Não quero tirar leite de pedra aqui, mas embora Crepúsculo seja uma história adolescente superficial, acho que o
momento social em que uma obra com essa fórmula atinge o mainstream e faz sucesso não deixa de merecer uma atenção. Não teria atraído as mulheres de uma época mais machista, por exemplo, mas faz sentido para as filhas de mães que se viram às voltas com os conflitos da emancipação feminina, que quiseram a independência mas também o príncipe encantado, que se debateram por fora e por dentro, e suas filhas chegam ao mundo livres de preconceitos, mas tolhidas pelos mesmos conflitos.
Sempre que vejo algo fazendo sucesso sem razão aparente fico com a pulga atrás da orelha, como é o caso de Hunger Games, e até mesmo o desejo interno por um Apocalipse Zumbi.
Como é para vocês essa coisa do conflito de gerações? Os jovens têm gostos medíocres, enquanto que os velhos são presos a valores ultrapassados, mas por outro lado a salvação do antigo é o novo, com sua mente limpa de preconceitos. A geração seguinte é sempre tachada de pior, mas sempre acaba absorvendo boa parte dos valores antigos, eu vejo isso pelo grande número de adolescentes, até mesmo ex-fãs de tralhas como Restart, que dizem "Hoje em dia não tem nenhuma banda que presta, boas mesmo eram as antigas".
Engraçado que quem mais cobra fidelidade nas adaptações literárias/quadrinísticas parecem ser justamente os mais jovens
Por mais que um diretor capriche, tem sempre um dizendo que o filme com seus personagens ídolos de infância ficou "uma bosta". Querem Senhor dos Anéis com Tom Bombadil, filme do Dragon Ball com artistas japoneses, filmes de 5 horas pra caber a história toda, etc. Tá, devo estar enganado, os adultos reclamam também, talvez o que conte aí seja o apego emocional por ser uma lembrança da infância.