A mesma pergunta serve para os "liberais-conservadores", a direita conservadora: Como defender um desmonte do Estado, a liberdade dos indivíduos e ao mesmo tempo defender que o Estado deva interferir nas escolhas pessoais de seus cidadãos, como a adoção de filhos e casamento civil gay, a escolha religiosa, uso de drogas, comportamento sexual, hábitos, etc?
Faltou responder esse pedaço.
Como eu disse antes, eu sou pró-aborto, o que já me desconfigura como um conservador ferrenho, nem sou religioso (embora ache que a tradição desempenha um papel fundamental na formação das sociedades, e que os princípios morais judaico-cristãos são os mais valorosos que encontramos). Mas o teste indicou que eu era um conservador moderado, logo, defenderei esse ponto de vista, e como eu penso que ele está de acordo com a liberdade total de mercado.
O mercado deve ser livre por natureza, não se deve intervir em operações legais ou criar entraves, pois a liberdade do mercado é necessária até para que a noção de propriedade privada faça sentido. E o respeito à propriedade privada é a pedra angular para que alcancemos o verdadeiro significado da palavra Liberdade. A Liberdade é o reconhecimento de um indivíduo distinto da massa cujas próprias capacidades determinarão o seu sucesso nas empreitadas, capacidades essas que, uma vez que não violem as leis que edificam a sociedade, devem ser sempre incentivadas e jamais coibidas.
Feito esse prelúdio, o que devemos considerar leis que edifiquem a sociedade, é um tema a ser discutido em mais detalhes. As leis, e conseqüentemente o Estado devem se estender apenas o necessário e suficiente para que protejam de forma eficiente a Propriedade Privada, o Livre Mercado e o Estilo de Vida.
O que ocorre em casos como a liberação das drogas, é que essa medida traria como resultado prejuízos ao Estilo de Vida. A maioria das pessoas, independente de grupos sociais, não quer ser incomodada por viciados, nem ser tratada como potenciais viciados, nem quer ver seus filhos viciados. Traria danos também à propriedade privada, em decorrência do aumento no número de delitos cometidos por pessoas com a consciência alterada em função do abuso de drogas. Tentar referendar a causa, para descobrir se a maioria das pessoas realmente tem essa opinião, poderia ser uma saída, contudo, mesmo com uma eventual legalização, o controle desse tipo de comércio e consumo acabaria sendo tão acirrado que o Livre Mercado estaria sendo violado, além do Estilo de Vida, devido a necessidade de alta fiscalização e do comércio ilegal que inevitavelmente se seguiria. Ou seja, a liberação acaba sendo ainda mais repressora do que o controle.
É, portanto, perfeitamente cabível que o Estado controle o uso de determinadas substâncias que venham a atentar contra os três entes fundamentais.
A questão dos homossexuais adotando crianças e se casando. Bom, apesar de ferir as tradições cristãs que estabelecem o matrimônio como a união de um Homem com uma Mulher, e o respeito às tradições fazer parte da defesa do Estilo de Vida, e do homossexualismo ser uma forma degeneração, devemos concordar que o pluralismo de nossa sociedade nos impede de ver tal situação unilateralmente. Se determinado grupo condena o homossexualismo, condene dentro dos limites do seu grupo e respeitando a legislação. A permissão do homossexualismo, incluindo as relações matrimoniais, não parece ferir mais a liberdade e o estilo de vida do que a sua proibição.
Contudo, a adoção de crianças por parte de pessoas reconhecidamente portadoras de depravações desse nível é um tema que merece um destaque maior. Por um lado, deixar uma criança abandonada e passando fome quando ela poderia ter um lar, mesmo que homossexual, parece desumano, e é. Acho que se a única opção para uma criança fosse a sarjeta ou a tutela de homossexuais, o segundo seria uma opção muito mais adequada. Mas com certeza os homossexuais jamais poderiam gozar do mesmo direito de adoção que os casais normais, já que seu padrão comportamental é ofensivo e pode causar danos na formação da personalidade daquela criança. Fora o fato de que a necessidade de avaliações dos casais homossexuais deveria ser redobrada, já que muitas vezes depravações sexuais não vêm sozinhas. Fora as possíveis dificuldades que essa criança teria para se integrar no seu meio social, quando outros soubessem que ela criada por um casal do mesmo sexo. Devemos portanto atentar para possíveis atentados à Liberdade, principalmente da criança que terá que conviver com pessoas de comportamentos estranhos, com esse tipo de liberação. Essa é uma questão que não tenho uma opinião fechada.
Ou seja, o oba-oba libertário muitas vezes pode se traduzir num verdadeiro murro em ponta de faca, diminuindo liberdades com o intuito de aumentá-las. Balizar-se nos conceitos de Propriedade Privada, Livre Mercado e Estilo de Vida é sempre o melhor caminho para ser verdadeiro para com a Liberdade, na sua acepção mais pura.