Autor Tópico: Dúvidas sobre AIDS  (Lida 22633 vezes)

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
  • lealdade:qualidade dos cães, nem todas pessoas tem
Re: Dúvidas sobre AIDS
« Resposta #25 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:32:21 »
só pra esclarecer tá !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

aidético é um termo perjorativo gente !!!!!!!!!!!!
por favor, não usem mais. é um termo preconceituoso e discriminatório.

assintomático = portador do vírus do hiv e não tem manisfetãção nenhuma da doença.
sintomático    = portador do vírus do hiv com sintomas de doenças oportunistas.
doente de aids= portador do vírus do hiv com a doença aids já em avanço.

quanto a infecção de um homem por uma mulher, os índices são baixissímos.
o homem infecta mais as mulheres do que as mulheres aos homens.
isso por que o vírus precisa de uma "porta de entrada"
a mulher é aberta, a porta está escancarada no caso,
no homem, ele precisa ter alguma ferida, fissura, mesmo que minuscula na cabeça do pênis para o vírus poder entrar...e se a carga viral da mulher for baixa ou indetectável então...aí não contamina mesmo !!!

a maioria dos homens infectados, são homosexuais ou usuários de drogas.
no caso da agulha, como tal perguntado no 1º post...deeerrrrr...claro que contamina né !  aff ... !!!

mais alguma dúvida ???

melhor perguntar, do que ficar usando termos agressivos e errôneos como o triste "aidético" não ???
o Brasil não tem povo...tem público...

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Setembro de 2007, 21:02:23 »
mais um esclarecimento.

se uma gota de sangue contaminado com vírus da aids cair sobre  uma mesa, em contato com o ar, ele morre em poucos segundos.

se uma gota de sangue contaminado com o vírus da hepatite cair sobre uma mesa, em contato com o ar, o mesmo sobrevive durante 7 dias. seco, ressecado e vivo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:44:23 »
Por que "aidéitico" é ofensivo, e "gripado" não, não precisando se referir aos contaminados com Influenza por "doentes de Influenza", ou "com sintomas de influenza"......

E numa tentativa de alternativa não ofensiva (se bem que os critérios para tal são muito obscuros, vai ver é até pior) mais concisa seria "imuno-deficientes"... que, implicitamente, adquiriram o vírus e desenvolveram.

Como é que o HIV "morre", se nem propriamente vivo é, mas um vírus? É o capsídeo que se decompõe?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:37:20 »
Chute: as proteínas que permitem a infecçcão perdem a funcionalidade em contato com O2?

Julgando pelo que sai na mídia, parece que se usa mais "soropositivo" e "doente de AIDS".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:58:24 »
aidético é perjorativo sim

o termo correto é soropositivo ou doente de aids

é como leproso. leproso é perjorativo, ofensivo.

o termo correto é hanseniano

tenho pleno conhecimento de causa.

trabalho na área da saúde e  SOU SOROPOSITIVA.
agora tô meio sem tempo, mas depois coloco os artigos científicos explicando sobre a "vida" do vírus em contato com o ar.

Ah ! coloco as leis também onde fala sobre o termo como perjorativo. Pode dar até processo de preconceito e discriminação.

por isso, cuidado com o que falam...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Setembro de 2007, 17:39:22 »
"Soropositivo" vale para a presença de anticorpos relacionados a qualquer vírus, e não necessariamente para o desenvolvimento dos sintomas...

...eu acho complicada essa coisa da ofensividade dos termos... para mim, parece apenas uma palavra, que define a condição, sem qualquer ofensa embutida.... se de repente eu pegasse lepra ou AIDS, não imagino que fosse passar a me sentir ofendido por essas palavras... parece mais uma convenção... "decidiram" que era ofensivo... meio como "homossexualismo", dizendo que o "ismo" denota doença e "ade" não, ainda que hajam palavras que demonstrem também o inverso, como ciclismo, futebolismo, e debilidade e senilidade...

Muito mais que o termo, que de etimologicamente nada de ofensivo carrega, uma ofensa estaria no contexto... não acho que as pessoas deveriam ficar "caçando" ofensas onde não estão nem explícitas ou implícitas...

recentemente vi até discussão de que "ateu" é ofensivo....

Bem, mas se é até "ilegal" então..... o jeito é lembrar para não "ofender" ninguém mesmo sem intenção ou base sintática/contextual ou etimológica pra isso..... :/

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #31 Online: 18 de Setembro de 2007, 18:20:47 »
recentemente vi até discussão de que "ateu" é ofensivo....
Qual seria o termo correto então? Descrente? Ateísta? Quanta diferença :roll:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2007, 18:56:56 »
uns dizem "não teísta"; "ateísta" seria igual; mas outros dizem que "não teísta" é uma "posição filosófica distinta", que ateísmo implica em militância ou denota que a inexistência de deus importa bastante para essa pessoa :zzz:

Dennett e Dawkins, e/ou uns outros, tentaram lançar o termo "bright", para ser meio análogo ao que é "gay" para homossexuais/homoafetivos/pessoas que tem relações sexuais com pessoas portadoras do mesmo sexo.

rizk

• Visitante
« Resposta #33 Online: 18 de Setembro de 2007, 23:59:30 »
"Aídético" tem uma carga complicada em razão dos anos 80/90, quando se dizia que só drogado e viado pegava aids. Agora, não sei se a melhor maniera de acabar com estigma é banir palavras e ameaçar com processo. Aham.

Na minha cabeça, "soropostiva" é a pessoa contaminada e "aidética" é a pessoa que mainifesta a doença. Um colega cético me explicou, porém, que as pessoas podem ser soropositivas para diversas coisas, que o termo não é específico. E parece-me pouco prático dizer "sou portador do HIV porém assintomático", sei lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2007, 00:45:20 »
"Aídético" tem uma carga complicada em razão dos anos 80/90, quando se dizia que só drogado e viado pegava aids. Agora, não sei se a melhor maniera de acabar com estigma é banir palavras e ameaçar com processo. Aham.

Sim, sim, mas não acho que isso meio que "autentica" a coisa. Ou ao menos, não devia... não deviam deixar, até por uma forma de combate a discriminação em si. Um exemplo talvez seja "preto" para negro, que também há quem defenda ser ofensivo, dizendo que a raça mesmo é "negra" (quando tecnicamente, seria algo como negróide ou algo assim, e "branco" também não é "raça", seria caucasóide ou algo do tipo)... mesmo que tenha sido usado muito em contextos ofensivos, o significado, etimologicamente falando, não tem nada de ofensivo, é sinônimo de "negro", e aceitar "preto" como sendo um termo ofensivo é meio que admitir a verdade dessa ofensa idiota, e que nem existe na palavra, [americano] é deixar eles vencerem [/americano].

ei que é evidência anedota, mas acho que já vi mais se referirem à portadores de AIDS pejorativamente sem usar a palavra "aidético" especificamente, mas pelo contexto mesmo, ex.: "fulano(a) não presta, tem até AIDS..."

E agora é torcer para que discriminações de modo geral acabem logo, não apenas pelo que representa para os discriminados, mas para conveniência de todo mundo, pois por exemplo, enquanto o racismo não acabar, os racistas poderão se referir aos aos negros/afro-descendentes usando esses mesmos termos, mas pejorativamente, e logo "afro-descendente" será também ofensa, e terão que inventar novos e, temo, mais longos, termos politicamente corretos para designarem as coisas sem ter um teor ofensivo.

Existem situações em que o significado da palavra se desvia da etimologia dos morfemas, de qualquer forma.... (como "corja", e "laia" que tecnicamente não teriam nada de pejorativo, seriam apenas "grupo") só não sei se isso já pode ser dado como fato nesses casos, parece que foi uma convenção, mais do que um processo natural análogo ao que desviou o sentido dessas palavras... acredito que em muitos casos tem isso, de, como aqui, alguém "ofender" acidentalmente, simplesmente porque decidiram que é palavrão, enquanto para muitos, fora do meio onde isso é "oficialmente" ofensivo, simplesmente seja a palavra que mais logicamente designa a coisa, tal como "gripado" para "pessoa com os sintomas do vírus influenza", algo difícil de sequer conceber que pudesse ser ofensivo.

Ouvi dizer que "mulato" antigamente era ofensivo, e hoje, me parece que não é mais...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2007, 13:08:00 »
Por mim não tem nada de pejorativo em aidético não. Claro que irá depender do contexto, mas no caso como foi usado aqui no fórum de jeito nenhum. Duvido que um processo criminal fosse procedente nos casos em que foi usado "aidético" aqui.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #36 Online: 19 de Setembro de 2007, 17:37:28 »
Ah ! coloco as leis também onde fala sobre o termo como perjorativo. Pode dar até processo de preconceito e discriminação.
Quando puder, coloque, eu não encontrei.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2007, 17:56:19 »
NÃO PARA A PALAVRA AIDÉTICO

É sempre importante reforçar essa informação. Sendo a aids uma sigla de língua inglesa (Acquired Immune Dificiency Syndrome) não justifica a derivação em palavra de língua portuguesa. É preciso entender também que a aids não é uma doença, mas sim uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas). Além disso, o termo adota a intenção subjetiva de estigmatizar as pessoas que vivem com HIV, o vírus da aids, tornando-as sinônimas da doença.

Dizer que alguém é aidético significa dizer que essa pessoa é a própria doença, que tem uma nova identidade relacionada ao HIV. Destitui-se o cidadão de seus direitos individuais, passando a ser visto como uma pessoa com a morte anunciada. Também é necessário diferençar as etapas da evolução da imunodeficiência. Os portadores do vírus da aids só desenvolvem a doença quando seus organismos não conseguem mais se defender das doenças oportunistas, ocasionadas pela baixa imunidade (poucos linfócitos T4).

Os termos corretos que deverão ser utilizados, caso seja possível, são: soropositivos para o HIV ou portadores do HIV (tanto para quem tem o vírus como para quem está doente) ou doente de aids (somente para quem já está desenvolvendo doenças oportunistas relacionadas à aids).

não quero polemizar gente, simplesmente informar.

soropositivo pra o Hiv,
soropositivo para a hepatite C
e por aí vai sim, o termo soropositivo é usado para várias sorologias positivas de determinadas doenças.

mas vem cá, é gostoso chamar alguém de "aidético" ???

ser chamado não é não...isso eu garanto !!! hehe...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2007, 17:58:50 »
E quais são as leis ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #39 Online: 19 de Setembro de 2007, 17:59:59 »
soropositivo pra o Hiv,
soropositivo para a hepatite C
e por aí vai sim, o termo soropositivo é usado para várias sorologias positivas de determinadas doenças.
Se o termo deve ser usado para várias situações muito diferentes, é inútil.

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Setembro de 2007, 18:05:05 »
Stéfano,

foi mal, não existe lei específica não...me empolguei mesmo.
mas existem casos (vários) sim onde portadores do Hiv, já ganharam causas judiciais por danos morais e difamação, por preconceito e discriminação e uso indevido em tais situações desse termo que tanto  fere a maioria dos portadores...

eu sou aidetica ,soropositiva ,tenho hiv , ...ahaahah que importa , não vejo nenhum termo ofensivo... o tom da voz , a maneira como se fala é que faz a diferença ... nem tudo é preconceito , na verdade não é a palavra que se fala e sim como se fala. Não somos vitimas ,se nos vermos assim estaremos sempre na defensiva e veremos preconceito em tudo , não que não exista , mas precisamos distingir uma coisa de outra .

como já disse e repito, vim aqui informar e não polemizar...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2007, 19:07:50 »
mas vem cá, é gostoso chamar alguém de "aidético" ???

ser chamado não é não...isso eu garanto !!! hehe...

Não é "gostoso", não é nem uma questão de "chamar alguém", como você está colocando e é colocado na explicação, implicando que a intenção é de ofender; é simplesmente o termo aparentemente lógico, conveniente e que etimologicamente não tem nada de ofensivo, como eu já exemplifiquei, é como se referir às pessoas com sintomas de Influenza infectadas pelo vírus, de "gripados". Imagine as perguntas da primeira mensagem, se referindo ao influenza e usando o termo "gripado", por exemplo, não teria nada de ofensivo. Não é porque o vírus é o HIV que a coisa vira ofensiva.

NÃO PARA A PALAVRA AIDÉTICO

É sempre importante reforçar essa informação. Sendo a aids uma sigla de língua inglesa (Acquired Immune Dificiency Syndrome) não justifica a derivação em palavra de língua portuguesa.
Mas se usa, tanto AIDS, tanto quanto DNA, RNA, também derivados do inglês...

É preciso entender também que a aids não é uma doença, mas sim uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas). Além disso, o termo adota a intenção subjetiva de estigmatizar as pessoas que vivem com HIV, o vírus da aids, tornando-as sinônimas da doença.
(não seria tornar as pessoas "sinônimas" da síndrome?)

Isso é como uma "generalização psicanalítica". Simplesmente não há como afirmar esse desejo velado de ofender/estigmatizar e tornar as pessoas sinônimas da doença. Não é assim para diversos outros adjetivos que são aplicados a pessoas, tanto de doenças, quanto de qualquer outra coisa, sejam estados de saúde ou outras coisas: homem, mulher, gordo, magro, rico, pobre, jovem, novo, branco, preto, brasileiro, japonês, gripado, manco, poliomelítico, estrábico, afônico, gago, cego, míope, hipermétrope, diabético, para/tetraplégico, obeso, desnutrido, raquítico, doente, saudável...

Dizer que alguém é aidético significa dizer que essa pessoa é a própria doença, que tem uma nova identidade relacionada ao HIV. Destitui-se o cidadão de seus direitos individuais, passando a ser visto como uma pessoa com a morte anunciada.

Isso é meio como dizer que, ao usar o termo "brasileiro", está sempre - veladamente, ou inconscientemente - se dizendo que alguém é como o Zé Carioca, só quer saber de carnaval, festa, malandragem; se é japonês, que só come sushi e não consegue nunca se adequar a outro país para o qual possa ter migrado, nunca fará parte de outro povo, será sempre um japonês; se é diabético, também alguém com morte anunciada, que não pode, não tem o direito, de saborear o açúcar como um "ser humano normal" - porque não é um, mas sim um diabético. Se o termpo é "mulher", não é uma simples pessoa, mas especificamente uma mulher, quando em muitos casos essa diferença não importa, mas o termo "sinonimiza" a mulher com a vagina numa visão machista e sexista que quer deixar a mulher sempre presa às tarefas domésticas e ao papel de mãe/incubadora. Etc... em todos os casos o substantivo/adjetivo não tem todos esses significados implícitos ou intenções inerentes aos termos...

Eu acho que até entendo uma outra forma que o termo pode ser "ofensivo", mesmo sem intenção, mesmo sem nada a ver com aquele lance de ter sido usado de forma ofensiva.... não é exatamente ofensivo.... mas algo que não saberia bem definir.... simplesmente por ser realmente direto, duro, a realidade nua e crua, que não é agradável. De forma similar talvez à "inválido" para um tetra ou paraplégico, que, teoricamente também não tem nada de ofensivo imputado, mas apenas denotaria alguém sem capacidade para trabalho braçal, ainda que de certa forma "aidético" seria mais análogo aos termos "paraplégico" e "tetraplégico" do que a "inválido".

Assim, mais do que uma espécie de ofensa implícita/velada/inconsciente é uma palavra que incomoda, meio até no sentido que foi falado, como de reduzir a pessoa à condição... meio como poderia ser por exemplo, estar enquadrado como "pobre" segundo os critérios de alguma estatística.... para a pessoa mesmo, não é legal pensar sobre si mesma como alguém que "é pobre", mas como "alguém que por alguma razão, no momento não tem uam situação financeira muito favorável"... hummm não é um "enquadramento" positivo da situação....

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 19 de Setembro de 2007, 19:27:06 »
Ministro da Saúde chama soropositivo de "aidético"

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, usou o termo "aidético" para se referir a portadores do HIV, palavra considerada pejorativa por movimentos que defendem pessoas que vivem com o problema e pela própria Coordenação Nacional de aids da pasta.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, por meio de sua assessoria, Felipe disse que "foi um lapso". A fala do ministro ocorreu durante reunião, na semana passada, do Conselho Nacional de Saúde sobre a decisão do ministério de não quebrar a patente da droga contra a aids Kaletra, mas negociar com o laboratório Abbott, produtor do remédio.

A decisão contrariou as ONGs que militam em prol dos portadores da doença. "Eu não tenho compromisso com quebra de patente. O ministério não tem. Se o preço chegar no preço que o laboratório nacional produz, tudo bem. Agora, sem bioequivalência (teste que garante que o remédio feito no País é igual ao da Abbott), sem garantia de que eu não vou ter depois os aidéticos na porta do ministério cobrando que os efeitos não são os mesmos, ou a categoria médica questionando isso, eu não hesitaria em negociar", afirmou Felipe, segundo transcrição da sua fala feita pelo próprio ministério.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI726146-EI306,00.html

Eu penso que quem sabe se está sendo ofendido é a vítima e não o ofensor. As pessoas que estão ofedendo, deveriam cair na real e respeitar o sentimento das outras, pois a questão é mais de respeito do que de semântica. É educação e entendimento dos motivos apresentados pelos que sofrem a discriminação.

Caso contrário dá nisso aí de comparar uma gripe com todo o processo de desenvolvimento do vírus hiv no organismo. Será que é difícil perceber que existe uma diferença entre a pessoa com a doença desenvolvida e o portador assintomático? Essa direfenciação de termos surge dentro dos próprios portadores e dos envolvidos, tanto o pessoal da saúde quanto de ongs.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #43 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:05:39 »
Palavras do Adriano :

"Eu penso que quem sabe se está sendo ofendido é a vítima e não o ofensor. As pessoas que estão ofedendo, deveriam cair na real e respeitar o sentimento das outras, pois a questão é mais de respeito do que de semântica. É educação e entendimento dos motivos apresentados pelos que sofrem a discriminação.

Caso contrário dá nisso aí de comparar uma gripe com todo o processo de desenvolvimento do vírus hiv no organismo. Será que é difícil perceber que existe uma diferença entre a pessoa com a doença desenvolvida e o portador assintomático? Essa direfenciação de termos surge dentro dos próprios portadores e dos envolvidos, tanto o pessoal da saúde quanto de ongs."

ufa ! até que enfim parece que alguém entendeu !
« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 20:08:09 por CRICA »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:09:13 »

QUEIMEM-NO!

Eu penso que quem sabe se está sendo ofendido é a vítima e não o ofensor. As pessoas que estão ofedendo, deveriam cair na real e respeitar o sentimento das outras, pois a questão é mais de respeito do que de semântica. É educação e entendimento dos motivos apresentados pelos que sofrem a discriminação.

O problema é que...... é virtualmente impossível saber exatamente quando as pessoas vão se sentir ofendidas ou não... poderia ser que por exemplo, dizer que uma pessoa é, em vez de "aidéitico", "doente de AIDS", fosse arbitrariamente considerado pior, mais ofensivo, por explicitar "doente"... e poderiam ter todas as argumentações de como caracterizar alguém como doente tira a dignidade e etc...

Eu acho que o problema, mais até do que o fato de já ter sido e/ou ser muito discriminado, mal visto, é o fato de que não é uma perspectiva agradável, e como disse antes, "aidético", ser bem direto, sem rodeios, a definição sem eufemismos (mas ao mesmo tempo sem ofensividade inerente, seja por etimologia ou algo que se possa saber da psique da pessoa que eventualmente usar o termo, apenas por usá-lo).

Aí poderia-se pensar.... então ok, usamos eufemismos.... talvez seja o melhor mesmo, facilitado até pelo fato de ser meio que uma convenção... mas não me surpreenderia se mais tarde víssemos pessoas "do meio" reclamando ativamente dos eufemismos também, dizendo que não precisam de nossa piedade, que fiquemos colocando almofadas nas palavras para que não se sintam uns coitados, que isso é uma forma velada de dizer que são uns condenados e etc;

O jeito é estar sempre se atualizando para saber qual é a forma politicamente correta mais popular no momento....

Caso contrário dá nisso aí de comparar uma gripe com todo o processo de desenvolvimento do vírus hiv no organismo. Será que é difícil perceber que existe uma diferença entre a pessoa com a doença desenvolvida e o portador assintomático?
Mas o que isso tem a ver? A analogia entre os termos "gripado" e "aidético" não tem fraqueza alguma no fato do HIV poder ficar latente sem desenvolver sintomas. Aí a pessoas não seria "aidética", de forma similar a que alguém que eventualmente fosse contaminado com Influenza não se diria ser "gripado", se não tivesse os sintomas da gripe.

Em segundo lugar, qual é a relevância desse estado de latência do vírus para ser ofensivo ou não a coisa? Quer dizer que, se não houvesse esse estado de latência, os sintomas sempre se desenvolvessem imediatamente, aí teria justificativa para usar um termo ofensivo??? Uma coisa não tem nada a ver com outra...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:12:07 »
Um dia vi numa lista, que brasileiros se sentem ofendidos quando estrangeiros falam conosco em espanhol....

Quem disse isso foi um brasileiro...

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:21:19 »
genteim...

deixa isso pra lá então tá...
não vim aqui "causar"
apenas informar... :!:

Luz

• Visitante
« Resposta #47 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:34:22 »

Achei importante saber que o termo soa pejorativo e incomoda os portadores do HIV. Pode até parecer algo sem importância, mas não custa nada usar um termo equivalente, se é mais confortável para as pessoas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:38:24 »

QUEIMEM-NO!
Ele mesmo se queimou  :hihi:

O problema é que...... é virtualmente impossível saber exatamente quando as pessoas vão se sentir ofendidas ou não... poderia ser que por exemplo, dizer que uma pessoa é, em vez de "aidéitico", "doente de AIDS", fosse arbitrariamente considerado pior, mais ofensivo, por explicitar "doente"... e poderiam ter todas as argumentações de como caracterizar alguém como doente tira a dignidade e etc...
Essa distinção está mais do que manjada na mídia. E é feita a partir dos movimentos organizados a caracterização dos termos ofensivos, uma organização representativa dos discriminados com esses termos. Ou vai me dizer que nunca viu isso antes?

Encontrei um texto que me pareceu muito bom sobre o assunto. Identidades, doença e organização social: Um estudo das pessoas vivendo com hiv e com Aids Lí um pouco e me pareceu bem esclarecedor.

Eu acho que o problema, mais até do que o fato de já ter sido e/ou ser muito discriminado, mal visto, é o fato de que não é uma perspectiva agradável, e como disse antes, "aidético", ser bem direto, sem rodeios, a definição sem eufemismos (mas ao mesmo tempo sem ofensividade inerente, seja por etimologia ou algo que se possa saber da psique da pessoa que eventualmente usar o termo, apenas por usá-lo).

Aí poderia-se pensar.... então ok, usamos eufemismos.... talvez seja o melhor mesmo, facilitado até pelo fato de ser meio que uma convenção... mas não me surpreenderia se mais tarde víssemos pessoas "do meio" reclamando ativamente dos eufemismos também, dizendo que não precisam de nossa piedade, que fiquemos colocando almofadas nas palavras para que não se sintam uns coitados, que isso é uma forma velada de dizer que são uns condenados e etc;

O jeito é estar sempre se atualizando para saber qual é a forma politicamente correta mais popular no momento....
Também acho adequado uma atualização sobre os termos politicamente correto, é melhor do que fazer chacota deles.  :)
O termo aidético tem muito a ver com o estigma de uma época sim, é até meio intuitivo isso, e o texto que citei aprofunda nessa questão.

Caso contrário dá nisso aí de comparar uma gripe com todo o processo de desenvolvimento do vírus hiv no organismo. Será que é difícil perceber que existe uma diferença entre a pessoa com a doença desenvolvida e o portador assintomático?
Mas o que isso tem a ver? A analogia entre os termos "gripado" e "aidético" não tem fraqueza alguma no fato do HIV poder ficar latente sem desenvolver sintomas. Aí a pessoas não seria "aidética", de forma similar a que alguém que eventualmente fosse contaminado com Influenza não se diria ser "gripado", se não tivesse os sintomas da gripe.
Ocorre uma diferenciação entre ser portador do vírus hiv e ser aidético, que significa o desenvolvimento das doenças oportunistas.

Em segundo lugar, qual é a relevância desse estado de latência do vírus para ser ofensivo ou não a coisa? Quer dizer que, se não houvesse esse estado de latência, os sintomas sempre se desenvolvessem imediatamente, aí teria justificativa para usar um termo ofensivo??? Uma coisa não tem nada a ver com outra...
A relevância é total com relação a latência da doença. Ainda mais no caso do contágio com o hiv que possibilita uma vida normal por mais muitos anos, bem diferente do início da epidemia. E o que tudo indica é que cada vez mais será prolongado esse período. Assim o entendimento do termo como algo pejorativo, é o fato de não se fazer essa distinção entre ser portador assintomático do vírus hiv e ser aidético, que é estar manifestando as doenças oportunistas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline CRICA

• Nível 08
  • *
« Resposta #49 Online: 19 de Setembro de 2007, 20:44:23 »
bão...ocêis querem continuar então vamo lá...
mas agora eu vô partir pro lado da "zueira" mesmo...
vejam só a minha fotinha...podem perguntar pra Lela e pra Emily que me conhecem, pois sou eu de verdade ! não sou fake não !
sou euzinha em carne e osso (bem mais carne que osso, hehe)
olha só...quanta beleza !
olha só que carinha de boa gente (assim diz a Emily) tudo falsidade aff!

fala sério aí ô povinhu do bem...dá pra me chamar de aidética ???
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah aha... :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!