veja abaixo do avatar) :lol: Mas não tem problema, afinal, riqueza não traz felicidade :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 20 de Janeiro de 2007, 18:09:30 »
Claro que não... manda buscar!  :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #65 Online: 20 de Janeiro de 2007, 19:06:44 »
A riqueza tambem pode trazer a felicidade para aquele que possui, não apenas pelas inúmeras possibilidades de aquisições vindas desta, mas por trazer o status de rico e de classe social, com novas facilidades de relacionamentos. Enfim, feliz por ser rico e não pela riqueza.  :|
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 20 de Janeiro de 2007, 19:27:56 »
Não… perai. Ser feliz apenas pelo status que o dinheiro pode trazer é coisa para pavão, de gente que tem necessidade de aparecer e ser bem quisto… é coisa de gente carente... carente afetivamente e/ou socialmente.  Dinheiro trás felicidade na medida que pode te proporcionar o conforto que desejas, nada alem disto. Sem dinheiro, sem condições de atender os próprios desejos de conforto.
O ser humano não precisa de muito para ser feliz... só o suficiente.  :wink:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2007, 19:31:00 por Spitfire »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #67 Online: 21 de Janeiro de 2007, 11:22:36 »
Com certeza a carencia social de um pobre é bem maior que a de um rico, tirando dessa análise as características de personalidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 21 de Janeiro de 2007, 19:27:20 »

Sim.

Não é você que vive reclamando da vida?

Sou eu mesmo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Fabi

• Visitante
« Resposta #69 Online: 21 de Janeiro de 2007, 20:12:15 »
Felicidade não é um fim, não é uma coisa para ser alcançada. É um meio. Você vive feliz ou não. É uma escolha. Você escolhe encarar a vida positivamente ou não. A tristeza é um mal auto-inflingido, pois é você mesmo quem se joga para baixo, é a atitude de quem escolhe não ser feliz.

(Putz, eu devia escrever um livro de auto ajuda! E sim, eu sei que fui um pouquinho simplesta, mas há alguma verdade no parágrafo acima.)
Você vive sempre feliz né Uili Nili? Eu ví você fazendo kancho no Bruno lá no tópico "Vejam que legal é a cultura japonesa" ../forum/topic=9735.0.html
::) Esses meninos...
O dinheiro não traz felicidade…

só manda buscar :biglol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 21 de Janeiro de 2007, 22:36:36 »
Você vive sempre feliz né Uili Nili?

Sempre não, mas fazemos o que pudemos :hihi:

Eu ví você fazendo kancho no Bruno lá no tópico "Vejam que legal é a cultura japonesa"

Isso aí é que traz felicidade :biglol:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #71 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:14:42 »
Felicidade vem de dentro, e não de fora.
Mas dinheiro trás conforto e dá mais liberdade entre outras coisinhas que permitem que tenhamos uma vida mais compativel com nosso modelo de sociedade.

Porque para um indio por exemplo, o dinheiro não tem valor algum.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #72 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:52:37 »
Entao por que a um tempo atras uns indios de uma reserva que tinha diamantes tava com mo mafia para trafica-los e tinham ate BMW?
"The patient refused an autopsy."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #73 Online: 22 de Janeiro de 2007, 13:59:44 »
Entao por que a um tempo atras uns indios de uma reserva que tinha diamantes tava com mo mafia para trafica-los e tinham ate BMW?

Porque eles se deixaram levar pelo sonho do consumo que a nossa sociedade promete, mas não são todas as aldeias que agem da mesma maneira. Será que um indio é mais feliz quando vive uma vida contemplativa em pleno contato com o mundo natural, ou quando tem uma BMW?

Felicidade é muito subjetivo, mas eu acredito que alguem que precise de bens materiais por puro consumismo pra ser feliz, não é feliz de fato.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 22 de Janeiro de 2007, 14:02:44 »

índios enquanto cultura e não enquanto etnia... no Brasil quase todos os índios são aculturados segundo a sociedade "branca".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!