Autor Tópico: Tentando começar a usar o linux  (Lida 13182 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Tentando começar a usar o linux
« Online: 12 de Janeiro de 2007, 10:57:40 »
Então...... To querendo começar a aprender a usar o linux.Queria instalar ele sem desinstalar o windows....

No meu pc tem 3 Hds de 250 cada um, como faço pra deixar um deles só pro linux?

Qual é melhor baixar?Ubunto, Kurumim?São tantos e eu não sei a diferença entre eles.... O mais simples de preferencia....

Desde ja agradeço a ajuda....

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
Re: Tentando começar a usar o linux
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:39:56 »
Bem em 3 Hds eu não sei muito bem como funciona, acho que vai depender do linux e do gerenciador de Boot que você escolher, pois acho que alguns Gerenciadores de Boot tem a opção para dual boot em hds separados. Algumas pessoas eu sei que não utilizam o gerenciador de boot, quando elas querem trocar de sistema operacional elas entram na Bios e trocam a ordem de inicializacao dos hds.
Na casa do meu primo eu instalei o Mandriva 2006 ele tinha dois hds, eu pra dizer a verdade nem sei direito o que eu fiz ,mas funcionou direitinho. Ele tinha o Windows no Hd Master eu so coloquei o cd do linux e mandei instalar no hd que tava como slave, mas ele não usa gerenciador de boot quando ele quer abrir o linux ele troca a posição dos hds no setup.

Sobre o melhor entre esses 2 que você disse eu acho que o Kurumim e muito melhor. Eu não sei se ainda tem isso, mas ate pouco tempo atrás se você entrasse no site da ubuntu (www.ubuntu.com) e solicitasse, eles enviavam na sua casa totalmente de graça uma caixa com ate uns 40 cds do ububntu de graça, eu pedi para confirmar e veio mesmo eu tenho ate hoje uns 30 cds do ubuntu aki em casa mais eu não gostei não.

Qual e mais fácil de usar não sei te dizer tem tantos, eu aki uso o Mandriva 2006 que gosto muito, ele e super fácil de instalar quase tão automático como o Windows.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:25:48 »
Na internet você encontra fácil informações de como instalar o Linux, só procurar.

O Ubuntu anda faz muito tempo no topo no topo da distrowatch... Pra você que não tem problemas com inglês, recomendo o mesmo que recomendei para o Diego, o Kubuntu... O pessoal costuma curtir mais o KDE...

As diferenças são as políticas mesmo... Tipo, o Kubuntu vem com o KDE, o ubuntu com o gnome... Ambos são 'feitos' pela canonical... O Kurumin usa o KDE e é 'feito' pelo morimoto... Enfim, eu sinceramente prefiro distribuições com comunidades maiores, assim você consegue ajuda mais fácil, consegue atualizações dos repositórios de forma mais fácil, etc...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2007, 13:55:23 »
[ciumento]
No meu pc tem 3 Hds de 250
Seu desgracado, pare de nos humilhar.
[/ciumento]
:roll:
"The patient refused an autopsy."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:29:48 »
O Kurumin é mais completo e é mais compatível com a maioria dos hardware da linha cinza. A versão Beta 7 esta muito boa, muito estável. Deixe o HD primário master para o Kurumin, formate uma partição EXT3 e uma partição SWAP com o dobro do tamanho da sua memória. O Boot Manager novo do Kurumin, o Grub, é melhor que o Lilo... reconhece meus três HD's.    :ok:

Se bem que preferência por SO é que nem bunda... cada um tem a sua.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:40:37 »
Baixei o Kurumim, mas esta no formato .ISO . Tem que gravar num CD?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:45:52 »
Sim e depois bootar por ele.  :ok:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2007, 14:57:39 »

Não tem como instalar ele direto no HD, senão eu vou ficar com o drive ocupado .

ukrainian

• Visitante
« Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:01:15 »

OMG

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:05:50 »

Não tem como instalar ele direto no HD, senão eu vou ficar com o drive ocupado .

Talvez tenha... mas eu desconheço.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:06:43 »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:14:48 »
OMG
???
Olha o meu tem um de 160 e aqui por Brasil, isso ja e um absurdo de grande.

Edit: concertei o quote.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 15:18:15 por Felius »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:16:42 »

OMG

???

Aqui é difícil ver PCs com menos de 500. Não sei pra que tanto espaço, mas é melhor sobrar do que faltar né?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:19:43 »
OMG
???
Aqui é difícil ver PCs com menos de 500. Não sei pra que tanto espaço, mas é melhor sobrar do que faltar né?
Mas e claro. O meu ja ta quase faltando. Acho que deve estar so com uns 10 giga livres.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2007, 17:32:02 »

Perai… agora que me toquei. Entendi mal a sua pergunta. Seu problema não é usar o CD-rom para instalar o Linux no HD… seu problema é não usar o CD-rom todas as vezes para iniciar o Linux, é isto?
Tranquilo então.

Grave o CD, Dê o boot pelo CD-rom e instale o Linux no HD. No Kurumin existe um script pronto para isto, é so clicar em Instalar o Kurumin no HD usando estas configurações. Este script chama até uma espécie de FDISK do linux para criar/formatar as partições Linux. Uma vez instalado no HD, você não precisa mais usar o CD-rom.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:06:07 »
Nunca usei o Kurumin.

Aqui (no trabalho) estou usando o Suse 9. Como trabalho com unix/linux desde que saiu o Unix, não encontro problemas.

O LILO que foi citado é um gerenciador que permite ter vários inicializadores (boots), então vc pode continuar com o WIndows normalmente. Se tem livre um dos HDs, deixe como secundário e instale o Linux nele, com o LILO ou grub para gerenciar o boot (até da para deixar o Windows como default).

Liste antes as tarefas necessárias: configurar teclado, vídeo, configurar internet, se vc tem outros periféricos, impressora, scanner, etc.

Vc pode perguntar por cada um deles, damos uma força. Mas recomendo que instale então o Kurumin que o pessoal vai poder ajudá-lo melhor.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:26:03 »

Perai… agora que me toquei. Entendi mal a sua pergunta. Seu problema não é usar o CD-rom para instalar o Linux no HD… seu problema é não usar o CD-rom todas as vezes para iniciar o Linux, é isto?
Tranquilo então.

Grave o CD, Dê o boot pelo CD-rom e instale o Linux no HD. No Kurumin existe um script pronto para isto, é so clicar em Instalar o Kurumin no HD usando estas configurações. Este script chama até uma espécie de FDISK do linux para criar/formatar as partições Linux. Uma vez instalado no HD, você não precisa mais usar o CD-rom.

Mas se ele fizer isso vai perder todos os arquivos que tinha nesse HD.

A primeira coisa a se fazer é mover os arquivos de um dos HDs pra outro. Aí depois ele instala o Linux nesse HD (agora vazio). Mas tem que tomar cuidado pra não escolher o HD errado.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2007, 19:35:42 »
Com certeza o Suse é mais robusto que o Kurumin, que é uma das versões mais simples para quem esta em fase de transição.
Eu, como medida de segurança, recomendaria desligar os 2 HD's Windows... faria uma série de tentativas de criar as partições necessárias para o funcionamento do Linux com somente 1 HD conectado... shit happens... e serviria tambem para que o nosso amigo Barata possa detectar algum procedimento duvidoso e tirar as duvidas aqui.

PS: Sim, Snake... eu estava presumindo que o HD onde o Linux será instalado já se encontra vazio. De qualquer modo, o script do Kurumin alerta previamente a perda de dados.  :ok:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 13 de Janeiro de 2007, 03:24:06 »
Snif… meu HD é de 40 GB. :(
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Janeiro de 2007, 08:01:45 »
O meu é de 40 e tá falecendo...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Janeiro de 2007, 08:07:57 »
o ubuntu envia o cd de graça, só pedir no site. mas sua internet deve ser poderosa, então vai ver compensa baixar mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 20 de Janeiro de 2007, 06:28:51 »
Então, baixei, gravei e estava usando o VMware , pra começar a aprender a mexer.... Tentei conectar mas não consegui.Todas as explicaçõs para a adsl são, obviamente para o Brasil...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #22 Online: 20 de Janeiro de 2007, 10:29:06 »
O VMware cria essa nova máquina virtual em uma rede virtual, acho que seria melhor você procurar como configurar uma rede interna.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #23 Online: 20 de Janeiro de 2007, 11:38:59 »
Estou usando o Ubuntu, não gosto muito do kurumin.

Para fazer teste instale em uma partição de 20gb ai depois se gostar coloca um hd inteiro.

Para tarefas simples não esta dando problemas apenas um inconveniente de não sair som nos vídeos do youtube e não rodar o sonora no firefox.

Instalar é fácil: baixe o partition magic, redimensione alguma partição, crie uma de 20gb ext3 e outra de 800mb de swap depois é só entrar no linux e mandar editar as tabelas de partições manualmente e instalar, depois o grub já reconhece os outros sistemas operacionais instalados pelo menos no Ubuntu é assim.
Não deseje.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2007, 12:00:37 »
Então, baixei, gravei e estava usando o VMware , pra começar a aprender a mexer… Tentei conectar mas não consegui.Todas as explicaçõs para a adsl são, obviamente para o Brasil…
Colocou rede virtual modo Bridged lá?
Não precisa configurar ADSL. É colocar rede automático e não manualmente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!