Autor Tópico: A Riqueza traz mesmo a Felicidade?  (Lida 11066 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A Riqueza traz mesmo a Felicidade?
« Resposta #75 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:28:34 »
Citação de: Mauricio Rubio
Será que um indio é mais feliz quando vive uma vida contemplativa em pleno contato com o mundo natural, ou quando tem uma BMW?

Acho que a vida em uma aldeia não é exatamente como a de um retiro espiritual zen-budista. Mesmo nas sociedades mais simples as pessoas ainda vão ter motivos de sobra para serem felizes ou infelizes. O índio pode não cobiçar uma BMW que não pode ter, mas talvez ele cobice uma mulher (ou homem) que ele não pode ter ou uma posição mais alta na hierarquia social do grupo, sei lá.

Talvez a vida em sociedades tão pequenas seja até mais difícil, imagine que você vive em uma tribo com 30 pessoas. Se um dia você já fez uma coisa ruim ou altamente constrangedora, todo mundo vai saber disso. Você tem uma quantidade pequena de amigos, então se você vacilar com eles você não vai poder encontrar novos.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #76 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:41:01 »
Citação de: Mauricio Rubio
Será que um indio é mais feliz quando vive uma vida contemplativa em pleno contato com o mundo natural, ou quando tem uma BMW?

Acho que a vida em uma aldeia não é exatamente como a de um retiro espiritual zen-budista. Mesmo nas sociedades mais simples as pessoas ainda vão ter motivos de sobra para serem felizes ou infelizes. O índio pode não cobiçar uma BMW que não pode ter, mas talvez ele cobice uma mulher (ou homem) que ele não pode ter ou uma posição mais alta na hierarquia social do grupo, sei lá.

Talvez a vida em sociedades tão pequenas seja até mais difícil, imagine que você vive em uma tribo com 30 pessoas. Se um dia você já fez uma coisa ruim ou altamente constrangedora, todo mundo vai saber disso. Você tem uma quantidade pequena de amigos, então se você vacilar com eles você não vai poder encontrar novos.

Uma das verdades para os budistas é que a fonte de infelicidade humana são os desejos …

Eu não sei se todos os indios tem uma visão comtemplativa da natureza, mas com certeza não só os budistas, zen e hindus que a tem, em todas as sociedades existiram pessoas que perceberam que a vida vale muito mais do que qualquer bem material.

Eu seria hipocrita em dizer que o dinheiro não tem valor pra mim, pois ele tem muito, mas isso apenas por eu já estar envolto em um ambiente em que o dinheiro é necessario. É dificil ser feliz verdadeiramente numa sociedade como a nossa, onde todos são egoistas, individualistas, consumistas e a ganancia toma grande parte da mente das pessoas.

Na minha opnião, os bens materiais mais atrapalham do que ajudam em busca do verdadeiro "ser feliz" e se sentir realizado na vida.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2007, 17:43:05 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #77 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:54:02 »
Eu não sei se todos os indios tem uma visão comtemplativa da natureza
Por que todo mundo acha que indio e zen budista que nao come carne e nao faz nada de errado? Olha o indio nao e selvagem maligno canibal que rouba criancinhas, mas tambem nao e esse bom selvagem de russou que voces tao achando.
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 22 de Janeiro de 2007, 18:01:34 »
Como diz aquela famosa propaganda da MasterCard, existem coisas na vida que o dinheiro não compra. Por isso nem todos os nossos desejos são satisfeitos pelo consumo. Não buscar satisfação na forma de "bens materiais" não fará de você feliz se você tem carência por afeição, por admiração ou por reconhecimento, necessidades humanas inerentes à vida em sociedade. O que é sofrer por não ter o celular da moda perto de sofrer por não ser amado ou por não ser respeitado? Não adianta colocar a culpa no dinheiro pelo sofrimento ou lhe dar o crédito pelo contentamento, seu grau de felicidade depende muito é de como você interage com o meio social e de como o meio responde a você.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 22 de Janeiro de 2007, 18:50:54 »
A questão do dinheiro envolve mais um sentimento de segurança e liberdade do que o simples bens materiais.... é saber que caso tenhas algum problema de saúde, o dinheiro pode te oferecer melhores tratamentos, sem ter muita preocupação por não poder comprar aquele remédio caríssimo, por exemplo... ou, se nas férias quiseres viajar para algum lugar paradisíaco, que geralmente custa os olhos da cara. Até na questão da segurança da família o dinheiro te traz tranquilidade, como por exemplo, saber que não passarás dificuldades para pagar a faculdade de um filho(a).   :wink:

É mais fácil ser feliz se tendo estabilidade financeira do que sem.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #80 Online: 22 de Janeiro de 2007, 19:47:58 »
Na minha opnião, os bens materiais mais atrapalham do que ajudam em busca do verdadeiro "ser feliz" e se sentir realizado na vida.

Bens materiais não atrapalham nem ajudam ninguém a se sentir realizado na vida.
A coisa está muito além disto, mas as pessoas somente se dão conta depois de ganhar todo o dinheiro que sonhavam e se perguntarem "E agora?". Antes desta experiência, soa como conversa de "rico infeliz". Portanto, só vivendo para entender este conceito...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 23 de Janeiro de 2007, 02:30:08 »
a felicidade é uma mentira. logo, é melhor ser rico do que pobre. period.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #82 Online: 23 de Janeiro de 2007, 10:36:40 »
Já perceberam que os "novos ricos" não se conformam apenas em serem ricos, mas possuem a necessidade de serem aceitos dentro de seu meio social?! Como dito pelo Spit, o dinheiro proporciona segurança, mas o que seres humanos em geral buscam é respeito dos outros, status dentro de seu meio. Algo nem tão diferente de um chimpanzé pra luta pra ser o macho alfa do bando!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 23 de Janeiro de 2007, 19:53:36 »
O dinheiro pode facilitar as coisas, mas ele não é pré-requisito e nem garantia para ser feliz.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 23 de Janeiro de 2007, 21:40:25 »
O dinheiro pode facilitar as coisas, mas ele não é pré-requisito e nem garantia para ser feliz.

Claro que não... nunca foi dito isto. O que foi dito que é mais fácil um pobre ser infeliz do que um rico. Suas carências são maiores e em mais quantidade. Mesmo assim, não significa que todo pobre seja infeliz.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 24 de Janeiro de 2007, 18:49:41 »
Claro que não… nunca foi dito isto.

Eu não estava discordando, só estava concluindo :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!