Autor Tópico: A sociedade deve liberar as drogas?  (Lida 6027 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A sociedade deve liberar as drogas?
« Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:02:28 »
quem quer fumar fuma…quem quer beber bebe…quem quer cheirar cheira…pq tem que ter alguém proibindo? as pessoas devem fazer o que quiser…até hj eu não ví ninguém batendo na minha porta perguntando se eu quero fumar, beber, ou usar drogas, quem quer usar vai até a favela se for preciso…então que libere tudo de uma vez…

Desde que a rede pública de saúde não trate de problemas ligados ao uso de drogas, por mim tudo bem. Se alguém quer se entupir de veneno, que se entupa, mas que deixe o dinheiro dos meus impostos em paz.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2006, 16:22:50 »
Então hospital publico nenhum deveria dar glicose pra quem encheu a cara?
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2006, 16:30:55 »
ou tratar do coração de quem comeu porcaria a vida inteira?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2006, 18:01:35 »
E nem cuidar dos pulmões de quem os gastou com tabaco. Quem segue padrões de comportamento auto-destrutivos deve se responsabilizar integralmente por eles e pagar do próprio bolso para consertarem a sua saúde. Ou então se pode fazer como com a indústria de tabaco: cobrar tributações altíssimas para custear justamente os danos causados pelo uso do produto.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2006, 18:09:50 »
Isso me lembra aquele filme, acho que era "O Demolidor", em que o Stallone fica congelado e acorda no futuro, e no futuro o sal era proibido, pois sal não faz bem, se não faz bem, faz mal, e se faz mal deve ser proibido.

Então pessoas que comem sal não podem ser tratadas no hospital público, né Gabriel? Nem nenhum aidético que se contaminou por outra coisa sem ser transfusão de sangue, nem gripado que ficou tomando friagem no dia anterior.

Se fossemos proibir que as pessoas se tratem por não terem tido se cuidado direito, acho que num sobraria nem 10% das doenças no hospital, hospital seria sinônimo de tratamento de doenças congênitas.

Quanto à impostos, concordamos em gênero número e grau.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2006, 18:12:01 por Partiti »
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2006, 18:30:01 »
Não estou falando em proibir nada, estou falando de as pessoas pagarem para serem atendidas quando são vítimas da prórpia irresponsabilidade. O hospital público poderia até socorrê-los, desde que mandasse a conta na saída.

E outra coisa, a lei não tem a mínima obrigação de ser coerente; pois se tivesse o álcool, o tabaco e talvez até o café seriam tão proibidos quanto a maconha e a cocaína. Qual é a coerência de algumas drogas serem liberadas e as outras não serem? Nenhuma. O Estado diz: "Essas aqui são legais por razões culturais e essas aqui não são", e a gente aceita como uma coisa perfeitamente normal. Então a lei pode permitir que hospitais públicos atendam gratuitamente quem tomou friagem ou quem pegou AIDS (até porque não haveria como saber se a pessoa pegou por não usar camisinha ou se por algum acidente) ou quem desenvolveu câncer, mas não quem usou heroína.

Só que isso é só uma alternativa entre as possíveis. Eu também sugeri, e você concordou, que o Estado simplesmente cobrasse impostos dos responsáveis pela comercialização legal das drogas que fossem compatíveis com seus gastos na área de saúde com o tratamento das vítimas do consumo. Para mim dá no mesmo, já que em ambos os casos não é o meu dinheiro, mas o dos consumidores de drogas, que é usado para pagar pelas suas internações

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2006, 18:38:55 »
Mas então, é com impostos que é o caminho certo, se uma pessoa vai no hospital por tratamento toma pelo menos uma dura do médico, talvez entra numa clínica e, quem sabe, pode até se livrar do vício, tornando um membro produtivo da sociedade. Se cobrasse diretamente dos pacientes muitos nem sequer procurariam tratamento. Mas cobrando impostos você força o viciado agora a pagar por alguém que quer sair do vício agora, é outra coisa completamente diferente.

E coerência é algo no mínimo necessário, o que define o que é droga e não é deve ser bem estabelecido. Legalizar é tratar como uma coisa qualquer, como cerveja, logo o tratamento das duas coisas não pode ser diferenciado, seria uma legalização pela metade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:16:51 »
Você tem razão, a cobrança de impostos sobre o produto é mais eficiente. E também mais simples, menos burocrático, e, portanto, mais confiável.

Quanto a esperar coerência da lei, eu acho que seria o ideal, mas no mundo real isso é muito difícil, porque as leis não se baseiam na lógica nem no bom senso. Elas se baseiam na cultura, naquilo que é ou não considerado aceitável pela sociedade. Por que meu direito de andar nu no meio da rua não é reconhecido? Pelo contrário, se eu sair por aí pelado eu vou ser preso. Cultura. No Brasil, a não ser que você seja índio, andar pelado é crime e pronto. Usar drogas, igualmente, é visto pela sociedade como um desvio moral, uma fraqueza de caráter, e acho que a tendência mundial atualmente não é pela liberação das drogas, mas, ao contrário, pela proibição do tabaco - mais e mais países da União Européia estão restringindo o uso do cigarro. Antes de mudar a lei o que muda é a cabeça das pessoas, tópicos como aborto e casamento gay, por exemplo, só viram lei quando uma parcela significativa da população os tolera.

Eu, particularmente, não faço objeções de ordem moral ao consumo de drogas, como já disse antes, quem quiser se envenenar que se envenene. Minha restrição é de ordem prática: só peço que meu dinheiro não seja usado para subsidiar o vício dos outros.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #33 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:19:01 »
Devia é ser tudo proibido incluindo alcool e tabaco. E colocar uma pena de no minimo 3anos pra quem for pego fumando ou bebendo.

:stunned:
Não deseje.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:31:49 »
Quanto a esperar coerência da lei, eu acho que seria o ideal, mas no mundo real isso é muito difícil, porque as leis não se baseiam na lógica nem no bom senso. Elas se baseiam na cultura, naquilo que é ou não considerado aceitável pela sociedade. Por que meu direito de andar nu no meio da rua não é reconhecido? Pelo contrário, se eu sair por aí pelado eu vou ser preso. Cultura. No Brasil, a não ser que você seja índio, andar pelado é crime e pronto. Usar drogas, igualmente, é visto pela sociedade como um desvio moral, uma fraqueza de caráter, e acho que a tendência mundial atualmente não é pela liberação das drogas, mas, ao contrário, pela proibição do tabaco - mais e mais países da União Européia estão restringindo o uso do cigarro. Antes de mudar a lei o que muda é a cabeça das pessoas, tópicos como aborto e casamento gay, por exemplo, só viram lei quando uma parcela significativa da população os tolera.

Verdade, concordo com a ressalva, a falta de objetividade nas leis é uma realidade.

Só não concordo que há essa da tendência de proibir as drogas, nunca ninguém vai  conseguir proibir tabaco num país industrializado, só se as empresas de tabaco quebrarem antes. E também o tanto que se fuma na Europa é absurdo quando comparado com o Brasil, acho que de todos os países que eu vi o Brasil é o que menos fuma, daí acho que a pressão popular contrária a uma proibição deve ser bem maior também, somando à pressão econômica.

Na verdade em relação as drogas mesmo, o que mais vejo como tendência é a descriminalização do consumo e repressão ao tráfico, faz tempo que não vejo sair uma lei mais dura contra usuários, acho que isso é uma mudança na mentalidade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:48:28 »
Estão se tornando comuns leis que restringem radicalmente o consumo de cigarros, veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cigarette#Smoking_Bans

Segundo a Wikipedia já é proibido fumar em qualquer lugar fechado (inclundo bares, restaurantes, escritórios e prédios públicos) na Irlanda, Escócia, Suécia e Itália. País de Gales e Inglaterra proibirão em Abril e Julho, respectivamente. Na América do Sul o Uruguai já copiou a medida e algumas leis mais ou menos severas já foram adotadas pelos estados de Washington, Nova Jersey, Nova York e Flórida, bem como em algumas cidades da Filadélfia, EUA.

No Brasil já há em Taboão da Serra a proposta de restringir o fumo a lugares definidos, segundo o Diário da Manhã. A reportagem diz
Países europeus como França, Irlanda, Noruega, Espanha, Itália, Malta, Suécia e Escócia proibem totalmente o tabaco em locais públicos, principalmente em escolas.

Mas você está certo quanto à flexibilização das penas para usuários de drogas. Talvez haja uma tendência pela liberação das drogas com restrições ao uso, como vem acontecendo com o cigarro, ou talvez seja o cigarro memso que esteja caminhando para a proibição, é difícil apontar qual é a tendência.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Dezembro de 2006, 20:16:41 »
Acho que é pra restrição mesmo só, é um movimento nos 2 lados, o que era proibido esta descriminalizado e o que era totalmente liberado está restringido à alguns lugares somente. Acho que o que tendemos é o consumo tanto de drogas como tabaco em locais específicos e em casa somente, a não ser coisas que não possuem usuários passivos, como álcool.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Dezembro de 2006, 20:24:55 »
Mas mesmo que haja uma tendência pela descriminalização do consumo, acho que a tolerância é maior com a maconha do que com outras drogas. O que vemos em discussão não é a descriminalização de todas as drogas, mas da maconha, que supostamente é "mais leve". Pode ser até que as outras sigam o mesmo caminho, mas acho que se houver um processo de legalização a médio prazo ele será só da maconha.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #38 Online: 28 de Dezembro de 2006, 20:33:32 »
É, concordo, vai demorar muito pra legalizar outra coisa além da maconha, se é que vão legalizar.

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Dezembro de 2006, 00:17:46 »
É, concordo, vai demorar muito pra legalizar outra coisa além da maconha, se é que vão legalizar.
Em alguns países, se eu não me engano na Holanda, houve tentativas da legalização da maconha, alguém sabe o que isso deu?
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Dezembro de 2006, 11:55:02 »
Em alguns países, se eu não me engano na Holanda, houve tentativas da legalização da maconha, alguém sabe o que isso deu?

Na Holanda a cannabis é vendida livremente em lojas da especialidade. Compra quem quer.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:03:33 »
Desde que a rede pública de saúde não trate de problemas ligados ao uso de drogas, por mim tudo bem. Se alguém quer se entupir de veneno, que se entupa, mas que deixe o dinheiro dos meus impostos em paz.

A dependência de droga não é uma coisa tão simples assim meu caro! Ninguém fica dependente SÓ porque quer...e sim porque "precisa". É uma doença séria. E jogar este problema para escanteio não é uma solução inteligente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Dezembro de 2006, 14:23:59 »
A dependência de droga não é uma coisa tão simples assim meu caro! Ninguém fica dependente SÓ porque quer…e sim porque "precisa". É uma doença séria. E jogar este problema para escanteio não é uma solução inteligente.

Só quero proteger meu bolso. O que não admito é que o dinheiro dos meus impostos subsidie a irresponsailidade dos outros. Como concordei com o Partit, uma solução possível seria liberar as drogas e cobrar de seus fabricantes na forma de tributações o valor das despesas governamentais com a saúde dos dependentes.

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Dezembro de 2006, 12:13:19 »
http://en.wikipedia.org/wiki/Drug_policy_of_the_Netherlands
A wiki sempre me surpreende!

Só quero proteger meu bolso. O que não admito é que o dinheiro dos meus impostos subsidie a irresponsailidade dos outros. Como concordei com o Partit, uma solução possível seria liberar as drogas e cobrar de seus fabricantes na forma de tributações o valor das despesas governamentais com a saúde dos dependentes.
Vocês acham que os tributos advindos do tabaco e das bebidas poderia ser ainda maior? Para cobrir os possíveis gastos que eles causam?
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 12:17:37 por Zizou »
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2006, 14:05:22 »
Vocês acham que os tributos advindos do tabaco e das bebidas poderia ser ainda maior? Para cobrir os possíveis gastos que eles causam?

Sinceramente, eu não dou a mínima para a saúde financeira dos altos executivos das empresas de tabaco e de bebida. Se eles fazem um comércio nocivo à sociedade então eles devem ser responsabilizados por isso. O que não é justo é alguém enriquecer às custas do sofrimento alheio e ainda contar com os meus impostos para cobrir os danos que eles provocam. Meu dinheiro é que eu não admito que direta ou indiretamente vá parar no bolso da indústria tabagista ou de bebida.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:03:39 »
A dependência de droga não é uma coisa tão simples assim meu caro! Ninguém fica dependente SÓ porque quer…e sim porque "precisa". É uma doença séria. E jogar este problema para escanteio não é uma solução inteligente.

Sim, seria uma solução…para ajudar famílias carenciadas (ou não) que sofrem com algum membro da família com essa doença e protegeria seu rico bolso também! :ok:
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 16:06:21 por Alegra »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:40:28 »
É que, infelizmente, em nosso país a vida do ilegal é mais fácil que a do legal. O crime compensa por essas bandas. Se você segue a lei você é massacrado por impostos abusivos, burocracia letárgica, incompetência governamental e legislação pré-cambriana. Por causa disso de repente o pior que pode acontecer com a indústria das drogas é ser legalizada e regulamentada.

Isso me lembra aquela tirada: "Liberem o casamento gay! Eles tem o direito de sofrer tanto quanto nós!" Idem para as drogas, legalizem, para os traficantes se foderem tanto quanto os empresários.

Fabi

• Visitante
« Resposta #48 Online: 31 de Dezembro de 2006, 00:58:22 »
Devia é ser tudo proibido incluindo alcool e tabaco. E colocar uma pena de no minimo 3anos pra quem for pego fumando ou bebendo.

:stunned:
Ou então devia ser preso quando fosse parar no hospital com câncer no pulmão, ou quando entrar em coma alcóolico (é assim que se escreve?) depois de uma noite inteira bebendo.
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Janeiro de 2007, 19:42:25 »
editado

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2007, 19:45:08 por Mental »
Nem sempre...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!