Autor Tópico: pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico  (Lida 8815 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico
« Online: 09 de Janeiro de 2007, 17:32:58 »
E quem mais quiser responder:

O que determina o canon sagrado? Os livros da Bíblia raramente mencionam uns aos outros. Por que devo aceitar um evagelho como válido, só porque as editoras publicam sempre tudo junto na capinha preta?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
Re: pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:00:50 »
O canon Biblico realmente importante é o do novo testamento (que é o pacto atual entre Deus e os homens   <-- conceito cristao)
Que são os livros escritos pelos Apostolos de Jesus
(quer dizer..para o cristão..livro de Maria, irmaos de Jesus, madalena ou qualquer outro não é valido e por isso não entra como livro sagrado)

No antigo testamento é parecido com a dos Judeos
Apesar de que alguns livros que tem na Biblia Judaica..nao tem no velho testamento

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:04:34 »
Aparentemente você não entendeu minha pergunta. Quer reler? TEm alguma parte que eu preciso explicar melhor?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:09:32 »
O que determina o canon Biblico ja disse que é o Autor, ser apostolo ou nao
Se tiver algum livro de algum apostolo ele entra como livro na Biblia

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:12:40 »
então por que o evangelho de Pedro não entra?

ps: ainda não foi o que perguntei, mas deixa eu ir por esse caminho pra explicar com mais facilidade.

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:37:31 »
Explica melhor q eu não entendi realmente então
Vc está falando sobre a veracidade das informações contidas la?

então por que o evangelho de Pedro não entra?

ps: ainda não foi o que perguntei, mas deixa eu ir por esse caminho pra explicar com mais facilidade.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:49:14 »
Não, não estou

Vamos imaginar uma situação hipotética:

Uma editora resolve incluir um livro a mais na Bíblia, vendendo fisicamente dentro da mesma capa. O que determina que ele não pertence ao canon? Como um cristão saberia?

(por favor, não responda com "Deus não permitirá que isso aconteça")

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:57:30 »
Comparação claro

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2007, 19:10:59 »
comparação com o que?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2007, 19:14:23 »
Com outra Biblia
Hoje em dias tem 300 mil versões da Biblia
Algumas com modificações doutrinarias bem gritantes

Luz

• Visitante
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2007, 19:55:37 »
E quem mais quiser responder:

O que determina o canon sagrado? Os livros da Bíblia raramente mencionam uns aos outros. Por que devo aceitar um evagelho como válido, só porque as editoras publicam sempre tudo junto na capinha preta?

As próprias religiões, ou não?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2007, 20:44:12 »
Com outra Biblia
Hoje em dias tem 300 mil versões da Biblia
Algumas com modificações doutrinarias bem gritantes
definitivamente você não me entendeu

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2007, 20:55:12 »
Fundal, e se a primeira Bíblia ganhou livros a mais? Não haveria outras para comparar, não é?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2007, 20:55:42 »
Uma curiosidade: a Bíblia Católica tem alguns livros a mais do que a Bíblia Evangélica.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2007, 21:53:50 »
Meu palpite? A política.

Um texto interessante: http://oencosto.rv.cnt.br/canon.html
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Janeiro de 2007, 22:18:11 »
gente... eu não estou perguntando sobre a formação história do canon, mas de como uma pessoa sabe HOJE, ao pegar uma Bíbilia na mão, que é tudo ali inspirado. Mateus não diz que Marcos é inspirado nem vice-versa.

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 09 de Janeiro de 2007, 22:31:36 »
gente… eu não estou perguntando sobre a formação história do canon, mas de como uma pessoa sabe HOJE, ao pegar uma Bíbilia na mão, que é tudo ali inspirado. Mateus não diz que Marcos é inspirado nem vice-versa.

A idéia seria algo como: existem vários livros que distoam entre si - como uma pessoa poderia individualmente decidir entre eles? Saber qual teria sido supostamente inspirado ou não? Ou sobre qualquer um deles ter sido ou não inspirado de fato?

« Última modificação: 09 de Janeiro de 2007, 22:42:29 por Luz »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #17 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:34:46 »
No fim das contas o que decidiu a presença ou não de cada livro no canon foi a política, mesmo um estudioso cristão  não fundamentalista há de concordar com isso.
Antigo Testamento: Os protestantes consideram canônicos apenas livros que pertencem à bíblia judaica (Tanach), mas numa ordem diferente criada na tradução grega (septuaginta). Há um movimento entre algumas editoras protestantes que pretendem realizar uma nova tradução (mais crítica) e colocar na ordem original.
A igreja romana incluiu alguns livros que não fazem parte do canon judaico.
Novo Testamento: Nos primeiros séculos do cristianismo foi muito debatido que livros seriam considerados sagrados, válidos para todos os cristãos. Se não me engano o cânon atual foi definido no concílio de Nicéia (ano 325).
Apenas fundamentalistas acreditam que os evangelhos tenham sido escritos pelos próprios apóstolos cujo nome levam. A visão mais moderada (racional?) é de que foram escritos aos poucos por seguidores de diversos apóstolos, assim o Evangelho de Mateus seria mais propriamente um "Evangelho da escola de Mateus".
Como o concílio de Nicéia foi um evento predominantemente político, explica-se minha afirmação no primeiro parágrafo.
O imperador Constantino legalizou e depois oficializou o cristianismo como religião do império, isso implicava entre outras coisas na isenção de alguns impostos, por isso os líderes das igrejas tiveram que determinar que doutrinas seriam as oficiais da igreja oficial, excluindo seguidores de outras linhas filosóficas (que passaram a ser oficialmente hereges).

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:50:08 »
Imagino que Guinevere já saiba disso, talvez até melhor que imaginemos. Parece que a questão proposta não é de ordem histórica. Juntando as coisas estou curiosa com a intenção da pergunta.

De qualquer maneira, "fundamentalista" declara em sua apresentação nunca ter pertencido a uma religião - desse ponto de vista refaço a pergunta - quem determina o canon sagrado? Afinal, que canon cristão ele segue, não pertencendo a uma religião que tenha em algum momento decidido "politicamente" seu próprio canon?  :?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:02:26 »
A pergunta da Gui faz sentido. O que se faz para saber se um capítulo ou o livro todo da Bíblia é divinamente inspirado? Há um teste científico? Não.

Eu já vou mais longe: como saber qual dos livros sagrados é inspirado por um Deus? Como diferenciar a Bíblia, do Torá, do Talmud, do Corão, do Livro dos Mortos, do Livro dos Mórmons, do Livro dos Espíritas, do Evangelho do Monstro Espaguete Voador (que tá à venda no Amazon)?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2007, 00:44:08 »
É simples: é o que te fizeram engolir goela abaixo quando criança. E dirá que o seu foi por inspiração divina e ponto.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Janeiro de 2007, 08:21:37 »
O Tails sempre aparece pra babar meus tópicos...

Obrigada, Alê e Luz, por terem ajudado a esclarecer melhor minha pergunta e ainda levantarem pontos interessantes.

Fundamentalista, por favor, ignora aí os caras que querem levar o tópico pra fora dos trilhos, ok?

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:22:38 »
gente… eu não estou perguntando sobre a formação história do canon, mas de como uma pessoa sabe HOJE, ao pegar uma Bíbilia na mão, que é tudo ali inspirado. Mateus não diz que Marcos é inspirado nem vice-versa.
Gui, apesar de terem sido escritas de forma diversa, entendo que todas as opiniões convergem para um mesmo ponto: Ninguém sabe de nada. A tal 'inspiração' é invenção (marketing) dos organizadores dos tais 'textos sagrados'. No caso da bíblia cristã, um concílio determinou a 'inspiração' de alguns e a 'não inspiração' de outros e pronto. O cristão que pega uma bíblia hoje, simplesmente acredita que ela é inspirada por Deus porque ele (o cristão) já faz parte de todo um contexto histórico, religioso e ideológico pré-fabricado. É isso que faz com que ele pense que sabe, quando na verdade só 'acredita' que sabe. Uma coisa está ligada a outra. Como o Alenônimo colocou, não há como diferenciar um 'texto sagrado' de qualquer outro. A coisa é completamente arbitrária… isso leva cada religião ver seus textos como algo sagrado, independentemente do que outra religião pensa do assunto.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 10:25:01 por PauloCesar »
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:35:59 »
Paulo... que vocês atues e compania pensam eu assim eu estou careca de saber. Quero saber o que o fundamentalista diz (ou alguém que também creia na Bíblia que queira responder)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2007, 10:38:55 »

Ela não sabe. Tanto não sabe que se você fala sobre evangélhos apócrifos, a um católico que tem a sua Bíblia Ave Maria, ele não acredita e acha que você stá inventando. Se também lhe é dito que várias palavras na bíblia foram inseridas tempos depois, como no século três por exemplo, ela também não acredita. Na verdade, as pessoas nem cogitam que suas bíblias são cópias traduzidas de um outro idioma, que foram traduzidas de um outro, e assim por diante. A maioria jamais nem se perguntou se a tradução por tantas vezes não faz o conteúdo ser modificado e o sentido das palavras também.

A maioria das pessoas é pertencente a alguma eligião organizada, logo ela irá aceitar como sagrado os textos que a entidade dizer que é. Os católicos aceitam as bíblias que a Igreja Católica referenda, e os evangélicos aquelas que as suas igrejas diz que são "corretos". É simples assim, não há questionamentos. Na igreja católica nem há espaço para perguntas, as respostas já são todas conhecidas. Nas igrejas evangélicas se um fiel questionar a "fidedignidade" de algum texto da biblia será tomado como possuído e coisas do gênero, regra geral.

Se alguém for pensar à respeito, vai de cada um aceitar quais livros são sagrados e quais não. Eu, particularmente, não vejo por que não aceitar os apócrifos. Aliás, eu gostaria de ler a versão mais antiga que existe da biblia, que acho que é em grego, salvo engano. Mas nem memso sei ler grego e nem onde encontrá-la. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!