Quem diz que no passado era mais fácil encontrar um amor sincero com certeza nunca leu Machado de Assis.
Olha, leio pouco, mas se me lembro bem o Memórias Póstumas mostra um cara que viveu e morreu amando a mesma mulher.
Não existe isso de que há 50 ou a 500 anos atrás o amor fosse mais sincero, mais puro, isso é um mito, e a história e literatura estão aí para derrubá-lo. Haviam casamentos por conveniência - assim como hoje, havia traição - assim como hoje, havia sexo sem amor - assim como hoje.
Que as pessoas que defendam essas qualidades pro "amor antigo" argumentem haha, que fique claro, eu não disse nada disso. Também não aceito essa sua premissa de que não há amor havendo sexo sem amor, casamento por conveniência e traição.
Sobre a história derrubar o mito de que antes os amores eram "melhores"... nem que o mundo fosse um "Big Brother" irias ter conhecimento suficiente. Sempre existem os "poucos centímetros cúbicos de liberdade" da cachola e se esses não existirem nas suas evidências(um diário talvez?) ainda assim recorreria que suas provas não tem representatividade nenhuma se for ver o "universo" que você pretende analisar.
Ilíada de Homero. A guerra de Tróia começou por causa de uma traição,
O cara podia escolher entre o que quisesse e escolheu o amor de uma mulher!
Os Homo sapiens de hoje são idênticos aos de séculos atrás, nossos sentimentos são idênticos aos sentimentos deles, amamos como eles e odiamos como eles.
Você realmente acha que sentimos como eles? Eu não sinto como você, quem dirá pessoas com tantos conceitos diferentes. Talvez a base biológica seja parecida e apenas ela.
Ps.: Gostei do texto