Gente, são muitas respostas e bastante extensas, e eu gostaria de poder dar a minha opinião sobre tudo o que é dito neste tópico mas não consigo. Então já me desculpo por adiantado se ignorar algum argumento.
Vou responder do fim para o começo.
Você sabe o que é religião? São mandamentos ou rituais pré-estabelecidos baseados na superstição. Se não fosse por influência cultural, somente o significado já lhe faria ver a grande bobagem que é, e como é irracional a idéia de se seguir uma religião.
Veja bem Tails, estas são afirmações muito fortes e infundadas. Se me permite dizer, e por favor não se ofenda pois não é minha intenção, se nota pelas tuas afirmações que és um rapaz jovem (pode me corrigir se estou enganado).
Agora, como sabe que todos estes rituais são baseados na superstição? Pode provar esta alegação?
E isso de dizer que uma idéia é uma grande bobagem é muito perigoso também. Oras, antigamente a Terra era chata e o Sol "obviamente" girava em torno da Terra. O "óbvio" so é óbvio quando somos ignorantes o suficiente para não estarmos cientes de nossa própria ignorância. Por favor, leia o tópico que criei no "Ciência" com o nome "Física Quântica e o Livre Arbítrio", talvez isto amenize um pouco a tua convicção... se não, não faz mal... rs
Nem conveniência nem identificação são critérios racionais, o que não invalida a escolha se você se sentir melhor por acreditar em alguma coisa
Eu discordo. Identificar-se com uma religião pode significar que, em algum nível, talvez desconhecido pela ciência e mesmo por você, você "sabe" que essa é a verdade. Como vc sabe não pode explicar, apenas sabe que sabe. Por que seria insensato, ou mesmo irracional seguir o teu instinto... pelo contrário, na falta de evidências contra o que vc acredita, seria irracional deixar de acreditar apenas porque faltam provas.
(é claro que você também tem que ter a capacidade de auto-ilusão, o que não é meu caso; não conseguiria acreditar nem mesmo se quisesse).
desculpe-me, mas você não acredita porque não quer.
A probabilidade de aquele deus existir continua sendo a mesma, ou seja, tão grande quanto a de qualquer outro deus.
que é a mesma de nenhum existir.... (faltando evidências para qualquer lado....)
A pergunta esta invertida. Faria mais sentido perguntar se é sensato ser teísta.
Não faz nenhuma difecença. Na falta de preferências, a pergunta é simétrica.
O que ha de sensato em ter "fé" naquilo que não se sabe, nunca se viu e que não existe o menor indício de existir?
O que há de sensato em não acreditar em nada sem o menor indício de que não existe nada de fato?
Sensatez é justamente o que não existe em nenhuma religião… só especulações, só fantasias… e quem acredita em fantasias não é sensato e sim esquizofrênico.
Como pode saber que é tudo fantasia?
Como assim não somos livres? Há alguma coisa que indique isso? Não vejo nenhum ser onipotente impedindo as pessoas de cometerem o mal, por exemplo.
Não somos livres, Alenômio, pelo simples fato de sermos seres ambíguos e contraditórios. Nossas mentes são atormentadas por desejos contraditórios e isto nos torna escravos de nossos desejos mais contundentes. Vou desenvolver este tema em outro tópico, não aqui p. favor.
Alenômio... não posso responder a todos os teus argumentos agora porque o post já está muito grande as it is.
depois, se der, respondo...