Então por que seria mais sensato viver acreditando que não existe (ou deixando de acreditar)?
Questão de probabilidade. Geralmente suposições que não possuem qualquer evidência não existem.
Acreditar: dar mais de 50% de chance de ser verdade.
Esse é o significado de acreditar.
E afinal de contas, Deus é só uma verdade que convém, então é uma mentira.
Não entendi esta linha de raciocínio…
O que é uma mentira? O que mais do que fazer a declaração de uma não-ocorrência porque lhe convém?
Penso que não cabe aos religiosos provar nada aos ateus bem como não cabe aos ateus prestar contas aos religiosos. Cada macaco no seu galho…. agora, por que é mais sensato agir como um ateu?
Para basear a verdade no concreto, não no invisível. Quando a verdade está baseado na superstição, qualquer crime é justificado e é cometido mesmo pelos que gostariam de fazer algo certo.
Cada macaco no seu galho? Veja a história da raça humana e diga que a religião está definida nisso.
ela trata apenas do que sabemos e não diz absolutamente nada do que não sabemos.
O que é totalmente coerente.
O que é a crença, senão distorcer o que sabemos ou descrever o que nunca vimos (o que se pensar bem soa até como contradição)?
o ceticismo pode ser muito nocivo…
Porque?
Dizer que um ser amigável, amoroso, pai e criador do universo não existe? Eu é que não entendo que, além de uma alegação ridícula, uma coisa dessas dê sentido para a vida de alguém.
Novamente digo-lhe para rever a história da humanidade, e avalie o que é nocivo e o que não é.
O que é mais nocivo? Termos curas milagrosas ou a medicina? Deve-se atribuir qual aos crentes e qual aos céticos? Será que os crentes não tentaram impedir o que os céticos quiseram e vice-versa? Mas qual o mal nos céticos, se o que eles fizeram (medicina) é benéfico enquanto os crentes tem suas curas milagrosas (xarlatões)?
Obs: efeito placebo não é argumento pois pode ser adquirido de outras formas que não envolvam os males de religiões e semelhantes.
Acho que ele quis dizer que a idéia de Deus convém muito para certas pessoas. Seria coincidência demais se ele existisse mesmo.
Haha, soa até que meio debochado.
É muito curioso os crentes mais raivosos adorarem tantos um Deus que vai torturas aqueles que não concordaram com eles, meio conveniente...
Se eu te disser que existe um Deus em forma de Batata e que não se deve comer purê, você vai se precaver e deixar de comer purê? Só por que eu falei do Deus Batata? Duvido. Você irá exigir provas de que eu digo a verdade, e ainda assim vai relutar muito em aceitá-las. Por que não agir assim com Deus?
E para um cético, o Deus-Batata é tão ridícula quanto o Deus mais comum de se definir que é o amoroso, amigável e pai. É algo um tanto óbvio ter sido criado por uma mente humana.
E quem disse que a natureza tem a obrigação de lhe trazer segurança? As coisas não funcionam assim. Tanto Deus quanto as religiões foram inventados porque as pessoas tem medo, inseguranças, etc. Não é inventando um Deus que os problemas vão sumir.
A questão é bem simples: tudo o que existe na realidade pode ser observado por meio da ciência. Claro que há coisas para as quais ainda não temos respostas, mas ignorá-las nunca foi algo nocivo para a vida das pessoas em geral. Aquilo que não pode ser observado hoje em dia, é porque não consegue causar efeitos óbvios na realidade para que possamos perceber. Eu não vou mudar minha vida se a Teoria Quântica for desbancada, por exemplo. O que partículas sub-atômicas podem influenciar no meu cotidiano?
A ciência não explica, ela observa. Não existe porque na ciência, só como. A ciência diz que a gravidade desloca matéria, ela não diz o porque disso, qual a função da existência de matéria causar esse efeito. Nunca vai descrever o que se sai ganhando, só sabe que ocorre.
Aliás, a natureza não funciona de maneira para nos deixar felizes. Pouco importa se é meio sem-sentido morrermos e simplesmente deixarmos de existir, nós não somos o centro do universo. O ser humano crer que o universo é de uma maneira que convém a ele (Deus pai amoroso, paraíso, etc...) é a prova de sua arrogância.
Agora, Deus é uma alegação bastante extraordinária. De acordo com quem alega Deus, ele criou tudo o que existe e atende a orações. Deus estaria influenciando todas as pessoas durante todos os momentos de suas vidas. Então por que cargas d'água os religiosos não conseguem mostrar que Deus existe de verdade? Isso devia ser a coisa mais fácil de se provar no mundo se fosse verdade!
Aí vem a velha "Deus só aparece para os que tem crença".
Sim, e eu concordo, somente se acreditarmos sem evidência (ter fé) Deus vai passar a existir. É bem lógica a questão, apesar de que não na interpretação literal de "manifestação divina" e sim que o existir de Deus quando se tem fé é devido a imaginação.