Você diz que antes da urbanização os "obstáculos para o amor"(ficou poético xD) eram os mesmos? Vixe, mas tem tanta coisa nova que chegam a falar que os modelos que a TV exporta matam a variedade cultural. Aliás, eu nem vejo o que você citou como obstáculo haha
É tudo igual porque embora nosso modo de vida tenha mudado a natureza humana não mudou. Por dentro ainda somos a esma coisa.
As palavras falam demais, mas não chega a tanto. Será que mesmo Édipo em coito saberia definir o que sentia com precisão?(Não é apenas sexo, lembra?) Ou como ele chegou naquele sentimento?
E precisa? Uma boa história não precisa citar tudo com precisão, pois o autor sabe que nós, como humanos iguais a ele que somos, podemos preencher certas lacunas com nossas próprias impressões, nossos próprios sentimentos. Sófocles não precisaria dizer que Édipo faz amor porque tem desejo. Nós sabemos disso porque somos humanos e sabemos que uma coisa está relacionada com a outra. E a história faz sentido, mesmo com nosso background cultural sendo diferente.
Você esta preso pelo que seus instintos decidem ou você decide e da definida abertura para seus instintos agirem? Ai está a diferença.
É no momento entre a decisão e o aflorar do sentimento que entram os conceitos culturais que fazem toooooda diferença.
Ah, eu vejo diferença entre amor e paixão.
Os instintos decidem para você. Se fosse tão fácil você tomar as decisões e dar margem ou não para seus instintos agirem nossa vida seria muito mais fácil. Eu diria: "Vou fazer dieta" e em vez de ser tentado a comer porcaria em vez de seguir minha decisão eu simplesmente faria dieta e pronto. São os instintos que tomam as decisões, mas a nossa razão pode se manifestar através da força de vontade para tentar bloquear nossos impulsos instintivos.
Os conceitos culturais vão entrar é em para onde vamos querer dobrar nossos instintos, em uma cultura que valorize a gordura, em vez de a magreza eu não decidiria fazer dieta e não teria problemas em me controlar.
Eu também diferencio entre amor e paixão, para mim a paixão é o princípio, que leva um homem a se atrair por uma mulher, e vice-versa, e o amor é um sentimento de natureza menos sexual que emerge depois, conforme a paixão vai se diluindo.