Se você já testou o Ubuntu e acha que ele não é fácil o suficiente para um usuário leigo Spitfire, só me resta dizer que esse tipo de adaptação do software leva tempo, e muitas distribuições prezam esse tipo de usuário.
Olha só… eu tenho instalado em uma partição do meu HD o Kurumin 7… tenho mais pessoas que utilizam, esporadicamente, meu PC… pensei, vou instalar um esquema de cores e um tema que deixe com a cara do XP para adaptar seu uso a estas pessoas. Sou cabação, confesso, mas nada que me impeça de procurar a solução… primeiramente pedi uma dica na comunidade do Orkut do Kurumin e recebi pedradas de todos os lados por "não querer estudar o Linux e encontrar a solução por sí mesmo... sanguesuga.". Oras, ter que abrir um terminal como root e digitar uma linha de comando para descompactar um arquivo como se estivessemos usando ainda o ARJ no DOS, cheio de chaves exóticas para usuários que migraram do Windows (lembre-se, grande parte destes usuários só ouviram falar no DOS), achem o Linux uma interface amigável.
Boa parte da "não explosão" do Linux com usuários novatos é justamente estes rompantes que uma grande parte dos "sabichões" do Linux tem em relação aos newbies… e a teimosia em "é assim e não se discute o assunto"… chega a ser um
dogma. Algumas tarefas poderiam ser mais automatizadas, ou melhor, possuir uma interface mais intuitiva e menos hermética.
Quando os desenvolvedores deixarem de birra e acordarem para esta realidade que se aproxima (vão deixar uma oportunidade de ouro passar batida com esta história toda do Windows Vista) e tornarem as coisas mais fáceis para estes possíveis novos usuários, cabações, o Linux poderá, ai sim, ampliar sua parcela de utilizadores… isto não compromete em nada os usuários mais avançados, visto que muitos já usam distros mais específicas.
Ps: consegui, por meus próprios méritos, instalar o que eu queria… mas tive que rebolar muito para isto.
Ps2: Já testei o Ubuntu… achei o Kurumin mais completo, principalmente o 7 (ainda beta, mas esta melhor que o 6).