Autor Tópico: É mais sensato ser ateu?  (Lida 7813 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: É mais sensato ser ateu?
« Resposta #25 Online: 07 de Dezembro de 2006, 11:45:48 »
A pergunta esta invertida. Faria mais sentido perguntar se é sensato ser teísta.

O que ha de sensato em ter "" naquilo que não se sabe, nunca se viu e que não existe o menor indício de existir?

Sensatez é justamente o que não existe em nenhuma religião.... só especulações, só fantasias... e quem acredita em fantasias não é sensato e sim esquizofrênico.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Dezembro de 2006, 12:49:40 »
Talvez o mais sensato neste caso seja escolher um critério para fazer esta decisão. Pode-se escolher o ceticismo e rejeitar todas… pode-se escolher o critério de seguir aquela religião com a qual vc mais se identifica, talvez é melhor seguir aquela que mais lhe convém…
Nem conveniência nem identificação são critérios racionais, o que não invalida a escolha se você se sentir melhor por acreditar em alguma coisa (é claro que você também tem que ter a capacidade de auto-ilusão, o que não é meu caso; não conseguiria acreditar nem mesmo se quisesse).
A probabilidade de aquele deus existir continua sendo a mesma, ou seja, tão grande quanto a de qualquer outro deus.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 07 de Dezembro de 2006, 13:18:38 »
pode-se escolher o critério de seguir aquela religião com a qual vc mais se identifica, talvez é melhor seguir aquela que mais lhe convém…
Você sabe o que é religião? São mandamentos ou rituais pré-estabelecidos baseados na superstição. Se não fosse por influência cultural, somente o significado já lhe faria ver a grande bobagem que é, e como é irracional a idéia de se seguir uma religião.

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #28 Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:56:22 »
Gente, são muitas respostas e bastante extensas, e eu gostaria de poder dar a minha opinião sobre tudo o que é dito neste tópico mas não consigo. Então já me desculpo por adiantado se ignorar algum argumento.

Vou responder do fim para o começo.

Você sabe o que é religião? São mandamentos ou rituais pré-estabelecidos baseados na superstição. Se não fosse por influência cultural, somente o significado já lhe faria ver a grande bobagem que é, e como é irracional a idéia de se seguir uma religião.

Veja bem Tails, estas são afirmações muito fortes e infundadas. Se me permite dizer, e por favor não se ofenda pois não é minha intenção, se nota pelas tuas afirmações que és um rapaz jovem (pode me corrigir se estou enganado).

Agora, como sabe que todos estes rituais são baseados na superstição? Pode provar esta alegação?

E isso de dizer que uma idéia é uma grande bobagem é muito perigoso também. Oras, antigamente a Terra era chata e o Sol "obviamente" girava em torno da Terra. O "óbvio" so é óbvio quando somos ignorantes o suficiente para não estarmos cientes de nossa própria ignorância. Por favor, leia o tópico que criei no "Ciência" com o nome "Física Quântica e o Livre Arbítrio", talvez isto amenize um pouco a tua convicção... se não, não faz mal... rs

Nem conveniência nem identificação são critérios racionais, o que não invalida a escolha se você se sentir melhor por acreditar em alguma coisa

Eu discordo. Identificar-se com uma religião pode significar que, em algum nível, talvez desconhecido pela ciência e mesmo por você, você "sabe" que essa é a verdade. Como vc sabe não pode explicar, apenas sabe que sabe. Por que seria insensato, ou mesmo irracional seguir o teu instinto... pelo contrário, na falta de evidências contra o que vc acredita, seria irracional deixar de acreditar apenas porque faltam provas.

(é claro que você também tem que ter a capacidade de auto-ilusão, o que não é meu caso; não conseguiria acreditar nem mesmo se quisesse).

desculpe-me, mas você não acredita porque não quer.

A probabilidade de aquele deus existir continua sendo a mesma, ou seja, tão grande quanto a de qualquer outro deus.

que é a mesma de nenhum existir.... (faltando evidências para qualquer lado....)

A pergunta esta invertida. Faria mais sentido perguntar se é sensato ser teísta.

Não faz nenhuma difecença. Na falta de preferências, a pergunta é simétrica.

O que ha de sensato em ter "" naquilo que não se sabe, nunca se viu e que não existe o menor indício de existir?

O que há de sensato em não acreditar em nada sem o menor indício de que não existe nada de fato?

Sensatez é justamente o que não existe em nenhuma religião… só especulações, só fantasias… e quem acredita em fantasias não é sensato e sim esquizofrênico.

Como pode saber que é tudo fantasia?

Como assim não somos livres? Há alguma coisa que indique isso? Não vejo nenhum ser onipotente impedindo as pessoas de cometerem o mal, por exemplo.

Não somos livres, Alenômio, pelo simples fato de sermos seres ambíguos e contraditórios. Nossas mentes são atormentadas por desejos contraditórios e isto nos torna escravos de nossos desejos mais contundentes. Vou desenvolver este tema em outro tópico, não aqui p. favor.

Alenômio... não posso responder a todos os teus argumentos agora porque o post já está muito grande as it is.

depois, se der, respondo...
"Cogito, ergo sum"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 07 de Dezembro de 2006, 21:25:26 »
Agora, como sabe que todos estes rituais são baseados na superstição? Pode provar esta alegação?
Olá Spinn.
Esta seria uma base agnóstica sobre "não temos verdade absoluta" ou semelhante, correto?
Sim, reconheço o pensamento, mas é simples o porque deve-se aniquilar as ações baseadas em coisas não fundamentadas: dessa forma, qualquer crime tornaria-se justificável, um "prove que não é isso que Deus quer".
Aliás, a história fez isso, usou durante todo momento e continua a usar hoje a superstição para justificar crimes.
Aliás, também não posso provar que qualquer conto de fadas como Papai Noel é falso, pois é imaginário, logo não temos acesso para poder estudar.
E isso de dizer que uma idéia é uma grande bobagem é muito perigoso também. Oras, antigamente a Terra era chata e o Sol "obviamente" girava em torno da Terra. O "óbvio" so é óbvio quando somos ignorantes o suficiente para não estarmos cientes de nossa própria ignorância.
E quem foi que mais pregou que o sol girava em torno da Terra? A religião. Quem declarou tal era herege.
Porque? A verdade estava fundamentada na superstição.
seria irracional deixar de acreditar apenas porque faltam provas
?
Se não há evidências, a conclusão é simples: Alguém afirmou por razões emocionais.
Logo, não leva-se em consideração a existência.
desculpe-me, mas você não acredita porque não quer
Não se consegue acreditar em tudo porque quer. Eu não consigo acreditar em Homeopatia. Porque não quero? Se quisesse conseguiria? Não, como um ser racional, não consigo deixar de questionar lá no fundo. Não sei se "acreditar" seria eu fingir que não há dúvidas, mas tenho, e jamais conseguiria ir na onda disso.
Ocorre o mesmo com a religião e Deus no meu caso, do mesmo jeito que me parece alegações falsas a existência do tratamento homeopático, o mesmo com Deus. Minha base é que Deus parece ser exatamente como as pessoas gostariam que fosse, que a criação do universo por um pai protetor soa exatamente como o ego humano gostaria que fosse, e que a Igreja e religião parecem muito como meios políticos de arrecadar dinheiro, segundo seus mandamentos.
O que há de sensato em não acreditar em nada sem o menor indício de que não existe nada de fato?
"Provar inexistência" é um fundamento de "falsa-lógica" criada pela Igreja e religiosos como "pseudo-argumentos". Na verdade, não possui fundamentos. Só se pode provar algo sobre o que se pode estudar, se não se pode, logo imaginário, e não considero "provável" algo criado pela mente das pessoas por razões emocionais.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 21:28:04 por Tails -ORIGINAL- »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Dezembro de 2006, 07:26:43 »
Nem conveniência nem identificação são critérios racionais, o que não invalida a escolha se você se sentir melhor por acreditar em alguma coisa
Eu discordo. Identificar-se com uma religião pode significar que, em algum nível, talvez desconhecido pela ciência e mesmo por você, você "sabe" que essa é a verdade. Como vc sabe não pode explicar, apenas sabe que sabe. Por que seria insensato, ou mesmo irracional seguir o teu instinto… pelo contrário, na falta de evidências contra o que vc acredita, seria irracional deixar de acreditar apenas porque faltam provas.
Sem provas, não há motivo para acreditar. Há milhares de religiões. Qual delas é a verdadeira? Qual delas "sabe" que é a verdade?
(é claro que você também tem que ter a capacidade de auto-ilusão, o que não é meu caso; não conseguiria acreditar nem mesmo se quisesse).
desculpe-me, mas você não acredita porque não quer.
Claro, claro, você me conhece tão bem, sabe tudo a meu respeito...
Eu só não acredito em Papai Noel porque não me esforcei o bastante, porque não quero.
que é a mesma de nenhum existir… (faltando evidências para qualquer lado…)
As coisas não existem até que sua existência seja comprovada. Vou repetir: ateus não afirmam a inexistência de deuses, ateus ignoram a existência de deuses, assim como ignoram o saci pererê e os rinocerontes verdes subterrâneos.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Dezembro de 2006, 11:45:54 »
Spinn, duas perguntas simples:

Quem consegue provar que o “rato- onipotente-onisciente-onipresente-não-detectável-invisível-imaterial", o qual é o meu Deus e o senhor soberano de todos os seres humanos, não está no seu ombro direito neste exato momento?

Qual sua explicação sobre este fato?

É sério.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Dezembro de 2006, 13:34:28 »

Não faz nenhuma difecença. Na falta de preferências, a pergunta é simétrica.

Faz diferença sim.... ter na ausência de referências é insensato. Logo a questão não é simétrica.

Além de não responder, tenta responder com outra pergunta... isto parece escapismo, como são as religiões, um escape para uma realidade não compreendida.

Sensatez é justamente o que não existe em nenhuma religião… só especulações, só fantasias… e quem acredita em fantasias não é sensato e sim esquizofrênico.

Como pode saber que é tudo fantasia?

Pela ausência de qualquer evidência racional. Poderias responder as perguntas ao invés de fazer outras perguntas?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #33 Online: 08 de Dezembro de 2006, 15:16:48 »
então…

é mais sensato ser ateu do que acreditar em algum deus? Afinal… tem muita coisa por aí que a gente não sabe ainda…

Isso já deve ter sido dito aqui, mas não há qualquer relação lógica entre "acreditar em algum deus" e "muita coisa que a gente não sabe ainda".
Who cares?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Dezembro de 2006, 11:37:29 »
A religião do Divino Unicórnio Rosa, Invisível e Saltitante, se baseia na fé e na razão.
Pela fé, sabemos que ele existe. Pela razão, sabemos que é invisível, já que não podemos vê-lo.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Dezembro de 2006, 18:42:47 »
O mais sensato é ser livre.

Onde ha dúvida, há liberdade .

Eis aí um pensamento que creio ser o mais sensato.

Talvez ser agnóstico seja a melhor opção, pois você ainda continua sendo livre, desprovido de dogmas acerca da existencia ou não de DEUS.

Uma das coisas mais difíceis de se fazer é raciocinar e argumentar sobre determinado tema já tendo em sua mente um conceito pré determinado.
Isso pode afetar a analise de quem discorre sobre determinado tema, se o conceito (dogma) não corresponder à realidade.

Por isso acredito que ser agnóstico possa ser a melhor opção... mas vai da cabeça de cada um.

Nem sempre...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2006, 23:27:17 »
É só usar a razão e destruir seus preconceitos, deixando somente conclusões racionais, passível a atualizá-las. É o que faço.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #37 Online: 13 de Dezembro de 2006, 11:50:49 »
  Nao me parece sensato basear uma vida no que nao se conhece.

Adorar um deus com base na ignorancia? Nao-sei-entao-deve-ser-deus nao me parece sensato.

;-)

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Janeiro de 2007, 06:33:44 »
talvez seja mais sensato não ser sensato. Afinal, tem muita coisa por aí que a gente não sabe ainda

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:21:15 »
talvez seja mais sensato não ser sensato. Afinal, tem muita coisa por aí que a gente não sabe ainda
Pois é. Se a pessoa quiser pular do vigésimo andar, tudo bem. Talvez ela descubra que pode voar. Talvez um super-herói a salve.
Tem muita coisa por aí que a gente ainda não sabe.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:47:05 »
Realmente, Priori, que argumento mais sem pé nem cabeça.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Janeiro de 2007, 14:12:49 »
então…

é mais sensato ser ateu do que acreditar em algum deus? Afinal… tem muita coisa por aí que a gente não sabe ainda…
Spinn, na minha opinião, há um erro no seu raciocínio, pois não posso acreditar em algo que não sei se existe. Eu até poderia, mas você não concorda que não existe nenhuma razão pra isso? Simplesmente não faz sentido. Dá pra usar esse argumento para qualquer coisa que seja desconhecida.

Quer saber? Ainda acho que esse 'receio em não acreditar' é fruto do medo causado pela pregação cristã...  |(
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Janeiro de 2007, 15:24:38 »
então…

Spinn, na minha opinião, há um erro no seu raciocínio, pois não posso acreditar em algo que não sei se existe. Eu até poderia, mas você não concorda que não existe nenhuma razão pra isso? Simplesmente não faz sentido. Dá pra usar esse argumento para qualquer coisa que seja desconhecida.

Quer saber? Ainda acho que esse 'receio em não acreditar' é fruto do medo causado pela pregação cristã…  |(
Concordo inteiramente, ninguém tem medo de não acreditar no Papai Noel ou no coelhinho da páscoa, as pessoas também não tem provas de sua existência ou inexistência, mas nem por elas se preocupam com assunto.
Ajo da mesma forma com a crença em um deus, não acredito e não me importo nem um pouco com o assunto.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #43 Online: 27 de Janeiro de 2007, 17:46:04 »
Quer saber? Ainda acho que esse 'receio em não acreditar' é fruto do medo causado pela pregação cristã…  |(
Mas as religiões não tem fundamentos básicos como esses afinal?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 28 de Janeiro de 2007, 00:15:26 »
Só as mal cuidadas... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
« Resposta #45 Online: 28 de Janeiro de 2007, 22:18:14 »
Desculpem minha ausência, estou casando semana que vem e os preparativos estão me matando...

Bem... vou abandonar minha linha de argumentação... parece ser muito falha mesmo e demasiadamente difícil de defender (para não dizer que simplesmente está errada...  :? ).

Eu, após muitos anos de ondulações entre ateísmo e ceticísmo, parece que em breve me tornarei uma pessoa bastante religiosa... para quem não sabe já, sou judeu.

Li algo que me interessou um bocado estas últimas semanas, escrito pelo Rabino Menachem Mendel Schneerson (conhecido como "O Rebe" Lubavitch),

ele diz que há dois tipos de fé. O primeiro tipo, é o da fé cega, imatura, comparável a de uma criança que absorve tudo como uma esponja sem se questionar. Esta fé é muito nosciva e como todos vocês já sabem e defendem aqui, é também perigosa.

existe também, segundo ele, um outro tipo de fé, que é a fé racional, madura. Ele diz que a razão traça seus próprios limites. Como já disse Arthur C. Clarke, jamais saberemos toda a verdade, podemos apenas aproximarmo-nos tangenciando ela. A partir de um certo ponto, podemos atravessar apenas através de um ato de fé.

Seria interessante que vcs dessem uma olhada neste vídeo (), é uma palestra de Dawkins em Cali (com certeza vcs conhecem Dawkins... deve ser um ídolo para vocês... é para mim também).

Para terminar, mais um comentário.

Realmente, Priori, que argumento mais sem pé nem cabeça.

Será mesmo um argumento sem pé nem cabeça?

É sensato amar? É sensato dar a sua vida a uma pessoa quando outra mais forte, mais bonita e mais saudável possa aparecer? Não, não é. Mais sensato é não ter filhos para não ter tantos gastos. Mais sensato é transar com prostitutas pois, acreditem, sai muito mais barato, mais sensato é... bem.

"Sempre há loucura no amor; Sempre há razão na loucura" - Friedrich Nietzsche
"Cogito, ergo sum"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #46 Online: 29 de Janeiro de 2007, 01:18:50 »
existe também, segundo ele, um outro tipo de fé, que é a fé racional, madura. Ele diz que a razão traça seus próprios limites. Como já disse Arthur C. Clarke, jamais saberemos toda a verdade, podemos apenas aproximarmo-nos tangenciando ela. A partir de um certo ponto, podemos atravessar apenas através de um ato de fé.
Toda fé é cega, pois "absorve o que não vê" assim por se dizer.
O cético define toda fé como fé.
O crente define sua fé como fé racional e a outra fé como fé cega pois não concorda (ou não a segue). Se ele definir sua própria fé como fé cega, é porque ele desistiu dela, ou seja, não é mais sua fé. E toda fé que ele disser que é racional (concorda com ele e sua fé anterior ou quer seguir por algum motivo) vai absorver.
É sensato amar?
Amor é instinto de auto-preservação da espécie, de suas crias, de reprodução com um pouco do instinto de viver em sociedade.
Não, não é. Mais sensato é não ter filhos para não ter tantos gastos.
Você é materialista (em termos de dinheiro), segundo essa declaração.
Mais sensato é transar com prostitutas pois, acreditem, sai muito mais barato, mais sensato é… bem.
Fatores:
beleza;
higiene;
qualidade da relação;
duração da união;
instinto "amor";

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #47 Online: 29 de Janeiro de 2007, 09:12:21 »
Será mesmo um argumento sem pé nem cabeça?
O argumento do Priori é sim sem pé nem cabeça. Na verdade é uma falácia que tenta justificar um ponto de vista só porque 'há muitas coisas que ainda não sabemos'. Argumento de ignorância.
É sensato amar? É sensato dar a sua vida a uma pessoa quando outra mais forte, mais bonita e mais saudável possa aparecer? Não, não é. Mais sensato é não ter filhos para não ter tantos gastos. Mais sensato é transar com prostitutas pois, acreditem, sai muito mais barato, mais sensato é… bem.

"Sempre há loucura no amor; Sempre há razão na loucura" - Friedrich Nietzsche
Eu não acredito no amor na forma como dizem. Para mim isso está mais para uma relação idealizada do que para uma coisa real. Além do mais, não acho válida essa comparação pois em nenhum momento estamos nos referindo a seres desconhecidos em que temos que acreditar só porque existe a possibilidade de que existam... o contexto é diferente.

Ah, a frase é "Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #48 Online: 29 de Janeiro de 2007, 10:17:11 »
"Sensato"? O que seria exatamente algo sensato? Nao seria algo mundialmente aceito quanto o bom senso ou senso comum? Se assim fosse, a razao estaria com a maioria. Ou seja: ser crente seria o mais sensato.

Falso. Ad numerum.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #49 Online: 29 de Janeiro de 2007, 12:58:59 »
Eu, após muitos anos de ondulações entre ateísmo e ceticísmo, parece que em breve me tornarei uma pessoa bastante religiosa… para quem não sabe já, sou judeu.

Desculpe a minha intromissão, Spinn...mas só por curiosidade, esta sua frase me remeteu a um discussão que estamos tendo em outro tópico sobre "deixar de ser ateu".
Como é algo de foro íntimo, sinta-se à vontade para responder ou não. Eu não entendi direito o que você disse. Será que poderia detalhar um pouco mais esta sua "transformação" ? Como pode ser que, em breve, você se torne uma pessoa muito religiosa ? Seria por convicção, convencimento racional ou conveniência social ? Existe um "marco zero" bem definido para se mudar de crença ( tipo um ritual ) ou é algo intelectual ?

Li algo que me interessou um bocado estas últimas semanas, escrito pelo Rabino Menachem Mendel Schneerson (conhecido como "O Rebe" Lubavitch),ele diz que há dois tipos de fé. O primeiro tipo, é o da fé cega, imatura, comparável a de uma criança que absorve tudo como uma esponja sem se questionar. Esta fé é muito nosciva e como todos vocês já sabem e defendem aqui, é também perigosa.

O que seria uma "fé racional" ? Não entendi isto direito...

E a propósito...parabéns pelo casamento ! Desejo felicidades a você, independente da sua crença ! Abraço ! :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!