Autor Tópico: Subvertendo o ClubeCético !!  (Lida 7902 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Subvertendo o ClubeCético !!
« Resposta #50 Online: 30 de Dezembro de 2006, 12:16:15 »
Oi. Tentei pensar em algum argumento interessante para defender o criacionismo, mas confesso que é muito difícil. É pior do que defender a hipótese da Terra plana: não só temos que ignorar toda a evidência, mas ainda temos que invocar a intervenção de um agente sobrenatural... Por outro lado, gostei da idéia do tópico. Ainda não pude elaborar minhas idéias, mas acho que existem outros temas que podem ser vistos "pelo outro lado" que também são interessantes. Por exemplo:

1. O princípio segundo o qual a introspecção, a "inspiração divina", a meditação ou a Revelação são meios aceitáveis de se obter conhecimento sobre o mundo, independentemente de confirmação experimental.
Em outras palavras: "creio porque sinto que devo acreditar".
(Considero essa uma das distinções cruciais entre o crente e o cético)

2. Crença numa Lei Moral.
Ou seja, acreditar que o homem tem uma capacidade nata de discernir o Bem do Mal. E isso leva a

3. Existência de um Bem e um Mal transcendentes.
Segundo essa crença, aquilo que é bom ou mau independende do contexto cultural, das circunstâncias e da psicologia. Em conexão com isso temos também:

4. Crença na superioridade essencial do homem.

Devem existir outros pontos, mas no momento só consigo lembrar desses. Acho que vale a pena destacar esses temas porque muitos crentes inteligentes os usam para justificar sua fé. Apesar de discordar de todos eles, vou pensar em algum argumento para defendê-los. Aguardem. Minha vingança será malígrina  :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 30 de Dezembro de 2006, 12:38:54 »

Sobre o bem e o mal, tão debatidos, eu achei o argumento de Santo Agostinho interessante.

Em "Confissões" ele defende que o mal não existe - é apenas "ausência" - um afastar-se do bem (deus). E exemplifica dizendo que o bem é como a luz que "clareia" tudo o que alcança, mas longe da luz, porem não existe mal, existe apenas distancia, afastamento, sombra - ausência de luz.

Em termos de argumento, acho que pode dar um bom debate.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 14:38:38 por Luz »

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #52 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:01:48 »
Eu topo defender o criacionismo ou a existência do Todo Poderoso; até quando eu conseguir... ;-)
Em qual sessão do fórum postariamos?
Não seria interessante todo mundo combinar uma data para lançar, simultaneamente, esses tópicos?
Nem sempre...

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #53 Online: 31 de Dezembro de 2006, 02:15:11 »
Eu sou muito burro para defender o criacionismo!

Chosen One, parabens pelo seu otimo texto. Quase me conveceu!

Luz

• Visitante
« Resposta #54 Online: 31 de Dezembro de 2006, 12:03:33 »
Eu topo defender o criacionismo ou a existência do Todo Poderoso; até quando eu conseguir… ;-)
Não seria interessante todo mundo combinar uma data para lançar, simultaneamente, esses tópicos?

Mental,

Eu acho que a proposta da brincadeira foi fazer a coisa somente dentro desse tópico! Ou não?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 31 de Dezembro de 2006, 16:34:35 »

Intelligente Design conta?

[criacionista]

Vocês, céticos, evolucionistas ateus, devem achar o acaso muito inteligente. Por exemplo, vamos voltar ao período do surgimento dos mamíferos. Como sabemos, os mamíferos são seres que mamam pelas tetas de suas mães. Mas como é que o primeiro animal a desenvolver mamas sabia que ele devia colocar na boca de seus filhotes? E como o filhote sabia que tinha que chupar a teta de sua mãe (e não outro lugar qualquer!) para se nutrir? Obviamente os animais não podem ter aprendido de outros, visto que eram os primeiros, e a não ser que por mero acaso a primeira mamãe mamífera adivinhasse que tinha que botar sua teta na boca de seu filhote e o filhote adivinhasse que ele tinha que chupá-la o rebento acabaria morrendo de fome e não haveria nada de mamíferos por aqui hoje em dia. Quem mais poderia ter guiado a mãe e o filhote à sobrevivência se não uma inteligência que tivesse planejado o processo?
Eu não sei muito bem, mas sem pesquisar mais imediatamente, algumas coisas baseadas na memória de coisas que já li alguma vez:

Os animais pré-mamíferos primeiramente já deveriam estar evoluindo gradualmente comportamentos de cuidado parental, daí filhotes tenderiam a ver as mães já como fonte de alimento, inicialmente ainda não no formato de leite; ou seja, antes de haver o leite a prole já estava por lá em volta da mãe instintivamente esperando algo para comer. É presumível que o instinto nesse estágio seja basicamente a mesma coisa que o instinto de alimentação adulto, autônomo, se guiando pelo faro, remanescência modificada de instintos de ancestrais cuja prole já nasce bem mais pronta para se virar sozinha.

Em algum momento, animais na linhagem que viria a dar origem aos mamíferos desenvolveram as glândulas sudoríparas, sebáceas ou qualquer outra mais que haja ou houvesse (exaptadas de diversas glândulas da pele de répteis), e essas substâncias acabaram sendo em algo nutritivas.

A prole estava por lá mesmo, próxima da mãe, então o faro poderia guiar a começar a lamber o corpo da mãe onde se concentrassem mais dessas secreções. Em estágios mais primitivos, quando os pré-mamíferos ainda eram ovíparos, talvez inclusive o instinto da prole de lamber gosmas fosse parte de se alimentar da própria gema do ovo e outras gosmas que deveriam estar por lá no ninho e/ou na mãe.

Pêlos também já deveriam estar evoluindo se já não existissem antes disso, e poderiam funcionar como esponjas, concentrando as secreções por coesão e facilitando a alimentação da prole.

Isso tudo vai ocorrendo de forma darwiniana, com tudo aquilo de que quanto mais nutritiva for a secreção, mais vantajoso é para o desenvolvimento da prole, ao mesmo tempo em que uma super-nutritividade das secreções implicaria talvez em desnutrição da mãe, o que conduziria por sua vez à vantagem adaptativa em especialização de glânduas posicionadas onde desperdiçasse menos e seletivametne ativas, que poderiam inclusive ser exageradamente nutritivas quando já tivessem se tornado "algo mais" que as glândulas da pele que fossem, conforme se especializassem.

Os ornitorrincos atuais, botam ovos e mamam diretamente dos pêlos de sua mãe dessa forma. Em outras linhagens que se modificaram mais, os mamilos eventualmente evoluíram em substituição gradual à lamber os pêlos molhados, e os intstintos já estavam lá, sendo apenas levemente ajustados.

Outra coisa é que vocês evolucionistas parecem não conhecer física e astronomia. Vocês sabem o quanto a vida é improvável? A natureza parece ter algo contra a vida, porque a não ser que um planeta esteja no lugar exato e na hora exato a vida não é mais possível nele.
A outra argumentação foi melhor... essa é mais simples: de certa forma é verdade, não vai existir vida em todo lugar, mas ao mesmo tempo não se pode dizer que a vida precisa de toda essa exatidâo porque ela se adapta às suas condições gradualmente. Logo desde que grandes mudanças ambientais nos planetas ocorram suficientemente lentamente, uma parte da vida pode sobreviver e novamente evoluir em formas adaptadas às novas condições.

ah, o resto é mais batido. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 31 de Dezembro de 2006, 16:50:49 »
Tá vendo porque não dá para defender o criacionismo aqui? Logo chega um Buckaroo da vida e detona!

Mas a parte da argumentação sobre o resto eu não acho tão batida assim. Aquilo se responde tudo com o princípio antrópico, claro, mas dá muito pano para manga.

DIG

• Visitante
« Resposta #57 Online: 31 de Dezembro de 2006, 17:50:02 »
Eu topo defender o criacionismo ou a existência do Todo Poderoso; até quando eu conseguir… ;-)

Que tal o fórum de humor??

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 31 de Dezembro de 2006, 18:03:42 »
Tá vendo porque não dá para defender o criacionismo aqui? Logo chega um Buckaroo da vida e detona!

Mas a parte da argumentação sobre o resto eu não acho tão batida assim. Aquilo se responde tudo com o princípio antrópico, claro, mas dá muito pano para manga.

[criacionista]

De qualquer forma, há muito postei um texo que permanece irrefutado pelos ditos "livres pensadores" darwinistas: "Eram herbívoros no Éden"

[/criacionista]

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #59 Online: 31 de Dezembro de 2006, 18:19:45 »

Pensei em sugerir isso, hehehe.
Sabe lá se abrimos um topico desses e chega um colega ateu ou agnostico (novato e sem saber o que está acontecendo) e acaba pondo "má fé" no fórum.
É uma faca de dois gumes isso.
Nem sempre...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 31 de Dezembro de 2006, 18:47:23 »
talvez possa ser feito na área pertinente, apenas com uma breve nota introdutória com explicação mínima e link para cá.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 03 de Janeiro de 2007, 10:31:08 »

Sobre o bem e o mal, tão debatidos, eu achei o argumento de Santo Agostinho interessante.

Em "Confissões" ele defende que o mal não existe - é apenas "ausência" - um afastar-se do bem (deus). E exemplifica dizendo que o bem é como a luz que "clareia" tudo o que alcança, mas longe da luz, porem não existe mal, existe apenas distancia, afastamento, sombra - ausência de luz.

Ai como eu ouvi essa várias vezes...  :zzz:  :biglol:

DIG

• Visitante
« Resposta #62 Online: 03 de Janeiro de 2007, 20:18:57 »

Pensei em sugerir isso, hehehe.
Sabe lá se abrimos um topico desses e chega um colega ateu ou agnostico (novato e sem saber o que está acontecendo) e acaba pondo "má fé" no fórum.
É uma faca de dois gumes isso.

Por isso mesmo deveria ser no fórum de humor :ok:

[crente]Que deus tenha piedade de vocês, ímpios e néscios atoas…[/crente]   :histeria:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #63 Online: 09 de Janeiro de 2007, 16:40:46 »
Ôpa ! Eu já tinha desanimado com a falta de retorno dos mediadores e acabei "descuidando" do meu tópico. Além do que, estive viajando nos últimos dias. Peço desculpas aos interessados que deram sequência, principalmente ao Willy Nilly e ao Dr.Manhattan por suas interessantes contribuições. E até ao Buckaroo pela ter revisto sua opinião e tentado entrar na brincadeira.
Na verdade, a minha proposta original era para dividir em dois grupos ( evolucionistas x criacionistas ) para que os questionamentos não fossem simplesmente jogados nos posts sem um réplica apropiada. O ideal seria evidentemente fortalecer o grupo dos criacionistas com os participantes mais bem preparados, pois eles poderiam levantar dúvidas mais complexas e tornaria a coisa mais interessante e engraçada. Não tenho dúvidas de que o Buckaroo, por exemplo, poderia ser mais produtivo neste tópico de estivesse disposto a se "bandear" temporareamente para o "lado negro"...rs...
E para não causar confusão, poderíamos acatar a sugestão de DIG e Mental de abrir este tópico na seção de humor.
TAILS, só um comentário...tenho notado teus posts muito sérios e rígidos, inclusive se indispondo com um ou outro crente que aparece por aqui. Acho que esta seria uma boa oportunidade de relaxar um pouquinho e deixar o clube mais descontraído e bem humorado, fugindo de alguns clichês batidos e aprendendo um pouco a ver "o outro lado das coisas", tal qual em tudo na vida.
É isso aí. Abraço e Feliz 2007 atrasado a todos os participantes !  :D
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #64 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:48:21 »
ressucitando...

vamos lá,

{ateu do interior}

nunca vi anjo;
nunca vi deus;
nunca vi assombração;
nunca vi demonios;
nunca recebi cura;
nunca tive sonhos espirituais;

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #65 Online: 31 de Janeiro de 2007, 11:46:05 »
Caro(a) Brasilia, deste jeito o que vai entrar em chamas são meus miolos ! :???:
Lendo tuas postagens iniciais por aqui, pude perceber que você é fã da Esfinge de Tebas e curte enigmas.
Como não me chamo Édipo, agradeceria se você escrevesse de maneira a facilitar nossa compreensão ao invés de termos que decifrar o que você tenta dizer...
 :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #66 Online: 31 de Janeiro de 2007, 12:03:05 »
Caro(a) Brasilia, deste jeito o que vai entrar em chamas são meus miolos ! :???:
Lendo tuas postagens iniciais por aqui, pude perceber que você é fã da Esfinge de Tebas e curte enigmas.
Como não me chamo Édipo, agradeceria se você escrevesse de maneira a facilitar nossa compreensão ao invés de termos que decifrar o que você tenta dizer…

A idéia de subverter o Clube Cético não é defender idéias opostas a que acreditamos? Então, de acordo com o post dele imagino que seja teísta. Ou não?  :?

Então, eu que não tenho convicções a respito do que foi proposto, devo defender o quê: a adoção de convicções? De um lado, de outro ou dos dois?  :lol:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #67 Online: 31 de Janeiro de 2007, 14:53:25 »
...devo defender o quê: a adoção de convicções? De um lado, de outro ou dos dois?  :lol:

“Qual é o animal que pela manhã tem quatro pés, ao meio dia dois e à tarde três?”
Decifra-me ou te devoro ! :janta:

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #68 Online: 31 de Janeiro de 2007, 18:44:45 »
Como não me chamo Édipo, agradeceria se você escrevesse de maneira a facilitar nossa compreensão ao invés de termos que decifrar o que você tenta dizer…

A idéia de subverter o Clube Cético não é defender idéias opostas a que acreditamos? Então, de acordo com o post dele imagino que seja teísta. Ou não?  :?

Então, eu que não tenho convicções a respito do que foi proposto, devo defender o quê: a adoção de convicções? De um lado, de outro ou dos dois?  :lol:

Existe também um perigo ai…
Seria como dois amigos começarem com uma "brincadeira de mão" e a coisa esquentar além da conta.
Eu mesmo pensei em iniciar um debate defendendo o criacionismo, mas resolvi não fazê-lo.
Já vi muitas discussões em fóruns começarem por uma frase de duplo sentido.
Pode ser perigoso para o nosso relacionamento… Talvez…
Nem sempre...

Luz

• Visitante
« Resposta #69 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 00:26:38 »
“Qual é o animal que pela manhã tem quatro pés, ao meio dia dois e à tarde três?”

:magica: (criei um monstro!)  :lol:  devora meu fígado, por favor, mas me explique.  ::)

Existe também um perigo ai…
Seria como dois amigos começarem com uma "brincadeira de mão" e a coisa esquentar além da conta.
Eu mesmo pensei em iniciar um debate defendendo o criacionismo, mas resolvi não fazê-lo.
Já vi muitas discussões em fóruns começarem por uma frase de duplo sentido.
Pode ser perigoso para o nosso relacionamento… Talvez…

Ahhh Mental! Talvez tenha razão, mas de certa forma… o passo já foi dado. É ter cautela!  :)
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 00:57:21 por Luz »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #70 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:44:12 »

:magica: (criei um monstro!)  :lol:  devora meu fígado, por favor, mas me explique.  ::)

É o homem, que engatinha na infância, anda na maturidade e se apóia numa bengala na velhice. Mas não entendi a relevância do enigma da Esfinge a Édipo na discussão :-P

Luz

• Visitante
« Resposta #71 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 11:52:21 »
É o homem, que engatinha na infância, anda na maturidade e se apóia numa bengala na velhice. Mas não entendi a relevância do enigma da Esfinge a Édipo na discussão :-P

Agora que você não me deixou ser devorada :borboleta: eu pergunto: o que devo defender? A adoção de convicções? De um lado, de outro ou dos dois?  :)  Ou não devo?  :hein:

E reforço: que relação o enigma tem com a pergunta?  ::)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #72 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 12:22:01 »
O enigma em si não tem nenhuma relação com a pergunta... :lol: ...apenas continuei a brincadeira que comecei depois do post do Brasília em Chamas. Como o Dbohr já explicou ( e salvou a Luz de ser devorada ), este foi o enigma que Édipo desvendou ao derrotar a Esfinge de Tebas.

Eu continuo não entendendo o que Brasília quis dizer com aquilo. E nem as dúvidas da Luz... :umm:

E respondendo ao Mental...eu não consigo ver o que pudesse comprometer o relacionamento dos participantes que participassem da brincadeira. É justamente por isso que o tópico propõe, inclusive, que fosse feito na seção de Humor para não confundir algum novato.

E continuo achando que seria uma boa diversão para quebrar um pouco a seriedade das nossas discussões. Se eu me considerasse apto, certamente já teria iniciado a brincadeira. Mas o tópico continua aqui disponível para quem quiser.

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 15:13:53 »
Eu continuo não entendendo o que Brasília quis dizer com aquilo. E nem as dúvidas da Luz… :umm:

O Basília ainda não disse a que veio, fica meio confuso mesmo, mas minhas dúvidas... hum, confusas?  :lol:   Ainda acho que é tudo uma questão de semântica.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #74 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 21:50:49 »
O criacionismo se baseia na fé de um deus criador e da criação, se vocês não tem fé, não adianta argumentar.
Fé é o mesmo que acreditar ou confiar , geralmente por questões emocionais; por algum motivo geral ou pessoal, por alguma razão específica ou mesmo sem razão bem definida, sem evidências físicas.
wikipédia - fé
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 22:08:50 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!