gente… eu não estou perguntando sobre a formação história do canon, mas de como uma pessoa sabe HOJE, ao pegar uma Bíbilia na mão, que é tudo ali inspirado. Mateus não diz que Marcos é inspirado nem vice-versa.
Ela não sabe. Tanto não sabe que se você fala sobre evangélhos apócrifos, a um católico que tem a sua Bíblia Ave Maria, ele não acredita e acha que você stá inventando. Se também lhe é dito que várias palavras na bíblia foram inseridas tempos depois, como no século três por exemplo, ela também não acredita. Na verdade, as pessoas nem cogitam que suas bíblias são cópias traduzidas de um outro idioma, que foram traduzidas de um outro, e assim por diante. A maioria jamais nem se perguntou se a tradução por tantas vezes não faz o conteúdo ser modificado e o sentido das palavras também.
A maioria das pessoas é pertencente a alguma eligião organizada, logo ela irá aceitar como sagrado os textos que a entidade dizer que é. Os católicos aceitam as bíblias que a Igreja Católica referenda, e os evangélicos aquelas que as suas igrejas diz que são "corretos". É simples assim, não há questionamentos. Na igreja católica nem há espaço para perguntas, as respostas já são todas conhecidas. Nas igrejas evangélicas se um fiel questionar a "fidedignidade" de algum texto da biblia será tomado como possuído e coisas do gênero, regra geral.
Se alguém for pensar à respeito, vai de cada um aceitar quais livros são sagrados e quais não. Eu, particularmente, não vejo por que não aceitar os apócrifos. Aliás, eu gostaria de ler a versão mais antiga que existe da biblia, que acho que é em grego, salvo engano. Mas nem memso sei ler grego e nem onde encontrá-la.