Autor Tópico: Encontrar um amor: hoje em dia é difícil ?? Por que ??  (Lida 5747 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Encontrar um amor: hoje em dia é difícil ?? Por que ??
« Resposta #50 Online: 04 de Janeiro de 2007, 18:10:36 »
Quem diz que no passado era mais fácil encontrar um amor sincero com certeza nunca leu Machado de Assis.

Olha, leio pouco, mas se me lembro bem o Memórias Póstumas mostra um cara que viveu e morreu amando a mesma mulher.

O problema é que essa mulher era casada. Brás Cubas era o amante de Virgília.

Que as pessoas que defendam essas qualidades pro "amor antigo" argumentem haha, que fique claro, eu não disse nada disso. Também não aceito essa sua premissa de que não há amor havendo sexo sem amor, casamento por conveniência e traição.

Eu não disse que não havia amor. Disse todos os "pecados" que existem hoje sempre existiram, não são invenção do século XX.

Sobre a história derrubar o mito de que antes os amores eram "melhores"… nem que o mundo fosse um "Big Brother" irias ter conhecimento suficiente. Sempre existem os "poucos centímetros cúbicos de liberdade" da cachola e se esses não existirem nas suas evidências(um diário talvez?) ainda assim recorreria que suas provas não tem representatividade nenhuma se for ver o "universo" que você pretende analisar.

Sem dúvida, mas isso vale para ontem e para hoje. Tomei a história e a literatura como evidências porque são o material que temos de disponível para entender a cultura daquelas épocas.

O cara podia escolher entre o que quisesse e escolheu o amor de uma mulher!

Só usei esse exemplo para mostrar que desde os tempos de Homero a traição existia.

Você realmente acha que sentimos como eles? Eu não sinto como você, quem dirá pessoas com tantos conceitos diferentes. Talvez a base biológica seja parecida e apenas ela.

É exatamente da base biológica que estou falando. Eu e você não sentimos as coisas exatamente iguais porque nosso background cultural e nossas experiências são diferentes. Nesse sentido há diferenças na forma que pessoas de diferentes culturas e diferentes épocas sentem as coisas. Mas eu ainda acho que há muito mais semelhanças do que diferenças, pois a parte biológica das nossas emoções é muito grande. No fundo é tudo hormônios indo de um lado para outro. Por que você acha que ainda hoje, milhares de anos depois, ainda é possível para nós nos identificarmos com o amor de Helena e de Páris? Ou com os ciúmes e o desejo de vingança de Menelau? Ou com o amor fraterno que Páris e Heitor sentiam entre si? Nenhum desses sentimentos se perdeu com o tempo. Se tivesse ninguém entenderia a mitologia grega hoje.

Ps.: Gostei do texto :)

Obrigado!
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 18:13:15 por Chosen One »

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #51 Online: 04 de Janeiro de 2007, 18:19:13 »

Eu não me visto como as mulheres da Globo, mas… As que se vestem assim são as mais valorizadas pelos homens em geral… A maioria dos homens estão atrás somente de aparências, não são só as mulheres.
E geralmente as mulheres inteligentes e que não se preocupam demais com as aparências são trocadas pelas sem conteúdo…

A mídia diz o tempo inteiro como uma mulher deve se vestir para ser atraente, se você não se veste como a mídia entende sexy, é "carta fora do baralho", é a triste realidade.

Betty a feia do SBT  e' uma excecao ? ')

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 04 de Janeiro de 2007, 18:30:22 »
E se a mulher em questão gostar de se esfregar em todos por aí? Por que isso seria errado?

E porque seria certo? Porque ela tá afim e pronto?
Não acho que uma mulher assim seja "feliz" (por falta de outra palavra...). Tem todos e não tem ninguém.E nem acho que ela consiga fazer alguém "feliz".
Ou ela não tem esse objetivo?! Ou nem pensa nisso?

Não sei. Não consigo usar de empatia para entender esse tipo de atitude seja em mulheres ou em homens. Neste caso só consigo "julgar" por mim...prefiro a qualidade do que a quantidade. Não  consigo colocar-me na pele de uma pessoa assim. Não estou aqui criticando o modo de ser de ninguém, mas eu sentiria um vazio enorme.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 04 de Janeiro de 2007, 18:37:09 »
"Leila Diniz tinha uma ótima sobre o assunto: "Dou para todo mundo, mas não dou para qualquer um".

Que sorte a dela de ter encontrado e dado para tantos homens especiais.....

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 04 de Janeiro de 2007, 18:55:59 »
Ah... quer saber? Nem é difícil assim encontrar o amor... a questão é que nem sempre estamos dispostos a abdicar de algumas coisas em função disto.
Pra começo de conversa, amor, nem deveria ser uma meta e sim uma direção.  Definir o amor como meta implica em querer que a outra parte se molde a expectativa que criamos... as coisas não funcionam (mais) assim. Amar significa comprar o pacote todo, com virtudes e defeitos... se quisermos ficar só com as virtudes então o nome disto é qualquer outra coisa, menos amor.

Luz

• Visitante
« Resposta #55 Online: 04 de Janeiro de 2007, 19:08:52 »
"Fala sério! Que diabos há de errado com a mulher fogosa e safada? Que tipo de mulher você espera pegar com carro novo - a virgem santa?"

Espera aí Luz…nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Acho que pra tudo tem que ter um meio termo. Esta "fogosa e safada" que você fala aí não é a mesma "fogosa e safada" que o Fabolous tá falando…
Sem querer ofender ninguém ("cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"), uma coisa é você ser fogosa e safada com seu parceiro, outra coisa é ser fogosa e safada com um monte de homens numa noite só…
Será que estou sendo um pouco moralista? Acho que não. :?

Estou com o Dbohr e o Spitfire. É o que chamo da eterna maldição da virgem santa! O protótipo da "mulher direita" gira sempre em torno da conduta sexual, como se todo suposto valor que uma mulher pudesse ter se medisse apenas por isso. E o pior é que as próprias mulheres acabam se medindo por esse medida estreita.

Não se espera, e nem a mulher espera, que uma mulher sinta desejo, que tenha fantasias, que perca o controle, que se aventure, que busque pela conquista ou pela satisfação sexual. O que se espera de uma mulher, direita claro, é que ela busque sempre por satisfação sentimental no menor número possível de parceiros em relacções estáveis com homens especiais e que seja sempre leal e fiel em todos os seus relacionamentos. E sempre se espera de todas as mulheres que elas sejam direitas.

Essa aura de santa que vive tentando nos enquadrar em exemplos de virtude, os mais variados é um peso muito grande. Não é nada fácil agir sempre dentro do que se espera e ter que estar sempre dentro dos limites até para errar.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Janeiro de 2007, 19:29:56 »
Luz,
Eu não discordo do Dbohr, do Spitfire e nem de você.
Cada mulher é uma mulher e cada um sabe de si…etc…Só quis dizer que para mim pessoalmente esse tipo de atitude é agressiva. Eu estaria traindo a mim mesma (e não às convenções sociais!) e ao meu modo de ser agindo como algumas mulheres agem. O que é bom para uns não é bom para outros…

"Não é nada fácil agir sempre dentro do que se espera e ter que estar sempre dentro dos limites até para errar."

Eu que o diga! Sei bem o que é isto e quanto custa.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 19:32:56 por Alegra »

rizk

• Visitante
« Resposta #57 Online: 04 de Janeiro de 2007, 19:58:56 »
Sabem por que os românticos e os neoclássicos gostavam tanto de falar sobre o passado? Pelo mesmo motivo que nós! Por que eles acreditavam viver em períodos de corrupção moral e perda dos valores, e tinham essa mesma idealização escapista do passado, acreditando que houveram tempos mais puros, mais bonitos e mais verdadeiros. Isso desde o século XVII! O que me leva a crer que não são os tempos que estão mudando, muito pelo contrário, tudo continua na mesma. Os Homo sapiens de hoje são idênticos aos de séculos atrás, nossos sentimentos são idênticos aos sentimentos deles, amamos como eles e odiamos como eles. E o instinto sexual que a natureza nos deu é tão forte quanto o deles. E outro sentiemnto que também compartilhamos com o passado é esses sentimento de nostalgia, de melancolia, essa sensação de que vivemos em um mundo em decadência, de um mundo que já foi melhor - esse mesmo sentimento é o que faz os idosos de hoje lembrarem com tanta saudade de suas pipas e piões e criticarem a juventude com seus videogames, dizendo que os jovens estão se perdendo. Bobagem. Esse é só o sentimento de que nós mesmos estamos envelhecendo, nossa vida ficando mais complicada ao mesmo tempo que se aproximando da morte e quando começamos a sentir falta daqueles tempos mais simples, muitos anos atrás quando éramos só crianças sem preocupações. Sentimos que o mundo mudou. É a nostalgia, na verdade, nós é que mudamos. Ninguém melhor do que um poeta romântico para desvendar o segredo e resolver o enigma do passado sem data puro e inocente: "Ai que saudade da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais…"
Muito VERDADE isso amigo.

Acho que, pra todos os efeitos, as pessoas semelhantes eventualmente se encontram e se reconhecem. E digo mais, DIGO MAIS, quem está insatisfeito com a própria vida amorosa é porque é uma pessoa desinteressante, que não satisfaz nem aos seus próprios padrões - mesmo que temporariamente, em caráter de "má fase".., mas que é, é.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 04 de Janeiro de 2007, 20:44:45 »
Pois eu não sinto saudades do passado... sinto apenas não poder viver mais e ver coisas que hoje sequer sonhamos... e penso que vivemos melhor do que viveram aqueles que a 50 anos atrás tinham a nossa idade. Não podemos perder nossos ideais olhando para o passado e achando que no passado era melhor... não era coisíssima nenhuma.   :wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 04 de Janeiro de 2007, 21:06:51 »
Pois eu não sinto saudades do passado… sinto apenas não poder viver mais e ver coisas que hoje sequer sonhamos… e penso que vivemos melhor do que viveram aqueles que a 50 anos atrás tinham a nossa idade. Não podemos perder nossos ideais olhando para o passado e achando que no passado era melhor… não era coisíssima nenhuma.   :wink:

Toda vez que eu vejo alguém falando "hoje em dia isso é assim", "hoje em dia isso é assado" eu entendo que implicitamente a pessoa está dizendo que no passado era diferente. É claro que eu entendo que as coisas mudam, que o mundo 50 anos atrás não era igual ao mundo hoje, mas os protagonistas do mudno não são as coisas, são as pessoas, e as pessoas não mudam tanto em 50 anos. A sociedade pode mudar, coisas que não eram bem aceitas antes podem ser toleradas hoje, mas o ser humano é o mesmo, no que diz respeito a nossas emoções e à maneira como conduzimos nossa vida tudo o que existe hoje existe desde sempre. Há 50 anos existiam gays, lésbicas, homens promíscuos, mulheres promíscuas, ficar, masturbação, existia tudo, só era mais escondido. Basta dar uma olhada nos estudos de Kinsey sobre o comportamento sexual humano, feito nos anos 50, e ver que as coisas não mudaram tanto quanto muita gente imagina de lá para cá.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #60 Online: 04 de Janeiro de 2007, 21:20:16 »
Quem diz que no passado era mais fácil encontrar um amor sincero com certeza nunca leu Machado de Assis.

Olha, leio pouco, mas se me lembro bem o Memórias Póstumas mostra um cara que viveu e morreu amando a mesma mulher.

O problema é que essa mulher era casada. Brás Cubas era o amante de Virgília.

Problema?

Que as pessoas que defendam essas qualidades pro "amor antigo" argumentem haha, que fique claro, eu não disse nada disso. Também não aceito essa sua premissa de que não há amor havendo sexo sem amor, casamento por conveniência e traição.

Eu não disse que não havia amor. Disse todos os "pecados" que existem hoje sempre existiram, não são invenção do século XX.

Então isso é só um comentário? Não faz parte do foco de que "Quem diz que no passado era mais fácil encontrar um amor sincero está errado"?

Sobre a história derrubar o mito de que antes os amores eram "melhores"… nem que o mundo fosse um "Big Brother" irias ter conhecimento suficiente. Sempre existem os "poucos centímetros cúbicos de liberdade" da cachola e se esses não existirem nas suas evidências(um diário talvez?) ainda assim recorreria que suas provas não tem representatividade nenhuma se for ver o "universo" que você pretende analisar.

Sem dúvida, mas isso vale para ontem e para hoje. Tomei a história e a literatura como evidências porque são o material que temos de disponível para entender a cultura daquelas épocas.
[/quote]

Eu vejo tantas variáveis que acabo não dando muito crédito, nesse caso. Será que esse método se aplica aqui? Precisariamos de uma interpretação perfeita dos autores e depois, através de alguma coisa, compreender quanto e de que forma ela altera as percepções e sentimentos... não levo muito a sério esse caminho não, mas seria interessante estuda-lo.

Você realmente acha que sentimos como eles? Eu não sinto como você, quem dirá pessoas com tantos conceitos diferentes. Talvez a base biológica seja parecida e apenas ela.

É exatamente da base biológica que estou falando. Eu e você não sentimos as coisas exatamente iguais porque nosso background cultural e nossas experiências são diferentes. Nesse sentido há diferenças na forma que pessoas de diferentes culturas e diferentes épocas sentem as coisas.

Ué, você concorda comigo?!

Mas eu ainda acho que há muito mais semelhanças do que diferenças, pois a parte biológica das nossas emoções é muito grande. No fundo é tudo hormônios indo de um lado para outro. Por que você acha que ainda hoje, milhares de anos depois, ainda é possível para nós nos identificarmos com o amor de Helena e de Páris? Ou com os ciúmes e o desejo de vingança de Menelau? Ou com o amor fraterno que Páris e Heitor sentiam entre si? Nenhum desses sentimentos se perdeu com o tempo. Se tivesse ninguém entenderia a mitologia grega hoje.

Não, eu não acredito que sejam hormônios indo de um lado pro outro e eu também me identifico com um chipamzé catando piolho ou uma cadela dando o peito. O grosso do instinto não é o amor de que falo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #61 Online: 04 de Janeiro de 2007, 21:31:05 »
Vou dar um exemplo de como conceitos podem mudar a questão do amor. Sei de que podem concluir muitas coisas disso, mas não busco a conclusão postando aqui, só a análise.

Quantos céticos com mais de 5 anos de casado frequentam o CC?

Na época de ouro do GVA(forum de crenças e tudo mais) de vinte que frequentavam uns 12 eram casados e uns 8 há mais de 5 anos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 04 de Janeiro de 2007, 21:38:00 »
Problema?

Veja abaixo.

Então isso é só um comentário? Não faz parte do foco de que "Quem diz que no passado era mais fácil encontrar um amor sincero está errado"?

O que quero mostrar é que tudo o que é comum hoje que poderia servir de pretexto para alguém pensar que hoje encontrar um amor sincero é mais difícil do que no passado também existia no passado. Ou seja, hoje não é mais difícil do que antes encontrar um amor sincero, as dificuldades são as mesmas.

Eu vejo tantas variáveis que acabo não dando muito crédito, nesse caso. Será que esse método se aplica aqui? Precisariamos de uma interpretação perfeita dos autores e depois, através de alguma coisa, compreender quanto e de que forma ela altera as percepções e sentimentos… não levo muito a sério esse caminho não, mas seria interessante estuda-lo.

Não estamos falando de poesia. Estamos falando de histórias contadas, que embora contenham metáforas, elementos de estilística e trechos que contenham múltiplas interpretações, contêm também muita informação concreta e objetiva. Na tragédia de Sófocles, quando se diz Édipo dormiu com a sua mãe não cabem múltiplas interpretações da palavra mãe.

Não, eu não acredito que sejam hormônios indo de um lado pro outro e eu também me identifico com um chipamzé catando piolho ou uma cadela dando o peito. O grosso do instinto não é o amor de que falo.

Se você se identifica até com chimpanzé catando piolho e cadela dando o peito, então qual é a dificuldade em acreditar que nossas emoções têm uma base biológica fortíssima? Inclusive no que tange ao amor, aliás, amor é algo profundamente instintivo, é o nosso corpo tentando nos ligar a um parceiro sexual e nos manter ligados a ele por tempo suficiente para podermos criar uma prole até a idade adulta. Amor não é uma questão meramente cultural, é muito mais genética. Tanto que pessoas de culturas totalmente diferentes podem se apaixonar.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #63 Online: 04 de Janeiro de 2007, 22:05:05 »

O que quero mostrar é que tudo o que é comum hoje que poderia servir de pretexto para alguém pensar que hoje encontrar um amor sincero é mais difícil do que no passado também existia no passado. Ou seja, hoje não é mais difícil do que antes encontrar um amor sincero, as dificuldades são as mesmas.

Você diz que antes da urbanização os "obstáculos para o amor"(ficou poético xD) eram os mesmos? Vixe, mas tem tanta coisa nova que chegam a falar que os modelos que a TV exporta matam a variedade cultural. Aliás, eu nem vejo o que você citou como obstáculo haha

Eu vejo tantas variáveis que acabo não dando muito crédito, nesse caso. Será que esse método se aplica aqui? Precisariamos de uma interpretação perfeita dos autores e depois, através de alguma coisa, compreender quanto e de que forma ela altera as percepções e sentimentos… não levo muito a sério esse caminho não, mas seria interessante estuda-lo.

Não estamos falando de poesia. Estamos falando de histórias contadas, que embora contenham metáforas, elementos de estilística e trechos que contenham múltiplas interpretações, contêm também muita informação concreta e objetiva. Na tragédia de Sófocles, quando se diz Édipo dormiu com a sua mãe não cabem múltiplas interpretações da palavra mãe.

As palavras falam demais, mas não chega a tanto. Será que mesmo Édipo em coito saberia definir o que sentia com precisão?(Não é apenas sexo, lembra?) Ou como ele chegou naquele sentimento?

Se você se identifica até com chimpanzé catando piolho e cadela dando o peito, então qual é a dificuldade em acreditar que nossas emoções têm uma base biológica fortíssima? Inclusive no que tange ao amor, aliás, amor é algo profundamente instintivo, é o nosso corpo tentando nos ligar a um parceiro sexual e nos manter ligados a ele por tempo suficiente para podermos criar uma prole até a idade adulta. Amor não é uma questão meramente cultural, é muito mais genética. Tanto que pessoas de culturas totalmente diferentes podem se apaixonar.

Você esta preso pelo que seus instintos decidem ou você decide e da definida abertura para seus instintos agirem? Ai está a diferença.

É no momento entre a decisão e o aflorar do sentimento que entram os conceitos culturais que fazem toooooda diferença.

Ah, eu vejo diferença entre amor e paixão.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2007, 22:43:33 por Tarcísio »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 04 de Janeiro de 2007, 23:25:07 »
Você diz que antes da urbanização os "obstáculos para o amor"(ficou poético xD) eram os mesmos? Vixe, mas tem tanta coisa nova que chegam a falar que os modelos que a TV exporta matam a variedade cultural. Aliás, eu nem vejo o que você citou como obstáculo haha

É tudo igual porque embora nosso modo de vida tenha mudado a natureza humana não mudou. Por dentro ainda somos a esma coisa.

As palavras falam demais, mas não chega a tanto. Será que mesmo Édipo em coito saberia definir o que sentia com precisão?(Não é apenas sexo, lembra?) Ou como ele chegou naquele sentimento?

E precisa? Uma boa história não precisa citar tudo com precisão, pois o autor sabe que nós, como humanos iguais a ele que somos, podemos preencher certas lacunas com nossas próprias impressões, nossos próprios sentimentos. Sófocles não precisaria dizer que Édipo faz amor porque tem desejo. Nós sabemos disso porque somos humanos e sabemos que uma coisa está relacionada com a outra. E a história faz sentido, mesmo com nosso background cultural sendo diferente.

Você esta preso pelo que seus instintos decidem ou você decide e da definida abertura para seus instintos agirem? Ai está a diferença.

É no momento entre a decisão e o aflorar do sentimento que entram os conceitos culturais que fazem toooooda diferença.

Ah, eu vejo diferença entre amor e paixão.

Os instintos decidem para você. Se fosse tão fácil você tomar as decisões e dar margem ou não para seus instintos agirem nossa vida seria muito mais fácil. Eu diria: "Vou fazer dieta" e em vez de ser tentado a comer porcaria em vez de seguir minha decisão eu simplesmente faria dieta e pronto. São os instintos que tomam as decisões, mas a nossa razão pode se manifestar através da força de vontade para tentar bloquear nossos impulsos instintivos.

Os conceitos culturais vão entrar é em para onde vamos querer dobrar nossos instintos, em uma cultura que valorize a gordura, em vez de a magreza eu não decidiria fazer dieta e não teria problemas em me controlar.

Eu também diferencio entre amor e paixão, para mim a paixão é o princípio, que leva um homem a se atrair por uma mulher, e vice-versa, e o amor é um sentimento de natureza menos sexual que emerge depois, conforme a paixão vai se diluindo.

danieli

• Visitante
« Resposta #65 Online: 05 de Janeiro de 2007, 00:22:28 »
Me lembrei de um conselho que uma mulher deu pra minha mãe quando ela estava se separando:

- O amor dura enquanto o dinheiro não acaba-

Achei graça naquele dia (isso fazem 11 anos atrás, eu tinha respectivamente 9 aninhos...) e pensei claramente na minha cabeça. Que merda tem haver dinheiro com amor, hoje em dia noto que não era propriamente com a bufunfa que a mulher falava, mas sim de tantas outras coisas que rodeiam um relacionamento.
A respeito disso passei alguns anos refletindo, e cheguei a conclusão que esse amor de novela é impossível. Totalmente impossível. Talvez o que há de mais complexo dentro de um relacionamento é a capacidade que um tem de observar e entender os defeitos que há no outro, e por conseqüência saber valorizar o que há de melhor no outro.
Eu sei que isso parece receita de livro de "Como conquistar quem você quer em 10 dias". Mas... É a verdade. Nem sempre agimos de acordo com o que o outro espera de nós e essa frustação proporciona as inumeras separações. Agora pensando com toda a sensatez, é muito difícil encontrar alguém que de alguma maneira complete e faça uma diferença positiva nessa vida (bom na minha pelo menos é...).

Luz

• Visitante
« Resposta #66 Online: 05 de Janeiro de 2007, 00:28:38 »
Luz,
Eu não discordo do Dbohr, do Spitfire e nem de você.
Cada mulher é uma mulher e cada um sabe de si…etc…Só quis dizer que para mim pessoalmente esse tipo de atitude é agressiva. Eu estaria traindo a mim mesma (e não às convenções sociais!) e ao meu modo de ser agindo como algumas mulheres agem. O que é bom para uns não é bom para outros…

"Não é nada fácil agir sempre dentro do que se espera e ter que estar sempre dentro dos limites até para errar."

Eu que o diga! Sei bem o que é isto e quanto custa.

Acho que todo mundo tem suas próprias convenções pessoais. Condutas nas quais se enquadra porque se sente mais confortável consigo mesmo. Também tenho as minhas, mas não sou muito convencional no julgamento da sexualidade alheia, não.  :)

Nem sei bem ao certo o que acho certo ou errado, para falar a verdade. Eu não diferencio a safada A da safada B pela conduta sexual no particular, acho até que diferencio mais pelas condutas pessoais no geral, para ser sincera.

Aliás, a safadeza é uma palavra que não combina muito com a sexualidade, na minha opinião. E quando combina soa mais como elogio que como expressão pejorativa. Safada, no sentido pejorativo para mim significa aquela que mente, que engana e que finge. E não a liberada mulher direita.  :lol:

Claro que existem casos e casos, a amiga que se esfrega em todo mundo, por exemplo, é uma caso complicado, porque invade a privacidade dos outros sem pedir licença, colocando as pessoas num jogo que não sabe se elas querem participar. É até uma conduta meio anti-social. A liberação também precisa antes pedir permissão.  ::)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Janeiro de 2007, 01:49:34 »
preceitos morais não têm que ter justificativas. são o que são, e pronto.

por que motivo me desagrada a idéia de matar alguém, ou de ser comido por outro homem? sei lá. e não é por não achar algum motivo lógico que eu vou começar a fazer essas coisas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 05 de Janeiro de 2007, 03:48:54 »
Preceitos morais são datados… e regionalizados. O que vale aqui, pode não valer um vintém furado do outro lado do oceano… o que vale hoje, pode não valer nada daqui a 50 anos. 

São o que são... agora... amanhã poderão não mais ser.  :wink:
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2007, 03:51:04 por Spitfire »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 05 de Janeiro de 2007, 06:01:37 »
o que não quer dizer que não devamos nos apegar aos nossos.
por que é desumano que se bote um sujeito a trabalhar por 16 horas diárias? por uma questão empática. nos colocamos no lugar do sujeito e não suportaríamos trabalhar 16 horas diárias. é uma disposição que não temos, mas gente de outra cultura, de outro lugar, pode ter. culturas diferentes tem, é claro, valores diferentes, o que não invalida os de cada uma.

por que me apego aos meus valores morais? por que insisto em não apreciar o sexo entre homens, ou em não querer ter uma relação amorosa com uma moça que se acostumou a dar pra quatro sujeitos por noite?  vai ver é uma questão de querer preservar alguma identidade. não dá pra viver sem uma, o mundo vai pelo ralo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #70 Online: 05 de Janeiro de 2007, 10:22:02 »
E se a mulher em questão gostar de se esfregar em todos por aí? Por que isso seria errado?

E porque seria certo? Porque ela tá afim e pronto?
Não acho que uma mulher assim seja "feliz" (por falta de outra palavra…). Tem todos e não tem ninguém.E nem acho que ela consiga fazer alguém "feliz".
Ou ela não tem esse objetivo?! Ou nem pensa nisso?

Só quem pode dizer é essa mulher teórica. E esse é todo o meu ponto: também acho difícil que alguém persista nisso a vida inteira, mas não nego a possibilidade.

Por que um comportamento desses seria certo? Porque ela pode ter padrões culturais diferentes dos que estamos acostumados. Porque, se ela tiver um mínimo de noção, vai abrir o jogo e deixar bem claro que não está procurando compromisso e que se dará a liberdade de sair e transar com outros homens quando ela quiser. Entra no jogo quem topar as regras.

Claro está, se ela não abrir o jogo, eu ao menos consideraria uma sacanagem, porque (1) gosto de honestidade e (2) gosto de exclusividade. Nessa ordem :-)

Não sei. Não consigo usar de empatia para entender esse tipo de atitude seja em mulheres ou em homens. Neste caso só consigo "julgar" por mim…prefiro a qualidade do que a quantidade. Não  consigo colocar-me na pele de uma pessoa assim. Não estou aqui criticando o modo de ser de ninguém, mas eu sentiria um vazio enorme.

Eu também não gosto de me envolver com mulheres assim - mesmo as que são francas - porque gosto de exclusividade. Mas para quem não se importa, que vá fundo :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #71 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:18:46 »
Por que um comportamento desses seria certo? Porque ela pode ter padrões culturais diferentes dos que estamos acostumados. Porque, se ela tiver um mínimo de noção, vai abrir o jogo e deixar bem claro que não está procurando compromisso e que se dará a liberdade de sair e transar com outros homens quando ela quiser. Entra no jogo quem topar as regras.

Por que um comportamento desses estaria errado? Porque existem conveções "não escritas" que todos seguem. Porque a atitude dela é invasora, faz o que quer, sem pedir permissão. Porque ela age como deseja, sem respeitar o que os outros desejam. Arma uma jogo de sedução e coloca a todos nele mesmo que não queiram parcticipar. Ela não pergunta se você quer participar, inicia a partida e vai para cima.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #72 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:20:29 »
Espere - estou presumindo justamente isso, o consentimento entre as partes :-)

Se não há consentimento mútuo, há enganação e aí está errado.

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:22:48 »
Espere - estou presumindo justamente isso, o consentimento entre as partes :-)

Se não há consentimento mútuo, há enganação e aí está errado.

Bem, eu achei que estávamos falando do caso da "mulher gato" que se esfrega em todo mundo!  :lol:  Do que mesmo estamos falando?  ::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #74 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:27:56 »
A mulher-gato foi citada como mau exemplo. Eu relativizei o mau exemplo, imaginando uma situação em que isso não necessariamente seria errado.

A mulher-gato sem noção, que se esfrega em todo mundo que encontra é realmente incômoda. Mas na situação-limite hipotética em que os alvos da mulher-gato conhecem e não se importam com esse hábito, não haveria erro.

A mulher-gato pode também não perceber que está sendo incômoda. Nesse caso uma chamada poderia resolver - não é divertido ver o seu espaço pessoal violado. Ela pode também não se importar de ser incômoda. E nesse caso, que arque com as conseqüências da exclusão social que quase certamente virá.

Viva pelo seu estilo, morra por ele :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!