Autor Tópico: Tentando começar a usar o linux  (Lida 13184 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Tentando começar a usar o linux
« Resposta #50 Online: 21 de Janeiro de 2007, 09:08:37 »
Não tenho como me libertar completamente do Windows.
:chorando: Que história comovente  :chorando: Eu tenho certeza que você vai conseguir se libertar é só ter fé :chorando: Deixa eu me recompor.
Barata a versão kurumim é a mais simples e pronta, é feita justamente pra quem nunca viu o linux na vida. E pra ter o windows e o linux você precisa de muita fé  :chorando:  brincandeira, é só você instalar o linux no hd diferente do que você instalou o windows. E pra configurar adsl você vai precisar mesmo ter esperança :chorando: , mas o kurumim não configura automaticamente?  :o

Não, você não entendeu... Eu tenho o Linux instalado em uma partição, plenamente operacional... navega na internet (já tinha configurado em PPPoE e agora estou usando em Router) melhor que o Windows até... rodar vídeos é melhor ainda e a qualidade de som do MP3 é superior ao Windows.
Meu problema é que, profissionalmente, preciso usar softwares dedicados (não existem similares) que utilizam a porta serial... não é questão de ser apenas um mouse diferente... é uma interface de comunicação para programação de equipamentos, ela utiliza a serial de forma "não padrão" e nem o Linux é capaz de emular esta comunicação especifica. Para se ter idéia, os softwares que precisam do DOS para realizar esta tarefa não rodam em Windows mas nem por decreto papal, é necessario dar o boot, através de disquete, em DOS puro.

Tiro meu chapéu para os programadores Linux na área de aplicativos genéricos em software... mas 99% deles são fraquinhos demais para trabalhar com hardware.  :'(

Sou escravo do Windows (e DOS)... mas gostaria de me libertar deste vício.   :vergonha: :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #51 Online: 21 de Janeiro de 2007, 09:42:07 »
Sou escravo do Windows (e DOS)… mas gostaria de me libertar deste vício.   :vergonha: :hihi:

Sim irmão... admita... deixe Jesus trabalhar em você... sinta ele dentro de você... Agora diga: "Eu sou livre Senhor!!!" Aleluia...Aleluia!!!

Pronto irmão... agora és livre... não serás escravizado por mais ninguém... Aleluia...Aleluia... Pode ir...

Não esqueça de deixar sua contribuição ao Senhor, irmão...
E volte aqui 3 vezes por semana... Jesus precisa trabalhar mais em seu espírito...
E traga sua família... eles podem te ajudar a dar mas... errr... força... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #52 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:03:35 »
Snow…

N3erd…

Não……. oque é isso?Como faz?

É uma "calculo" que mostra se a imagem .iso que você baixou veio certo e não foi corrompida.

http://pt.wikipedia.org/wiki/MD5

Se você baixou a 6.1 o md5 é:
366dae806186bc8a0cb0494c3ab93c92  kurumin-6.1.iso

use o WinMd5 ou md5summer

Ajuda para conferir o md5: http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 10:06:03 por N3RD »
Não deseje.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #53 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:11:43 »
é só você instalar o linux no hd diferente do que você instalou o windows.

E pra configurar adsl você vai precisar mesmo ter esperança

Não precisar ser em outro hd basta outra partição se não eu não estaria com dual boot agora.

Configurar adsl é automático se for via dhcp é mais facil ainda se for usar modem router. O problema é com modem usb e winmodem.

Fabi você usa linux ?  :hein:
Não deseje.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 21 de Janeiro de 2007, 14:07:12 »
Tiro meu chapéu para os programadores Linux na área de aplicativos genéricos em software… mas 99% deles são fraquinhos demais para trabalhar com hardware.  :'(

Já fa;lei que o problema não são os programadores.  Na verdade, acontece que poquíssima gente precisa usar isso que você usa. e quem precisa usar pega sei disquetinho de DOS e usa.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Fabi

• Visitante
« Resposta #55 Online: 21 de Janeiro de 2007, 17:17:51 »
Não tenho como me libertar completamente do Windows.
:chorando: Que história comovente  :chorando: Eu tenho certeza que você vai conseguir se libertar é só ter fé :chorando: Deixa eu me recompor.
Barata a versão kurumim é a mais simples e pronta, é feita justamente pra quem nunca viu o linux na vida. E pra ter o windows e o linux você precisa de muita fé  :chorando:  brincandeira, é só você instalar o linux no hd diferente do que você instalou o windows. E pra configurar adsl você vai precisar mesmo ter esperança :chorando: , mas o kurumim não configura automaticamente?  :o

Não, você não entendeu… Eu tenho o Linux instalado em uma partição, plenamente operacional… navega na internet (já tinha configurado em PPPoE e agora estou usando em Router) melhor que o Windows até… rodar vídeos é melhor ainda e a qualidade de som do MP3 é superior ao Windows.
Meu problema é que, profissionalmente, preciso usar softwares dedicados (não existem similares) que utilizam a porta serial… não é questão de ser apenas um mouse diferente… é uma interface de comunicação para programação de equipamentos, ela utiliza a serial de forma "não padrão" e nem o Linux é capaz de emular esta comunicação especifica. Para se ter idéia, os softwares que precisam do DOS para realizar esta tarefa não rodam em Windows mas nem por decreto papal, é necessario dar o boot, através de disquete, em DOS puro.

Tiro meu chapéu para os programadores Linux na área de aplicativos genéricos em software… mas 99% deles são fraquinhos demais para trabalhar com hardware.  :'(

Sou escravo do Windows (e DOS)… mas gostaria de me libertar deste vício.   :vergonha: :hihi:
O DOS eu não uso, mas como eu trabalho com publicidade e tenho que trabalhar com a parte gráfica pra confeccionar banners, outdoors, catálogos, e etc.. eu fico com o windows mesmo, até porque dois sistemas operacionais pra mim é desnecessário. Mas sua história é triste mesmo :chorando: eu também não posso me libertar do windows. Que triste :chorando:
Fabi você usa linux ?  :hein:
Já tive ele instalado aqui, mas eu acho muito complicado e tem programas que eu uso que eu não consigo instalar no linux. Então fico com o windows mesmo.  :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 21 de Janeiro de 2007, 17:26:09 »

Já fa;lei que o problema não são os programadores.  Na verdade, acontece que poquíssima gente precisa usar isso que você usa. e quem precisa usar pega sei disquetinho de DOS e usa.

Certo... Olha, não vou criticar o Linux só por ser o Linux... penso até que algumas criticas ajudam mais a desenvolver o Linux mais do que aqueles elogios rasgação de seda.  :ok:

Quanto ao software "falar" diretamente com o Hardware, não vejo nisto nenhum defeito. O DOS faz isto... consegue  falar direto com a serial... o Windows não, precisa de uma DLL para fazer isto.  :ok:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 21 de Janeiro de 2007, 17:30:53 »
Quanto ao software "falar" diretamente com o Hardware, não vejo nisto nenhum defeito. O DOS faz isto… consegue  falar direto com a serial… o Windows não, precisa de uma DLL para fazer isto.  :ok:

Aí que está o defeito. O DOS não faz isso. O DOS não tem interface nenhuma com hardware. Em compensação, ele permite aos programas que façam isso à vontade. Isso é um problema de segurança. Quando essa tarefa é delegada ao sistema operacional (como começa a acontecer no Windows 95 e como sempre aconteceu nos Unices), esse sistema fica mais seguro. Só que fica um pouco mais difícil escrever software pra isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 21 de Janeiro de 2007, 17:36:31 »
É uma simples questão de finalidades… posso querer usar uma porta paralela para criar um alarme residencial no meu PC, por exemplo. Se consigo falar direto com o hardware, faço isto de maneira mais simples e eficiente do que tendo que ficar limitado a uma biblioteca pré-fabricada… consigo extrair muito mais do hardware.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 21 de Janeiro de 2007, 17:40:18 »
É uma simples questão de finalidades… posso querer usar uma porta paralela para criar um alarme residencial no meu PC, por exemplo. Se consigo falar direto com o hardware, faço isto de maneira mais simples e eficiente do que tendo que ficar limitado a uma biblioteca pré-fabricada… consigo extrair muito mais do hardware.

Sim, tanto mais quanto possa ser perigoso. Não é difícil você sobrecarregar uma porta dessas, ou fazer um curto-circuito entre dois pinos. As bibliotecas e procedimentos com funções fechadas impedem isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 21 de Janeiro de 2007, 20:59:20 »
Quase 100% das placas atuais utilizam uma tecnologia de baixíssima corrente nas portas seriais (altíssima impedancia) ... um curto simples não seria suficiente para danificar uma COM, só se fosse injetada uma tensão externa relativamente alta. Se o projeto for bem feito, desacopladores óticos são utilizados... mas tudo bem, nem é esta a questão... compreendo teu ponto de vista.
Só sei que o pessoal da engenharia eletrônica adora excomungar tanto o Linux quanto o Windows na hora de fazer um hardware dedicado que dependa de uma comunicação serial.  :hihi:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 21 de Janeiro de 2007, 22:16:25 »
Quase 100% das placas atuais utilizam uma tecnologia de baixíssima corrente nas portas seriais (altíssima impedancia) … um curto simples não seria suficiente para danificar uma COM, só se fosse injetada uma tensão externa relativamente alta. Se o projeto for bem feito, desacopladores óticos são utilizados… mas tudo bem, nem é esta a questão… compreendo teu ponto de vista.

Existem outras possibilidades de "screw up" quando se dá liberdade pro usuário manipular o hardware de algumas maneiras...

Só sei que o pessoal da engenharia eletrônica adora excomungar tanto o Linux quanto o Windows na hora de fazer um hardware dedicado que dependa de uma comunicação serial.  :hihi:

Ah sim, mas dá pra fazer um PC e um hardware dedicado conversarem pacificamente...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #62 Online: 22 de Janeiro de 2007, 21:45:13 »
Duvido que 99% dos programadores de Linux tenham a mínima noção do que significa uma comunicação serial…

Bom, Spitfire, tudo bem que sou da época dos bits de pedra, mas posso te falar que eu configurava terminal em porta serial para vários unix, de Digirede, Edisa, S!D, muuuito depois HP/ux e Sun. Estou falando de 1990. Espero que tenha ouvido falar de RS-232C. Só de lembrar me dá arrepios, hehehe…

Além de usarmos os terminais em comunicação serial (não, não existia TCP/IP), meu pai e eu dávamos manutenção na versão em C de um programa para se comunicar com os relógios de ponto. O meu pai fez o primeiro da série, para os relógios da Dimep (portado de um código, pasme, em Clipper, para DOS). Quando fez o programa, teve que colocar vários delays…a versão em Unix era rápida demais para o coitado do 'protocolo' do relógio (a 1200bps). Eu fiz depois o porte para outros relógios, como o da Telemática, para 'novos' sistemas operacionais, como SCO/Unix, HP/ux, aquele lixo da IBM, e Linux também, que ficava rodando na Embrapa.

Vc está preso ao Windows por estar preso ao protocolo, em tese se portar o protocolo (quer dizer, se tiver a documentaçãod e como funciona, ou fizer uma boa engenharia reversa), aposto a minha coleção de cuecas laranja-choque que ficaria bem mais estável num Linux.

Simplesmente porque sistemas operacionais como Linux foram feitos para dar estabilidade em comunicação de diversos dispositivos simultaneamente.

Quando eu usava comunicação serial (até para usar programas como 'write' e 'mail' antes , muuuito antes da internet) o DOS ainda servia só para emular terminal.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 22 de Janeiro de 2007, 21:49:55 »
Quando essa tarefa é delegada ao sistema operacional (como começa a acontecer no Windows 95 e como sempre aconteceu nos Unices), esse sistema fica mais seguro. Só que fica um pouco mais difícil escrever software pra isso.

Na verdade, vc sempre conversa com um 'device' e ele pode ser até uma campainha e vc fazer um 'cat' para a campainha...

...assim como vc pode 'duplicar' um disco usando dd, lendo de um lado e gravando diretamente no disco do outro. Faz fiz isso. Dá até para fazer pipi de emoção ! :)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 22 de Janeiro de 2007, 22:01:31 »
Quando essa tarefa é delegada ao sistema operacional (como começa a acontecer no Windows 95 e como sempre aconteceu nos Unices), esse sistema fica mais seguro. Só que fica um pouco mais difícil escrever software pra isso.

Na verdade, vc sempre conversa com um 'device' e ele pode ser até uma campainha e vc fazer um 'cat' para a campainha…

…assim como vc pode 'duplicar' um disco usando dd, lendo de um lado e gravando diretamente no disco do outro. Faz fiz isso. Dá até para fazer pipi de emoção ! :)

É, vc tem razão.. escorreguei ali...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #65 Online: 23 de Janeiro de 2007, 08:54:07 »
Bom, já que o tema é sistema operacional, aí vai:

Oquê difere o Linux do Windows?

Isso vem dos primórdios da época do 386, com o então recente "modo virtual" e "modo protegido", o PC tinha três opções de execução, as duas citadas anteriormente permitiam acesso à toda memória memória do computador, totalizando 4gb endereçaveis diretamente, enquanto o terceiro modo, "modo real" funcionava como um PC XT, enxergando apenas o primeiro mb endereçavel, mantinha 100% (ou qse) de compatibilidade com os programas

O modo virtual era uma máquina em modo real emulada pelo modo protegido, o problema é que isso rodava aproximadamente 30% mais lento que em modo real, mas tinha a vantagem de permitir que várias máquinas virtuais rodassem debaixo dum sistema operacional em modo protegido, assim como permitia multitarefa entre programas em modo protegido e modo virtual, tudo isso com compatibilidade no que se refere às camadas mais baixas do processador...

A terceirra opção é o modo protegido real, aonde os programas são todos 32-bits e fim de papo, nesse modo e no virtual, os programas rodam num espaço de memória chamado "userspace" aonde o programa não tem controle total da máquina, ele pode processar, pode fazer I/O indireto com o disco através de arquivos (através do OS) assim como vídeo e etc, tudo governado pelo sistema operacional, que fica no outro lado da memória, o então chamado "kernelspace" que tem privilégio pra controlar o estado geral da máquina. Programas como Word, Excel, Internet Explorer são userspace e carregam DLLs, enquanto o kernel própriamente dito é executado sempre que o micro estiver funcionando, e seus arquivos normalmente são .sys ou, antigamente, .vxd

No Windows até o ME, qualquer programa que quisesse acessar as portas de IO, bastava tentar um IO direto que o sistema operacional permitia, mesmo que ele estivesse em nível IOPL=3 (io protection level) seria permitido o acesso direto
Isso traz o inconveniente, por exemplo, de um programa qualquer acessar diretamente o video ao mesmo tempo que o driver acessa, e o resultado disso MUITAS vezes é a maquina simplesmente travar.

Então o Windows era carregado APÓS o ms-dos, e assim que ele começasse ele jamais retornava pro sistema operacional inicial, quando o Windows tivesse terminado de carregar o usuário poderia querer rodar alguma coisa do ms-dos, bastava o Windows entrar em modo virtual e "simular" um retorno ao MS-DOS, embora continuasse executando em background sem que o MS-DOS soubesse, com isso, conseguimos quase que 100% de compatibilidade.

O problema é que o Linux não é executado à partir do MS-DOS, e portanto não pode simular um retorno ao sistema operacional 16-bit, logo, não é possível fazer o mesmo tipo de emulação que os sistemas da Microsoft fazem, portanto pra emular MS-DOS debaixo do Linux é necessário reescrever todo o sistema operacional 16-bit da MS pra rodar debaixo do Linux, e ALÉM disso escrever alterações de kernel pra permitir que o kernel rode em modo virtual ao invés de unicamente modo protegido (o Linux roda 100% do tempo em modo protegido, exceto caso você rode o DOSEMU ou VMWARE, etc..)

Os únicos sistemas operacionais Windows própriamente ditos são os Windows NT/2K/2K3 e XP, todos os outros podem ser considerados interfaces gráficas pro MS-DOS se forem analisados meramente por programadores de baixo nível, e esses Windows, especialmente o NT, eram conhecidos por darem muito mais problemas de compatibilidade, justamente por serem protegidos, do que os 9X.... depois de anos desenvolvendo, a microsoft integrou um MS-DOS razoávelmente bem compatível com o sistema em modo protegido, mas isso requeriu alterações no kernel tanto do DOS quanto do Windows pra chegar aonde estamos...

Proteger o PC de acesso direto ao hardware não é apenas questão de estabilidade, num linux por exemplo, se o hardware não fosse protegido, qualquer usuário comum poderia executar um programinha que conversasse diretamente com o hd e extraísse a senha de todos os usuários da máquina (mesmo que encriptado), e funcionaria em QUALQUER sistema operacional que não protegesse o hardware!

Existem muitas diferenças entre e command.com do Windows 9x e o "cmd.exe" do Windows NT/XP... Mais do que aparentam!!
E a proteção ao hardware foi aumentando conforme o Windows evoluiu, o NT é menos travado que o 2000, o 2000 menos travado que o XP/2003/vista, desses em diante a proteção tende a ser sempre máxima.

Espero não ter confundido mais a cabeça alheia sobre pq não se deve fazer acesso direto ao hardware, exceto os drivers de dispositivos que (todos) rodam em kernelspace
E eu não to jogando verde: isso é só a ponta do iceberg.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #66 Online: 24 de Janeiro de 2007, 00:17:35 »
Lint, vc na verdade partiu do MS-DOS para o Linux.

Acho que a melhor comparação seria entre unix e ms-dos porque 'unix' é uma família de sistemas operacionais, e o Linux é uma adaptação para rodar Unix no Intel (embora já existissem na época o Unixware e o SCO/Unix, herdeiro do Xenix).

No unix, não tem essa de 'modo protegido', 'modo com band-aid', 'modo de acessar a memória de cima porque o espaço acabou'... nada disso.

O MS-DOS foi mal escrito, em assembler, e tinha limitações de endereçamento de memória. Subterfúgios como compilar .COM e .SYS foram substituídos por subterfúgios de 'memória estendida' e 'memória expandida', de compilar .DLL,... mas seu programa principal continuava tendo que ser retalhado para ser enfiado na memória.

No unix, memória é memória. Nasceu Sistema operacional 32 bits e endereçava a memória que o hardware reconhecesse corretamente.

Idem HDs (winchesters, hehehe). Cada novo MS-DOS deixava criar partições maiores, enquanto no unix já era possível criar partições 10 vezes maiores sem ter que retalhar o disco. E também havia a limitaçãode ter que usar um nome de arquivo de 8 posicoes, "." e uma extensão de 3 letras. Enquanto o unix tinha nascido com permissões para usuário-grupo-outros.

Depois, a política do Bill Gates começou a funcionar e o hardware era testado e aprovado por eles e depois ia pro mercado. E assim nasceu o Linux, num mundo de programadores sem manuais e com vontade de fazer engenharia reversa de hardware, já que os fabricantes faziam lobby para comprar Windows.

Muitas das facilidades dos Windows foram roubos de técnicas que nasceram no unix, sem royalties, e foram incorporadas. Agora, não vai fazer o contrário porque aí vc está roubando o produto ao coitado do Bill Gates !!!

Hoje vivemos nesse mix, nascido da democratização da informática, fruto de 30 anos de lutas corporativistas, com seus problemas, mas onde ninguem mais sabe que raio de sistema operacional está usando (e é ótimo assim!).

Assim códigos de área de DVDs foram quebrados, assim nasceram as primeiras redes BBS, ascim nasceram protocolos de rede de verdade.

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #67 Online: 24 de Janeiro de 2007, 03:31:32 »
Se eu não explicasse como o MS-DOS funciona, como eu poderia explicar o modo que o Windows 9x/ME emula a máquina ao rodar programas de MS-DOS? :lol: (que por sinal difere completamente do Windows NT/etc)

Esse negócio de modo protegido não só rodava no Unix como NASCEU no Unix, na verdade, no pai do Unix, o Multics, então não sei do que você tá falando... O fato é que naquela época hardware pra rodar proteção de memória e acesso ao I/O era tremendamene caro, então precisaram lançar várias outras opções de Unix que rodavam em máquinas sem MMU, até hoje elas existem, por exemplo, semana passada lançaram um Linux para o Sony PSP, e o Sony PSP não tem MMU, logo, não tem proteção ou mapeamento de memória, ou seja, a memória acessada pelo programa é exatamente a mesma endereçada no hardware, mas o SCO Unix por exemplo rodava em modo protegido...

Memória extendida ou expandida são problemas relacionados à arquitetura x86 original, inicialmente o PC só endereçava 1MB de memória, sendo que desses 1MB: 640kb eram RAM e 384kb eram ROM ou reservados, qualquer sistema operacional que rodasse em modo real ou virtual e quisesse acessar mais de 1MB de memória precisaria implementar um esquema de paginação como o EMS, simplesmente não tem como acessar 2mb de ram se seu micro só endereça 1mb!

Quanto aos HDs, não tem absolutamente nada a ver com o hardware em sí, a limitação do tamanho dos arquivos era do filesystem, e no caso do MS-DOS só houveram 2 e meio, FAT12 (disquetes e HDs pequenos até 128MB max), FAT16 (todos os HDs até 2gb) e FAT32 (que na verdade já é dinastia Windows), o MS-DOS sempre suportou FAT16, então a única evolução do sistema FAT foi no lançamento do Windows 95 com FAT32

E BBS também não tem (quase) nada a ver com protocolos de rede, BBS é um sistema terminal-burro rodando num modem, aonde tudo que a BBS envia pelo modem você vê na sua tela, não há protocolagem de nada, os únicos protocolos que as BBSs usavam eram pra transferir arquivos via XMODEM, YMODEM ou ZMODEM (tinham outros, mas ah...), a única coisa em comum que ele tem com os protocolos de rede é que ele usa um dispositivo de comunicação e esse sendo serial, mas até aí os protocolos de rede funcionam em N meios de comunicação, na época era muito mais comum rádio com protocolo X.25 (packet-radio) do que modem em linha telefônica rodando em estações militares e universidades

E não ache que o Unix era grátis, não era. De graça é o Linux, isso é um caso à parte, no entanto você pode roubar a idéia dum sistema operacional, pq isso não é patenteável, foi oq Bill Gates fez em parte com o Unix pra fazer o MS-DOS assim como fez o Windows à partir do Macintosh, mas até hoje muitas interfaces gráficas do Linux copiam o look do Windows e ninguém foi processado por causa disso :)

Resumindo: desculpe discordar de práticamente TUDO que você disse, não é birra de forma alguma, mas eu tou nesse rolê a bem mais tempo que a maioria, programo assembly e sempre gostei da história da informática....

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #68 Online: 24 de Janeiro de 2007, 08:20:01 »
Se eu não explicasse como o MS-DOS funciona, como eu poderia explicar o modo que o Windows 9x/ME emula a máquina ao rodar programas de MS-DOS? :lol: (que por sinal difere completamente do Windows NT/etc)

Eu entendi. O que estou querendo responder é sua frase inicial 'O que difere o Linux do Windows ?'.  E não discordei, o que digo é que a estória sobre como acessar memória depende da solução que cada sistema operacional resolve fazer, e Linux e Windows tem origens diferentes.

Esse negócio de modo protegido não só rodava no Unix como NASCEU no Unix, na verdade, no pai do Unix, o Multics, então não sei do que você tá falando… O fato é que naquela época hardware pra rodar proteção de memória e acesso ao I/O era tremendamene caro, então precisaram lançar várias outras opções de Unix que rodavam em máquinas sem MMU, até hoje elas existem, por exemplo, semana passada lançaram um Linux para o Sony PSP, e o Sony PSP não tem MMU, logo, não tem proteção ou mapeamento de memória, ou seja, a memória acessada pelo programa é exatamente a mesma endereçada no hardware, mas o SCO Unix por exemplo rodava em modo protegido…

Okey, mas 'semana passada' é bem diferente do que acontecia nos primeiros PCs, e estava falando das várias limitações do DOS daquela época. Ou não se lembra dos malamarismos para colocar um BIG programa no ar no DOS ? Eu portei várias vezes programas para DOS, e usava banco de dados relacional ainda em 90, 91, 92, e o sistema que rodava liso no SCO/Unix, no DOS tinha 1001 malabarismos dependendo da memória final, do que utilizava além do DOS, da versão, etc... era botar um pagãozinho de neném num gorila.

Memória extendida ou expandida são problemas relacionados à arquitetura x86 original, inicialmente o PC só endereçava 1MB de memória, sendo que desses 1MB: 640kb eram RAM e 384kb eram ROM ou reservados, qualquer sistema operacional que rodasse em modo real ou virtual e quisesse acessar mais de 1MB de memória precisaria implementar um esquema de paginação como o EMS, simplesmente não tem como acessar 2mb de ram se seu micro só endereça 1mb!

Bom, mas se vc utilizasse um unix (e tinha que ser 32 bits, isso sim) o usuário nem mesmo sabia se estava na memória, ou se estava em swap (tirando a demora).

É a isso que vou: kernel, swap, nomes longos em arquivos, filesystems, são conceitos que apareceram no unix, e hoje vc usa em qualquer sistema operacional de médio porte. Enquanto as vantagens dos vários Windows foram interfaces gráficas inteligentes, foi a arquitetura do sistema operacional unix que foi utilizada nos modernos windows.

Quanto aos HDs, não tem absolutamente nada a ver com o hardware em sí, a limitação do tamanho dos arquivos era do filesystem, e no caso do MS-DOS só houveram 2 e meio, FAT12 (disquetes e HDs pequenos até 128MB max), FAT16 (todos os HDs até 2gb) e FAT32 (que na verdade já é dinastia Windows), o MS-DOS sempre suportou FAT16, então a única evolução do sistema FAT foi no lançamento do Windows 95 com FAT32

O problema do hardware era ser reconhecido no sistema operacional. E, sim, o filesystem usado no DOS e depois no Windows é um lixo se comparado a qualquer minix ou filesystem comum em unix. Mesmo assim vc se esquece que no Windows NT apareceu um novo filesystem, este sim reescrito e muito melhor.

Eu quis mostrar outro exemplo de péssima implementação de sistema operacional.

O que quero dizer, basicamente, é que o que o Windows tem de melhor não é a estrutura do sistema operacional. Tem outros muitos logros, como a camada de DLLs Win32 depois transformadas em COM e parte readaptada para SOAP (e para fazer o ".NET" sobre ele).

E BBS também não tem (quase) nada a ver com protocolos de rede, BBS é um sistema terminal-burro rodando num modem, aonde tudo que a BBS envia pelo modem você vê na sua tela, não há protocolagem de nada, os únicos protocolos que as BBSs usavam eram pra transferir arquivos via XMODEM, YMODEM ou ZMODEM (tinham outros, mas ah…), a única coisa em comum que ele tem com os protocolos de rede é que ele usa um dispositivo de comunicação e esse sendo serial, mas até aí os protocolos de rede funcionam em N meios de comunicação, na época era muito mais comum rádio com protocolo X.25 (packet-radio) do que modem em linha telefônica rodando em estações militares e universidades

E onde eu  disse que BBS era um protocolo de rede ? Havia comunidades, e comunidades são redes, e não caso dependiam bem mais do proveedor.

Já que vc lembra, por incrível que pareça, a rede RENPAC (X.25) ainda funciona ... argh...

E não ache que o Unix era grátis, não era. De graça é o Linux, isso é um caso à parte, no entanto você pode roubar a idéia dum sistema operacional, pq isso não é patenteável, foi oq Bill Gates fez em parte com o Unix pra fazer o MS-DOS assim como fez o Windows à partir do Macintosh, mas até hoje muitas interfaces gráficas do Linux copiam o look do Windows e ninguém foi processado por causa disso :)

Eu também não disse que o unix era grátis, disse que idéias do unix foram implementadas e ninguém pagou royalties por elas. Então um desavisado pode achar que TUDO ISSO é da Microsoft, e não é. Entendeu a idéia ?

Unix era um consórcio , e houve vários consórcios de várias épocas (por isso existiram implementações como System V, que veio do System III, basicamente a AT&T e a SUN, e outras implementações como a Berkeley).

Justamente a ruína do SCO/Unix foi botar um preço, e beeem salgado, ao sistema operacional. Nisso a Microsoft acertou em cheio: sistema operacional não se vende, se compartilha. E esse é o ponto forte do Linux, além de hoje ter colaboração de grandes corporações, várias versões, consórcios, grupos de usuários bem fortes, etc.

Resumindo: desculpe discordar de práticamente TUDO que você disse, não é birra de forma alguma, mas eu tou nesse rolê a bem mais tempo que a maioria, programo assembly e sempre gostei da história da informática…

Eu também. Mas se reler sem paixonite, vai ver que não discordamos.

Aliás, eu não escrevi discordando, foi um corolário, com um pouquinho de ódio talvez, mas implementações ruins já me fizeram perder o sono mais de uma vez, então, já viu...

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #69 Online: 24 de Janeiro de 2007, 10:41:31 »
Eu entendi. O que estou querendo responder é sua frase inicial 'O que difere o Linux do Windows ?'.  E não discordei, o que digo é que a estória sobre como acessar memória depende da solução que cada sistema operacional resolve fazer, e Linux e Windows tem origens diferentes.
Ah tá... assim sim :P

Mas veja que se não fosse o DOS, a microsoft teria que fazer malabarismos que provavelmente impossibilitariam uma transição fácil de 16 pra 32 bits.... Mesmo com o modo virtual pra fazer 99% do serviço o Windows 95 era incompatível com um monte de coisas do MS-DOS que foram resolvidas no 98, quando ninguém mais precisava haha

Okey, mas 'semana passada' é bem diferente do que acontecia nos primeiros PCs, e estava falando das várias limitações do DOS daquela época. Ou não se lembra dos malamarismos para colocar um BIG programa no ar no DOS ? Eu portei várias vezes programas para DOS, e usava banco de dados relacional ainda em 90, 91, 92, e o sistema que rodava liso no SCO/Unix, no DOS tinha 1001 malabarismos dependendo da memória final, do que utilizava além do DOS, da versão, etc… era botar um pagãozinho de neném num gorila.
Na verdade não foi semana passada, foi essa semana haha, segunda-feira..
De qualquer forma, só citei o PSP pra você ver como até hoje existem sistemas que não tem MMU, como praticamente todos os microcontroladores de 8 ou 16bits atuais e muitos processadores ARM 32 bits

Veja por exemplo, se você permitisse que qualquer usuário dum Linux hipotético acessasse diretamente o dispositivo /dev/hda (o primeiro hd inteiro), ele poderia tirar vantagem disso?
Teóricamente não, pq ia ser um monte de dados incompreensíveis e inuteis pra todos os programas

Mas aí alguém lançou um programa só pra servir de prova-de-conceito (poc), ao executar o programa com um usuário que tivesse permissão pra ler/escrever /dev/hda, o programa então localizava todos os executáveis que o usuário era dono e transformava-os em suid pro usuário root, efetivamente o usuário podia rodar qualquer coisa como root, mesmo que indiretamente
A diferença entre escrever em /dev/hda ou programar a porta de IO é muito pouca exceto o fato que numa precisa-se saber interfacear com um hd ide genérico, nada muito complexo....
Bom, mas se vc utilizasse um unix (e tinha que ser 32 bits, isso sim) o usuário nem mesmo sabia se estava na memória, ou se estava em swap (tirando a demora).

É a isso que vou: kernel, swap, nomes longos em arquivos, filesystems, são conceitos que apareceram no unix, e hoje vc usa em qualquer sistema operacional de médio porte. Enquanto as vantagens dos vários Windows foram interfaces gráficas inteligentes, foi a arquitetura do sistema operacional unix que foi utilizada nos modernos windows.
Cara, a gente tá fugindo completamente do assunto inicial... O ms-dos era um sistema operacional 16-bits, enxergava apenas o primeiro MB de memória por não rodar em modo protegido, a microsoft ao invés de criar um ms-dos criou um ms-Windows 32bits, eles foram espertos, querer lançar um DOS 32 bits só pra enxergar os 4gb endereçáveis ia ser nadar contra a correnteza a troco de muito pouco ou nada...

Fora isso, o jogo 'DooM' por exemplo suportava memória virtual caso o DPMI (dos protected mode interface) que fosse instalado previamente o suportasse (caso do DooM rodando em Windows 9x)
E nenhum sistema operacional que eu tenha visto até hoje me informava se arquivo X tava na memória física ou virtual...  :lol:
O problema do hardware era ser reconhecido no sistema operacional. E, sim, o filesystem usado no DOS e depois no Windows é um lixo se comparado a qualquer minix ou filesystem comum em unix. Mesmo assim vc se esquece que no Windows NT apareceu um novo filesystem, este sim reescrito e muito melhor.

Eu quis mostrar outro exemplo de péssima implementação de sistema operacional.

O que quero dizer, basicamente, é que o que o Windows tem de melhor não é a estrutura do sistema operacional. Tem outros muitos logros, como a camada de DLLs Win32 depois transformadas em COM e parte readaptada para SOAP (e para fazer o ".NET" sobre ele).
Olha, o NTFS do Windows NT não era grande coisa melhor que o FAT32 não, os clusters eram do mesmo tamanho, ambos sofriam de fragmentação (embora supostamente o NTFS fragmentasse menos, nada que não pudesse ser resolvido com um algoritmo mais eficiente de fat32 que a MS nunca quis desenvolver) e suportavam arquivos com grandes nomes, então sinceramente eu ainda tô tentando descobrir daonde você tira tanta veemência pra afirmar que NTFS é lindo e FAT32 é infame :P

Concordo que os FSs do Unix eram melhores

Ah! E se você tá comparando FAT32 com NTFS v5, de Windows XP, que veio muuuuuuuuuuito depois, aí sim, tem algums vantagens. Mas esses filesystems já estão sendo ultrapassados pelo tal do ZFS (zetabyte filesystem) que vem com várias coisas legais como raid built-in caso você tenha vários hds e suporte pra até 1 zetabyte de informação e 16TB por arquivo(snme)... mas sinceramente nada que me fizesse sair do ext3 ou do fat32 até agora

Fato: as DLLs do Windows são uma boa sacada
E onde eu  disse que BBS era um protocolo de rede ? Havia comunidades, e comunidades são redes, e não caso dependiam bem mais do proveedor.

Já que vc lembra, por incrível que pareça, a rede RENPAC (X.25) ainda funciona … argh…
Ah bom, eu tinha entendido outra coisa :P

Mas anyway: A RENPAC AINDA FUNCIONA??? heiauheaiheaihea
Nossa, que nostalgia haha
Eu só acessei lá por modem... de 2400 ainda por cima haha um zoltrix, pra afundar na depressão!! Ninguém merece³!!
Eu também não disse que o unix era grátis, disse que idéias do unix foram implementadas e ninguém pagou royalties por elas. Então um desavisado pode achar que TUDO ISSO é da Microsoft, e não é. Entendeu a idéia ?

Unix era um consórcio , e houve vários consórcios de várias épocas (por isso existiram implementações como System V, que veio do System III, basicamente a AT&T e a SUN, e outras implementações como a Berkeley).

Justamente a ruína do SCO/Unix foi botar um preço, e beeem salgado, ao sistema operacional. Nisso a Microsoft acertou em cheio: sistema operacional não se vende, se compartilha. E esse é o ponto forte do Linux, além de hoje ter colaboração de grandes corporações, várias versões, consórcios, grupos de usuários bem fortes, etc.
Sim, mas foi oq eu disse logo em seguida: você não pode cobrar royalties por idéias como interface gráfica ou nomes de arquivos longos, pois são abstratas demais pra isso (quer dizer, naquela época não conseguiam patentear frutas e cores)

E ow, isso tá ficando 500% off-topic :lol:
Eu também. Mas se reler sem paixonite, vai ver que não discordamos.

Aliás, eu não escrevi discordando, foi um corolário, com um pouquinho de ódio talvez, mas implementações ruins já me fizeram perder o sono mais de uma vez, então, já viu…
Ok, é que eu não tenho disso (acho), acho que estar certo ou errado não faz diferença, se a ciência não admitisse seus erros ela seria mais um tipo de religião...

Convenhamos, atualmente é muito mais fácil e seguro desenvolver.... Na época que não tinhamos sistemas operacionais em modo protegido qualquer erro no nosso programa e toca rebootar o computador... o DOS carregava até que rápido, imagina se fosse o Windows XP com aqueles 80 programinhas que auto-inicializam junto!  :chorao:

Em compensação era muito mais fácil desenvolver drivers na época do MS-DOS..

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Janeiro de 2007, 03:27:08 »
Bom, já que a gente enterrou o tópico com bate-papo ténico-histórico da informática, eu achei um link que pode interessar quem estiver querendo instalar Linux pela primeira vez:

http://goodbye-microsoft.com/

Vale avisar que eu ABOMINO essa merda de distribuição medíocre de Linux, mas muita gente no mundo gosta, então quem sabe não possa ser você(s) também! Apenas não me peçam ajuda pra Debian nenhum, nunca!  8-)

Existe também um instalador do Ubuntu pra Windows que até aonde eu sei instala na própria partição do Windows, só não sei se efetivamente RODA debaixo do Windows... Não achei o link aqui, mas nada que 5 minutos de google não deva resolver..

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Janeiro de 2007, 13:42:37 »
O linux do meu notebook funcionando. Gravei agora há pouco.

<a href="http://www.youtube.com/v/pOmbZHmjWXg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/pOmbZHmjWXg</a>
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 13:56:32 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #72 Online: 29 de Janeiro de 2007, 14:23:50 »
Mas e ai Barata instalou ou não ?
Não deseje.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Janeiro de 2007, 19:17:53 »
Pena que o xgl+beryl ficam uma bosta aqui. O Beryl é muito feeling.

Você tá usando ele Elton? Ou deixa como segunda opção?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Janeiro de 2007, 19:19:38 »
Pena que o xgl+beryl ficam uma bosta aqui. O Beryl é muito feeling.

Você tá usando ele Elton? Ou deixa como segunda opção?

Usando como padrão. :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!