Estive conversando com a Lela sobre livros, emprestá-los ou dar para outras pessoas. Minha postura foi de uma mulherzinha apegada aos seus "sapatos", falei que não os emprestava pois nunca me devolviam. E que também não os daria pois era muito apegada, cuidava deles (vocês tem que ver como são lindinhos e branquinhos :'( ) e queria ter uma biblioteca no futuro. Aquele sonho que metade dos nerds (de humanas) tem.
Mas comecei a pensar... Para quê serve um livro se não está sendo lido? Qual é a utilidade de ter duas estantes entulhadas de livros se nenhum deles está cumprindo seu objetivo, fornecer informação?

Até que ponto tenho que espalhar meus livros para todos?
Sei lá, eu sou muito apegada aos meus "queridinhos". Investi minha mesada neles, investi tempo enquanto li e gosto de cuidar deles para o futuro.
Os livros são os meus "sapatos". Compro mais do que consigo ler, leio menos do que precisaria (para ler todos) e passo horas escolhendo.
E aí, o que vale mais: fazer com que o livro "circule" e cumpra seu objetivo de ser lido ou mantê-lo sob vigilância e cuidados especiais para uma possível releitura (sóó no futuro)?