Autor Tópico: pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico  (Lida 8818 vezes)

Luz

• Visitante
Re: pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico
« Resposta #75 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:00:34 »
Luz,
E quem seria essa pessoa que tem ou teve acesso, mas não optou pelo certo?

Nossa, tem tantas, na minha opinião - Hitller, por exemplo que é um exemplo que todo mundo adora citar - quem lê seu livro, "Minha Luta", por exemplo, percebe que ele tinha tanta informação, tantas opções além das que escolheu. De quem seria a culpa?

Isso é escolha
a dele não foi ilogica tbm, no ponto de vista do hittler ele parece errado?? foi racional e logico
parece uma questão moral

Exatamente - esse é o ponto: escolhas. Controle e influência não são assim tão determinantes quando se tem a opção de fazer escolhas. Por que a bíblia católica e não a evangélica? Por que os livros canônicos e não os apócrifos?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #76 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:19:06 »
E por que não é o caso que Deus seja injusto?

Porque a Bíblia diz…?

Percebe que tem algum loop aí?

Citar no caso o cristianismo
sim, é uma injustiça que a biblia refencia que Deus nao comete
Estar conciente de cada escolha é uma dos pontos do cristianismo
Não se batiza crianças , justamente por elas não ter condição de discernir se querem mesmo ou não ser batizadas

é proibido comer qualquer coisa oferecida a "outros deuses" ou qualquer coisa do tipo,
mas se um cristão comer sem saber.. nao há problema
ex tosco: se toda comida do mc donalds antes de ser vendida for oferida a algum Deus
quer dizer q todo cristão q comer no mc vai pagar por isso??.. claro que não.. desde que n saibam disso nem tenham como saber

Uma das fuñções da biblia é apresentar o Deus Cristão sua moral e preceitos
Explica melhor esse negocio do loop que nao entendi (eu entendo a palavra loop)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #77 Online: 13 de Janeiro de 2007, 15:05:26 »
Luz,
E quem seria essa pessoa que tem ou teve acesso, mas não optou pelo certo?

Nossa, tem tantas, na minha opinião - Hitller, por exemplo que é um exemplo que todo mundo adora citar - quem lê seu livro, "Minha Luta", por exemplo, percebe que ele tinha tanta informação, tantas opções além das que escolheu. De quem seria a culpa?

Eu estava imaginando a coisa mais lá atrás no tempo, as primeiras pessoas que editaram a bíblia e a manipularam conforme os interesses de cada um... ou até mesmo o próprio "inspirado".
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Luz

• Visitante
« Resposta #78 Online: 13 de Janeiro de 2007, 18:15:48 »
Eu estava imaginando a coisa mais lá atrás no tempo, as primeiras pessoas que editaram a bíblia e a manipularam conforme os interesses de cada um… ou até mesmo o próprio "inspirado".

Também, mas não me atrevo a ir tão longe. As vezes imagino a quantidade de mitos que alimentamos em relação ao passado.

No prefácio de um livro sobre cosmologia um cientista famoso alega que um antigo filósofo tinha uma visão mística, geocêntrica, por isso acreditava que a Terra era o centro do Universo.

Eu desfiz essa idéia um dia que minha filha, como cinco anos me perguntou algo sobre o Sol. Não lembro o que era, mas lembro que expliquei que não era o Sol que girava em torno da Terra e sim o contrário - mostrando como com duas bolas. Ela entendeu direitinho, mas comentou - que engraçado, parece que a Terra está parada - por que a gente não fica tonto?

Faz sentido, sem conhecimento, acreditar que as coisas são como parecem - talvez, não o misticismo, nem o geocentrismo, mas apenas o senso comum tenha levado o tal filósofo a essa constatação. Digo, porque li alguns de seus textos e que não me pareceram nada místico - pelo que entendo dessa palavra.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #79 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:39:12 »
E quem mais quiser responder:

O que determina o canon sagrado? Os livros da Bíblia raramente mencionam uns aos outros. Por que devo aceitar um evagelho como válido, só porque as editoras publicam sempre tudo junto na capinha preta?

Mas voltando ao assunto principal: ninguém conseguiu responder a pergunta da Gui??

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #80 Online: 16 de Janeiro de 2007, 05:18:27 »
Ela não sabe. Tanto não sabe que se você fala sobre evangélhos apócrifos, a um católico que tem a sua Bíblia Ave Maria, ele não acredita e acha que você stá inventando. Se também lhe é dito que várias palavras na bíblia foram inseridas tempos depois, como no século três por exemplo, ela também não acredita. Na verdade, as pessoas nem cogitam que suas bíblias são cópias traduzidas de um outro idioma, que foram traduzidas de um outro, e assim por diante. A maioria jamais nem se perguntou se a tradução por tantas vezes não faz o conteúdo ser modificado e o sentido das palavras também.
Além do fato de que a maioria dos que dizem ler a Bíblia, o fazem em trechos aleatórios, escolhidos com os olhos fechados. E quem assim o faz busca "mensagens" da Bíblia-Oráculo.

Aliás, eu gostaria de ler a versão mais antiga que existe da biblia, que acho que é em grego, salvo engano. Mas nem memso sei ler grego e nem onde encontrá-la.
O idioma do Novo Testamento é originalmente grego. O do Antigo é Hebraico.

Bíblia em Grego:
http://www-users.cs.york.ac.uk/~fisher/gnt/chapters.html

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #81 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:09:34 »
vc sempre parece entender as coisas
do que tratar algo com ignorancia por causa da propria ignorancia

heim?  :o

Agora a pergunta do post creio que foi respondida não??

Foi?  :?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #82 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:52:07 »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #83 Online: 19 de Janeiro de 2007, 03:03:46 »
Só pra constar, o cânon do velho e do novo testamento são diferentes.

A pergunta da Gui faz sentido. O que se faz para saber se um capítulo ou o livro todo da Bíblia é divinamente inspirado? Há um teste científico? Não.

Teste científico de fato não há, mas até Bertrand Russell admitiu que a corroboração poderia ser feita através da comprovação dos milagres (Artigo da revista Look em 1953, What is an agnostic?), a realização de um milagre por um autor serviria para firmar suas credenciais…

Abra sua bíblia em Êxodo 4.1 (Supondo que você tenha uma): "E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: 'O Senhor não lhe apareceu?".
Como Deus responde? Dizendo a Moisés que jogue sua vara no chão; ela transformou-se imediatamente numa serpente, Ele disse que Moisés a pegasse pela cauda; voltou a ser uma vara. Então Deus disse no versículo 5: "Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você."

Ou seja, a confirmação da inspiração está ligada primeiramente com a confiabilidade e fidedignidade das escrituras, posteriormente pela historicidade, arqueologia, etc, tome cuidado pois não é um argumento circular.

O mesmo aconteceu com Elias no monte Carmelo, no episódio das chamas, até Nicodemos admitiu isso quando disse a Jesus: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele."

Agora transferindo para Maomé, já que você tanto insiste no islamismo…

Se você tiver um alcorão aí, abra em Surata 2.118; 3.181-184; 4.153; 6.8,9,37.

Maomé apenas acreditava que Jesus era um profeta que realizou milagres, incluindo o de ressucitar mortos. Os muçulmanos também crêem que Moisés e Elias realizaram milagres, ou seja, os eqüiparam com Jesus e outros profetas, mas então, quando os descrentes desafiam Maomé a realizar milagres, ele se recusa, e diz para lerem um capítulo do Alcorão, e depois afirma "Allah é capaz de enviar um sinal…", (Isto em Surata 6.37) e o interessante é que os milagres não eram sinais do ministério de Maomé, ao contrário de Jesus, não foi senão 152 anos após sua morte que os seguidores inventaram milagres e os atribuíram a ele.

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2007, 03:47:40 por Rod Infinity »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 19 de Janeiro de 2007, 17:19:20 »
Dividi o tópico:

../forum/topic=9697.0.html

Gui, por favor verifique se não cometi nenhum erro, movendo mensagens que não devia ou deixando de mover mensagens off topic.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 19 de Janeiro de 2007, 17:23:02 »
vou ver, obrigada

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #86 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:46:19 »
Gui, parece que ninguém conseguiu responder sua pergunta. Então por que você não a reformula para melhor entendimento de todos? :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!