Autor Tópico: pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico  (Lida 8817 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico
« Resposta #50 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:21:09 »
problemas de bootstraping a parte, como você "discerne" que, por exemplo, Moisés abriu o Mar Vermelho?

Você lê esse fato lá. Por que acredita nele? Quem diz que aquilo é verdade?

[comendo pipoca]

Agora este tópico está ficando interessante. Mal posso esperar pela seqüência!

[/comendo pipoca]

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:34:37 »
Ainda não entendi esse lance de fé na editora
Eu nunca fui membro de nenhuma iGreja, inclusive por achar que sua maioria absoluta ta errada ou tem algum ponto degradante (tem muito mais haver com tradições de homens que doutrina em si), mas eu tenho preconceitos estabelecidos por uma(que eu considero mais correto) , ou teria eu mesmo que crialos, principalmente os referentes a fatos historicos e a biblia
Fundamentalismo cristão não é uma denominação e sim um movimento de avivamento da fé que nem sequer existe mais (pelo menos igual ao que foi criado)

Agora realmente não entendi, esquecendo a questão da Biblia, sendo mais amplo
Como vc "acredita" no conteudo de um livro??? ou de uma noticia??

Entendi. O lance da editora foi uma ironia pegando carona na brincadeira (séria) da Gui.

Bom, um livro ou uma notícia, não têm o peso da revelação divina. São questões humanas que podem ser investigadas pela lógica ou pelo conhecimento. Em algumas coisas acredito porque faz sentido, em outras porque entendo, em outras porque conheço, em outras porque investigo.

Claro que as vezes me engano, erro na avaliação - as vezes, passo muito tempo acreditando numa mentira, até que descubro e então revejo meus conceitos.

Sobre textos antigos que a história não corrobora muito, não necessariamente a bíblia, a investigação se dá pela lógica e conhecimentos que possuímos que apoiam ou não os fatos narrados.

Os antigos não tinham conhecimento de como muitas coisas funcionavam e que hoje são corriqueiras, como o formato da Terra, por exemplo. Não que eles não tivessem uma certa "ciência" mas limitada, principalmente em relação a atual.

Eles tinham sua sabedoria também, não eram apenas uma cambada de estúpidos idiotas - muitas coisas, principalmente subjetivas, podem ser aproveitadas - mas temos muitas ferramentas para dicernir.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:50:07 »
problemas de bootstraping a parte, como você "discerne" que, por exemplo, Moisés abriu o Mar Vermelho?

[comendo pipoca]

Agora este tópico está ficando interessante. Mal posso esperar pela seqüência!

[/comendo pipoca]

:hihi: Eu também!
[/com inveja da pipoca] hihihih…
[/com inveja do ato de comer pipoca quis eu dizer!!!]  :vergonha:
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 13:56:54 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:59:36 »
Bom, depende da notícia ou livro, MASSS nesses casos eu ADMITO que acredito na editora. Se eu acredito que Cabral esteve na Bahia em 1500, é porque acredito no livro e na editora que disse isso em primeiro lugar. Mas isso não é problema nenhum.

[/com inveja da pipoca] hihihih…

Já pensou em fazer uma cirguria pra virar pipoca?

Gui, que inveja meninas genéticas

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #54 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:44:51 »
Como já dito neste topico

chegara no final das contas a conclusão que é pela fé (afinal é um teista)
tem muito mais razões de acreditar pela fé,que por alguma coisa que compreenda totalmente
Mesmo um fato incrivel que no caso é o Mar, exigiria uma força estraordinaria que um Deus por definição seria capaz, e que não pode ser considerado impossivel

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:28:04 »

Bom, depende da notícia ou livro, MASSS nesses casos eu ADMITO que acredito na editora. Se eu acredito que Cabral esteve na Bahia em 1500, é porque acredito no livro e na editora que disse isso em primeiro lugar. Mas isso não é problema nenhum.
[/quote]

Mesmo sabendo que essa editora editou um fato controverso? Ou que já foi provado que este fato é falso e mesmo assim a editora continua editando um livro com esse fato?

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #56 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:38:10 »
Será que todos os fatos de hoje podem ser investigados pela ciencia ou as vezes esbarra em questões onde não tem alcance ainda??
Por ex Helena Blavatsky (fundadora da teosofia) Correção:nao tenho certeza se é ela e uma das suas primeiras seguidoras, concerteza é uma delas, eu vo caçar esse video
Tem um video dela que eu vi onde ele move objetos com movimentos das mãos e estes objetos estão dentro de um tipo de redoma selada de vidro, era uma especie de teste realmente pra provar que ela conseguia fazer aquilo, as vezes ela conseguia as vezes não
esse video se nao me engano passo em um veiculo de comunicacao bem conhecido (tv no fantastico creio) e nao tinha nenhuma evidencia de fraude, até hoje não sei de nenhuma explicação cientifica pra aquilo, a nao ser por "ciencias" que parecem muito mais fantasia que a biblia…
Agora falando de probabilidades, a humanidade nunca chegara a explicar pouco, muito menos o suficiente pra se salvar da destruição inevitavel algum dia

Dizer que somos mais sabios do que eramos antes não tem nenhum ponto de sustentação
eu creio que os motivos que movem atitudes estão muito mais relacionados a ego, vontade de potencia, que qualquer outra coisa

Não vejo nenhuma tecnologia de hoje, nem ciencia, nem sequer imagino uma que ajude alguem a discernir, que não me pareça por controle ou influencia (o que sempre existiu)

Entendi. O lance da editora foi uma ironia pegando carona na brincadeira (séria) da Gui.

Bom, um livro ou uma notícia, não têm o peso da revelação divina. São questões humanas que podem ser investigadas pela lógica ou pelo conhecimento. Em algumas coisas acredito porque faz sentido, em outras porque entendo, em outras porque conheço, em outras porque investigo.

Claro que as vezes me engano, erro na avaliação - as vezes, passo muito tempo acreditando numa mentira, até que descubro e então revejo meus conceitos.

Sobre textos antigos que a história não corrobora muito, não necessariamente a bíblia, a investigação se dá pela lógica e conhecimentos que possuímos que apoiam ou não os fatos narrados.

Os antigos não tinham conhecimento de como muitas coisas funcionavam e que hoje são corriqueiras, como o formato da Terra, por exemplo. Não que eles não tivessem uma certa "ciência" mas limitada, principalmente em relação a atual.

Eles tinham sua sabedoria também, não eram apenas uma cambada de estúpidos idiotas - muitas coisas, principalmente subjetivas, podem ser aproveitadas - mas temos muitas ferramentas para dicernir.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 16:12:42 por fundamentalista »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:41:43 »
é isso que estou querendo saber se o fundie concorda... que a fé dele em quem escreveu precede tudo.  Já que ele nunca viu Deus pessoalmente, presumo...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #58 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:59:46 »
é isso que estou querendo saber se o fundie concorda… que a fé dele em quem escreveu precede tudo.  Já que ele nunca viu Deus pessoalmente, presumo…

Mas acho que todos temos fé em um monte de coisas. Tudo o que lemos, em vários casos requer que tenhamos fé. Um livro de história, por exemplo. De certa forma a gente tem fé que aquele episódio ocorreu e não vamos verificar outras evidências. Naquilo que mais nos interessa, a gente vai a fundo e pesquisa para ver se a informação é consistente, mas em outras, não pesquisamos e simplesmente digerimos a informação.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #59 Online: 12 de Janeiro de 2007, 16:47:37 »
é isso que estou querendo saber se o fundie concorda… que a fé dele em quem escreveu precede tudo.  Já que ele nunca viu Deus pessoalmente, presumo…

Mas acho que todos temos fé em um monte de coisas. Tudo o que lemos, em vários casos requer que tenhamos fé. Um livro de história, por exemplo. De certa forma a gente tem fé que aquele episódio ocorreu e não vamos verificar outras evidências. Naquilo que mais nos interessa, a gente vai a fundo e pesquisa para ver se a informação é consistente, mas em outras, não pesquisamos e simplesmente digerimos a informação.

E isto não é fé cega?
Fé cega, faca  amolada...

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Janeiro de 2007, 16:48:29 »
A fé não esta nem no cara q escreveu e sim da onde veio, se a biblia é inspirada…logo é de Deus

Suponhamos que o Diabo existe, ele esteja vendo um negocio mais rentavel que o BlackMetal (heheh)
e comece a fazer e vender Biblias
Suponhamos tbm que ele não alterou nada da original, essa biblia vai ter o mesmo valor que a outra.
Ai digamos que ele queira ganhar mais dinheiro ainda e monte uma  igreja e seja o bispo de lá e
Comece a pregar (quer dizer explanar seu conteudo sem alteração pra uma plateia) sobre a biblia,
Concerteza o conhecimento q ele está passando fara o mesmo feito que o do Pastor crente de qualquer igreja, alguns aceitaram outros não, mesmo que ele odeie, nao concorde, seja só pela grana ou o que for

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 16:51:04 por fundamentalista »

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:08:47 »
nao tenho nenhuma duvida em relação ao canon
Claro que esbarra, constantemente - o mesmo não acontece com o canon?

A questão é que parece que não temos muito tempo
Nunca é muito tempo, não sabemos.

Então vc pode dizer que "antigamente" ninguem iria acreditar.. parece muito mais improvavel crer nas coisas da biblia antigamente..do que hoje em dia.. com mais tecnologia e conhecimento
Ou dizer que somos menos sábios ou que somos tão sábios quanto - também não se sustenta. Temos mais conhecimento de como mais coisas funcionam porque desenvolvemos mais formas de investigá-las. Isso também se aplica ao dicernimento do que é e do que não é sagrado ou inspirado?

Quis dizer exatamente q nao tem como lidar com isso
Se alguem for controlado nao teve escolha, se alguem foi influenciado tbm não fez sua escolha

Isso quer dizer que o dicernimento do sagrado também acontece por controle ou influência? Das Igrejas, imagino numa época em que homens eram inspirados o suficiente para aceitarmos o controle e influência de suas escolhas.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:18:37 »
A fé não esta nem no cara q escreveu e sim da onde veio, se a biblia é inspirada…logo é de Deus
Isso por definição. Se um cara que escreveu DISSE que era inspirada e você acredita NELE, toda sua fé se sustenta na fé NELE!

Suponhamos que o Diabo existe, ele esteja vendo um negocio mais rentavel que o BlackMetal (heheh)
Suponhamos tbm que ele não alterou nada da original, essa biblia vai ter o mesmo valor que a outra.
Então não serve, porque ele copiou o texto que foi escrito inspirado por Deus.

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:34:36 »
Vc perguntou pra mim como eu saberia
eu disse que por comparação com outra então acho que respondi sua questão

Se alguem sofre lavagem cerebral por ex, só tem acesso a uma informação errada, concerteza ela  nao pode ser responsabilizada sobre as consequencias disso

Isso por definição. Se um cara que escreveu DISSE que era inspirada e você acredita NELE, toda sua fé se sustenta na fé NELE!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:38:01 »
fundamentalista, só um toque: seria melhor que você colocasse o "quote" antes de seu texto.
A compreensão fica melhor.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #65 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:42:34 »
Se alguem sofre lavagem cerebral por ex, só tem acesso a uma informação errada, concerteza ela  nao pode ser responsabilizada sobre as consequencias disso

Isso lá é bem verdade - não podemos responsabilizar alguém que nunca teve acesso a outro tipo de informação, mas quem ou o quê realizou essa suposta lavagem cerebral. No entanto, se a pessoa tem ou teve acesso, mas não optou pelo certo, por estar convencida do errado - de quem seria a responsabilidade?
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 17:47:23 por Luz »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:45:04 »
fundamentalista, só um toque: seria melhor que você colocasse o "quote" antes de seu texto.

NOSSA!!! Ía dizer o mesmo!!É muito chato isso da resposta vir antes do quote!!
Mas deixei pra lá porque já tava pegando no pé do cara e com isso então poderia parecer implicância…
chato isso… :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:50:27 »

Isso lá é bem verdade - não podemos responsabilizar alguém que nunca teve acesso a outro tipo de informação, mas quem ou o quê realizou essa suposta lavagem cerebral. No entanto, se a pessoa tem ou teve acesso, mas não optou pelo certo, por estar convencida do errado - de quem seria a responsabilidade?

Luz,
E quem seria essa pessoa que tem ou teve acesso, mas não optou pelo certo?

Luz

• Visitante
« Resposta #68 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:54:18 »
Luz,

Nossa, tem tantas, na minha opinião - Hitller, por exemplo que é um exemplo que todo mundo adora citar - quem lê seu livro, "Minha Luta", por exemplo, percebe que ele tinha tanta informação, tantas opções além das que escolheu. De quem seria a culpa?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:59:22 »
Não.
Comparar o quê com o quê? A Bíblia com ela mesma? TEnte exemplificar

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #70 Online: 12 de Janeiro de 2007, 18:07:53 »
Independente de quem esta certo ou errado
ele teria as consequencias da escolha dele, normal

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Janeiro de 2007, 18:09:22 »

entendido

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #72 Online: 12 de Janeiro de 2007, 18:15:06 »
Luz,

Nossa, tem tantas, na minha opinião - Hitller, por exemplo que é um exemplo que todo mundo adora citar - quem lê seu livro, "Minha Luta", por exemplo, percebe que ele tinha tanta informação, tantas opções além das que escolheu. De quem seria a culpa?

Isso é escolha
a dele não foi ilogica tbm, no ponto de vista do hittler ele parece errado?? foi racional e logico
parece uma questão moral

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #73 Online: 12 de Janeiro de 2007, 18:33:33 »
Não.
Comparar o quê com o quê? A Bíblia com ela mesma? TEnte exemplificar

Imagina que vc foi a vitima da lavagem cerebral
e fosse doutrinada em alguma tese, religiao, filosofia, ateismo ou outra coisa do tipo
seria tudo o q teria de informação (nada mais por nenhum meio), mesmo sem uma antitese poderia contestar o q foi ensinado, a nao ser q fosse controlado, mesmo sem escolher uma outra coisa como verdade nao precisaria aceitar
Agora se um Deus depois disso fosse te julgar por uma coisa que vc nao tinha a menor ideia de como saber, parece bem injusto e nao é o caso

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 12 de Janeiro de 2007, 18:41:08 »
E por que não é o caso que Deus seja injusto?

...

Porque a Bíblia diz...?

Percebe que tem algum loop aí?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!