Autor Tópico: Tentando começar a usar o linux  (Lida 13186 vezes)

CuritibaCetica

• Visitante
Re: Tentando começar a usar o linux
« Resposta #100 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 00:30:50 »
Tiro meu chapéu para os programadores Linux na área de aplicativos genéricos em software… mas 99% deles são fraquinhos demais para trabalhar com hardware.  :'(
Desenvolvedor do kernel Linux oferece desenvolvimento grátis de drivers livres
http://br-linux.org/linux/desenvolvimento-gratis-de-drivers

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #101 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 00:42:19 »
Tenho usado o XFCE não tenho do que reclamar, só preciso achar um editor de texto em GTK que seja bacana.
Recomendo o SciTE. Ele é chato para configurar: há poucas opções na interface e é necessário editar vários arquivos diferentes. Mas é bastante prático de usar. Foi com ele que escrevi minha dissertação de mestrado.

O editor precisa ser GTK? Experimenta o NEdit, que é motif e muito bom.
Quando se usa distribuições como o Xubuntu, onde o gestor de janelas e a biblioteca gráfica são padronizados, é imperativo que se use programas com a mesma biblioteca gráfica. Caso contrário o usuário precisará instalar várias bibliotecas não presentes por padrão.

O NEdit também é muito bom. Usava-o nos computadores da faculdade. Um dos recursos mais interessantes é ele executar um comando ao apertar a tecla Enter do teclado numérico e retornar as mensagens de saída do comando dentro da caixa de texto.

Nas versões mais recentes, ambos possuem abas para permitir editar múltiplos arquivos.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 00:53:43 por CuritibaCética »

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #102 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 00:49:01 »
Como eu edito o menu do XFCE? Eu rodei um aplicativo que mudava, mas onde estaria "Graphics", "Multimidia", etc aparecia --system-- e eu não consegui mudar essa parte
Veja como modificar os menus principal e de usuário do XFCE:
http://xubuntu.wordpress.com/2006/07/12/manually-edit-the-xfce-menu/

Desde a versão 4.2, o ítem system gera a porção do menu baseada nas descrições dos arquivos
/usr/share/applications/*.desktop
seguindo as especificações de menu do Freedesktop.org, conforme esclarece a seção Desktop em
http://www.xfce.org/release_notes/4.2_changelog.html
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 00:51:37 por CuritibaCética »

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #103 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 01:22:25 »
Não baixo nada diretamente do site pq o BT tem agendador de downloads, que permite baixar o arquivos a 8kb/s durante o dia (qdo tá todo mundo trabalhando) e 120kb/s à noite, sem mencionar que eu posso pausar o download a qualquer instante, mesmo fechando o programa e abrindo outra hora prum eventual reboot.... Isso sem falar que eu não gasto banda do mirror/site oficial, ou seja, é uma das poucas vezes que se faz bom uso da tecnologia p2p :hihi:

Fora isso, eu não sei se é pq o Slackware se tornou uma distro kde-based (isso só à partir das 3 últimas versões) mas eu nunca tive grandes problemas com o KDE, embora eu use os aplicativos integrados o minimo... basicamente o file browsing só
Browsing eu uso firefox, como acho que todo mundo, email thunderbird, msn: kopete (eu adoro o kopete, o amsn é razoável mas sem personalidade e só abre o msn, o gaim _no way_)

Em compensação gnome já tive os mais diversos problemas, um belo dia meu gnome parou de funcionar o teclado e nada no mundo fazia ele voltar a funcionar... Tive de reinstalar, e não era problema do X, pois um xinit ou o KDE da mesma instalação ainda funcionavam...
Isso só um exemplo pra citar do gnome, eu acabei desistindo dele, se for pra usar gnome eu prefiro continuar com blackbox, windowmaker ou kde..

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #104 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 03:04:50 »
se for pra usar o kde eu prefiro usar xfce ou fluxbox.. Gnome está me satisfazendo.
Não deseje.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:51:05 »
Não baixo nada diretamente do site pq o BT tem agendador de downloads, que permite baixar o arquivos a 8kb/s durante o dia (qdo tá todo mundo trabalhando) e 120kb/s à noite, sem mencionar que eu posso pausar o download a qualquer instante, mesmo fechando o programa e abrindo outra hora prum eventual reboot… Isso sem falar que eu não gasto banda do mirror/site oficial, ou seja, é uma das poucas vezes que se faz bom uso da tecnologia p2p :hihi:

Bons argumentos, mas nada que um screen e wget-c com um script que envolve date e grep não resolva.

Fora isso, eu não sei se é pq o Slackware se tornou uma distro kde-based (isso só à partir das 3 últimas versões)
Na verdade, só a partir do 11. Depois que o Pat ficou doente acho queele viu que não dava conta de organizar todos os pacotes sozinho e como ele queria continuar fazendo isso sozinho, ele largou mão do Gnome que parecia ser o mais chato de botar pra funcionar. Aliás, esse foi um dos motivos pelos quais eu larguei o slack. QUando o Pat ficou doente, eu vi que a distro morre com ele. E não tem gnome… Tá certo que eu usava o Dropline desde o Slack 9, mas quando eu percebi que se fosse pra ficar pegando pacote de fora e instalando, era melhor compilar td no gentoo mesmo…

mas eu nunca tive grandes problemas com o KDE, embora eu use os aplicativos integrados o minimo… basicamente o file browsing só
Browsing eu uso firefox, como acho que todo mundo, email thunderbird, msn: kopete (eu adoro o kopete, o amsn é razoável mas sem personalidade e só abre o msn, o gaim _no way_)
gaim _no way_ por causa do GTK, né? Taí mais um motivo por que eu larguei slack.

E eu nunca me dei bem com windowmaker. Nunca entendi a interface direito, pq eu fui criado no windows… Não consigo viver sem uma "barra de tarefas" (apesar de eu ter execrado o Windows 95 pq a interface não tinha as "janelas" do  gerenciador de programas, que depois descobri que ficava escondido)...
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 09:54:57 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 12:24:23 »
Off:

Qual programa que grava DVD vídeo que vocês me recomendam, tirando o K3b?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 13:34:20 »
cdrecord. é so botar uma imagerm UFS coma estrutura de diretórios de um dvd video.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 13:47:21 »
Deixa eu refazer: Recomenda algum frontend? :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 13:48:54 »
Deixa eu refazer: Recomenda algum frontend? :D
Não sei dizer, eu uso no terminal...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #110 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 17:25:15 »
Vocês estão falando grego pra mim. Não tem uma maneira de tentar fazer distros Linux mais parecidas com o Windows para facilitar a transição? Tipo, com uma GUI única, código padrão, que permite instalar programas baixando e executando, que raramente precise fazer algo pelo prompt de comando, ou algo assim?

Na boa, todas as vezes que eu testei o Linux, eu me senti atirado em um ambiente que eu não entendia quase nada.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #111 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 17:37:19 »
Uma das grandes vantagens (ao menos eu vejo como uma) é a liberdade de escolha. De qualquer jeito, a maioria das distros mais user-friendly já vem com uma GUI única e pre-configurada. As vezes há uma outra opção no caso de a distro querer dar suporte a micros mais modestos.

Quanto a instalação, algumas distros fornecem ferramentas gráficas para isso. Há o YaST do SuSE, o Synaptic que é usado no Ubuntu. Acontece que algumas coisas são mais práticas de se fazer no modo texto, por mais assustador que isso possa parecer a princípio.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #112 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 17:48:29 »
Uma das grandes vantagens (ao menos eu vejo como uma) é a liberdade de escolha. De qualquer jeito, a maioria das distros mais user-friendly já vem com uma GUI única e pre-configurada. As vezes há uma outra opção no caso de a distro querer dar suporte a micros mais modestos.

Quanto a instalação, algumas distros fornecem ferramentas gráficas para isso. Há o YaST do SuSE, o Synaptic que é usado no Ubuntu. Acontece que algumas coisas são mais práticas de se fazer no modo texto, por mais assustador que isso possa parecer a princípio.

Eu sei e essa parte nem me amedronta tanto. Eu sou da época do MS-DOS 6.2. Editava autoexec.bat e config.sys na mão.

Mas eu queria uma transição mais fácil do Windows para o Linux. Qual a distro mais "Windows" que existe, que instala drivers por Plug'n Play, tem interface gráfica magnífica, é fácil de usar, é fácil de instalar programas, é menos "geek", etc? Não só para eu me acostumar, mas para levar mais pessoas comigo, como meus pais por exemplo.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #113 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 17:56:52 »
Eu chutaria Kurumin ou a família Ubuntu, mas não posso dizer com certeza, a única distro que usei até hoje foi o Slackware.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #114 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 18:02:39 »
Quais interfaces existem para o Linux? Eu já usei o KDE (pelo Kurumin, e até que gostei) e o Gnome (pelo Ubuntu, e achei horrível). Existem mais?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #115 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 18:13:08 »
O KDE, Gnome e o XFCE são desktops, além da interface gráfica, eles vêm com alguns aplicativos meio que integrados.

Gerenciadores de janelas existem vários, entre eles Fluxbox, Openbox, Blackbox (e se bobear tem mais alguns *boxes por aí), IceWM, Window Maker, fvwm...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #116 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 19:38:25 »
Tente o Suse, é uma distribuição bem amigável pra quem vem do Windows.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 19:41:51 »
Em casa eu uso XFCE. No notebook, eu uso XFCE turbinado com Beryl (como visto no video da página anterior).

XFCE é um DE relativamente leve e bonito, com um "painel de controle" para sua opções.

Acho que as pessoas deveriam parar de ter medo da telinha preta... ^^
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #118 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 20:00:01 »
Em casa eu uso XFCE. No notebook, eu uso XFCE turbinado com Beryl (como visto no video da página anterior).

XFCE é um DE relativamente leve e bonito, com um "painel de controle" para sua opções.

Acho que as pessoas deveriam parar de ter medo da telinha preta… ^^
Eu cresci usando uma telinha preta com um prompt de comando. Mas minha família não. ::)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 20:06:32 »
Eu cresci usando uma telinha preta com um prompt de comando. Mas minha família não. ::)

Então ótimo, pq só o "amdinistrador" precisa acessar o terminal com alguma preqüência.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #120 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 20:13:51 »
Andei dando uma pesquisada e achei algo um tanto interessante:

Pacote instala Ubuntu sem sair do Windows
Pacote instala Ubuntu sem sair do Windows
Windows installer for ubuntu using loopmounted EXT3 filesystem on NTFS

Isso permitiria instalar uma distro Linux junto com o Windows e sem particionar o disco, né? Isso funciona?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 21:13:52 »
Ale, andei olhando o site do ReactOS, parece que é o que você iria querer - se um dia estiver pronto. Estou pensando até em entrar pro time de desenvolvimento!

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #122 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 21:32:17 »
Só completando o que a Gui falou,

Site Oficial
Wiki

É uma 'cópia', digamos assim, do Windows, só que open source.

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #123 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 02:25:52 »
Vocês estão falando grego pra mim. Não tem uma maneira de tentar fazer distros Linux mais parecidas com o Windows para facilitar a transição? Tipo, com uma GUI única, código padrão, que permite instalar programas baixando e executando, que raramente precise fazer algo pelo prompt de comando, ou algo assim?
Quer uma imitação da interface do MS Windows?  http://www.famelix.com.br
Ou com modo de usar bem similar?  http://www.linspire.com/
Quer distribuições com identidade própria e focadas no usuário leigo? Como recomendaram aqui, Kurumin, Ubuntu, Mandriva ou SuSE.
Citação de: Alenônimo
Na boa, todas as vezes que eu testei o Linux, eu me senti atirado em um ambiente que eu não entendia quase nada.
Na boa, se você quer usar algo parecido com o MS Windows, então use o original, de preferência não pirateado. É o mesmo que usuários do Apple MacOS fazerem pressão para o MacOS ficar parecido com o MS Windows ou vice-versa, oras!

Ou então participe do desenvolvimento do ReactOS:
http://www.reactos.org
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2007, 02:29:44 por CuritibaCética »

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #124 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 02:34:24 »
Ale, andei olhando o site do ReactOS, parece que é o que você iria querer - se um dia estiver pronto. Estou pensando até em entrar pro time de desenvolvimento!
Já brinquei com a versão 0.2 por alguns dias. Ainda está muito cru. Havia programas que não rodavam nele e rodavam no Wine (programa que permite executar aplicativos para MS Windows em ambientes tipo Unix). Experimentarei a versão 0.3.1 quando ela sair.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!