Será que um indio é mais feliz quando vive uma vida contemplativa em pleno contato com o mundo natural, ou quando tem uma BMW?
Acho que a vida em uma aldeia não é exatamente como a de um retiro espiritual zen-budista. Mesmo nas sociedades mais simples as pessoas ainda vão ter motivos de sobra para serem felizes ou infelizes. O índio pode não cobiçar uma BMW que não pode ter, mas talvez ele cobice uma mulher (ou homem) que ele não pode ter ou uma posição mais alta na hierarquia social do grupo, sei lá.
Talvez a vida em sociedades tão pequenas seja até mais difícil, imagine que você vive em uma tribo com 30 pessoas. Se um dia você já fez uma coisa ruim ou altamente constrangedora, todo mundo vai saber disso. Você tem uma quantidade pequena de amigos, então se você vacilar com eles você não vai poder encontrar novos.
Uma das verdades para os budistas é que a fonte de infelicidade humana são os desejos …
Eu não sei se todos os indios tem uma visão comtemplativa da natureza, mas com certeza não só os budistas, zen e hindus que a tem, em todas as sociedades existiram pessoas que perceberam que a vida vale muito mais do que qualquer bem material.
Eu seria hipocrita em dizer que o dinheiro não tem valor pra mim, pois ele tem muito, mas isso apenas por eu já estar envolto em um ambiente em que o dinheiro é necessario. É dificil ser feliz verdadeiramente numa sociedade como a nossa, onde todos são egoistas, individualistas, consumistas e a ganancia toma grande parte da mente das pessoas.
Na minha opnião, os bens materiais mais atrapalham do que ajudam em busca do verdadeiro "ser feliz" e se sentir realizado na vida.