Tenho três dúvidas sobre a AIDS. Me ajudem aí...
Quem souber responder, por favor, responda.
1ª dúvida: Para se tornar um portador do HIV ("aidético"),
portador do HIV não necessariamente é "aidético"; AIDS é a doença "efetivada" e HIV o vírus, que pode ficar latente por algum tempo, e em algumas raras pessoas, sempre (são imunes, mas portadoras)
deve-se ser contaminado por um número mínimo de vírus, ou basta apenas um vírus? Por exemplo, se eu pegar uma seringa e injetar um único vírus na minha veia, isso vai ser suficiente para eu me tornar um "aidético"???
Primeiramente, isso é meio surreal, pegar só um único vírus, teria que ter um trabalhão com microscópio e sei lá mais o que. Mas sim, em tese, um vírus apenas, desde que intacto, é autônomo, capaz de se reproduzir; por outro lado, pode ser que realmente haja algo como que uma certa porcentagem de vírus qeu de alguma forma não vingue, ou seja eliminado pelo sistema imune (o que não sei se é o caso, só uma possibilidade), o que faria a probabilidade de infecção efetiva aumentar de acordo com o número de cópias que infectam.
2ª dúvida: Se eu transar sem camisinha com uma mulher soropositiva, eu com certeza vou ser contaminado, ou existe uma chance de eu não ser contaminado???
Homens de modo geral pegam menos doenças venéreas porque a anatomia favorece desproporcionalmente a coisa, e é teoricamente possível sim, transar sem camisinha com um parceiro contaminado e não se contaminar, mas acho que só vale para homens.
3ª dúvida: Se eu pegar uma agulha (agulha, não seringa) furar o braço de um "aidético" e depois com a mesma agulha, eu furar o meu braço, eu vou ser contaminado pelo HIV???
Acredito que sim, se não lavar/esterilizar antes....
Ouvi uma conversa que o vírus da AIDS não sobrevive mais do que 30s em contato com o ar... verdade ou mito?
Outra conversa que tambem ouvi é que o vírus não sobrevive a uma temperatura acima de 43 graus. Alguem confirma (ou não) se isto é verdadeiro ou se é apenas mais um daqueles malditos hoax?
O primeiro é certamente mentira, vírus são bastante resistentes, eles não "sobrevivem" em ambiente nenhum porque não estão nem vivos para começar, então não "morrem" só em contato com o ar/ fora de um hospedeiro.
Sobre essa temperatura de 43 graus, também não sei, mas imagino que melhor seja usar mesmo preservativo em vez de tentar induzir uma tremenda febre para transar sem; o cérebro começa a morrer em 41 graus.