Autor Tópico: É mais sensato ser ateu?  (Lida 7812 vezes)

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
É mais sensato ser ateu?
« Online: 05 de Dezembro de 2006, 01:37:43 »
então...

é mais sensato ser ateu do que acreditar em algum deus? Afinal... tem muita coisa por aí que a gente não sabe ainda...
"Cogito, ergo sum"

rizk

• Visitante
Re: É mais sensato ser ateu?
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2006, 02:16:50 »
Colega calouro, favor dar uma olhadinha nos tópicos mais populares da área Ateísmo.

Em muitos deles, discute-se o fato de que, nas lacunas que há no nosso conhecimento, não cabem os Deuses conhecidos.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2006, 07:07:26 »
Não saber de onde viemos, não justifica uma resposta que nos convém como "um macho-alfa mágico e amigável que comanda o universo" vendo no que isso resulta no mundo. Aliás, bem respostas que nos convém são mentiras que fingimos serem verdades.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2006, 07:13:48 »
a sensatez máxima está em ser agnóstico :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2006, 07:33:33 »
é mais sensato ser ateu do que acreditar em algum deus? Afinal... tem muita coisa por aí que a gente não sabe ainda...
A gente não sabe AINDA. Esta é a palavra chave. AINDA.
A Terra já foi o centro do universo. O sol já foi um deus. A gente progride e aprende. Nunca saberemos todas as respostas, mas isto não justifica inventar um deus para respondê-las.
Inventar deuses só serve para criar mais perguntas que não podemos responder.
Se não temos a resposta, admitamos nossa ignorância.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:08:42 »
então...

E não ter as respostas é desculpa para inventar mil e um mitos irracionais sobre o universo?

"Se eu não sei explicar, então foi deus/anjo/demônio/espírito/duende/etc."?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:24:28 »
Eu diria diferente...

É INSESATO fingir que acredita em algo completamente ilógico apenas por causa de consolo  :wink:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:25:42 »
nah, de acordo com a Bíblica, o homem sensato edifica sua casa sobre a Rocha.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2006, 12:49:18 »
nah, de acordo com a Bíblica, o homem sensato edifica sua casa sobre a Rocha.
O insensato edifica na areia e reza para que não haja tempestade...  :wink:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:09:14 »
Não saber de onde viemos, não justifica uma resposta que nos convém como "um macho-alfa mágico e amigável que comanda o universo" vendo no que isso resulta no mundo. Aliás, bem respostas que nos convém são mentiras que fingimos serem verdades.

Sim... eu entendo que um deus bonzinho e amigável, criador do universo possa parecer conveniente. Mas o fato de ser conveniente é motivo o suficiente para determinar que é um conceito falso? Não parece ser um bom argumento...

Aí é que está... não é mais sensato admitir que não sabemos se deus existe ou não, o que significa que, em tese, um deus pode existir?

E não ter as respostas é desculpa para inventar mil e um mitos irracionais sobre o universo?

Não justifica inventar mitos, mas no mínimo justifica manter a mente aberta às possibilidades... não?
"Cogito, ergo sum"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2006, 13:57:11 »
O mais sensato é ser livre.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2006, 14:32:44 »
Eu já decidi...
Vou ficar agnóstica por enquanto e sem drama....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re:
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2006, 23:24:57 »
Sim… eu entendo que um deus bonzinho e amigável, criador do universo possa parecer conveniente. Mas o fato de ser conveniente é motivo o suficiente para determinar que é um conceito falso? Não parece ser um bom argumento…
Para mim, me parece bem claro, que, ao menos não há fundamentos para acreditarmos nele, a não ser que nos convém. Logo, provavelmente é falso.
Não temos verdades absolutas, mas não é desculpa para nos guiarmos por coisas que provavelmente serão falsas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2006, 02:25:24 »
É mais sensato ser ateu?
É.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2006, 07:24:55 »
Sim… eu entendo que um deus bonzinho e amigável, criador do universo possa parecer conveniente. Mas o fato de ser conveniente é motivo o suficiente para determinar que é um conceito falso? Não parece ser um bom argumento…
Ninguém aqui disse que é falso, apenas que não há evidências.
Aí é que está… não é mais sensato admitir que não sabemos se deus existe ou não, o que significa que, em tese, um deus pode existir?
Claro que pode, mas você, alguma vez, tomou cuidado para não incomodar os sacis? Tomou cuidado com o monstro embaixo da cama? Acho que não.
Nós admitimos a possibilidade, só não mudamos nada em nossas vidas por causa desta possibilidade que, até prova em contrário, não foi demonstrada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2006, 07:25:59 »
Não justifica inventar mitos, mas no mínimo justifica manter a mente aberta às possibilidades… não?
Exatamente, mas nós paramos em "abrir a mente". Não vivemos em função dessas possibilidades.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2006, 07:48:17 »
Como argumento não é tão bom, mas a conveniência deve nos manter alertas pois o risco de ser algo inventado é maior.

Aí é que está… não é mais sensato admitir que não sabemos se deus existe ou não, o que significa que, em tese, um deus pode existir?
Não. Como o Fernando Silva demonstrou, mesmo que não saibamos com certeza sobre a existência de Deus, ainda cabe aos religiosos nos provarem que estão certos e que devemos mudar nossas vidas. Até lá o mais sensato é agir como um ateu.

Não justifica inventar mitos, mas no mínimo justifica manter a mente aberta às possibilidades… não?
Manter a mente aberta tudo bem, mas não se pode deixar o cérebro cair pra fora também.

Há métodos, como o ceticismo, feitos para se analisar as informações com as quais devemos trabalhá-las com a mente aberta. Se algo não passa pelo ceticismo, então deve ser ignorado sem pestanejar.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2006, 13:28:42 »
Sem evidência, não há razão para acreditarmos e muito menos de seguir nossas vidas baseado nisso.

E seu existir, já que a ciência jamais incorpora verdades absolutas, que diferença faz? Primeiro que não sabendo de onde este vem, o dilema de sentido da vida continua. No final das contas, não importa quantas coisas coloquemos no caminho, esse dilema vai continuar se contestar a última.

E afinal de contas, Deus é só uma verdade que convém, então é uma mentira. Sempre que mentimos, na teoria não havendo verdades absolutas, pode acontecer de na verdade por algum motivo termos falado a verdade (eu menti por onde havia ido, mas descobri que entrei em coma e acabei falando o local correto, etc), simplesmente igual a como "Não se pode provar que Deus não existe", basicamente Deus é uma mentira, as pessoas falam nele porque convém que fosse assim, não porque viram.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2006, 18:31:34 »
Fico com essa.

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2006, 21:14:38 »
Fico com essa.

cara... será? Inclusive, será que tal liberdade existe mesmo? Acho que vou abrir outro tópico sobre este assunto para nã me desviar neste...

Sem evidência, não há razão para acreditarmos e muito menos de seguir nossas vidas baseado nisso.

Pois é... aí é que está. A questão é que assim como não há evidência de que existe um Deus, não há evidência de que não existe. Então por que seria mais sensato viver acreditando que não existe (ou deixando de acreditar)?

E afinal de contas, Deus é só uma verdade que convém, então é uma mentira.

Não entendi esta linha de raciocínio...

Não. Como o Fernando Silva demonstrou, mesmo que não saibamos com certeza sobre a existência de Deus, ainda cabe aos religiosos nos provarem que estão certos e que devemos mudar nossas vidas. Até lá o mais sensato é agir como um ateu.

Penso que não cabe aos religiosos provar nada aos ateus bem como não cabe aos ateus prestar contas aos religiosos. Cada macaco no seu galho.... agora, por que é mais sensato agir como um ateu?

Há métodos, como o ceticismo, feitos para se analisar as informações com as quais devemos trabalhá-las com a mente aberta. Se algo não passa pelo ceticismo, então deve ser ignorado sem pestanejar.

Eu até entendo que o ceticismo seja uma abordagem muito eficaz na filosofia e especialmente na ciência, pois esta última trata dos aspectos práticos do mundo que nos rodeia, ela trata apenas do que sabemos e não diz absolutamente nada do que não sabemos.

Mas no dia a dia, na forma na qual levamos nossas vidas e encaramos os seus desafios, o ceticismo pode ser muito nocivo... pois pensem: Talvez Deus exista, e talvez as merdas que acontecem em nossas vidas sigam um plano maior. Isto pode servir de muito consolo, e não falo de auto-enganação. Quem se auto-engana é aquele que tem certeza de que o mundo é como é e não tem muito mais a ser explicado, e pensa assim porque isso lhe traz alguma segurança na vida.

bem, sei lá... ainda não senti que minha questão foi respondida... é mais sensato ser ateu? Ok... entendo que vcs acreditam que é... mas por que?!
"Cogito, ergo sum"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2006, 21:39:12 »
Fico com essa.
cara… será? Inclusive, será que tal liberdade existe mesmo? Acho que vou abrir outro tópico sobre este assunto para nã me desviar neste…
Como assim não somos livres? Há alguma coisa que indique isso? Não vejo nenhum ser onipotente impedindo as pessoas de cometerem o mal, por exemplo.

Pois é… aí é que está. A questão é que assim como não há evidência de que existe um Deus, não há evidência de que não existe. Então por que seria mais sensato viver acreditando que não existe (ou deixando de acreditar)?

Spinn, assim como não há evidências de que Deus não existe, também não há de que as Fadas não existem, de que os Leprechauns não existem, de que os Unicórnios não existem, de que os Dragões não existem… Eu não vejo ninguém se preocupando com a possibilidade desses seres existirem (tirando a Xuxa), e você?

A questão é bem simples: enquanto não se mostrar que Deus existe, então não se deve supor que Deus existe. Deus é uma alegação extraordinária e infalseável, portanto para se cogitar a idéia, são necessárias evidências muito bem fundamentadas e criar uma hipótese falseável para sua existência. Coisa que não existe.

Não entendi esta linha de raciocínio…
Acho que ele quis dizer que a idéia de Deus convém muito para certas pessoas. Seria coincidência demais se ele existisse mesmo.

Penso que não cabe aos religiosos provar nada aos ateus bem como não cabe aos ateus prestar contas aos religiosos. Cada macaco no seu galho…. agora, por que é mais sensato agir como um ateu?
“Saída pela direita!”

Tá pensando o quê? Os religiosos alegam que Deus existe, exigem que o sigamos e depois não querem prová-lo? Na-na-ni-na-não!

Quem faz uma alegação precisa provar! Sempre foi assim. É assim que a ciência busca respostas para compreender a realidade. A compreensão da realidade depende exclusivamente de respostas fornecidas pela ciência, pois é a única coisa que consegue obter resultados reais. Ou provam que Deus existe pela ciência, ou os religiosos precisam ficar calados em seus cantos!

Se eu te disser que existe um Deus em forma de Batata e que não se deve comer purê, você vai se precaver e deixar de comer purê? Só por que eu falei do Deus Batata? Duvido. Você irá exigir provas de que eu digo a verdade, e ainda assim vai relutar muito em aceitá-las. Por que não agir assim com Deus?

Eu até entendo que o ceticismo seja uma abordagem muito eficaz na filosofia e especialmente na ciência, pois esta última trata dos aspectos práticos do mundo que nos rodeia, ela trata apenas do que sabemos e não diz absolutamente nada do que não sabemos.
Não é bem assim. O ceticismo é uma maneira prática de se obter respostas. A ciência responde com o tempo sobre aquilo que não sabemos. Tentar usar qualquer outra coisa além da ciência para obter respostas vai te colocar numa enrascada das bravas.

Mas no dia a dia, na forma na qual levamos nossas vidas e encaramos os seus desafios, o ceticismo pode ser muito nocivo… pois pensem: Talvez Deus exista, e talvez as merdas que acontecem em nossas vidas sigam um plano maior. Isto pode servir de muito consolo, e não falo de auto-enganação. Quem se auto-engana é aquele que tem certeza de que o mundo é como é e não tem muito mais a ser explicado, e pensa assim porque isso lhe traz alguma segurança na vida.
E quem disse que a natureza tem a obrigação de lhe trazer segurança? As coisas não funcionam assim. Tanto Deus quanto as religiões foram inventados porque as pessoas tem medo, inseguranças, etc. Não é inventando um Deus que os problemas vão sumir.

A questão é bem simples: tudo o que existe na realidade pode ser observado por meio da ciência. Claro que há coisas para as quais ainda não temos respostas, mas ignorá-las nunca foi algo nocivo para a vida das pessoas em geral. Aquilo que não pode ser observado hoje em dia, é porque não consegue causar efeitos óbvios na realidade para que possamos perceber. Eu não vou mudar minha vida se a Teoria Quântica for desbancada, por exemplo. O que partículas sub-atômicas podem influenciar no meu cotidiano?

Agora, Deus é uma alegação bastante extraordinária. De acordo com quem alega Deus, ele criou tudo o que existe e atende a orações. Deus estaria influenciando todas as pessoas durante todos os momentos de suas vidas. Então por que cargas d'água os religiosos não conseguem mostrar que Deus existe de verdade? Isso devia ser a coisa mais fácil de se provar no mundo se fosse verdade!

bem, sei lá… ainda não senti que minha questão foi respondida… é mais sensato ser ateu? Ok… entendo que vcs acreditam que é… mas por que?!
Por que, sendo ateu ou não, a realidade age da mesma forma. Então por que perder tempo com uma alegação imposível de ser provada de que existe um Deus?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2006, 22:00:30 »
Então por que seria mais sensato viver acreditando que não existe (ou deixando de acreditar)?
Questão de probabilidade. Geralmente suposições que não possuem qualquer evidência não existem.
Acreditar: dar mais de 50% de chance de ser verdade.
Esse é o significado de acreditar.
Não entendi esta linha de raciocínio…
O que é uma mentira? O que mais do que fazer a declaração de uma não-ocorrência porque lhe convém?
Penso que não cabe aos religiosos provar nada aos ateus bem como não cabe aos ateus prestar contas aos religiosos. Cada macaco no seu galho…. agora, por que é mais sensato agir como um ateu?
Para basear a verdade no concreto, não no invisível. Quando a verdade está baseado na superstição, qualquer crime é justificado e é cometido mesmo pelos que gostariam de fazer algo certo.
Cada macaco no seu galho? Veja a história da raça humana e diga que a religião está definida nisso.
ela trata apenas do que sabemos e não diz absolutamente nada do que não sabemos.
O que é totalmente coerente.
O que é a crença, senão distorcer o que sabemos ou descrever o que nunca vimos (o que se pensar bem soa até como contradição)?
o ceticismo pode ser muito nocivo…
Porque?
Dizer que um ser amigável, amoroso, pai e criador do universo não existe? Eu é que não entendo que, além de uma alegação ridícula, uma coisa dessas dê sentido para a vida de alguém.
Novamente digo-lhe para rever a história da humanidade, e avalie o que é nocivo e o que não é.

O que é mais nocivo? Termos curas milagrosas ou a medicina? Deve-se atribuir qual aos crentes e qual aos céticos? Será que os crentes não tentaram impedir o que os céticos quiseram e vice-versa? Mas qual o mal nos céticos, se o que eles fizeram (medicina) é benéfico enquanto os crentes tem suas curas milagrosas (xarlatões)?
Obs: efeito placebo não é argumento pois pode ser adquirido de outras formas que não envolvam os males de religiões e semelhantes.
Acho que ele quis dizer que a idéia de Deus convém muito para certas pessoas. Seria coincidência demais se ele existisse mesmo.
Haha, soa até que meio debochado.
É muito curioso os crentes mais raivosos adorarem tantos um Deus que vai torturas aqueles que não concordaram com eles, meio conveniente...
Se eu te disser que existe um Deus em forma de Batata e que não se deve comer purê, você vai se precaver e deixar de comer purê? Só por que eu falei do Deus Batata? Duvido. Você irá exigir provas de que eu digo a verdade, e ainda assim vai relutar muito em aceitá-las. Por que não agir assim com Deus?
E para um cético, o Deus-Batata é tão ridícula quanto o Deus mais comum de se definir que é o amoroso, amigável e pai. É algo um tanto óbvio ter sido criado por uma mente humana.
E quem disse que a natureza tem a obrigação de lhe trazer segurança? As coisas não funcionam assim. Tanto Deus quanto as religiões foram inventados porque as pessoas tem medo, inseguranças, etc. Não é inventando um Deus que os problemas vão sumir.

A questão é bem simples: tudo o que existe na realidade pode ser observado por meio da ciência. Claro que há coisas para as quais ainda não temos respostas, mas ignorá-las nunca foi algo nocivo para a vida das pessoas em geral. Aquilo que não pode ser observado hoje em dia, é porque não consegue causar efeitos óbvios na realidade para que possamos perceber. Eu não vou mudar minha vida se a Teoria Quântica for desbancada, por exemplo. O que partículas sub-atômicas podem influenciar no meu cotidiano?
A ciência não explica, ela observa. Não existe porque na ciência, só como. A ciência diz que a gravidade desloca matéria, ela não diz o porque disso, qual a função da existência de matéria causar esse efeito. Nunca vai descrever o que se sai ganhando, só sabe que ocorre.

Aliás, a natureza não funciona de maneira para nos deixar felizes. Pouco importa se é meio sem-sentido morrermos e simplesmente deixarmos de existir, nós não somos o centro do universo. O ser humano crer que o universo é de uma maneira que convém a ele (Deus pai amoroso, paraíso, etc...) é a prova de sua arrogância.
Agora, Deus é uma alegação bastante extraordinária. De acordo com quem alega Deus, ele criou tudo o que existe e atende a orações. Deus estaria influenciando todas as pessoas durante todos os momentos de suas vidas. Então por que cargas d'água os religiosos não conseguem mostrar que Deus existe de verdade? Isso devia ser a coisa mais fácil de se provar no mundo se fosse verdade!
Aí vem a velha "Deus só aparece para os que tem crença".
Sim, e eu concordo, somente se acreditarmos sem evidência (ter fé) Deus vai passar a existir. É bem lógica a questão, apesar de que não na interpretação literal de "manifestação divina" e sim que o existir de Deus quando se tem fé é devido a imaginação.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2006, 22:10:26 por Tails -ORIGINAL- »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2006, 00:27:29 »
É mais sensato ser ateu?

É! É sensato acreditar em papai noel ?
Não deseje.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Dezembro de 2006, 07:19:59 »
Pois é… aí é que está. A questão é que assim como não há evidência de que existe um Deus, não há evidência de que não existe. Então por que seria mais sensato viver acreditando que não existe (ou deixando de acreditar)?
E como você vai viver sua vida em função de um deus que você não sabe se existe, não sabe como é, não sabe o que ele quer de nós? E se o verdadeiro deus for inteiramente diferente do que você acredita? Como você vai fazer para agradar a todos os deuses de todas as religiões ao mesmo tempo? E as religiões que ainda nem foram inventadas? Ou que já desapareceram?

Não temos provas sobre nenhum deus. A única coisa sensata é ignorar a possibilidade, embora ela exista.

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #24 Online: 07 de Dezembro de 2006, 09:51:26 »
E como você vai viver sua vida em função de um deus que você não sabe se existe, não sabe como é, não sabe o que ele quer de nós? E se o verdadeiro deus for inteiramente diferente do que você acredita? Como você vai fazer para agradar a todos os deuses de todas as religiões ao mesmo tempo? E as religiões que ainda nem foram inventadas? Ou que já desapareceram?

Não temos provas sobre nenhum deus. A única coisa sensata é ignorar a possibilidade, embora ela exista.

Concordo plenamente, existem dezenas (ou centenas ou milhares...) de religiões. Por que escolher uma em detrimento da outra? Por que nãoo escolher nenhuma? Qual é a opção mais sensata?

Talvez o mais sensato neste caso seja escolher um critério para fazer esta decisão. Pode-se escolher o ceticismo e rejeitar todas... pode-se escolher o critério de seguir aquela religião com a qual vc mais se identifica, talvez é melhor seguir aquela que mais lhe convém...

mas a meu ver, nenhum critério parece ter prevalência sobre o outro, no fim das contas, sempre acaba sendo uma escolha, disto não parece ser possível escapar.

Depois respondo ao  N3RD, Tails e ao Alenônimo pq agora não dá...

abs
"Cogito, ergo sum"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!