Autor Tópico: Corujão do Clube Cético  (Lida 289510 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Corujão do Clube Cético
« Resposta #4050 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:04:21 »
:histeria:

Desisto!
Vocês querem corromper a única forista ainda inocente??   :quase-anjo:

Não queremos... Você deveria saber que é inerente ao 'ser ateu' não ser inocente...  :twisted:

Sinto muito, Jeanioz, mas a Flávia já tem dono...

Putz, os ingleses estão invadindo o território nerd e tomando nossas mulheres!

Irmãos, às armas!!! :biglol:

::) Depois diz que estou empreendendo uma cruzada contra você... aham... sim, sim... Jean, se você quer que nós te ajudemos, é só falar... O inglês ainda não desembarcou no país... tá em tempo... :twisted:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4051 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:07:27 »
.......SAGAN DO CÉU!!
Vejam este vídeo, está como favorito de uma amiga minha no Orkut:

COMO ALGUÉM PODE LEVAR ISSO A SÉRIO?????? é absurdo!! :medo:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4052 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:19:31 »
:medo:

Poxa, Flávia!! Eu parei no meio de "Undenied" pra ver esse vídeo!!! A voz do homem é irritante. As besteiras que ele diz me deram náuseas. Poxa. :(

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #4053 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:25:05 »
Bem, assisti sem áudio, lendo a legenda, na verdade fiquei rindo, é típico literalista bíblico e sem mais.
Acontece o mundo todo que gostam a fazer julgamento com outros que estão errados os seus costumes.
Outro o problema, a pessoa inocente vai levar muito sério o vídeo.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4054 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:28:52 »
Mas eu confesso: esse deus daí me deu medo... :medo:

Lembrei de quando era criança e ficava morrendo de medo quando cantava a seguinte musiquinha:
"Cuidado mãozinha no pegar, cuidado mãozinha no pegar
Porque papai do céu está olhando pra você, cuidando mãozinha no pegar...

Cuidado olhinho no olhar, cuidado olhinho no olhar.
Porque papai do céu está olhando pra você, cuidado olhinho no olhar...

(...)"

Essa música era traumática para crianças de 5 anos que tentavam ter uma infância ligeiramente feliz (repleta de traquinagens... ::)).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4055 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:43:28 »
Como dizia George Carlin, o homem invisível que mora no céu tem lugar especial cheio de fogo, e fumaça, e queimaduras, e tortura, e angústia onde ele vai nos mandar para viver, e sofrer, e queimar, e sufocar, e gritar, e chorar para sempre e sempre até o fim dos tempos... mas ele ama a gente...  :hihi:

...ama e precisa de DINHEIRO!

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4056 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:47:32 »

Eu estou melhor sozinha, obrigado. :hihi:

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4057 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:55:40 »
Dá medo mesmo. Duas amigas minhas, evangélicas, gostaram do vídeo.
A minha esperança é que elas gostem mais ainda dos vídeos do Sagan que vou levar agora para elas  :hihi:
Já falei que não quero convertê-las, apenas colocar um pouco de ceticismo na vida delas, e que isso faz bem.  ::)

e quem saaaabeee com o teeeempo....ok, parei.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4058 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 02:04:28 »
AAAAAAAAAAHH!!! :histeria: :histeria:
Não creio. Sempre achei que minhas amigas fossem crentes diferentes. ::)

Flavia (bah) diz:
http://www.bibliadocetico.net/contradi.htm
Flavia (bah) diz:
tche, só veja a quantidade de coisas q tem aí
XX diz:
só tenho uma coisa pra dizer
XX diz:
depende da interpretaçao da pessoa
Flavia (bah) diz:
tudo isso?
XX diz:
Deus é amor, segundo o melhor das Escrituras e sempre foi o mesmo Deus desde a eternidade, mas tolerou que os judeus o imaginassem segundo a dureza de seus políticos e malvados corações, porque naquela época os homens não poderiam serví-lo por amor, apenas por medo e interesse, como, aliás, até hoje. O Deus-Amor de Jesus nada tem a ver com aquela idéia furibunda e vingativa atribuída ao Jeová dos
XX diz:
dos Exércitos. Por isso a Bíblia é um livro muito perigoso por causa dos fanáticos de plantão de todas as eras, devido aos precedentes criados para todos os horrores imagináveis, como os maus cristãos fizeram na chamada "Santa Inquisição", torrando inocentes na fogueira em nome do Altíssimo. Mas do Deus verdadeiro ninguém zomba. O que plantarmos, mesmo em nome de Deus, haveremos de colher um dia.
XX diz:
Não está escrito? Veja como estamos colhendo hoje em dia tanta violência, tantas guerras injustas, tanta criminalidade. Que busquemos, o mais rapidamente possível, viver debaixo da Graça do Novo Pacto e sua justiça, não daquela "justiça" da Lei de Moisés, a qual, graças a Deus, teoricamente está ultrapassada. Que cada um de nós faça a sua parte aguardando, com paciência, o raiar do novo dia de paz
XX diz:
e concórdia entre todos os povos da terra. Um abraço cristão.
Flavia diz:
de onde vc colou isso?
XX diz:
yahoo

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #4059 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 02:06:57 »
Haha, caso encerrado, Flávia. Seu medo acabou. :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4060 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 02:14:52 »
Eu vi uma ideia muito mais bonita do Deus cristão no livro "Pequeno tratado das grandes virtudes", de André Comte-Sponville. Sponville é ateu, mas ele menciona as ideias da filósofa francesa Simone Weil. Partindo da definição de Leibiniz e Descartes de que Deus é o máximo de perfeição, o máximo de ser e de valor possível, nada poderia lhe fazer falta. Imaginar que Deus precisou criar o universo com algum objetivo, como por exemplo, concluir um obra ou exigir a glória e a babação de ovo de fiéis é não compreender decentemente o conceito de Deus.

O único sentido que poderia justificar a criação do universo e do homem seria o amor, a entrega. Veja só: Deus é o máximo de perfeição. A única maneira de ele criar uma obra maximamente perfeita seria criar uma cópia exata de si... mas nesse caso ele não estaria criando nada de novo. Para criar algo, Deus precisa retirar perfeição, ele precisa literalmente se retirar, se afastar. Precisamos da ausência de Deus para nós mesmos existirem, junto com nosso universo. São os pedacinhos de Deus que faltam que produzem o que ele tem de feio, e mal, e injusto. E por que Deus optou por se distanciar? Segundo Weil simplesmente por amor, um amor desinteressado, um amor no seu sentido mais profundo que é o da renúncia, da entrega, da generosidade.

Para Weil, Deus é fraco, apesar de onipotente. Fraco, pequeno e moribundo. Ele tudo pode, mas abdica, pois o amor é abdicação. Ele não é um Deus glorioso, mas um Deus perseguido, esbofeteado, humilhado e vencido - aí estaria o verdadeiro sentido do cristianismo, do Deus que se sacrifica pela humanidade por amor, do Deus que se mutila para nos amar sem exigir nada em troca - ele não exige nem nosso amor nem nossa fé, já que é perfeito e nada lhe falta, seu amor por nós é desinteressado, é ágape, é doação. :)

Bom, é claro que eu não concordo com Weil quanto à existência desse Deus, mas reconheço que ela tem uma visão bonita e um insight muito interessante do Cristianismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4061 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 02:18:58 »
A propósito, eu amei mais ainda um argumento que Sponville usa para justificar seu ateísmo: ele diz que está livre da pretensão de imaginar que um Deus tão perfeito tenha lhe criado, a humanidade é uma criação tão irrisória que seria faltar com a humildade imaginar que fosse a criação consciente desse deus, que fomos criados somente para ele nos amar.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2009, 02:33:57 por uiliníli »

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4062 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 02:46:32 »
Uíli, simpatizei com esse livro. Valeu por compartilhar essas partes tão boas, quem sabe não o leio! :ok:

Tivemos (eu e minha amiga) uma baita discussão. Dá para ver que ela começa a se desesperar quando toco em certas partes, ela mesma repete coisas que são ridículas para ela mesma. Eu não quero que ela deixe de acreditar, eu quero que ela duvide. E pelo visto, ela está meio abalada já....

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4063 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:13:12 »
Uíli, simpatizei com esse livro. Valeu por compartilhar essas partes tão boas, quem sabe não o leio! :ok:

Tivemos (eu e minha amiga) uma baita discussão. Dá para ver que ela começa a se desesperar quando toco em certas partes, ela mesma repete coisas que são ridículas para ela mesma. Eu não quero que ela deixe de acreditar, eu quero que ela duvide. E pelo visto, ela está meio abalada já....

O livro é realmente maravilhoso :)  como diz o título, é um tratado sobre as virtudes: a polidez, a fidelidade, a temperança, a prudência, a coragem... ao todo são 18 virtudes, até chegar ao amor (se bem que ele diz que a polidez ainda não é uma virtude e que o amor já é algo além disso). O chato é que, como o próprio Sponville diz, falar sobre elas é fácil, o difícil é por em prática na nossa vida diária :lol: Mas eu estou tentando!

Quanto às suas amigas, vai com calma com elas... uma das virtudes do livro é a doçura :P  Mas se você aceita um conselho, uma reflexão que fiz é a seguinte: religião é fé, não razão. Não importa quantos argumentos racionais você der, não importa quanto você as estimule a duvidar, você não vai minar a fé delas. A fé é aquela hidra de 12 cabeças que Hércules enfrentou: a cada cabeça que você corta, nascem duas no lugar. A cada golpe que você dá, mais elas se agarram à crença. Hércules derrotou a hidra imobilizando-a jogando uma grande pedra sobre ela. E eu acredito que também há uma maneira de vencer a fé...

Penso assim: a fé é um porto seguro para o crente. É onde ele encontra conforto, é onde encontra a perspectiva da salvação, é um terreno firme onde elas podem pisar e se sentir seguras. É claro que suas amigas ficaram abaladas com seus argumentos! Afinal, você tirou o chão delas, você literalmente puxou o tapete em que elas estavam apoiadas! Você tirou a ordem do mundo que elas estavam acostumadas e ofereceu caos, vazio, você se preocupou em destruir, mas se esqueceu de construir!

Não é isso que vai fazê-las abandonar a fé. Antes de você procurar apelar para a razão de suas colegas, você precisa providenciar um novo porto seguro para elas, você precisa mostrar que há conforto, moral e salvação fora da fé. Ou seja, antes de combater as outras irracionalidades, você precisa combater a primeira irracionalidade, a mãe de todas as outras: o medo. O primeiro passo é minar o medo da morte - delas próprias e das pessoas que elas amam, o que é uma tarefa difícil, mas que cedo ou tarde todos nós devemos enfrentar. O segundo medo é o medo de nós mesmos, de nós fazermos coisas ruins e mostruosas, e para isso você precisa mostrar que existe ética sem Deus. E assim por diante, você não deve arrancar o chão das suas colegas de uma vez, você não pode eliminar tudo o que elas acreditam e estimam sem dar algo em troca.

Só quando elas tiverem esse algo em troca é que elas vão perceber que não precisam necessariamente da fé, que elas podem viver vidas plenas e felizes sem ela. Assim elas vão perder o medo de questionar, assim finalmente a razão vai fazer algum efeito.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4064 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:24:42 »
Uíli, não quer ir comigo para lá e me ajudar nisso? :lol:
Tô me sentindo mal pois avancei demais hoje. Estava conseguindo faze-las gostar do Carl Sagan e do ceticismo, mas hoje acabei me excedendo. Não queria arrancar a fé dela, mas ... poxa, precisa da Bíblia? :/
Espero recuperar essa confiança na quarta feira, quando vou para lá!
Rezem por mim.
:hihi:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4065 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:39:07 »
AAAAAAAAAAHH!!! :histeria: :histeria:
Não creio. Sempre achei que minhas amigas fossem crentes diferentes. ::)

Flavia (bah) diz:
http://www.bibliadocetico.net/contradi.htm
Flavia (bah) diz:
tche, só veja a quantidade de coisas q tem aí
XX diz:
só tenho uma coisa pra dizer
XX diz:
depende da interpretaçao da pessoa
Flavia (bah) diz:
tudo isso?
XX diz:
Deus é amor, segundo o melhor das Escrituras e sempre foi o mesmo Deus desde a eternidade, mas tolerou que os judeus o imaginassem segundo a dureza de seus políticos e malvados corações, porque naquela época os homens não poderiam serví-lo por amor, apenas por medo e interesse, como, aliás, até hoje. O Deus-Amor de Jesus nada tem a ver com aquela idéia furibunda e vingativa atribuída ao Jeová dos
XX diz:
dos Exércitos. Por isso a Bíblia é um livro muito perigoso por causa dos fanáticos de plantão de todas as eras, devido aos precedentes criados para todos os horrores imagináveis, como os maus cristãos fizeram na chamada "Santa Inquisição", torrando inocentes na fogueira em nome do Altíssimo. Mas do Deus verdadeiro ninguém zomba. O que plantarmos, mesmo em nome de Deus, haveremos de colher um dia.
XX diz:
Não está escrito? Veja como estamos colhendo hoje em dia tanta violência, tantas guerras injustas, tanta criminalidade. Que busquemos, o mais rapidamente possível, viver debaixo da Graça do Novo Pacto e sua justiça, não daquela "justiça" da Lei de Moisés, a qual, graças a Deus, teoricamente está ultrapassada. Que cada um de nós faça a sua parte aguardando, com paciência, o raiar do novo dia de paz
XX diz:
e concórdia entre todos os povos da terra. Um abraço cristão.
Flavia diz:
de onde vc colou isso?
XX diz:
yahoo

O mais interessante da conversa foi aquele seu "tche" :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4066 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:40:04 »
 :biglol:
Eu posto TUUUUUUUUUDOOOO isso e você vai reparar no meu "tche"????

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4067 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:41:16 »
Como todo bom gaúcho! :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4068 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:41:25 »
Vai com calma, Flavinha :P Você precisa realmente que elas gostem de Sagan e tal? Quer dizer, eu sei que para você (e para mim também :hihi: ) Sagan é incrível e é algo que é bonito compartilhar com as pessoas que gostamos, ele nos traz um sentimento de deslumbramento com o universo e vários bons sentimentos... Mas ele não é a única fonte de deslumbramento e bons sentimentos no universo, as suas amigas, por incrível que pareça, encontram isso... na Bíblia! E aposto que elas, que também são suas amigas e também te amam e também se preocupam com você também gostariam muito de compartilhá-la contigo :hihi:

E aí, como é que fica? Você parece menos disposta a aceitar o que elas têm a oferecer do que elas! Imagina como elas se sentem ao ouvir suas críticas pesadas contra a fonte de maravilhamento e deslumbramento delas? Por isso é importante ter delicadeza e cuidado com o assunto. Tudo bem fazer críticas apontar inconsistências, mostrar as coisas perversas e imorais que estão lá dentro, mas isso deve ser feito com cuidado. Mais vale aceitar as suas amigas como elas são, com as crenças que elas têm, do que perdê-las tantando mudá-las. É bom refletir se isso tudo vale a pena, e como eu falei, se você quiser compartilhar com elas a sua visão de mundo, não faça isso destruindo a delas sem oferecer nada no lugar! Em vez disso ajude elas a reformarem a sua visão, tijolo por tijolo, ofereça algo em troca :)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4069 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:51:06 »
Você tem razão, uíli. Vou com calma mesmo. :wink: Valeu pelas dicas  :)

(desculpe não responder o post-livro com outro post-livro, amanhã respondo decentemente! :D )

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4070 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:52:56 »
O que importa é a qualidade e não a quantidade :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4071 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 03:53:50 »
E eu vou dormir :hihi:  Boa noite, pessoal, e durmam com Deus :P
O deus da Simone Weil, que não existe, mas pelo menos é firmeza  :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4072 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 06:27:46 »
Boa noite! :lazy:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4073 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 08:47:34 »
Já falei que não quero convertê-las, apenas colocar um pouco de ceticismo na vida delas, e que isso faz bem.  ::)

Sei... você quer é encapetar as menininhas, admita... ::)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4074 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 09:04:31 »
:biglol:
Eu posto TUUUUUUUUUDOOOO isso e você vai reparar no meu "tche"????

Como todo bom gaúcho! :D

Eu também reparei no tchê, e olha que eu nem sou gaúcho (embora uma forista diga que eu sou mais gaúcho que muitos que ela conhece, né Lela? :P)
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!