Autor Tópico: A sociedade deve liberar as drogas?  (Lida 6026 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
A sociedade deve liberar as drogas?
« Online: 18 de Dezembro de 2006, 20:16:06 »
Eu particularmente sou contra a medida, porque creio eu que haverá uma explosão de consumo e um descontrole geral. E o que os amigos foristas acham?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A sociedade deve liberar as drogas?
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2006, 00:42:45 »
Sou a favor de penas mais leves e de um controle mais rígido.  Inclusive de restrições maiores ao álcool e ao tabaco.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

danieli

• Visitante
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2006, 01:51:37 »
porque não tem enquete?
sou a favor a venda, e um controle rígido mas não acredito que isso vá mudar muito não sabe, o preço seria absurdo e muita gente continuaria comprando na ilegalidade.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2006, 01:56:20 »
Eu sou a favor. O governo não deve ser papai nem mamãe de ninguém.
Moralidade é da ossada das Igrejas ou das famílias. A conduta diz respeito apenas ao indivíduo.

Além disso, o crime organizado diminuiria consideravelmente. Restrição de um produto qualquer, inevitávelmente, conduz ao contrabando. É preferível controlá-lo e taxá-lo (mas não demais, pois impostos altos também favorecem o contrabando e a ilegalidade) de maneira legal do que ficar subindo morros e prendendo traficantes (sem contar que isso custa bem caro e não é eficiente).

Sou, ainda, a favor de penas duras para quem comete crime sob efeito de drogas, ou condutas que ponham em risco outros cidadãos. Nesse caso, não se trata de obrigar o cidadão a seguir uma conduta, mas proteger os outros cidadãos de qualquer tipo de crime e irresponsabilidade danosa cometida pelo primeiro.

O dinheiro de combate ao crime organizado teria bom uso em hospitais, em campanhas educativas e clínicas de desintoxicação (se fosse mantido o orçamento atual). Bastaria deslocar os recursos. Também acho que seria interessante os hospitais públicos não atenderem casos de overdose e similares. Talvez poderia-se criar um seguro, ou obrigar todos os usuários de drogas (cigarro e bebida incluídos) a utilizar serviços privados (clínicas, hospitais, etc.). Só que isso é controverso, talvez ilegal (já que o serviço é público), mas é uma coisa que tenho pensado a respeito e parece fazer sentido. Entretanto, o medo de "doer no bolso" é algo mais eficiente do que o medo de ser preso (com essa nossa polícia, quem tem medo disso? Traficar é lucrativo demais, paga os riscos).

Eu sou totalmente contra o uso de drogas, nunca usei nem nunca usarei. Mas não acho que caiba ao governo definir o que eu devo e o que eu não devo fazer com meu próprio corpo, quando não estou perturbando ninguém com meus atos.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:54:29 »
O fato óbvio é que ninguém pede cadeia ou determinação de ilegalidade para quem consome ou vende drogas como álcool ou cigarro."Ah, mas essas drogas não viciam se forem tomadas em pequenas quantidades".Ora, idem para a maconha e algumas outras drogas.

"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2006, 13:18:23 »
A polícia do Rio admitiu que a recente onda de assaltos se deu à falta de mercado consumidor de drogas. Aparentemente, todo mundo está comprando bala com a classe média em vez de comprar droga no morro, e estes se lascaram e precisaram descer pra assaltar, pra ganhar $.

Será que, descriminalizando as drogas, os atuais responsáveis pelo mercado vão se tornar burgueses "normais"? 

p.s. pelo purismo. Até onde se sabe, a "sociedade" já libera as drogas - vide o fato de estarmos falando disso abertamente.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:12:27 »
Sou a favor, liberação total das drogas. A proibição cria o crime organizado.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:20:20 »
É um terreno pantanoso, esse. Não sou contra a idéia de descriminar (até por uma questão de coerência, já que consumo álcool). Mas se o raciocínio for esse, onde a linha do controle de substâncias será traçada? Por que deveríamos permitir maconha, mas controlar barbitúricos? Prozac? Remédios tarja-preta?

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2006, 20:48:27 »
Você tem razão em levantar essa questão, mas eu diria o seguinte: drogas são para uso recreativo. Remédios são para uso médico (bom, tem gente que usa para se divertir,  mas… :D).

Se estendermos o que se faz com o cigarro, por exemplo, dá para ter uma resposta. Os médicos não o receitam, condenam o cigarro, mas é permitido seu uso por quem quiser se arriscar. Acho que, para o uso recreativo, não há como regulamentar isso, pois teríamos que regulamentar a comida gordurosa, os sushis venenosos, etc.

Já a receita da droga medicinal fica sob responsabilidade do médico, amparado pela Ciência Médica. Cabe a cada um ser responsável tanto pelo uso de drogas recreativas quanto o uso sem o fim medicinal (uso incorreto) de remédios. Afinal, hoje em dia, o médico pode apenas aconselhar o bom uso dos remédios e esperar o bom-senso do seu paciente.

Isso sem levar em consideração a parte prática: o problema do tráfico, tanto de remédios quanto de drogas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2006, 05:21:52 »
Você tem razão em levantar essa questão, mas eu diria o seguinte: drogas são para uso recreativo. Remédios são para uso médico (bom, tem gente que usa para se divertir,  mas… :D).

Eis o cerne da questão :-)

Tem gente que adora um Prozac ou um Lexotan. E aí, vai dizer que isso é menos recreativo que uma pedra de crack? Baseado em quê? Onde a gente vai traçar a linha? :-)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2006, 20:13:31 »
Este assunto é muuuito complicado mesmo.
Sou a favor da despenalização, mas sou a favor também do controle da divulgação dessas drogas nos meios de comunicação como já acontece com propagandas de bebidas alcóolicas e cigarro.

Não acho que liberar as drogas vai fazer com que aumente o número de usuários. Quem sempre comprou e usou continuará a comprar e usar, quem nunca usou é porque não quis e para estes a liberalização não fará diferença. A linha será traçada naturalmente. Hoje só não usa droga quem não quer!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2006, 04:01:10 »
Mas esse é o ponto, Alegra. Baseado em que a gente vai dizer que a substância X deve ser controlada por prescrição médica e a substância Y está liberada para o consumo? Qual vai ser o critério, se pensarmos em termos de "coerência"?

Usar maconha parece não ser pior do que fumar tabaco. Pode-se dizer que o uso "recreativo" da cocaína não causa maiores problemas. Mas e a heroína? O lsd? XTC? Qualquer coisa que venha a ser criada?

Pode parecer que estou apelando para uma falácia do declive escorregadio, mas o fato é que sempre haverá um ponto de corte, e esse ponto será necessariamente arbitrário. Parece-me que o problema maior é o da criminalidade: de que adianta liberar a venda de drogas? Como isso vai tirar os fuzis de assalto das mãos dos criminosos aqui no Rio e em SP? 

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2006, 12:23:14 »
"Mas esse é o ponto, Alegra. Baseado em que a gente vai dizer que a substância X deve ser controlada por prescrição médica e a substância Y está liberada para o consumo? Qual vai ser o critério, se pensarmos em termos de "coerência"?"

Em pricípio os remédios de faixa preta são vendidos só com receita médica. Já é um controle. Aqui já entra a ética do farmacêutico para não vender medicamentos sem receita.

"Usar maconha parece não ser pior do que fumar tabaco. Pode-se dizer que o uso "recreativo" da cocaína não causa maiores problemas. Mas e a heroína? O lsd? XTC? Qualquer coisa que venha a ser criada?"

Isso de comparar drogas tipo "essa é pior que aquela" ou "droga de uso recreativo" é muito perigoso. Já tive um caso de toxicodependência na família e sei um pouco sobre isso. Dez entre cem usuários de químicos podem ser potenciais dependentes de drogas, daqueles que roubam e matam até os pais se for preciso para acabar com a ressaca (ou síndrome de abstinência). É uma doença. E é uma doença que não tem como ser detectada, só depois que o infeliz estiver na pior é que se descobre.

"Pode parecer que estou apelando para uma falácia do declive escorregadio, mas o fato é que sempre haverá um ponto de corte, e esse ponto será necessariamente arbitrário. Parece-me que o problema maior é o da criminalidade: de que adianta liberar a venda de drogas? Como isso vai tirar os fuzis de assalto das mãos dos criminosos aqui no Rio e em SP?" 

Não vai tirar os fuzis das mãos dos criminosos não, eu sei. E não sei se este é o maior dos problemas não! Talvez seja o problema que mais chama a atenção!
Mas por outro lado haverá mais controle no problema da dependência de droga que não é um problema assim tão esporádico como parece. Não havendo procura não há demanda. O tráfico de droga só é mais um motivo para o comércio ilegal e legal de armas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2006, 12:52:52 »
Sou a favor da liberação de maconha e, se chorarem um pouco, até de cocaína. Acredito que o indivíduo deva se responsabilizar pelo que faz e que o Estado não tem que bancar a figura paterna.

... mas sempre tem gente que vai achar essas liberações um trabalho incompleto. Sempre vai ter gente querendo tomar uma balinha de XTC para animar uma Rave. E aí, essas devem ser liberadas?

No meu entender, elas deveriam sofrer um controle estrito, no mínimo. Mas quem exerce esse controle? Quais dispositivos sociais deveriam mudar para que essa liberação pudesse acontecer? É por isso que eu me incomodo um pouco com esse discurso do "libera geral" - não é que eu seja contra, mas vejo a discussão sendo muito superficial :-)

E sobre os criminosos -- acho que esse é sim o maior problema, além do mais visível. Especialmente agora, que as vendas de maconha e cocaína caíram tanto (por causa dos sintéticos europeus) e os caras estão descendo dos morros para barbarizar mais ainda o asfalto! :lol:

Imagine o que vai acontecer se do dia para noite esses caras perderem o monopólio do bagulho?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:03:25 »
Totalmente a favor.

Porque cigarro e bebida é liberdade se é óbvio que são tão nocivos quanto para a sociedade em termos de saúde?
Alguém pode responder?

Mas todos concordam que há mais problemas com as drogas ilícitas, certo? Porque? Simplesmente porque é ilícito o que causa o mercado negro, resultante no problema de exércitos armados nas drogas, resulta na falta de tratamento que as pessoas recebem, etc...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:04:59 »
Hummmmm...... metilenedioxi-metamfetamina :oba:

Adolescencia é uma delícia.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:14:41 »
Porque cigarro e bebida é liberdade se é óbvio que são tão nocivos quanto para a sociedade em termos de saúde?
Alguém pode responder?

É óbvio, mesmo?

Eu acredito que sim -- e este é o problema. Eu "acredito". Não tenho acesso a nenhum estudo isento sobre os malefícios comparativos da maconha e do álcool. Tenho muito mais certeza a respeito do tabaco e quase nada sei sobre a cocaína, além do fato de conhecer usuários casuais desta que não parecem (ao menos numa primeira vista) viciados.

E de novo, dizer que o crime existe porque as drogas são proibidas é extremamente simplista. O criminoso delinqüiria de outra forma (talvez tão violenta quanto, talvez não, admito) se não fosse traficante de substâncias ilícitas. É uma tremenda ingenuidade assumir o contrário.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 21 de Dezembro de 2006, 13:54:36 »
O criminoso delinqüiria de outra forma (talvez tão violenta quanto, talvez não, admito) se não fosse traficante de substâncias ilícitas. É uma tremenda ingenuidade assumir o contrário.
Ou seria ingenuidade afirmar que os traficantes seriam criminosos de qualquer forma senão pelo vício das drogas? Vendo dessa forma, as drogas sendo liberadas não os consideraria como traficantes.

Mas ora, não é preciso dizer os problemas em saúde ou segurança/acidentes/mortes em geral/etc causada por cigarro ou bebidas.

Cigarro e bebida é como o caso do cristianismo no Brasil, toda e qualquer prática religiosa danosa é proibida a não ser que seja cultural e a maioria das pessoas os faça.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 21 de Dezembro de 2006, 14:02:30 »
Eu nem entro no mérito das mortes causadas por abuso de substâncias. Lamento que ocorram, mas acredito firmemente na responsabilização do indivíduo por seus hábitos.

O que falo dos criminosos, entretanto, não é uma situação hipotética. Não é um "e se as drogas nunca tivessem sido proibidas?" -- elas o foram, os criminosos apareceram e se armaram muito bem. Quero saber é como vamos desarmá-los; e que alguém me explicasse como legalizar as drogas vai fazer deles subitamente mercadores honestos.

De novo: eu apóio a liberação do comércio de certas substâncias, mas questiono a eficácia de tal medida no combate ao crime.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Dezembro de 2006, 14:52:39 »
"Quero saber é como vamos desarmá-los; e que alguém me explicasse como legalizar as drogas vai fazer deles subitamente mercadores honestos."

Dbohr:
Como desarmá-los? Acho que ninguém sabe esta resposta. Ou tem várias respostas que niguém se arrisca a expor.Como por exemplo uma medida não muito humanitária  mas uma medida radical.

E legalizar as drogas não vai fazer dos traficantes mercadores honestos. Eles têm uma visão muito particular e destorcida das coisas. A realidade deles é outra.É um mundo a parte que nós seres "normais" não conseguimos sequer imaginar quanto mais aceitar, mas talvez humanizar mais os viciados e tirá-los do domínio dos traficantes.

Ai. Desculpa se falei bobagem.

danieli

• Visitante
« Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2006, 14:30:46 »
Nem sei o que pensar Alegra, convivi com muitos dependentes e em alguns momentos eles tinham uma visão além, de clara, racional de tudo... Apesar de serem dependentes químicos. Casos extremos, as pessoas comentem aqueles absurdos, mas elas vivem normalmente, trabalham. Claro que o uso dos entorpecentes deixam elas com um comportamento anormal. O que na maioria das vezes quem desconhece as características nem ligam e nem sabe o porquê daquele comportamento.
O traficante é um cara que só faz dinheiro, e normalmente é tão dependente quanto o camarada que compra... Quem realmente elege os vendedores é o dono das armas e tem algum domínio sobre algo e principalmente traz a droga de maneira segura dos outros países.

Mas se realmente existe algum projeto pra liberar as drogas, não diminuiria o tráfico. Não diminuiu o número de pessoas que compram cigarro do Paraguai, quanto mais vai diminuir quem precisa da droga e não tem grana pra comprar a original vai apelar pro tráfico, infelizmente.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2006, 15:20:18 »
Nem sei o que pensar Alegra, convivi com muitos dependentes e em alguns momentos eles tinham uma visão além, de clara, racional de tudo… Apesar de serem dependentes químicos. Casos extremos, as pessoas comentem aqueles absurdos, mas elas vivem normalmente, trabalham. Claro que o uso dos entorpecentes deixam elas com um comportamento anormal. O que na maioria das vezes quem desconhece as características nem ligam e nem sabe o porquê daquele comportamento.
O traficante é um cara que só faz dinheiro, e normalmente é tão dependente quanto o camarada que compra… Quem realmente elege os vendedores é o dono das armas e tem algum domínio sobre algo e principalmente traz a droga de maneira segura dos outros países.

Mas se realmente existe algum projeto pra liberar as drogas, não diminuiria o tráfico. Não diminuiu o número de pessoas que compram cigarro do Paraguai, quanto mais vai diminuir quem precisa da droga e não tem grana pra comprar a original vai apelar pro tráfico, infelizmente.

Se o valor da droga legalizada se mantiver sempre um valor bem inferior a do traficante, chega a um ponto que o traficante desiste de traficar por não ter lucro algum...
Mas é bem certo como o Dbohr disse, eles descerem o morro e apelarem mais para a violência e assaltos.
Este é um problema muito mais amplo mesmo e há que ter uma solução ao mesmo nível. Como num jogo de xadrez, tentar prever a jogada dos traficantes e agir antes deles.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 22 de Dezembro de 2006, 15:25:32 »
O pior é que a receita todo mundo sabe: operação mãos-limpas contra corrupção policial, judicial e governamental, valorizar investigação e prevenção ao crime em vez de repressão e modernizar o sistema prisional, em vez das masmorras-escolas-do-crime que temos hoje em dia.

E dá-lhe trabalho para implementar esses "simples" passos...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Dezembro de 2006, 15:38:33 »
O pior é que a receita todo mundo sabe: operação mãos-limpas contra corrupção policial, judicial e governamental, valorizar investigação e prevenção ao crime em vez de repressão e modernizar o sistema prisional, em vez das masmorras-escolas-do-crime que temos hoje em dia.

E dá-lhe trabalho para implementar esses "simples" passos…

É verdade. Mas alguém tem que fazer o "trabalho sujo". Continuar do jeito que tá é que não dá!

Fabi

• Visitante
« Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2006, 02:16:32 »
quem quer fumar fuma...quem quer beber bebe...quem quer cheirar cheira...pq tem que ter alguém proibindo? as pessoas devem fazer o que quiser...até hj eu não ví ninguém batendo na minha porta perguntando se eu quero fumar, beber, ou usar drogas, quem quer usar vai até a favela se for preciso...então que libere tudo de uma vez...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!