Eu andei lendo
alguns textos sobre o sistema DRM do Windows Vista e, se estiverem corretos, nós vamos todos nos foder se usarmos o novo sistema operacional da Microsoft.
Este texto traz um resumo sobre as novas “funcionalidades” do Windows Vista para proteger “conteúdo protegido”. Entre esses recursos está a desativação da saída S/PDIF de áudio, a redução deliberada da qualidade de áudio e vídeo ao
perceber que está tocando conteúdo protegido em hardware sem DRM, fazer com que o computador pare de rodar quando tiver problemas mínimos (mesmo que sejam gerados por oscilação de energia) por medo de estar sendo hackeado (abrindo precedente para ataques DoS por parte de hackers), e principalmente o uso abusivo do processamento do computador para ficar conversando com os drivers e criptografando conteúdos protegidos (e largando dados importantes dos usuários ao relento, em formato TXT).
E não é só isso! De acordo com declarações da ATI, citadas no tal texto, os hardwares terão que ter drivers únicos e tudo precisa ser customizado (não será possível criar placas de vídeo com o mesmo chip e diferentes funcionalidades, por exemplo). O custo de produção vai ser bem alto e vai sobrar até para quem não tem nada a ver com a história (usuários de Linux e Mac OS).
Eu não sei se isso vai mesmo acontecer, mas pelo que ando vendo acontecer com o iPod, o PSP e PS3 e os processos absurdos do RIAA, não duvido nada que a Microsoft entre na onda de querer “proteger conteúdo protegido” trabalhando em prol das empresas fonográficas em detrimento do usuário.
Este texto, que comenta o texto acima, mostra o autor dizendo que tal sistema pode afetar programas médicos, que dependem da qualidade de exibição das imagens para que estes façam cirurgias. Bastaria alguém tocar algum MP3 com um conteúdo que o Windows ache se tratar de “conteúdo protegido” para ele entrar no modo “embaçado”, afetando som e imagem do computador de maneira a parecer um defeito.
Sinceramente? Acho isso muito sério. Programas e equipamentos com DRM tornam a vida dos usuários um inferno apenas pelo medo das empresas de que os usuários copiem “conteúdos protegidos”. Se o Windows Vista tiver esse sistema, podem esperar uma crise generalizada na informática. Vejo textos anti-DRM direto no
Boing Boing mas nunca dei muita importância. mas agora acho que a coisa vai feder mesmo.